Turbinar 1.0 EFI !!! AJUDAS POR FAVOR !!!

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Avatar do usuário
Gus®
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 10:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gus® »

[quote="GSI T"]Oi, tudo bem? Bom, é o seguinte... com o Bico do Monza no lugar do original dá pra alimentar até 0,8 bar de turbo sem que vc precise de suplementar.
A turbina compre uma T2 igual as utilizadas na Mercedes Sprinter, bomba de combustível dá pra usar uma de Astra Flex no lugar da original, use velas grau 8 NGK, escape de 2" é suficiente pra até 150cv.
A turbina não deve ser apenas fixada no coletor de escape com a flange que vem no kit, voce deve serrar o coletor de escape e soldar a flange bem em cima pra turbina ficar alta e assim o retorno de óleo não ficar abaixo do nível do óleo, a sonda deve sempre ficar após a turbina.
Boa sorte.[/quote]

Opa...

Muito obrigado pelas dicas...

Uma coisa muito importante, pois devo ir a loja na terça q vem...

Seguinte....vc acha q é besteira eu comprar um Digipulse e colocar um bico extra pro projeto q pretendo fazer ???

O q eu quero é andar com no maximo 1 kg. de pressão, mas quero o carro o mais acertadinho possivel, logico. Tirando o maximo de potencia q puder até esse limite de 1 kg. !!!

Eu vi no topico Fixo, q no meu caso é melhor só trocar o bico original e fazer o acerto só pelo HPI....colocano um bico extra e um Digipulse nao ficaria melhor no caso do meu EFI, ate mesmo pra otimizar um pouco o consumo dele com o Digipulse !?

Outra pergunta...
Vc acha q o corsa EFI vai dar conta legal se mudar ele pra alcool, mesmo com esse injeção "burra" ???? Vale a pena passar pra alcool ???

Quanto a Turbina na parte de cima do coletor, quais prejuizos eu teria no projeto se ela ficasse mais abaixo como todo mundo faz, no caso do retorno do oleo ??? Diminui a vida util da turbina ela ficando mais em baixo ???

Queria fazer tudo de uma vez só.....por isso se for ficar mais liso e com mais ganho, prefiro gastar um pouco mais de dinheiro e colocar bico extra e Digipulse logo, mas logico, só se for mta mais vantagem do q turbinar com 1 bico so e regulando so pelo HPI...

Obrigado mesmo pelas dicas e pela atenção...

Sou novato quanto a turbo, e dicas de quem sabe são otimas nessas horas....

QUERO SABER O Q O PROFISSIONAL VAI ESTAR FAZENDO NO MEU CARRO....PRA PODER RECLAMAR SABENDO DO Q TO FALANDO....QUERO TIRAR O MAXIMO DE APROVEITAMENTE E TENDO UM CARRO LISO, COM MENOS RISCOS DE QUEBRAS, E COM UM CONSUMO OTIMIZADOO DENTRO DO POSSIVEL COM TURBO...

Abraçosssss.....


rmoliveira
:: Rodeio ::
Mensagens: 790
Registrado em: Quinta-feira 22 2004f Abril 2004 09:22:48 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rmoliveira »

AÊ!

O GSI T falou tudo, realmente somente com flange a turbina fica muito baixa, mas se quiser preservar seu coletor compra um específico p/ turbo. Usava somente o bico de "monza" sem suplementar e dava conta do recado sim até 0.8.

E realmente é bom fazer uma revisão geral no motor antes de meter pressão pra dentro!

No álcool aqui na Bahia era um sacrfício pegar (usava álcool) mesmo depois de colocar um sistema de partida a frio (não me pergunte pq :) ). Em baixa (fase aspirada) era muito ruim, pior q o original, gasolina no máximo 0.6 de pressão, q sinceramente não vale a pena num EFI. Uma dica, q te falei, é usar a turbina do "gol 1000" original (não lembro o código, GTS alguma coisa :) ), bem pequena, a pegada chega cedo e o carro fica muito show!!

Ps.: Se não for usar bico extra tenta regular a pressão inicial e final do HPI por volta de 0.5 inicial e 2.8 kg final!


VALEU!!

Rodrigo
Ex.Corsa 1.0L EFI 95 (Agora de "Corsão"!): http://www.corsaclube.com.br/forum/prof ... file&u=726#
Corsa Clube Bahia


Avatar do usuário
Gus®
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 10:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gus® »

Opaaa...

Brigado pelas dicas...

O preparador q vai mexer no meu carro, todos aqui no Rio dizem que ele é muito bom na hora do acerto....q o segredo dele pra montar carros sem quebrar e andando bem, é o acerto q ele falz mt bem...

Vou conversar com ele sobre as dicas q a galera está me dando....

Espero q o carrinho fique redondo...

VLW mesmo galera...

Se forem lembrando de algo....se puderem dar mais dicas....só ir postando...hehehe

Abraçosss !!!


Avatar do usuário
Gus®
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 10:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gus® »

Então galera....

1 mês e meio depois que decide que queria um carrinho simples, mas com aquela pegada e barulho da turbina no ouvido, depois de muito perguntar sobre o assunto em todos os Foruns que faço parte (chatão mode On...hehehe), encostei o carro pra fazer tudo...

Comprei todas as peças do motor original GM (bronzinas, bombas, juntas, tuchos, balancins, retentores, comandos, etc...tudo)....só não troquei pistão e biela (em janeiro pretendo abrir pra 1.4 ai vou mexer nisso tb)....
Motor foi todo refeitio....até algumas valvulas foram trocadas por outras novas....

Tava tudo muito carbonizado e com muita borra (apesar de ter feito uma manutenção completona a 50 mil Km. atras, mas acho que me enrolaram nessa outra oficina tempos atras)...

Seguem algumas fotos do Antes e Depois de algumas partes só....

Antes...

Imagem

Imagem

Imagem

Depois...

Imagem

Imagem

Imagem


Agora o bloco já está no carro, o cabeçote deve voltar amanha, ai começamos a montar tudo com o Kit turbo já....vou atualizando aqui pra galera...

VLW !!


Avatar do usuário
Gus®
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 10:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gus® »

Então galera....

1 mês e meio depois que decide que queria um carrinho simples, mas com aquela pegada e barulho da turbina no ouvido, depois de muito perguntar sobre o assunto em todos os Foruns que faço parte (chatão mode On...hehehe), encostei o carro pra fazer tudo...

Comprei todas as peças do motor original GM (bronzinas, bombas, juntas, tuchos, balancins, retentores, comandos, etc...tudo)....só não troquei pistão e biela (em janeiro pretendo abrir pra 1.4 ai vou mexer nisso tb)....
Motor foi todo refeitio....até algumas valvulas foram trocadas por outras novas....

Tava tudo muito carbonizado e com muita borra (apesar de ter feito uma manutenção completona a 50 mil Km. atras, mas acho que me enrolaram nessa outra oficina tempos atras)...

Seguem algumas fotos do Antes e Depois de algumas partes só....

Antes...

Imagem

Imagem

Imagem

Depois...

Imagem

Imagem

Imagem


Agora o bloco já está no carro, o cabeçote deve voltar amanha, ai começamos a montar tudo com o Kit turbo já....vou atualizando aqui pra galera...

VLW !!


Gord!M
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Terça-feira 08 2008f Abril 2008 01:29:48 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gord!M »

ja sabe ne, depois de amaciado da o volante pro amigo voltinha apelando rsrs...

Previsao de fikar pronto ???


Avatar do usuário
Gus®
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 10:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gus® »

Cara....

Não sei se vai dar tempo de montar tudo amanhã....

Mas agora só ta faltando montar o cabeçote qu já chegou da retifica e o kit turbo que tb não tem mistério...a flange e turbina já estão no coletor...só falta a pressurização e decidir qual bico deixamos como suplementar, o original do carro ou o de monza a alcool...saindo de lá vou direto na Silauto fazer o scap !!


Segue foto do ANTES e DEPOIS do cabeçote retificado....

Antes...
ImagemImagem

Depois...
ImagemImagem

Valvula que estava ruim e foi trocada...
Imagem ImagemImagem

Amanhã cedo vou pro lá pra ver se da tempo de aprontar o carro amanha pra começar a amaciar....

Dia 15 tem Dyno Day....quero passar ele com 1 kg. pra ver qto vai render....hehehe

VLW !!!!!


Avatar do usuário
Gus®
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 10:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gus® »

Finalmente amaciei o carro e fiz o acerto do turbo com 0,8....to supoer contente como carrainho...

Fizemos o acerto ontem, o carro ficou liso com 0,8 de pressão...até mesmo em lenta...

Ficou acima da minha espectativa....

Ta otimo o carro, dentro de suas limitações, claro....

Deu pra fazer andar na frente de Stilo 1.8, Santana 2.0, do lado até 130 - 140 km/h de BMW 323i (ano 94 com cambio automatico q demora seculos pra desenvolver), Saindo de 2ª a 40 andei na frente de um Corsa 1.4 Econoflex, saindo parado com esse mesmo Corsa 1.4 meu carro Pipocou muito na fase apirada e acabei levando a pior e fomos quase lado a lado .....tudo carro de amigo (menos o stilo q foi no meio do caminho) e antes que zoem, sim, eles estavam pisando com vontade, eu nao tava pisando sozinho, uhauahauhauah

Me surpreendeu por ser um manquinho Monoponto que tinha 50 cv. meu carro....to beeem feliz...ueheuheuheu

Porem, depois de dar umas boas puxadas a noite, suregem minhas primeiras neuroses....

PRIMEIRA - no inicio, assim q acertamos o carro, o hellmeter tava funcionando certinho, marcando tudo bonitinho e tal conforme peisava, ideal/rico, blz....
Do nada o bichinho não ta mais funcionando direito, principalmente quando crava o pé, o hellmeter fica em pobre direto sem se mexer, e qdo fecho os vidros da pra ouvir um barulho de "ar escapando" DENTRO do carro, que parece vir do hellmeter.....Pobre eu sei que o carro não tá, pois acelerando o carro ta desenvolvendo liso qdo entra a turbina....sem buraco nem nada.....séra problema na ligação do Hellmeter ?!?!?!

SEGUNDA COISA - Nos primeiros momentos com o carro acertado e mesmo depois de algumas puxadas, o carro tava lisinho mesmo em baixa, desenvolvendo bonitinho e tal.....agora no final da noite, qdo tento andar em baixa constante (tipo 2.500 giros de 5ª ou qualquer marcha) o carro fica dando uns pipocos, como se tivesse com falta em baixa.....porem quando crava o pé e passa a funcionar o bico extra qdo entra a turbina, o carro vai lisinho de novo....qdo tiro o pé de novo e vou devagar mantendo giro baixo, ele continua pipocando.....e assim que paro o carro ele morre.....ante não tava assim, agora no final da noite ta dificil de manter o carro ligado sem acelerar em ponto morto....o que pode ser, bomba (nova) com defeito ou o bico original que já pode ter ido pro espaço e nao ta mais alimentando em baixa qdo fica só ele funcionando ou sensor de marcha lenta ?!?!??!

Hoje nao vou ter como levar o carro na oficina....só amanha, queria uma preveia do que pode ser esses problemas pra me tranquilizar...auhauahuaa

Tirando isso....foi só alegria as puxadas de hoje....gostei muito do resultado, depois de 4 anos andando de carro manco, agora da pra fazer umas graçinhas....auhauhahaua

VLW galera....agradeço a todos desde já pela paciencia !!

Abraço...


BrunoTrovao
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Quinta-feira 12 2007f Julho 2007 12:58:56 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por BrunoTrovao »

Olá gus tudo bom ?

Seguinte amigo, sou aqui do RJ (Cascadura) e fiquei empolgado com seu carro, eu possuo um GL 1.6 MPFi (ar, direção, vidros, trava) Gasolina + GNV, gostaria de por 0.5 de pressão (sim somente isso mesmo, se pudesse até menos) mas sou muuuuuuuuuuito iniciante, gostaria de saber se podemos nos encontrar para eu ver seu carro e falarmos sobre onde eu posso montar o meu e quanto gastarei no total


grande abraço e parabéns


Junyor Dias
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Quarta-feira 06 2008f Agosto 2008 08:48:34 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Junyor Dias »

E ai quando gasto nessa brincadeira???


Responder

Voltar para “Motor e Preparação”