Retifica de Cabeçote !!!

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Rodrigo P
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 18 2007f Novembro 2007 09:01:26 AM
Localização: Americana - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Retifica de Cabeçote !!!

Mensagem por Rodrigo P »

Bom meus amigos !!

Fui fazer uma pequena viagem de cerca de 40 km, quando percebi que a temperatura estava elevada e chegando quase no vermelho !
Parei e levantei o capô ! Na hora a mangueira de água estourou !!

Guinchei o carro ao mecânico e olha o saldo !!!
Retifiquei o cabeçote !! A parte debaixo estava boa !!
A minha picape corsa tem 121 000 km !
È normal ??


Junta do Cabeçote R$ 26,27
Junta do Coletor de Escape R$ 7,21
Junta do Coletor do Escape R$ 7,73
Junta da Tampa de Vávula R$ 24,21
Jogo de Vela R$ 48,60
Válvula Termostática R$ 56,55
Correia Dentada R$ 37,08
Rolamento Correia Dentada R$115,36
Rolamento Polia Ar condicionado R$ 42,23
Correia do Ar Condicionado R$ 33,99
2 litros de aditivo radiador R$ 19,00
Junta da bomba água R$ 2,00
Mangueira de água R$ 10,00
Mangueira de respiro de óleo R$ 10,00
Reparo dos bicos injetores R$ 3,00
Óleo Lubrificante R$ 51,92
Filtro de óleo R$ 13,08

Total Peças R$ 505,23
Total com desconto R$ 418,00


Retífica do Cabeçote R$ 45,00
Limpeza dos bicos injetores R$ 60,00
Mão de obra R$200,00

Total R$ 723,00


Aproveitei e fiz a manutenção completa !!!
Os preços foram omais baixos aqui em Americana-SP.
Meu amigos corseiros !! Quais cuidados agora para não acontecer novamente !!!
Estou com dúvidas !! Continuo com ele ou logo precisarei fazer o motor completo ??

Abraço a todos !!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pelo q foi trocado tudo indica um problema na bomba d'agua, um dia ela da problema, nao tem como prever, mas vc fez o certo nao economizou e deu uma geral ja.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
LEO.UFF (Kreator)
:: Piquet ::
Mensagens: 204
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 01:42:25 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

Espero que você tenha sorte na retífica apenas do cabeçote. Vou passar minha experiencia e espero que sirva de ajuda para os outros.

Meu corsinha com apenas 73k rodados em 10 anos estava precisando de um "trato". Havia um vazamento de óleo na famosa junta da tampa de válvula (tampa superior do comando). Como já tinha um bom tempo esse problema, resolvi finalmente nas férias fazer a troca dela. Pra meu espanto a gaiola do comando estava com um pouco de borra nas laterais e tava "preta" a coisa. Fiquei muito chateado pois sempre troquei o oleo do meu carro com 6k (no máximo 7000 rodados), junto com filtro de óleo e flush. Acontece que pra meu descuido, as 3 últimas trocas de óleo eu coloquei o mais barato e acabei fazendo aquela salada de óleo (não sabia o que me podia causar). Enfim o carro estava assim. Imediatamente fiz uma nova troca de óleo e tentei dar uma limpeza naquela região do cabeçote com pano e chave de fenda para os lugares pequenos. Claro que não ia resolver meu problema mas foi meu desespero. Até então o motor do meu corsa não tinha nenhum problema: andava muito (sempre achavam meu carro 1.4), sem muitos barulhos e nada aparente que comprometesse o motor. 2 dias depois levei no meu mecanico pra ele dar uma avaliada e de cara já vimos que o último furo de lubrificação do comando estava entupido e por isso ele já tava todo "comido". Me aconselhou a descarbonizar todo o motor, fazer a retifica e trocar o comando. Por questão de tempo e dinheiro, resolvi apenas trocar o comando e fazer retifica do cabeçote (ele queria que eu fizesse todo o motor). Foi aí que comecou os problemas...

Bem na retifica do cabecote foi aproveitado e trocado tucho, balancim, escoras, retentores, comando, etc... tudo original gm. Como a borra poderia comprometer todo o motor, realmente era necessário descarbonizar o bloco mas eu não queria mesmo. Aproveitamos e trocamos o carter (muito sujo), e fizemos uma limpeza por baixo no virabrequim e na bomba de oleo. Enfim, tentei de todas as maneiras previnir um grande problema já que meu motor rodava redondo.

2 semanas depois (menos de 300 km rodados)...

Meu carro começou a fazer um barulho estanho na parte de baixo do motor. Em 3 retíficas diferentes foi denominada como "batida de biela". Isso aconteceu pois como o cabecote foi retificado, a parte de cima deu muito mais "pressão" no motor e como a parte de baixo estava desgastada ela não aguentou. Então segue como aprendizado: se for retificar o cabeçote, aproveita e faz o bloco também pois pode ocorrer o que aconteceu comigo e ter trabalho 2 vezes. Eu já vi vários relatos desse tipo de problema aqui mesmo no corsaclube, então até penso que pros corsas seja muito comum.

Outra dica é pra nunca misturar marcas de óleo, nem mineral com sintetico e nem especificacoes diferentes. Por mais perfeita que seja a troca de oleo, sempre fica um residuo no motor e nas galerias principalmente. Não faça como eu: use óleo de marca conhecida e não economize. Acho que pra mim o barato antes saiu caro agora. Pelo menos vou ficar com um motor zerado mas dá uma pena gastar 2k num motor de 73 mil. Espero que ele fique forte como antes pois não estou economizando nas peças e na qualidade.

Espero que isso seja útil para alguém.


Rodrigo P
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 18 2007f Novembro 2007 09:01:26 AM
Localização: Americana - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigo P »

Olá Kreator !!


Até agora o carro nao deu problema nenhum !! Inclusive viajando com ar Condicionado ligado, a temperatura fica no meio do mostrador.
Estou sentindo ele meio amarrado ainda, será que é normal ??


Vamos ver se tenho sorte e nao ocorra problemas futuros !


Avatar do usuário
LEO.UFF (Kreator)
:: Piquet ::
Mensagens: 204
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 01:42:25 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

Rodrigo P escreveu:Olá Kreator !!


Até agora o carro nao deu problema nenhum !! Inclusive viajando com ar Condicionado ligado, a temperatura fica no meio do mostrador.
Estou sentindo ele meio amarrado ainda, será que é normal ??


Vamos ver se tenho sorte e nao ocorra problemas futuros !
Quando eu fiz cabeçote não tinha sentido nenhuma baixa de performance. Eu peguei ele ontem da retifica, troquei os pistoes/aneis, bronzinas e até agora achei ele normal. Sempre falam que depois de retifica fica meio preso, mas pra mim tá legal. Só tô achando uma vibração no motor meia estranha em intervalos regulares. Eu to achando que pode ser o rolamento do alternado mas por enquanto vou rodando ele assim.


JonasLC
:: Millennium ::
Mensagens: 132
Registrado em: Terça-feira 12 2006f Setembro 2006 02:20:17 PM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JonasLC »

aconteceu comigo tbm rsrs moeu a parte de baixo, até virabrequim tive que trocar, o meu já ia pra 75 rsrs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”