Bom galera eu sou leigo no assunto de carros, possuo o meu 1º carrinho a apenas 10 meses, então eu estava navegando hoje e achei um site bem legal com um pequeno tutorial de tudo no carro, como chamam cada peça do motor, transmissão, freios, sistema elétrico etc. Bom já li muitos posts onde alguns usuários também tem dúvidas sobre o nome e como se localiza cada peça principalmente do motor, vou postar aqui duas fotos do site e um texto do mesmo. Caso tenha postado em local errado peço desculpas ao moderador, por isso resolvi colocar a matéria sobre motor.
Motor
O motor é a fonte de energia do automóvel. Converte a energia calorífica produzida pela combustão da gasolina em energia mecânica, capaz de imprimir movimento nas rodas. O carburante, normalmente constituído por uma mistura de gasolina e ar (a mistura gasosa), é queimado no interior dos cilindros do motor.
A mistura gasosa é formada no carburador ou calculada pela injeção eletrônica, nos motores mais modernos, e admitida nas câmaras de explosão. Os pistões, que se deslocam dentro dos cilindros, comprimem a mistura que é depois inflamada por uma vela de ignição. À medida que a mistura se inflama, expande-se, empurrando o pistão para baixo.
O movimento dos pistões para cima e para baixo é convertido em movimento rotativo pelo virabrequim ou eixo de manivelas o qual, por seu turno, o transmite às rodas através da embreagem, da caixa de câmbio, do eixo de transmissão e do diferencial. Os pistões estão ligados ao virabrequim pelas bielas. Uma árvore de cames, também conhecida por árvore de comando de válvulas, movida pelo virabrequim, aciona as válvulas de admissão e escapamento situadas geralmente na parte superior de cada cilindro.
By noostrees at 2008-10-15
A energia inicial necessária para por o motor em movimento é fornecida pelo motor de arranque. Este engrena numa cremalheira que envolve o volante do motor, constituído por um disco pesado, fixado à extremidade do virabrequim ou árvore de manivelas.
O volante do motor amortece os impulsos bruscos dos pistões e origina uma rotação relativamente suave ao virabrequim. Devido ao calor gerado por um motor de combustão interna, as peças metálicas que estão em contínuo atrito engripariam se não houvesse um sistema de arrefecimento.
Para evitar desgastes e aquecimento excessivos, o motor inclui um sistema de lubrificação. O óleo, armazenado no cárter sob o bloco do motor, é obrigado a circular sob pressão através de todas as peças do motor que necessitam de lubrificação.
By noostrees at 2008-10-15
site: http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/
Abs
Dica de Site sobre descrição mecânica
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 2 Respostas
- 2590 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 0 Respostas
- 2149 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 0 Respostas
- 607 Exibições
-
Última mensagem por 84025034468
-
- 1 Respostas
- 2866 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 1 Respostas
- 2168 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 10 Respostas
- 1783 Exibições
-
Última mensagem por gui1985
-
- 1 Respostas
- 2860 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 2 Respostas
- 2575 Exibições
-
Última mensagem por beto veraneio
-
- 2 Respostas
- 1825 Exibições
-
Última mensagem por johnata dos anjos
-
- 2 Respostas
- 2198 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100