Fuligem no escapamento - rodando no álcool!!!

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Fuligem no escapamento - rodando no álcool!!!

Mensagem por Rorion »

Já estou rodando no álcool (corsa mod antigo convertido a alcool no chip) tem 1 ano e 6 meses.
A partir do momento que converti, reparei que o escapamento passou a ficar seco, sem nenhuma carbonizaçao em decorrência da queima limpa do álcool.
Bem, no início de Julho 2008 comecei a reparar que começou a aparece uma fuligem no escapamento, tipo um pó negro q ao esfregar entre os dedos mancha-os.
Tirei as velas e nenhum sinal de resíduo de óleo
Tenho acompanhado o nível de óleo e não está baixando.
fiz um teste pisando forte no acelerador com carro parado e nehum sinal de fumar fumaça branca meio azulada. Não fuma nada.
Já troquei de posto.

Queria compartilhar com vcs com experiências nesse sentido, pois sabemos que a queima no álcool é limpa não deixando aquele aspecto carbonizado como na gasolina. Tenho reparado alguns carros flex nas ruas e na maioria vejo o escapapemnto com essa carbonização, mas comotb podem rodar na gasolina não sei se tenho como referencial.

O que pode ser. Não estou muito encucado com isso, mas que não vejo como normal, não vejo por enquanto


kinder
:: Super ::
Mensagens: 67
Registrado em: Domingo 17 2007f Junho 2007 12:14:24 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kinder »

Opa tudo bom?!

Então eu acho que pode ser a descarbonização do motor..deixado pela gasolina!! Pois o alcool não deixa residos na sua queima e ainda tem o poder adstringente, que limpa essa borra.

Bom é o que eu acho, já rodei no alcool uns 12mil e não noitei essa foligem.. mais vou acompanhar.

Abração


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

kinder escreveu:Opa tudo bom?!

Então eu acho que pode ser a descarbonização do motor..deixado pela gasolina!! Pois o alcool não deixa residos na sua queima e ainda tem o poder adstringente, que limpa essa borra.

Bom é o que eu acho, já rodei no alcool uns 12mil e não noitei essa foligem.. mais vou acompanhar.

Abração
Então Kinder, estou a 1 ano e 6 meses rodando no álcool puro, pode ser mesmo o que vc disse , mas acho que já era pra ter desprendido essa carbonização do motor lá atrás...
Ou será que pode levar esse tempo todo? O que dizem?
Uma outra coisa que me veio a cabeça é o seguinte: catalisador - mistura rica e alcool na forma líquida atingindo o catalisador e o mesmo desprendendo alguma substância dissolvida!!!!! Sei lá, hipóteses , alguém já ouviu algo parecido?


ueda
:: Super ::
Mensagens: 85
Registrado em: Domingo 28 2007f Outubro 2007 03:52:34 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ueda »

decarta essa opção qdo desmancha o catalizador aparece um pó branco da ceramica...vc coloca 10% de gasolina ou anda puro?


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

ueda escreveu:decarta essa opção qdo desmancha o catalizador aparece um pó branco da ceramica...vc coloca 10% de gasolina ou anda puro?
Ueda, rodo com 100% álcool nehuma gota no tanque de gasosa.

Valeu pela informação sobre o catalisador, mas acho que estou cheguando a uma conclusão.

Qndo começou a aparecer a fuligem, início de Julho, vinha colocando no tanque no espaço de 3 tanques cheios o aditivo STP flex. (contabilizando vários frascos colocados)
Acho que o aditivo começou a fazer algum efeito arrancando alguma carbonização mais rígida que estava colado nos pistões ou válvulas aliada a mistura rica devido ao frio que vem fazendo, receita essa propícia e concentrada (alcool + aditivo) amolecendo alguma carbonização que ainda existia no motor.
Falo isso pois percebo que a fuligem está reduzindo. Não estou usando mais o aditivo desde qndo apareceu a fuligem pois já estava desconfiado.
Não estou dizendo que seja um mau negócio colocar o aditivo mas vamos deixar promover a limpeza se for esse realmente o caso da fuligem. E também num próximo uso de aditivo vou usá-lo num intervalo maior, de repente uns 8 a 10 tanques.
Ainda estou acompnhando o comportamento do carro, inclusive se ele vai ganhar algum desempenho a mais ou torque ou vice-versa.
O óleo não está baixando, então praticamente venho descartando a hi pótese de estar queimando óleo
Fiz um teste também pedindo pra mnha namorada me seguir no carro dela e simulei várias situações de retomada de 3. marcha pisando forte, num aclive reduzir e pisar e nada de fumar no escape.


fernandoperini
:: Millennium ::
Mensagens: 167
Registrado em: Segunda-feira 12 2007f Novembro 2007 11:08:07 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandoperini »

pra mim isto não passa de desgaste natural do escapamento , desde quando rodava na gasolina , e agora no álcool (alcool tem agua) e tb corroe o escapamento

o combustível de hoje em dia é tão ruim que é dificil encontrar uma marca de escapamentos que de garantia mais de 6 meses


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”