Qual a diferença entre Turbo e Supercharger?!

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
rmoliveira
:: Rodeio ::
Mensagens: 790
Registrado em: Quinta-feira 22 2004f Abril 2004 09:22:48 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rmoliveira »

AÊ!

Já foi debatido muito aqui no fórum a diferença entre os dois. Então vamos a minha opinião :)

Já tive breve experiência de turbo no 1.0L EFI e hoje em dia se fosse fazer nesse motor colocaria o supercharger. Pq: acho a mudança menos "radical" q o turbo, mais "limpa", menos "agressiva" (não precisa furar cárter, talvez usar o escape original tirando o catalisador (pois não tem a contrapressão do turbo); manutenção menor e mais fácil (o óleo não é "contaminado", usado pelo turbo, vc não sofre p/ trocar o fltro de óleo como eu sofri :)); potência desde baixo giro.

Já foi falado aqui os pros e contras de cada um, mas eu experimentaria o superchager, acredito ser mais confiável! :)


VALEU!!

Rodrigo
Ex.Corsa 1.0L EFI 95 (Agora de "Corsão"!): http://www.corsaclube.com.br/forum/prof ... file&u=726#
Corsa Clube Bahia
Avatar do usuário
DAN Skywalker
:: ST ::
Mensagens: 829
Registrado em: Segunda-feira 05 2008f Maio 2008 12:53:24 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DAN Skywalker »

andrepirituba escreveu:Dan se tiver afim de maracar em um encontro, daremos uma volta pra voce ver a diferença que da
André

Sim cara estou muito afim, pois nunca andei em corsa turbo.
Vou no proximo encontro Da ZL vc vai?

Obrigado pela força, é uma decisão dificil de ser tomada...
"Vencer é o que importa. O resto é a consequência. "
Ayrton Senna
Avatar do usuário
DAN Skywalker
:: ST ::
Mensagens: 829
Registrado em: Segunda-feira 05 2008f Maio 2008 12:53:24 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DAN Skywalker »

rmoliveira escreveu:AÊ!

Já foi debatido muito aqui no fórum a diferença entre os dois. Então vamos a minha opinião :)

Já tive breve experiência de turbo no 1.0L EFI e hoje em dia se fosse fazer nesse motor colocaria o supercharger. Pq: acho a mudança menos "radical" q o turbo, mais "limpa", menos "agressiva" (não precisa furar cárter, talvez usar o escape original tirando o catalisador (pois não tem a contrapressão do turbo); manutenção menor e mais fácil (o óleo não é "contaminado", usado pelo turbo, vc não sofre p/ trocar o fltro de óleo como eu sofri :)); potência desde baixo giro.

Já foi falado aqui os pros e contras de cada um, mas eu experimentaria o superchager, acredito ser mais confiável! :)


VALEU!!

Rodrigo
Fala Rodrigão

Acho que é isso mesmo a diferença, precisamos de um opnião de algum menbro que tenha o Supe Ch instalado para dar as conclusoes.

Desde já obrigado pela informações.
"Vencer é o que importa. O resto é a consequência. "
Ayrton Senna
rodrigo_brancaglion
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Março 2007 09:05:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rodrigo_brancaglion »

DAN Skywalker escreveu:...precisamos de um opnião de algum menbro que tenha o Supe Ch instalado para dar as conclusoes.
Bem... eu já andei nos dois tipos de preparação, ambos 1.0. E eu obtei pelo Supercharger (blower). Não que eu não goste do turbo, mais como nosso amigo disse:
rmoliveira escreveu:a mudança menos "radical" q o turbo, mais "limpa", menos "agressiva" (não precisa furar cárter, talvez usar o escape original tirando o catalisador; manutenção menor e mais fácil (o óleo não é "contaminado", usado pelo turbo, vc não sofre p/ trocar o fltro de óleo como eu sofri :)); potência desde baixo giro.
Massssss..... indiscutivelmente, com o turbo vc ganha mais potencia final do que o blower. Exemplo: o meu carro esta com 120.1cv (blower), se eu tivesse colocado turbo, quem sabe chegaria nos 140cv.
Porémmmmm...... optei pelo blower pois gostei mais da pegada em baixa, pelas minhas necessidades e por tudo o que o nosso amigo rmoliveira disse.

Abraços,
Imagem
"McLaren - SC" - Project :: [¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦] 100% done
>> F_O_T_O_S
Avatar do usuário
DAN Skywalker
:: ST ::
Mensagens: 829
Registrado em: Segunda-feira 05 2008f Maio 2008 12:53:24 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DAN Skywalker »

rodrigo_brancaglion escreveu:
DAN Skywalker escreveu:...precisamos de um opnião de algum menbro que tenha o Supe Ch instalado para dar as conclusoes.
Bem... eu já andei nos dois tipos de preparação, ambos 1.0. E eu obtei pelo Supercharger (blower). Não que eu não goste do turbo, mais como nosso amigo disse:
rmoliveira escreveu:a mudança menos "radical" q o turbo, mais "limpa", menos "agressiva" (não precisa furar cárter, talvez usar o escape original tirando o catalisador; manutenção menor e mais fácil (o óleo não é "contaminado", usado pelo turbo, vc não sofre p/ trocar o fltro de óleo como eu sofri :)); potência desde baixo giro.
Massssss..... indiscutivelmente, com o turbo vc ganha mais potencia final do que o blower. Exemplo: o meu carro esta com 120.1cv (blower), se eu tivesse colocado turbo, quem sabe chegaria nos 140cv.
Porémmmmm...... optei pelo blower pois gostei mais da pegada em baixa, pelas minhas necessidades e por tudo o que o nosso amigo rmoliveira disse.

Abraços,
O´ceus o´vida...e agora...tah difícil

Rodrigo valeu pela opinião, quando penso em colocar o turbo, penso no desgaste que vou ter em modificar um porrada de coisas e manutenção, mas é um desejo sabe rs, tipo eu fico babando quando vejo os carros T dando aquela esticada e tal...acho que é só vontade mesmo..rs vou colocar um turbo virtual ai me contento um pouco só de ouvi espirro der arrepiar..rs

Mas afinal, Rodrigo Vc como experiência o que me indicaria para o uso em dia a dia etc..

Ahh mas um PEDIDO se alguém puder é claro:

Poderia montar uma tabela com os comparativos para um motor 1.0, igual a um tópico fixo sobre aspiração.

Tipo comparações de toque potencia, cavalos, Vel. Final, retomadas e etc..

Acho que estou pedindo muito mais fica ai para futuras duvidas.

Obrigado.
"Vencer é o que importa. O resto é a consequência. "
Ayrton Senna
rodrigo_brancaglion
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Março 2007 09:05:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rodrigo_brancaglion »

DAN Skywalker escreveu:...(...) o que me indicaria para o uso em dia a dia etc..
Para o dia a dia, Supercharger. Mais vai de cada um.
Eu também sinto falta do "Tchiiiiiiii" da turbina, mais estou satisfeito com o meu. (Manco) :lol:

p.s: :redhotevil:

E no meu caso, se eu fosse turbinar um carro, pegaria um carro mais forte.
Imagem
"McLaren - SC" - Project :: [¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦] 100% done
>> F_O_T_O_S
leandroabdalla
:: Millennium ::
Mensagens: 164
Registrado em: Sábado 13 2007f Janeiro 2007 09:51:07 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandroabdalla »

Fala aí Rodrigo! conversamos um tempo atrás em um encontro no pacaembu, acho que você não vai lembrar de mim... magrelo alto do vhc vermelho... tenho até um cartão seu, hehe...

Cara, eu estava quase comprando um SuperCharger, cheguei a conversar com o pessoal da MVS e tudo mais, até descobrir que minha seguradora não aceitaria de forma alguma essa alteração no motor... Então desencanei da idéia... Como você fez com o seguro?

Outra: no próximo encontro, quero dar uma volta pra ver como ficou :)
vhc vermelho :)
rodrigo_brancaglion
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Março 2007 09:05:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rodrigo_brancaglion »

leandroabdalla escreveu:tenho até um cartão seu, hehe...
Cartão ???? :shock:
leandroabdalla escreveu:Como você fez com o seguro?
Seguro é um coisa complicada. O meu também não aceitou, mais se eu fosse fazer algo no meu carro priorizando a ipotise do seguro aceitar, eu não teria feito NADA no meu carro. Ex: Rodas, pintura, molas, bancos, etc, etc, etc...
Então... desencanei e fiz o que sempre quiz, ou o que sempre sonhei em ter um dia.

Kra, o meu carro não ta tãããão forrrrrte, mais para o dia a dia, é o que eu queria. Se eu quisesse um CARRO forte, compraria um 2.0 forjado, etc, etc, blower e tudo mais. Mais no momento estou curtindo MUITO o meu. (manco)

Me procura no próximo encontro, ai damos uma volta...(...) quem sabe você se anima e faz o blower no seu também.

p.s.: :redhotevil:
Imagem
"McLaren - SC" - Project :: [¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦] 100% done
>> F_O_T_O_S
mEia
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sexta-feira 03 2008f Outubro 2008 08:48:09 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mEia »

:)

Bom, eu já tive um Supercharger no meu Corsa 96 mpfi e achei muito bom....
Pelo que eu sei as diferenças são :

BLOWER - Ele trabalha desde a primeira rotação do carro, o motor gira e já gira o supercharger , não tem aquele delay que a turbina tem. O supercharger não danifica o motor como a turbina, com o supercharger vc nao precisa ficar esperando para desligar o carro, sem contar que a instalação e a desinstalação é bem mais facil !!!!

TURBO - Nunca tive um carro turbo mas conheço um pouco, o carro turbo tem um delay que o blower nao tem, vc tem que carregar a turbina antes dela espirrar chegar a uns 3000 rpm por exemplo. O turbo danifica mais o motor e nao tem como '' desligar a turbina '' o blower já tem.


Uma vez estava andando de boas com meu corsa supercharger até que PUFT um comando.... FUDEU ... os pulicia já escutaram o espirro de longe.....
me pararam mandaram abrir o capô e me falaram que ia levar o carro pq era turbo e não estava no documento.... fiz o puliscia me mostrar a turbina o policia procuro procuro procuro a turbina e nao achou !!!! logiko era blower... rs rs rs
Bom final da história o puliscia nao aprendeu o meu carro pq nao achou a turbina apenas aprendeu o meu documento pq o carro estava rebaixasdo !!
Tive que ir fazer vistoria pra pegar meu documento de volta !!!! Levantei o carro, '' desliguei '' o supercharger e fui fazer a vistoria .
Agora me fala e se meu carro fosse turbo? como ia desligar a turbina???

O supercharger vc solta o esticador e já era !!!!! ta desligado !!!!

bom é minha opinião !!!!!
Ednoxx
:: Piquet ::
Mensagens: 241
Registrado em: Quinta-feira 02 2008f Outubro 2008 10:41:03 AM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ednoxx »

acho que um dos fateores que influenciam na escolha eh o estilo do motorista.

eu por exemplo gosto de anda na manha, sem estica muito. sem conta que gosto de preservar o motor "tenho pena dele" hhehehehhee, eu optaria pelo charger pq ele eh conectado ao motor e funciona desde a rotação mais baixa, então da pra sentir a diferença mesmo desfilando com carro.
e quando algum engraçadinho cola na sua traseira, vc pode dexa ele na poeira.

ja o turbo tem o desgaste maior do motor, pq quanto mais vc pisa, mais ele responde pois o turbo eh alimentado com a saida de gases da combustão. então pra vc curtir seu turbo, quem paga a conta eh o motor.

então eh simples, se vc gosta de pisa ateh o motor berra forte, pouco se importa com a vida util do motor e gosta de chama a atenção, vai de turbo

se vc gosta de uma maquina potente e discreta, botando a razão acima da emoção, vai de charger.


abraço :)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”