turbina pulsativa e outras duvidas sobre turbinas

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
fetza
:: Wind ::
Mensagens: 23
Registrado em: Quinta-feira 25 2008f Setembro 2008 09:44:31 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

turbina pulsativa e outras duvidas sobre turbinas

Mensagem por fetza »

ola! desculpem minha ignorancia...
mas o q eh turbina pulsativa? qual o uso ideal p esse tipo de turbinas? p render em velocidades final?
qual as medidas deste tipo de turbina?
elas enchem mais rapido?
qual as medidas de turbinas normais?
o que significa os valores do caracol quente e frio na pratica? (.40/.42)
quanto maio os numeros maio a turbina e maio rendimento em final teria o motor?
as turbinas menors enchem o motor mais rapido e espirram com menos pressao?
para masi arrancada do q velocidade final que tipo de turbina seria indicada?
valeu ai...
abrs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

xupinhado do kadetteiros.com

A Turbina monofluxo, os 4 saidas de escapamento entra na turbina por uma entrada na carcaça quente.

A Turbina Pulsativa, ela é dividida em duas entradas na carcaça quente da turbina, então cada 2 cilindros pulsa de forma separada na carcaça quente, sempre de dois em dois.... isso melhora a pegada da turbina

o que muda na pulsativa e na monofluxo é apenas a carcaça quente (aonde entra os gases do escapamento)

Ah! para usar uma turbina pulsativa vc precisa de um coletor pulsativo


uma materia sobre o assunto
http://rapidshare.com/files/133722569/DSC08604.JPG.html
http://rapidshare.com/files/133723009/DSC08608.JPG.html
--------------------------------------------------------------------------------------------

esses valores de parte quente e fria sao as medidas, cada fabricante faz de uma forma...
em geral qnt maior, maior é a turbina, maior deve ser o motor a utilizar....mais demora pra encher, maiores sao as pressoes de trabalho suportadas......

vc perguntou sobre final, em hipotese alguma apenas com a colocacao de um turbo o carro melhora 1km/h de final, isso esta limitado ao numero de rotacoes por minuto do motor e relacao de cambio e diferencial

turbina pequena deve ser usada em motor pequeno, o espirro esta por conta da valvula de prioridade, algumas tem espirros diferentes de outras, sendo um pouco influenciado pela pressao utilizada no turbo......

se vc quer arrancada, vc poe uma turbina pelo menos com a caixa quente menor q o recomendado, o problema q essa turbina vai trabalhar em overspeed (giro acima do projetado)qnd em alta, e isso vai causar desgaste e problemas cedo, numa configuracao dessas apos algumas puxadas em alta, os canos de descarga do carro parecem neon vermelho


se tiver alguma duvida mais especifica posta ai q a gente tenta resolver....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
fetza
:: Wind ::
Mensagens: 23
Registrado em: Quinta-feira 25 2008f Setembro 2008 09:44:31 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fetza »

fala sem controle!!
cara brigadao ae pelas explicacoes!!! nao sabia como funcionava a pulsativa!
tb ano sabia desse detalhe crucial de q uma turbina subdimensionada poderia se desgastar mais facilmente pelo excesso de giros do eixo...
cara, qual seu email? queria vazer umas perguntas...tentei mandar elas por MP p gti-t e p jotamarcelo, mas acho q nao chegaram...ta na cx de saida e nao saem de la..rsr...queria sua opiniao tb...dessculpe se sao muitas perguntas..la vai:

qq coisa meu email eh fernando.yoshimoto@terra.com.br ok?

bem, rodo todo dia 80km, queria andar com bx pressao (0,5), com carro todo original so fazendo o escape, quero baixa manutencao, por isso a bx pressao, queria tb economia pq rodo muito, entao ai vem minha duvida, que motor vc acha ideal? 1.4 do celta 2007, 1.6 duma corsa wagon 2001 8v ou 1.8 de um corsa 2003? esses sao os 3 carros q tenho em vista....ja q o carro q tenho agora ja me falaram qeh ruim de turbinar, um palio weekend 1.6 16v.
-ouvi falar q o 1.4 eh muito taxado...seria ruim p andar c 0,5 no alcool? (essa seria minha 1a opcao, pois acho q deve ser economico e o preco da caranga ta abaixo da tab. ms o ruim eh q tem 2 portas e o acabamento en tudo de plastico e sem ar so com direcao hidraulica)
-sera q ele eh economico? qto sera q faz antes e depois de turbinar?
-1.6 me falaram q eh o ideal...o bloco eh forte, custo beneficio bacana de consumo (qto deve fazer ante e depois?) o problema eh achar um em boas condicoes bx km e preco bom..vi um mas ta 3 conto acima da tab
-1.8 dizem q nao eh bom em alta. a relacao l/r nao eh boa em alta. e tb falam q eh gastao...(vc sabe o consumo antes e depois?) mas o caro eh bem acabado, preco na tabela. acho q da p achar pouco rodado...
outra duvida...p andar c bx presao da p regular so no dosador ou precisa um gerenciador? precisa de bico extras? pq queria montar bem basicao mesmo, mas sem possibilidades de dar falta ou excesso...pq nao posso ficar na mao na estrada sabe? rs ...ando sem tuchar ate no max. 120km/hs...deve encher 0,1 no manometro...
tem problema nadar 40 minutos direto com 0,2 no manometro ou isso forca a turbina e o motor?
-qudo vc regula, vc faz o chip tb ou a principio nao precisa fazer o chip?
-quato sairia um kit (beep turbo ou anahn guera)? qto siria o escarpe (nao precisa ser do binho ou de um cara com tanto nome..pode ter emendas...so tem q ser resistente e nao ficar quebrando solda...rs) quanto custa o seu trampo p montar e regular (o chip ja esta incluso?)?
ahco q basicamente minhas duvidas sao essas....
valeu ai cara!!! desculpa tantas perguntas...mas se vc me entende, to rocando de filosofia rsrsr...de ap p gm...tive 2 aps turbos...rodaram 60000km em quebrar...so a turbina q fumou no final...
valeu ai!
abrs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

todas as respostas sao um tanto relativas

pra se ter um turbo no seu caso a turbina tem q ser "grande" pra pegar em alta, coisa de 3K rpms ja ter pressao proxima a maxima de trabalho.....

um motor maior, tem mais força, nao exige q vc de giro pra andar bem, logo se der giro a turbina entra, se torna gastao

vc pode andar apenas no dosador, mas precisa trocar os bicos por bicos de certa forma bem maiores.....meu golf 1.6 vai usar bicos com vazao + de 2X a vazao de um golf 1.8 T, e vc precisa pensar na bomba ou bombas de combustivel....

se for pra andar com até uns 0,6 de pressao no alcool, pode ir de 1.4 mesmo q seja taxa de compressao elevada...vc acabaria aproveitando bem o fator taxa e usando pouca pressao pra nao danificar o motor

como pretende ir de pouca pressao qq dos 3 carros em vista atende bem

pra controlar legal tudo isso questao de ponto alimentacao, é ideal afinar no chip de preferencia em tempo real....

valores depende muito de muitas coisas.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
fetza
:: Wind ::
Mensagens: 23
Registrado em: Quinta-feira 25 2008f Setembro 2008 09:44:31 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fetza »

valeu mesmo sem controle!!!
entao agora eh conseguir pegar esse celtinha q tenho em vista...
qq novidade posto aqui no clube apesar de nao ser corsa....rs
vc vai turbinar seu golf eh? bacana ehm cara!!! boa sorte ae e posta qdo vc fizer a caranga!!

grande abrs ae!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

fetza escreveu:valeu mesmo sem controle!!!
entao agora eh conseguir pegar esse celtinha q tenho em vista...
qq novidade posto aqui no clube apesar de nao ser corsa....rs
vc vai turbinar seu golf eh? bacana ehm cara!!! boa sorte ae e posta qdo vc fizer a caranga!!

grande abrs ae!
ta igual parto de burro, ja tem mais de ano...deu um passo bom em agosto qnd trinkei o carter de aluminio...pra tirar o carter tinha q rancar o cambio...ai ja fiz o carter com o retorno, e ja mandei a embreagem de ceramica, ficou infernal...ja ta com a suspensao de rosca....vamos q vamos......mesmo com a rosca tendo melhorado, ainda nao me agrada a suspensao nem os freios, mas como ja to investindo alto, vai ter q me agradar pelo amor ou pela dor
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
fetza
:: Wind ::
Mensagens: 23
Registrado em: Quinta-feira 25 2008f Setembro 2008 09:44:31 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fetza »

caracaaa veio!!!
mas assim q eh legal...c ir montando devagar...mas com cuidado...com carinho...estudando direitinho o q vai fazer...a grana q tem q juntar...pq qdo c vai conquistando as etapas...eh um delirio ne??? a cada junta q c compra...a cada peca do kit...eh demais!!!!!!
pelo menos eu acho isso...eh logico q se pinta 5 continho do nada agente nao recusa ne??? rsrsrs
bem..eu tb tenho q passar as etapas...e a principal..q eh conseguir vender meu carro rsrsrsrs ta dificil...ele vale na tabela 20100 os cabras oferecem 14 conto...e to tentando vender a 17000 e ninguem quer!!!!! rsrs mas blz...uma hora rola...espero...
abrs ae e boa sorte!!! e posta ai qdo c mexer nele hem????
maicon savi
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Quarta-feira 07 2007f Novembro 2007 03:01:56 PM
Localização: Forquilhinha - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por maicon savi »

dai pessoal
comprei uma turbina pro meu corsa,é uma schwitzer 47.51
ja tenho o coletor tambem
entao to querendo a opniao de um cara ai que ja turbino o corsa!!
queria sabe c eu simplismente instala o turbo sem mexe nos bicos,n central da injeçao e essas outras coisas ai, o turbo vai funciona e o motor vao funciona na boa,tipo a lenta vai fica regulada??

abraços ...
fetza
:: Wind ::
Mensagens: 23
Registrado em: Quinta-feira 25 2008f Setembro 2008 09:44:31 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fetza »

nao tenho um corsa turbo, ams to perguntando sobre o assunto aqui...e os cabras sao gente fina e logo logo vao responder...mas vou escrever o q sei...
acho q os bico devem ser refeitos de qq forma, mas seria importante saber com qto de pressao vc vai andar...quanto a regulagem, da p regular so no deosador, mas muita gente indica um gerenciador que acho q deve ser bem mais facil de regular o carro...mas tem um custo de mais ou menos 800 a mais...eh bom fazer o remapeamento do chip p regular a mistura...
...bem..sou totalemnte leigo..apenas tive uns carros turbos...entao espera os cabras postarem o q eles acham pois tem bem mais experiencia q eu...valeu?
abrs e boa sorte cara!!!
caso eles nao respondam aqui, abre um topico...
abrs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

maicon savi escreveu:dai pessoal
comprei uma turbina pro meu corsa,é uma schwitzer 47.51
ja tenho o coletor tambem
entao to querendo a opniao de um cara ai que ja turbino o corsa!!
queria sabe c eu simplismente instala o turbo sem mexe nos bicos,n central da injeçao e essas outras coisas ai, o turbo vai funciona e o motor vao funciona na boa,tipo a lenta vai fica regulada??

abraços ...
nao tenho ideia de tamanho real dessa turbina, e nem da preparacao q pretende
mas tem q mudar bicos ou aumentar a vazao dos seus, central deve ter o chip modificado, tanto pra acertar a queima do alcool como controlar melhor o ponto em altas....
nao é so colocar a turbina e sair andando....de uma liga em alguns topicos q vai comecar a ver q a coisa é um tanto complexa, mas divertida
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”