Qual a diferença entre Turbo e Supercharger?!

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
BARROSO
:: Champ ::
Mensagens: 562
Registrado em: Sábado 10 2007f Novembro 2007 01:08:23 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por BARROSO »

Tem o vídeo do VHC Flex. http://www.youtube.com/watch?v=2Hr3-PgOovA

Muito bom resultado, motor standard, Coletor de escape original, cabeçote original, comando original. Resumindo muito bom resultado pelo pouco que foi mechido no motor.

Abraço


arw
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Domingo 17 2007f Junho 2007 07:26:32 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por arw »

na minha modesta opinião.
nada como um ponteirinho subindo depois dos 3k com um espirrinho rsss

já dirigi o supercharger (Fiesta) citado e realmente com citou o GSI T, é mais agradável na direção.

é um assunto bem polêmico.

Abs
e GSI T mandou pacas na explicação :)
vlws


Avatar do usuário
DAN Skywalker
:: ST ::
Mensagens: 829
Registrado em: Segunda-feira 05 2008f Maio 2008 12:53:24 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DAN Skywalker »

Amigos

Valew pelas dicas, já tirei minhas duvidas e vou ficar com o turbo mesmo, pois como nosso amigo falow não há sensação melhor do que senti o tranco e ouvi aquela musica maravilhosa. shuiiiiiiiiiiii..hehe

tem um artigo que encontrei hoje que me esclareceu outras duvidas espero que gostem..

Abç.

Turbo ou Supercharger?!


Na verdade quando se fala de potência, surge sempre aquela famosa pergunta. Qual é o melhor, turbo ou compressor? Supercharger ou Turbocharger? Neste artigo vamos fazer algumas considerações à respeito das principais diferenças entre essas duas formas de aumentar a potência do seu motor.

Até algum tempo atrás no Brasil, as fábricas só colocavam algum tipo de "veneno" em carros de luxo e com maior cilindrada. Hoje as coisas mudaram e os fabricantes disponibilizam esse "veneno" em carros de baixa cilindrada como é o caso do VW Gol Turbo e o Ford Fiesta Supercharger, como forma alternativa de dotar de potência, motores pequenos. Mas os dois concorrentes em questão, utilizam sistemas diferentes para conseguir aumentar a potência.

No caso do VW Gol, a Volkswagen utiliza o já conhecido turbo para empurrar o motorzinho 1.0 do Gol fazendo sua potência pular dos 69 cv para 112 cv. É uma diferença e tanta, e sua potência é a mesma de um motor com capacidade cúbica maior (2.0 litros). Esse aumento de potência se dá basicamente com a adoção de um Kit turbo e algumas modificações no sistema de injeção. É claro que a VW foi cautelosa, e fez algumas modificações na parte de baixo do motor para suportar a pressão, como por exemplo, colocou pistões e bielas com material forjado.

Já no caso do Ford Fiesta, a montadora usou um sistema chamado compressor que para nós brasileiros é inédito e pouco conhecido, e só visto algumas vezes em filmes, geralmente em carros com maior capacidade cúbica (V8). As versões mais atuais do compressor, como é o caso do Ford Fiesta, mostra algumas diferenças de posição e de funcionamento em relação aos compressores mais antigos. Estes modelos mais compactos e adaptados para motores com injeção, apenas empurram o ar e não o combustível como nas versões mais antigas. O combustível só vai ser injetado bem próximo das válvulas de admissão. Como o ar comprimido se aquece foi instalado um intercooler que resfria o ar aumentando e melhorando a queima.


Mas há vantagens e desvantagens em relação aos dois equipamentos. Ambos exercem a mesma função, ou seja, aumentam a quantidade e a velocidade da mistura a ser queimada. No caso do compressor ou também conhecido como Blower, a vantagem inicial sobre o turbo é o maior torque em baixas rotações, já que o compressor está acompanhando a rotação do motor desde o menor giro. No caso do turbo, ele mostra sua força apenas quando a vazão dos gases do escapamento sobe muito, fazendo o que popularmente se diz como "encher a turbina". Dependendo do tipo de motor e do tamanho da turbina essa potência pode aparecer somente em altas rotações. Como essa potência aparece de repente, sem ser contínua e progressiva como no compressor, a entrada do turbo é geralmente sentida por um "coice" deixando a dirigibilidade comprometida dependendo da pressão usada. Já o compressor se mostra mais dócil por atuar desde as mais baixas rotações do motor e subindo de potência conforme a rotação do motor aumenta, propiciando com isso também uma melhor condução do veículo. Mas há uma semelhança entre os dois, a necessidade de uma taxa de compressão menor, conseguida através de pistões menos cabeçudos. Com isso evita-se batidas de pino e quebras do motor.

Outra vantagem do compressor é sua durabilidade, pois ele utiliza óleo especial, e sua lubrificação é independente do motor. Não há contato entre os rotores, por isso o compressor roda por muito tempo sem necessidade de retífica. Também com o compressor não é necessário aguardar 30 segundos ou mais para desligar o motor - como em um motor turbo. Mas agora vem às desvantagens, a primeira delas é que com o turbo se aumenta a potência com um simples regulagem de uma válvula de pressão, no caso do compressor o que se muda é a relação entre as polias do compressor e do virabrequim. Com a polia reduzida os rotores ganham rotação mais rapidamente, aumentando o torque em baixa rotação. Já com o inverso, você perde torque em baixas rotações, mas ganha potência em altas rotações.

Mas há ainda uma outra diferença e esta é muito importante, que é o fato de o compressor não estar disponível ainda para a maioria dos carros, que no caso do turbo, tornou-se bastante comum. Outra vantagem do turbo é que ele é bem compacto e sua colocação é relativamente simples, não sendo necessário muitas adaptações.

Portanto vamos aguardar até que alguns fabricantes coloquem no mercado kits de compressores para nossos carros e vamos ver como essa briga vai acabar ou se está apenas começando.
"Vencer é o que importa. O resto é a consequência. "
Ayrton Senna


andre pirituba
:: Moderador ::
Mensagens: 1391
Registrado em: Quarta-feira 23 2006f Agosto 2006 09:45:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

Dan se tiver afim de maracar em um encontro, daremos uma volta pra voce ver a diferença que da


rodrigo_brancaglion
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Março 2007 09:05:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rodrigo_brancaglion »

GSI T escreveu:1º - de onde vem a energia necessaria para acionar o compressor? no caso do blower do proprio motor
BARROSO escreveu:Mas se rouba potência do motor, porque ele gira sozinho sem correia. http://www.youtube.com/watch?v=PT8rvsiko_s
Obrigado Barroso. :)
Não pq eu tenho no meu carro o blower que eu não recomendo o Turbo. Tem gente que não sabe o que fala. :(
BARROSO escreveu:Tem o vídeo do VHC Flex. http://www.youtube.com/watch?v=2Hr3-PgOovA

Muito bom resultado, motor standard, Coletor de escape original, cabeçote original, comando original. Resumindo muito bom resultado pelo pouco que foi mechido no motor.
Mais uma vez Obrigado. :)

Abraços,
Imagem
"McLaren - SC" - Project :: [¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦] 100% done
>> F_O_T_O_S


rmoliveira
:: Rodeio ::
Mensagens: 790
Registrado em: Quinta-feira 22 2004f Abril 2004 09:22:48 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rmoliveira »

AÊ!

Já foi debatido muito aqui no fórum a diferença entre os dois. Então vamos a minha opinião :)

Já tive breve experiência de turbo no 1.0L EFI e hoje em dia se fosse fazer nesse motor colocaria o supercharger. Pq: acho a mudança menos "radical" q o turbo, mais "limpa", menos "agressiva" (não precisa furar cárter, talvez usar o escape original tirando o catalisador (pois não tem a contrapressão do turbo); manutenção menor e mais fácil (o óleo não é "contaminado", usado pelo turbo, vc não sofre p/ trocar o fltro de óleo como eu sofri :)); potência desde baixo giro.

Já foi falado aqui os pros e contras de cada um, mas eu experimentaria o superchager, acredito ser mais confiável! :)


VALEU!!

Rodrigo
Ex.Corsa 1.0L EFI 95 (Agora de "Corsão"!): http://www.corsaclube.com.br/forum/prof ... file&u=726#
Corsa Clube Bahia


Avatar do usuário
DAN Skywalker
:: ST ::
Mensagens: 829
Registrado em: Segunda-feira 05 2008f Maio 2008 12:53:24 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DAN Skywalker »

andrepirituba escreveu:Dan se tiver afim de maracar em um encontro, daremos uma volta pra voce ver a diferença que da
André

Sim cara estou muito afim, pois nunca andei em corsa turbo.
Vou no proximo encontro Da ZL vc vai?

Obrigado pela força, é uma decisão dificil de ser tomada...
"Vencer é o que importa. O resto é a consequência. "
Ayrton Senna


Avatar do usuário
DAN Skywalker
:: ST ::
Mensagens: 829
Registrado em: Segunda-feira 05 2008f Maio 2008 12:53:24 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DAN Skywalker »

rmoliveira escreveu:AÊ!

Já foi debatido muito aqui no fórum a diferença entre os dois. Então vamos a minha opinião :)

Já tive breve experiência de turbo no 1.0L EFI e hoje em dia se fosse fazer nesse motor colocaria o supercharger. Pq: acho a mudança menos "radical" q o turbo, mais "limpa", menos "agressiva" (não precisa furar cárter, talvez usar o escape original tirando o catalisador (pois não tem a contrapressão do turbo); manutenção menor e mais fácil (o óleo não é "contaminado", usado pelo turbo, vc não sofre p/ trocar o fltro de óleo como eu sofri :)); potência desde baixo giro.

Já foi falado aqui os pros e contras de cada um, mas eu experimentaria o superchager, acredito ser mais confiável! :)


VALEU!!

Rodrigo
Fala Rodrigão

Acho que é isso mesmo a diferença, precisamos de um opnião de algum menbro que tenha o Supe Ch instalado para dar as conclusoes.

Desde já obrigado pela informações.
"Vencer é o que importa. O resto é a consequência. "
Ayrton Senna


rodrigo_brancaglion
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Março 2007 09:05:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rodrigo_brancaglion »

DAN Skywalker escreveu:...precisamos de um opnião de algum menbro que tenha o Supe Ch instalado para dar as conclusoes.
Bem... eu já andei nos dois tipos de preparação, ambos 1.0. E eu obtei pelo Supercharger (blower). Não que eu não goste do turbo, mais como nosso amigo disse:
rmoliveira escreveu:a mudança menos "radical" q o turbo, mais "limpa", menos "agressiva" (não precisa furar cárter, talvez usar o escape original tirando o catalisador; manutenção menor e mais fácil (o óleo não é "contaminado", usado pelo turbo, vc não sofre p/ trocar o fltro de óleo como eu sofri :)); potência desde baixo giro.
Massssss..... indiscutivelmente, com o turbo vc ganha mais potencia final do que o blower. Exemplo: o meu carro esta com 120.1cv (blower), se eu tivesse colocado turbo, quem sabe chegaria nos 140cv.
Porémmmmm...... optei pelo blower pois gostei mais da pegada em baixa, pelas minhas necessidades e por tudo o que o nosso amigo rmoliveira disse.

Abraços,
Imagem
"McLaren - SC" - Project :: [¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦] 100% done
>> F_O_T_O_S


Avatar do usuário
DAN Skywalker
:: ST ::
Mensagens: 829
Registrado em: Segunda-feira 05 2008f Maio 2008 12:53:24 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DAN Skywalker »

rodrigo_brancaglion escreveu:
DAN Skywalker escreveu:...precisamos de um opnião de algum menbro que tenha o Supe Ch instalado para dar as conclusoes.
Bem... eu já andei nos dois tipos de preparação, ambos 1.0. E eu obtei pelo Supercharger (blower). Não que eu não goste do turbo, mais como nosso amigo disse:
rmoliveira escreveu:a mudança menos "radical" q o turbo, mais "limpa", menos "agressiva" (não precisa furar cárter, talvez usar o escape original tirando o catalisador; manutenção menor e mais fácil (o óleo não é "contaminado", usado pelo turbo, vc não sofre p/ trocar o fltro de óleo como eu sofri :)); potência desde baixo giro.
Massssss..... indiscutivelmente, com o turbo vc ganha mais potencia final do que o blower. Exemplo: o meu carro esta com 120.1cv (blower), se eu tivesse colocado turbo, quem sabe chegaria nos 140cv.
Porémmmmm...... optei pelo blower pois gostei mais da pegada em baixa, pelas minhas necessidades e por tudo o que o nosso amigo rmoliveira disse.

Abraços,
O´ceus o´vida...e agora...tah difícil

Rodrigo valeu pela opinião, quando penso em colocar o turbo, penso no desgaste que vou ter em modificar um porrada de coisas e manutenção, mas é um desejo sabe rs, tipo eu fico babando quando vejo os carros T dando aquela esticada e tal...acho que é só vontade mesmo..rs vou colocar um turbo virtual ai me contento um pouco só de ouvi espirro der arrepiar..rs

Mas afinal, Rodrigo Vc como experiência o que me indicaria para o uso em dia a dia etc..

Ahh mas um PEDIDO se alguém puder é claro:

Poderia montar uma tabela com os comparativos para um motor 1.0, igual a um tópico fixo sobre aspiração.

Tipo comparações de toque potencia, cavalos, Vel. Final, retomadas e etc..

Acho que estou pedindo muito mais fica ai para futuras duvidas.

Obrigado.
"Vencer é o que importa. O resto é a consequência. "
Ayrton Senna


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”