Barulho estranho no motor

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
alegrete
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:56:00 AM
Localização: Alegrete - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Barulho estranho no motor

Mensagem por alegrete »

Olá pessoal. Adquiri recentemente um CORSA SEDAN 03/04 (modelo novo) com 38 mil km. Carro zerado, tudo OK, mas notei um barulho estranho nele, que consiste no seguinte: quando dou a partida de manhã (ou depois de um tempo em que o motor esfria), e quando o giro chega a 3000 RPM, exatamente nessa faixa de giros, aparece um "assobio" no motor. Levei ao meu mecânico, que disse que poderia ser o atuador da embreagem, que é hidráulica. Troquei a peça. Nada. Seguindo invesgtigando, aventou-se a possibilidade de ser a bomba d'água, que foi trocada, e nada!. Troquei a correia do alternador, novamente, NADA. Esse barulho some assim que o motor esquenta. E só aparece nessa faixa de giros. Abaixo dos 3000 não se ouve e acima, igualmente. Peço ajuda dos amigos, pois no ritmo que a coisa anda, daqui a um pouco vou estar me associando a uma loja de peças, se eu continuar a trocar cada peça que o pessoal "acha" que pode ser a causadora do problema. Esse assobio, parece um "guincho", não é batida. É difícil descrever, mas parece muito com o barulho de um rolamento zumbindo. Daí por que o mecânico achou que poderia ser o atuador e a bomba d'água. Alguém já teve o mesmo problema ou pode me dar uma luz?? Grato.


alexandre.ce
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Terça-feira 18 2008f Março 2008 10:07:12 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alexandre.ce »

Seria, o tal ruído, uma espécie de "zuuuuummmmmmmm" que você houve quando pára após dar uma pisada legal no carro? Se for, comprei o meu zerinho e desde o começo tem esse zumbido, que logo pára.

Comigo, só acontece quando ando um pouco, dou uma esticada na velocidade e aí, ao parar, faz o tal zumbido. Mas o barulho pára após uns 5 segundos.


alegrete
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:56:00 AM
Localização: Alegrete - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alegrete »

Olá Alexandre.CE. Não é omesmo caso. Esse "assobio", "zumbido" ou seja lá o que for, só acontece quando o motor (ou a peça que o origina) está frio (fria). E esse "zumbido" somente está na casa das 3.000 RPM. Esquentou, parou. Sábado troquei o tensionador da correia dentada. De fato a peça estava vazando graxa pelo tapa-pó do retentor. Sujou toda a carenagem da correia. Pensei que estava resolvido. Domingo de manhã, ao dar a partida e chegar nas 3.000 RPM, lá estava o mesmo zumbido. Aborreci. Com esta peça, já vão a bomba d'água, a correia do alternador e o atuador da embreagem. Dois mecânicos já "apanharam" para esse zumbido. E o que dificulta o diagnóstico, é que é um zumbido que some logo. O pessoal tem pouco tempo para ouví-lo. Como disse antes, tem que ser naquela exata faixa de rotação. A correia dentada está nova. sigo aguardando sugestões dos amigos. Grato.


glauco.paulo
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Terça-feira 18 2008f Novembro 2008 05:23:25 PM
Localização: Volta Redonda - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por glauco.paulo »

Cara o meu deu o mesmo problema e era a capa que protege a correia que esbarrava e dava um zunido dê uma verificada na capa se encontra raspada ok.. espero ter ajudado


alegrete
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:56:00 AM
Localização: Alegrete - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alegrete »

Obrigado pela dica. Vou verificar com certeza e depois informo o resultado.


mraporto
:: Millennium ::
Mensagens: 127
Registrado em: Sexta-feira 04 2005f Março 2005 01:47:43 PM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mraporto »

Cara, isso acontece com o carro parado ou andando? Te pergunto isto pois o meu não tem contagiros e este zumbido aparece exatamente aos 120km/h. Um cadinho abaixo ele some e um cadinho acima ele some também. Rolamentos não são... Se resolver aí conte para nós!


Claudemir Borges Bonato
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 03 2008f Dezembro 2008 12:21:01 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Claudemir Borges Bonato »

[quote="alegrete"]Olá pessoal. Adquiri recentemente um CORSA SEDAN 03/04 (modelo novo) com 38 mil km. Carro zerado, tudo OK, mas notei um barulho estranho nele, que consiste no seguinte: quando dou a partida de manhã (ou depois de um tempo em que o motor esfria), e quando o giro chega a 3000 RPM, exatamente nessa faixa de giros, aparece um "assobio" no motor. Levei ao meu mecânico, que disse que poderia ser o atuador da embreagem, que é hidráulica. Troquei a peça. Nada. Seguindo invesgtigando, aventou-se a possibilidade de ser a bomba d'água, que foi trocada, e nada!. Troquei a correia do alternador, novamente, NADA. Esse barulho some assim que o motor esquenta. E só aparece nessa faixa de giros. Abaixo dos 3000 não se ouve e acima, igualmente. Peço ajuda dos amigos, pois no ritmo que a coisa anda, daqui a um pouco vou estar me associando a uma loja de peças, se eu continuar a trocar cada peça que o pessoal "acha" que pode ser a causadora do problema. Esse assobio, parece um "guincho", não é batida. É difícil descrever, mas parece muito com o barulho de um rolamento zumbindo. Daí por que o mecânico achou que poderia ser o atuador e a bomba d'água. Alguém já teve o mesmo problema ou pode me dar uma luz?? Grato.[/quote][quote] Olá colega, estou com o mesmo problema , em torno de 4000giros +ou- 100/110 Km/h aparece o tal zumbido , se acelera, ele para , quando volta pra essa vel. volta o barulho e se cai a vel. para novamente . Não será algum balanceamento no volante da embreagem ???Troquei a embreagem ontem , vou testá-la e te respondo ok.Se tiver alguma informação , me responda claudemirbonato@gmail.com Abraço byby [/quote]


alegrete
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:56:00 AM
Localização: Alegrete - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alegrete »

Olá pessoal. Grato pela atenção. Em primeiro lugar, respondendo ao colega que perguntou se o batrulho dava parado ou andando, o barulho (zumbido) aparece somente com o motor (ou a peça defeituosa) fria. Tanto faz parado ou andando, o requisito é que o motor esteja na casa dos 3.000 giros. Esquentou, parou. Igualmente ao carro do amigo, um "caldinho" acima some e abaixo, idem. Quanto a ser problema de balanceamento da ambreagem, até pode. O problema é que o zumbido some logo, e fica difícil diagnosticar. Esquentou, parou, aí, só esperando a manhã seguinte para que ele se manifeste novamente. Ainda não vi a carenagem, como o Glauco me sugeriu, até por que pra mexer ali, tem que desmontar um lote de peças e eu não seu fazer, teria que ver num mecânico. E nessas condições, fica difícil ver o que de fato está acontecendo. Só sei de uma coisa: estou quase deixando pra lá. Já gastei uma fortuna com peças e mão-de-obra e não estou mais disposto a gastar dinheiro com isso. De fato, é no mínimo muito irritante o tal barulho, mas já estou até acostumando com ele, ainda mais que umas duas quadras andadas depois que se liga o carro, ele some. Eu só fico curioso do por que que o tal zumbido some tão em seguida, não deixando espaço pra gente poder ver onde se localiza, exatamente. Troquei o atuador da embreagem e o mecânico disse que o conjunto de prensa e disco estão perfeitos. Troquei a bomba d'água. Troquei o tensionador da correia dentada, troquei a coreia do alternador. Daqui a um pouco, vou ter que trocar o motor todo!!! Até breve pessoal e mais uma vez, grato pela ajuda.


alegrete
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:56:00 AM
Localização: Alegrete - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alegrete »

Olá pessoal. Grato pela atenção. Em primeiro lugar, respondendo ao colega que perguntou se o batrulho dava parado ou andando, o barulho (zumbido) aparece somente com o motor (ou a peça defeituosa) fria. Tanto faz parado ou andando, o requisito é que o motor esteja na casa dos 3.000 giros. Esquentou, parou. Igualmente ao carro do amigo, um "caldinho" acima some e abaixo, idem. Quanto a ser problema de balanceamento da ambreagem, até pode. O problema é que o zumbido some logo, e fica difícil diagnosticar. Esquentou, parou, aí, só esperando a manhã seguinte para que ele se manifeste novamente. Ainda não vi a carenagem, como o Glauco me sugeriu, até por que pra mexer ali, tem que desmontar um lote de peças e eu não seu fazer, teria que ver num mecânico. E nessas condições, fica difícil ver o que de fato está acontecendo. Só sei de uma coisa: estou quase deixando pra lá. Já gastei uma fortuna com peças e mão-de-obra e não estou mais disposto a gastar dinheiro com isso. De fato, é no mínimo muito irritante o tal barulho, mas já estou até acostumando com ele, ainda mais que umas duas quadras andadas depois que se liga o carro, ele some. Eu só fico curioso do por que que o tal zumbido some tão em seguida, não deixando espaço pra gente poder ver onde se localiza, exatamente. Troquei o atuador da embreagem e o mecânico disse que o conjunto de prensa e disco estão perfeitos. Troquei a bomba d'água. Troquei o tensionador da correia dentada, troquei a coreia do alternador. Daqui a um pouco, vou ter que trocar o motor todo!!! Até breve pessoal e mais uma vez, grato pela ajuda.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”