Qual a diferença entre Turbo e Supercharger?!

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
rodrigo_brancaglion
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Março 2007 09:05:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rodrigo_brancaglion »

DAN Skywalker escreveu:...(...) o que me indicaria para o uso em dia a dia etc..
Para o dia a dia, Supercharger. Mais vai de cada um.
Eu também sinto falta do "Tchiiiiiiii" da turbina, mais estou satisfeito com o meu. (Manco) :lol:

p.s: :redhotevil:

E no meu caso, se eu fosse turbinar um carro, pegaria um carro mais forte.
Imagem
"McLaren - SC" - Project :: [¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦] 100% done
>> F_O_T_O_S


leandroabdalla
:: Millennium ::
Mensagens: 164
Registrado em: Sábado 13 2007f Janeiro 2007 09:51:07 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandroabdalla »

Fala aí Rodrigo! conversamos um tempo atrás em um encontro no pacaembu, acho que você não vai lembrar de mim... magrelo alto do vhc vermelho... tenho até um cartão seu, hehe...

Cara, eu estava quase comprando um SuperCharger, cheguei a conversar com o pessoal da MVS e tudo mais, até descobrir que minha seguradora não aceitaria de forma alguma essa alteração no motor... Então desencanei da idéia... Como você fez com o seguro?

Outra: no próximo encontro, quero dar uma volta pra ver como ficou :)
vhc vermelho :)


rodrigo_brancaglion
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Março 2007 09:05:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rodrigo_brancaglion »

leandroabdalla escreveu:tenho até um cartão seu, hehe...
Cartão ???? :shock:
leandroabdalla escreveu:Como você fez com o seguro?
Seguro é um coisa complicada. O meu também não aceitou, mais se eu fosse fazer algo no meu carro priorizando a ipotise do seguro aceitar, eu não teria feito NADA no meu carro. Ex: Rodas, pintura, molas, bancos, etc, etc, etc...
Então... desencanei e fiz o que sempre quiz, ou o que sempre sonhei em ter um dia.

Kra, o meu carro não ta tãããão forrrrrte, mais para o dia a dia, é o que eu queria. Se eu quisesse um CARRO forte, compraria um 2.0 forjado, etc, etc, blower e tudo mais. Mais no momento estou curtindo MUITO o meu. (manco)

Me procura no próximo encontro, ai damos uma volta...(...) quem sabe você se anima e faz o blower no seu também.

p.s.: :redhotevil:
Imagem
"McLaren - SC" - Project :: [¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦] 100% done
>> F_O_T_O_S


mEia
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sexta-feira 03 2008f Outubro 2008 08:48:09 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mEia »

:)

Bom, eu já tive um Supercharger no meu Corsa 96 mpfi e achei muito bom....
Pelo que eu sei as diferenças são :

BLOWER - Ele trabalha desde a primeira rotação do carro, o motor gira e já gira o supercharger , não tem aquele delay que a turbina tem. O supercharger não danifica o motor como a turbina, com o supercharger vc nao precisa ficar esperando para desligar o carro, sem contar que a instalação e a desinstalação é bem mais facil !!!!

TURBO - Nunca tive um carro turbo mas conheço um pouco, o carro turbo tem um delay que o blower nao tem, vc tem que carregar a turbina antes dela espirrar chegar a uns 3000 rpm por exemplo. O turbo danifica mais o motor e nao tem como '' desligar a turbina '' o blower já tem.


Uma vez estava andando de boas com meu corsa supercharger até que PUFT um comando.... FUDEU ... os pulicia já escutaram o espirro de longe.....
me pararam mandaram abrir o capô e me falaram que ia levar o carro pq era turbo e não estava no documento.... fiz o puliscia me mostrar a turbina o policia procuro procuro procuro a turbina e nao achou !!!! logiko era blower... rs rs rs
Bom final da história o puliscia nao aprendeu o meu carro pq nao achou a turbina apenas aprendeu o meu documento pq o carro estava rebaixasdo !!
Tive que ir fazer vistoria pra pegar meu documento de volta !!!! Levantei o carro, '' desliguei '' o supercharger e fui fazer a vistoria .
Agora me fala e se meu carro fosse turbo? como ia desligar a turbina???

O supercharger vc solta o esticador e já era !!!!! ta desligado !!!!

bom é minha opinião !!!!!


Ednoxx
:: Piquet ::
Mensagens: 241
Registrado em: Quinta-feira 02 2008f Outubro 2008 10:41:03 AM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ednoxx »

acho que um dos fateores que influenciam na escolha eh o estilo do motorista.

eu por exemplo gosto de anda na manha, sem estica muito. sem conta que gosto de preservar o motor "tenho pena dele" hhehehehhee, eu optaria pelo charger pq ele eh conectado ao motor e funciona desde a rotação mais baixa, então da pra sentir a diferença mesmo desfilando com carro.
e quando algum engraçadinho cola na sua traseira, vc pode dexa ele na poeira.

ja o turbo tem o desgaste maior do motor, pq quanto mais vc pisa, mais ele responde pois o turbo eh alimentado com a saida de gases da combustão. então pra vc curtir seu turbo, quem paga a conta eh o motor.

então eh simples, se vc gosta de pisa ateh o motor berra forte, pouco se importa com a vida util do motor e gosta de chama a atenção, vai de turbo

se vc gosta de uma maquina potente e discreta, botando a razão acima da emoção, vai de charger.


abraço :)


GSI T
:: ST ::
Mensagens: 991
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:55:19 PM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T »

Parece que ninguem lê o tópico antes de começar a escrever "opiniões pessoais sem base nenhuma". É fato que o Blower desgasta mais o motor do que a Turbina, não sei da onde tiraram o contrário! Leiam o tópico todo, por favor!
Abraços.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!


Ednoxx
:: Piquet ::
Mensagens: 241
Registrado em: Quinta-feira 02 2008f Outubro 2008 10:41:03 AM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ednoxx »

entao o que esta escrito no tópico é a verdade absoluta?

achei que o memso foi aberto para compartilhar experiencias, conhecimentos e opniões.

o fato de o charger se movido pela força pode gerar perda de potencia, assim como um ar condicionado. porem vc obtem resultados em baixa rotação permitindo que vc ande mais tranquilo com seu carro reduzindo o desgaste do motor

ja com o turbo, pra quem anda na manha nao resolve muito, pq ele passa a dar resultado quando o motor atinge rotações maiores. ouse ja, pra vc curti o turbo, vc tem que pisa, por esse motivo o motoer estara desgastando mais.

pronto, minha opniao,


Ednoxx
:: Piquet ::
Mensagens: 241
Registrado em: Quinta-feira 02 2008f Outubro 2008 10:41:03 AM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ednoxx »

todos sabem que a função do charger e do turbo é " empurrar" ar para dentro do motor.
mas onde de fato está a melhoria? como alguem descobriu que isso iria gerar mais potencia?

se a melhoria esta na maior queima de combustivel nao seria mais facil ampliar a passagem desse combustivel ganhando assim mais potencia?

na verdade um motor 2.0 por exemplo significa que a cada giro do motor é sugado 2 litros de ar para as camaras de combustão.
acontece que a partir de rotações maiores, a entrada de ar passa a ter deficiencia. um motor 2.0 a 3 mil rpm suga em 1 min 6 mil litros de ar pra se ter uma ideia

entao chega-se a um ponto que o cliclo do giro do motor ocorre tão depressa que não da tempo para entrar os 2 litros de ar necessarios gerando uma vacuo na camara de combustao prejudicando a queima do combustivel, e ocasionando perca de potencia.

então surgiu um mecanismo que comprime o ar, gerando uma sobrepressaõ na admissão do motor. no momento que as valvulas de admissão são abertas, o ar comprimido entra pressurizado e consequentemente com muito mias eficacia, enchendo por completo as camaras de combustão e corrigindo a deficiencia na entrada de ar. por esse motivo a combustão ocorre com 100% de sua capacidade mesmo nas rotações maiores, o que gera mais potencia e como a queima de combustível foi corrigida, é justo que ele seja 100% queimado, aumentando assim o consumo.




espero ter contribuido.


rodrigo_brancaglion
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Março 2007 09:05:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rodrigo_brancaglion »

GSI T escreveu:...É fato que o Blower desgasta mais o motor do que a Turbina, não sei da onde tiraram o contrário!...
Você já teve os dois mecanismos para sabe se o blower desgasta mais? ::?
Ednoxx escreveu:...o fato de o charger se movido pela força pode gerar perda de potencia, assim como um ar condicionado...
Neste proprio tópico, já existe uma resposta para isso. :roll:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=402686#402686

E mais uma vez: Não pq eu tenho no meu carro o blower que eu não recomendo o Turbo.
Nos dois mecanismos existe os prós e os contras.
Vamos expressar aqui neste topico, não opniões pessoais, mas experiencias, e tentar entender e desvendar melhor: "Qual a diferença entre Turbo e Supercharger?!" ou seja, o que o proprio titulo do tópico sujere.

Abraços.

:redhotevil:
Imagem
"McLaren - SC" - Project :: [¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦] 100% done
>> F_O_T_O_S


Brunoms87
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Terça-feira 08 2008f Julho 2008 06:43:11 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Brunoms87 »

Fala aê pessoal, esse tópico é muito bom pelo compartilhamento de experiências que é o que vale.
Por isso mesmo que eu tenho uma dúvida e se puderem me esclarecer eu agradeço.
Essa modificação só pode ser feita nos motores VHC ou pode ser feita também num MPFI?
Tenho um corsa 2001, 1.0 a gás e passo mal na hora que preciso da força do motor. (mesmo na gasolina), estou pensando em colocar um SC nele mas queria saber se pode ser feita essa adaptação no MPFI e se tenho que fazer alguma outra alteração nele.

O tópico ta muito show e parabéns pelo carro rodrigo, ví o vídeo e vibrei pacas.
Cumps.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”