CONSUMINDO DEMAIS!

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Bombril
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CONSUMINDO DEMAIS!

Mensagem por Bombril »

Olá amigos!

Tenho percebido uma certa anomalia em relação ao consumo do meu corsinha!

Corsa Sedan
Ano/modelo: 2003
Motor: 1.0 (alguns dizem ser VHC e outros afirmam que é MPFI)
Alterações no motor: Nenhuma

Eu usava filtro esportivo mas como tava gastando muito decidi colocar o original, isso já tem 2 ou 3 semanas e notei que o consumo tá ''menos pior'' porém ainda não me agrada!

O litro de gasolina aqui em Belém tá custando por volta dos R$ 2,70. Quarta feira deixei o carro chegar na reserva da reserva e abasteci com 20 reais (aproximadamente 7 litros) e zerei o marcador pra ver a média de consumo. Quando chegou nos 105 a reserva acendeu, então botei mais R$ 20,00 e a reserva da reserva voltou a acender após 50km rodados, e vale lembrar que em momento algum utilizei o ar-condicionado.

Enfim galera estou indo à falência rsrs! Quem tem esse mesmo motor tá na mesma média de consumo? Estou um tanto quanto insatisfeito...

Abraços.
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Bié
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Mensagem por Bié »

Cara esse consumo alto pode ser referente ao jeito que vc dirige.


dalton_lopes
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Mensagem por dalton_lopes »

e tome bronca!
dirige mais devagar, porha! hehe
Ex Corsa Super 1.0 8v mpfi 1996 turbinho
Atual Corsa Hatch GL 1.6 8v mpfi 1999 aspirado


Bombril
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Mensagem por Bombril »

Sobre a questão da forma de dirigir eu ando meio policiado, sempre na mânha e trocando as marchas em 3 mil giros no máx, claro sempre de olho no marcador de gasolina tb rsrs. Acho que quanto a isso nao tem problema pois costumo seguir as dicas encontradas no manual do veículo p/ dirigir de forma econômica.

Teria a ver com o trânsito? Acelera e para, troca de marcha, reduz marcha, para, acelera, e por ai vai... sem contar que na maioria do trajeto não posso passar de 40 km/h por causa das ondulações e buracos. Isso de certa forma poderia influenciar no consumo?

Abs
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dalton_lopes
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Mensagem por dalton_lopes »

ou o combustivel ta batizado... dá uma limpada nos bicos, troca filtro de combustivel e de ar... ja fez o básico do básico?
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Bombril
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Mensagem por Bombril »

Por conta do trabalho ando sem tempo pra verificar isso, mas tenho que agendar o quanto antes! Ah, vale lembrar que tirei a válvula termostática... um amigo disse que pode ser isso, pois a injeção manda mais gasolina que o normal, pra poder compensar. Faz sentido?

Abraços.
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Andre - Maionese
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Mensagem por Andre - Maionese »

Se voce andar poucos quilometros é normal o consumo ficar alto, pois o carro nao esquentou o suficiente...
O carro apresenta falhas ou buracos na aceleração?

O seu motor tenho 95% de certeza que é VHC, pois ja é do modelo novo, mas, quem sabe existe um corsa sedan com motor MPFI antigo...
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Bombril
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Mensagem por Bombril »

Ando em média 60km por dia... e sobre o motor ser VHC ou MPFI, creio que seja MPFI mesmo pois não tem nada indicando se VHC, apesar de dizerem que todos os Corsas modelo novo são VHC. No documento consta ter 71cv, que é a cavalagem do VHC, mas acontece que todo buxa de qualquer VHC, mas os MPFI eu levo facilmente. Sei que todo VHC é MPFI, mas nem todo MPFI é VHC.

Teve um membro que postou fotos do Corsa Sedan dele 2003 MPFI completo c/ airbags e tete-solar, tudo de fábrica... e como meu também é 2003 pode ser que seja MPFI. Alguns Celtas também são MPFI ao invés de VHC, porém de 60cv se não me falha a memória.

Desculpem o assunto fora do rumo do topic, mas é um caso a se discutir! :D
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Andre - Maionese
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Mensagem por Andre - Maionese »

Bom, os primeiros celtas eram o mesmo motor do corsa, porem o cambio do celta é mais curto entao parecia outro motor.

Quanto ao seu carro, eu realmente acredito que seja VHC, mas nao esta rendendo como o tal.

Faz as verificações, limpeza de bicos, passe em um mecanico e faça a leitura da central pra ver se encontra erros, troque de posto...

Voce precisa ir por eliminatoria, do mais barato pro mais caro e testando 1 a 1...
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Rorion
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Mensagem por Rorion »

Como o André comentou, se costuma fazer trajetos curtos (menos de 15 km) do tipo ligar o carro frio andar 15 km e desligar. Consumo vai ficar alto pois o motor não esquenta o suficiente e tende a injetar mais combustível normalmente para garantir o bom funcionamento nesta fase.
Quanto a esse anda e para também é um agravante do consumo...
Imagina a seguinte situação:
Empurre um carrinho de mercado cheiaço, de início vc realiza um esforço grande para tirá-lo da inércia porém se manter um esforço mais leve ele se mantém e vc não se cansa.
Agora tenta empurrar, parar, empurrar de novo, parar, empurrar novamente, ufa você vai se cansar bem mais do que na primeira situação exigindo mais de vc.
De forma análoga é o veículo, pois o motor realizará mais trabalho para empurrar partindo do zero ou quase zero em marchas de força e com isso naturalmente precisará de mais combustível consumirá mais.
Por isso que numa estrada em velocidade de 90 km/h constante vc adquire a máxima economia de um veículo, pois o motor não força e vc só precisa pisar de leve no acelerador para manter nessa velocidade. Qnto menos vc pisa no acelerador menos combustível injetado e menor consumo.


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