Comando para corsa 1.8

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Skindedo
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Comando para corsa 1.8

Mensagem por Skindedo »

Olá galera ..
bom seguinte .. gostaria de opiniões sobre uma coisa aqui ..
estou dando umas modificadas no corsinha como sempre .. e estava querendo mudar o comando dele ...
alguém ae tem alguma idéia? qual comando colocar? estou querendo mais arrancada pro corsinha ...
gostaria de saber se é viável trocar o comando de valvulas dele .. se irá ganhar algo considerável em potência

fico ae aguardando respostas da galera =)

abraços a todos


SemControle
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Mensagem por SemControle »

o ganho nao é la essas coisas vindo apenas com um comando, ja q vc esta indo no caminho certo com esse motor...eu nao sei a graduacao desse comando mas pra melhorar a saida, precisa por um menos graduado e uma polia regulavel pro enquadramento do comando
Rua não é disputa, é convivência.
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wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

SemControle escreveu:o ganho nao é la essas coisas vindo apenas com um comando, ja q vc esta indo no caminho certo com esse motor...eu nao sei a graduacao desse comando mas pra melhorar a saida, precisa por um menos graduado e uma polia regulavel pro enquadramento do comando
Menos graduado??? Jamais....


Skindedo
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Mensagem por Skindedo »

SemControle escreveu:o ganho nao é la essas coisas vindo apenas com um comando, ja q vc esta indo no caminho certo com esse motor...eu nao sei a graduacao desse comando mas pra melhorar a saida, precisa por um menos graduado e uma polia regulavel pro enquadramento do comando
sim .. no caso eu iria colocar com certeza com a polia .. mas eu estava querendo saber o grau mesmo ..


wevertonvb escreveu: SemControle escreveu:
o ganho nao é la essas coisas vindo apenas com um comando, ja q vc esta indo no caminho certo com esse motor...eu nao sei a graduacao desse comando mas pra melhorar a saida, precisa por um menos graduado e uma polia regulavel pro enquadramento do comando


Menos graduado??? Jamais....
iai bro .. c tem alguma ideia de qual grau colocar?



ajuda ae gente ..
abração


wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

Skindedo escreveu:
wevertonvb escreveu: SemControle escreveu:
o ganho nao é la essas coisas vindo apenas com um comando, ja q vc esta indo no caminho certo com esse motor...eu nao sei a graduacao desse comando mas pra melhorar a saida, precisa por um menos graduado e uma polia regulavel pro enquadramento do comando


Menos graduado??? Jamais....
iai bro .. c tem alguma ideia de qual grau colocar?



ajuda ae gente ..
abração
Seu corsa 1.8 é o de 109 cv no álcool né?? Se sim, seu comando, nunca medi, mas todos dizem ser igual ao do corsa 1.6, ou seja, duração de exaustão de 260 graus. A primeira coisa que você deve saber é que em um comando existem vários parâmetros a ser analisado e não só duração. Existem lift ou levante, overlap, lob center, rampa de aceleração, duração de admissão que no caso do corsa, cujo comando não é simétrico, então tem a duração de exaustão diferente da de admissão, etc. A segunda coisa mais importante do que nunca, é saber que não basta trocar o comando e não mexer no restante do motor, como admissão, exaustão, alimentação e trabalho no cabeçote, logicamente que quanto mais agressivo for o novo comando maiores deverão ser as modificações no restante. Fique muito atento a isto para depois não ficar reclamando igual a um monte de gente que troca o comando do carro por um mais esportivo e acha que piorou o desempenho, pode ter certeza que não fizeram as alterações necessárias.

A primeira coisa antes de te receitar um duração diferente do seu comando, é saber se vc realmente está disposto a gastar uma boa grana com dinamômetro e retrabalho no cabeçote, porque não tem como vc acertar a alimentação de um novo comando no chutômetro e outra, 10,5 de taxa é coisa de criança pra comando mais bravo. Então no mínimo essas duas dicas vai ter que ser religiosamente seguidas. Senão esqueçe tudo!

Bom, para até 280 graus de duração de exaustão não é necessário grandes trabalhos no cabeçote, mas a taxa vai ter que ser aumentada mesmo, algo para próximo de 13:1 e gasolina nunca mais. A partir de 280 graus, se quiser resultado mesmo prepare o bolso. Isso porque não adianta vc colocar um comando com muita duração que vai jogar sua potência máxima para 7000 rpm, se seu cabeçote não tem eficiência volumétrica nem para 6400, dai é óbvio que o comando vai piorar o desempenho do seu carro.

Aparentemente vc não está querendo partir para uma preparação pesada. Assim sendo, como vc pediu conselho de duração de exaustão, eu te diria algo em torno de 280, mais ou menos 3 graus que não fazem tanta diferença na curva de potência, com uma faixa eficiente de potência entre 2500 rpm a 6400 rpm, esta última onde estará aproximadamente a pot max. Ainda vai deixar a marcha lenta lisa. Aumente a taxa para mais ou menos o valor citado e eu recomendaria ainda, já que o cabeçote está fora, um trabalho de equalização, polimento, sede de vávulas, etc, para maximizar o desempenho do comando de válvulas. Aumentar o fluxo na exaustão e admissão também ajudam, e gastar algumas horas no dinamômetro tentando acertar o melhor desempenho do comando.

Como disse anteriormente, existem vários outros parâmetros a serem analizados, estude todos e estude muito, não deixe na mão só dos preparadores. E não se esqueça que o comando é o cérebro do motor é ele que configura o funcionamento, então mecha com inteligência. Como são muitas coisas a serem ditas, vou parando por aqui e aguardo suas dúvidas pra gente tentar te ajudar.

Abs.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

mas ele quer melhorar em baixa, e nao em alta, qnt mais graduado e com mais tempo de abertura tanto pra admissao como pra exaustao a tendencia é melhorar em alta....
alem do q a relacao desse motor ja nao é das mais favoraveis em alta

o skindedo esta no caminho totalmente inverso de montar um aspirado girador, ele quer um carro pra acordar cedo, sem a lenta estar pipokando, e vir limpar o giro la pelos 6K e dai pra frente desimbestar a andar....

ele citou o comando, mas com a ideia de melhorias em baixa
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wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

SemControle escreveu:mas ele quer melhorar em baixa, e nao em alta, qnt mais graduado e com mais tempo de abertura tanto pra admissao como pra exaustao a tendencia é melhorar em alta....
alem do q a relacao desse motor ja nao é das mais favoraveis em alta

o skindedo esta no caminho totalmente inverso de montar um aspirado girador, ele quer um carro pra acordar cedo, sem a lenta estar pipokando, e vir limpar o giro la pelos 6K e dai pra frente desimbestar a andar....

ele citou o comando, mas com a ideia de melhorias em baixa
Ele não disse que quer melhorar em baixa, ele disse que quer melhorar a arrancada, então é melhorar em alta rotação mesmo, ou vc já viu a galera arrancando e mudando de marcha na faixa de torque máximo, não né, não é atoa que a galera da arracanda na preparação aspirada usa comando com duração acima de 300 graus.

Bom, que o Slindedo dps se manisfeste para saber exatamente o que ele procura...


Skindedo
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wevertonvb escreveu:
Skindedo escreveu:
wevertonvb escreveu: SemControle escreveu:
o ganho nao é la essas coisas vindo apenas com um comando, ja q vc esta indo no caminho certo com esse motor...eu nao sei a graduacao desse comando mas pra melhorar a saida, precisa por um menos graduado e uma polia regulavel pro enquadramento do comando


Menos graduado??? Jamais....
iai bro .. c tem alguma ideia de qual grau colocar?



ajuda ae gente ..
abração
Seu corsa 1.8 é o de 109 cv no álcool né?? Se sim, seu comando, nunca medi, mas todos dizem ser igual ao do corsa 1.6, ou seja, duração de exaustão de 260 graus. A primeira coisa que você deve saber é que em um comando existem vários parâmetros a ser analisado e não só duração. Existem lift ou levante, overlap, lob center, rampa de aceleração, duração de admissão que no caso do corsa, cujo comando não é simétrico, então tem a duração de exaustão diferente da de admissão, etc. A segunda coisa mais importante do que nunca, é saber que não basta trocar o comando e não mexer no restante do motor, como admissão, exaustão, alimentação e trabalho no cabeçote, logicamente que quanto mais agressivo for o novo comando maiores deverão ser as modificações no restante. Fique muito atento a isto para depois não ficar reclamando igual a um monte de gente que troca o comando do carro por um mais esportivo e acha que piorou o desempenho, pode ter certeza que não fizeram as alterações necessárias.

A primeira coisa antes de te receitar um duração diferente do seu comando, é saber se vc realmente está disposto a gastar uma boa grana com dinamômetro e retrabalho no cabeçote, porque não tem como vc acertar a alimentação de um novo comando no chutômetro e outra, 10,5 de taxa é coisa de criança pra comando mais bravo. Então no mínimo essas duas dicas vai ter que ser religiosamente seguidas. Senão esqueçe tudo!

Bom, para até 280 graus de duração de exaustão não é necessário grandes trabalhos no cabeçote, mas a taxa vai ter que ser aumentada mesmo, algo para próximo de 13:1 e gasolina nunca mais. A partir de 280 graus, se quiser resultado mesmo prepare o bolso. Isso porque não adianta vc colocar um comando com muita duração que vai jogar sua potência máxima para 7000 rpm, se seu cabeçote não tem eficiência volumétrica nem para 6400, dai é óbvio que o comando vai piorar o desempenho do seu carro.

Aparentemente vc não está querendo partir para uma preparação pesada. Assim sendo, como vc pediu conselho de duração de exaustão, eu te diria algo em torno de 280, mais ou menos 3 graus que não fazem tanta diferença na curva de potência, com uma faixa eficiente de potência entre 2500 rpm a 6400 rpm, esta última onde estará aproximadamente a pot max. Ainda vai deixar a marcha lenta lisa. Aumente a taxa para mais ou menos o valor citado e eu recomendaria ainda, já que o cabeçote está fora, um trabalho de equalização, polimento, sede de vávulas, etc, para maximizar o desempenho do comando de válvulas. Aumentar o fluxo na exaustão e admissão também ajudam, e gastar algumas horas no dinamômetro tentando acertar o melhor desempenho do comando.

Como disse anteriormente, existem vários outros parâmetros a serem analizados, estude todos e estude muito, não deixe na mão só dos preparadores. E não se esqueça que o comando é o cérebro do motor é ele que configura o funcionamento, então mecha com inteligência. Como são muitas coisas a serem ditas, vou parando por aqui e aguardo suas dúvidas pra gente tentar te ajudar.

Abs.

Vlw ai irmão .. vou dar uma estudada aqui então .. mas por enquanto muito obrigado .. ajudou muito mesmo ..
Abrass


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wevertonvb escreveu:
SemControle escreveu:mas ele quer melhorar em baixa, e nao em alta, qnt mais graduado e com mais tempo de abertura tanto pra admissao como pra exaustao a tendencia é melhorar em alta....
alem do q a relacao desse motor ja nao é das mais favoraveis em alta

o skindedo esta no caminho totalmente inverso de montar um aspirado girador, ele quer um carro pra acordar cedo, sem a lenta estar pipokando, e vir limpar o giro la pelos 6K e dai pra frente desimbestar a andar....

ele citou o comando, mas com a ideia de melhorias em baixa
Ele não disse que quer melhorar em baixa, ele disse que quer melhorar a arrancada, então é melhorar em alta rotação mesmo, ou vc já viu a galera arrancando e mudando de marcha na faixa de torque máximo, não né, não é atoa que a galera da arracanda na preparação aspirada usa comando com duração acima de 300 graus.

Bom, que o Skindedo dps se manisfeste para saber exatamente o que ele procura...

bom .. é isso mesmo ... quero melhorar mais para arrancada mesmo como eu disse acima ..
mas valeu ae gente .. quem tiver mais ideias/explicações .. pode postar ae .. que ta interessante esse post aqui

Abrass a todos


SemControle
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Mensagem por SemControle »

bla, devo ta velho pra isso....
so acho q por comandao em 1.8 q ka é quadrado vai piorar e muito.....
comandao vai subir a faixa do torque maximo, em vez de sair do lugar em 2Krpms, vai comecar a sair de 3K pra frente....
alem de q nao vai adiantar de nada por um comandao sem mecher me mais coisas....

conheci um carro de rua, q girava bem, o shift aendia na casa dos 9Krpms, a lenta era perto de 1500kpms, pra mim isso é muito bunito no carro dos outros, pq pra manter o carro por ai pra cima dos 4K o tempo todo nao é nada legal....

quer um comando maior e nao tao ignorante, pode tentar um 272 um 288, mas o certo vai ser ir a algum preparador e conversar, explicar o q quer e ver o q ele sugere....

meu corsa era 1.0 de fabrica, tinha tudo modificado a minha lenta era estavem em 1200rpms, tinha um comando 260, girava até os 7000~7500, nao sei se os tuchos aguentariam muito mais tempo, so q tinha muito mais coisas....
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