Opa!
Olha eu aqui...
Cara... vc vai sentir muita diferença ao comprar a Montana... O motor 1.4 não é bobo não, mas é bastante fraco em baixa, culpa do torque máximo ser em alta rotação. de 3ª marcha pra cima melhora um pouco.
Lá no meu post coloquei algumas médias de consumo, mas pra deixar as coisas bem claras, os números da GM são bastante irreais sim, mas mesmo assim ainda acho a Montana um carro bastante econômico.
CIDADE:
Alcool - 8,6 km/l
Gasolina - 10,7 km/l
(Trânsito pesado, normalmente utilizando a pickup com o motor frio)
ESTRADA:
Alcool - 11 km/l
Gasolina - 14 km/l
(Em velocidade variando entre 110 - 130 km/h)
Notei que de alguns dias pra cá o consumo da pickup a álcool, na cidade,
piorou bastante. O porquê eu não sei, talvez pelas baixas temperaturas aqui no Sul, mas ela tá fazendo em torno de 7 km/l.
Sei que você perguntou pelo consumo, mas vou citar alguns dados a mais que percebi neste período que estou com ela:
Suspensão: um pouco dura, principalmente no meu caso, que estou usando rodas no aro 16, com pneus 205/45. Na estrada é absolutamente segura, é uma suspensão que transmite extrema confiança, o carro não inclina nas curvas e não ameaça balançar em momento algum.
Interior: acabamento muito bom, de acordo com o preço do carro... Não se vê rebarbas ou algo do tipo... A única coisa que me encomoda, e muito, é o ruído que entra pra dentro da cabine pelo espaço destinado aos alto-falantes da parte traseira da pickup. Naquela parte não existe isolamento algum, justamente por ser aberto, e se vc retirar a tela de proteção se vê toda a lataria do carro, e alguns ruídos dos pneus no solo e ruídos de pedras que batem na suspensão e na parte inferior entram na cabine e saem direto no ouvido da gente... Acho que a solução seja instalar os alto-falantes ali... Mas é importantíssimo ressaltar que não entra um grão de poeira pra dentro da pickup, a vedação contra pó dela é excelente.
Caçamba: Muito espaçosa, seja pra carga ou pra som mesmo. Recomendo já instalar logo de cara o protetor de caçamba e a capota marítima. Fica show.
Freios: Muita calma nessa hora. Não sei se estou mal acostumado com o GLS, que eu freiava e o carro respondia seguramente e na hora, mas a Montana não possui um freio digno para uma caminhonete. Não é um freio perigoso, que atira o carro de um lado pra outro, ou então ineficiente, ou pesado, mas sim um freio insuficiente
em termos, principalmente quando se roda com alguma carga na caçamba.
Motor: Acho que se a pickup for usada com carga plena (700kg) ou algo ao redor disso, o motor vai forcejar muito, em função do fraco torque em baixa, e por consequência, a pickup vai "apanhar" pra andar. Não que o 1.4 seja ruim, muito pelo contrário, tá provando pra muita gente que cilindrada não é tudo! É um motor bem econômico em, qualquer situação de uso e na estrada, responde como se fosse um motor 1.6 ... Só achei ele com um funcionamento mais áspero que o nosso velho conhecido GM-F1. Rodando com álcool o bixinho se "transforma", e a arrancada, retomada e velocidade são bem melhores que usando gasolina.
Câmbio e Embreagem: Embreagem mais macia que já vi na linha GM!! Muito boa mesmo. O câmbio é um pouco mais curto, de acordo com o motor 1.4 Econo.Flex.
Outros itens: iluminação à noite é excelente, mas em neblina forte não há o que fazer, só se vc instalar os faróis de neblina (milhas). Achei a frente do carro muito frágil, principalmente o painel frontal e o parachoque... O velho Corsa B parece (e deve ser) bem melhor nesse aspecto. Não sei quanto à segurança passiva em caso de uma colisão mais grave, mas os materiais usados parecem ser bem mais "baratos" dos que os usados nos Corsas mais antigos.
No geral aprovei a pickup, e to gostando muito!! Recomendo a qualquer um que queira ou precise de uma pickup pequena... Certamente é muito melhor que a Courier, que nunca emplacou, que a Strada, que mesmo usando o motor GM segue sendo um Fiat e que a arcaica Saveiro, que mesmo carregando o excelente motor AP vai morrer com seus defeitos (portas rangindo, poeira dentro da cabine pra todo o lado, painel de muito mal gosto e design lá da Saveiro bolinha, de 1997).
Não sei se fui claro, mas qualquer coisa adicioona aí no MSN:
zago_gabriel@hotmail.com
Abraço!!