Tuchos descarregados - PERIGO! (56K Warning)

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
itanium
:: Champ ::
Mensagens: 446
Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 06:43:03 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Tuchos descarregados - PERIGO! (56K Warning)

Mensagem por itanium »

Saudações pessoal...

Bem, tenho um Corsa Sedan 1.0 8v 98/99 e no meio de fevereiro, depois de uma troca de óleo (pra 15W40), comecei a ouvir um tec tec tec no motor.. Aparentemente na parte de cima.

:!: Levei pra 3 conhecidos mecânicos, todos disseram que eram tuchos hidráulicos descarregados.
:!: Fui numa oficina e me disseram que os pistões estavam canecando (dá pra rir bastante com essa frase ahuahauha).
:!: Fui numa concessionária e o cara falou que tinha de trocar tuchos, comando (antes de abrir, ele disse que o comando já poderia estar ruim) e que a parte de baixo (bronzinas fixas e de biela, se n me engano) já podem estar com desgaste. (Até então ele foi o mais certo)

Bem... ficou nessa onda de ficar batendo tuchos desde fevereiro até o fim de julho, quando levei num mecânico e pedi pra abrir a tampa do cabeçote. Olha oq eu vi:

Fotos de ângulos diferentes:

Imagem
Imagem
Cames do comando dos cilindros 3 e 4 desgastados.

Como a camera do celular é fraquinha.. Só dá pra ver uma podridão de óleo parecendo borra de café na segunda foto (lado direito do motor).

Em resumo... Comando de válvulas tá riscado, perdeu algo como 0,5-1,0mm. Balancins podem estar desgastados. Óleo na região não estava circulante o suficiente (pelo óleo estar podre), logo não houve lubrificação e o comando se desgastou pelo contato com o balancim.
O carro anda normal: com o tec tec tec e perda de potência nesse período (fev-julho). Tá fazendo 7,5km/L na gasolina.


Agora uma pergunta: alguém já viu isso acontecer? Alguma dica? O mecânico que tirou a tampa já tá querendo me enrolar pq disse que a bateria "arreia" (perde carga) enquanto os tuchos não carregarem.


Obs: não tirei o cabeçote pra olhar se as válvulas podem estar com algum problema, mas pelo escape não sai uma molécula de óleo queimado (heheeh)!

[]s
Corsa Sedan Super 1.0 8v
Andre - Maionese
:: Rodeio ::
Mensagens: 714
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Dezembro 2006 04:59:48 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Andre - Maionese »

Isso ai é borra cara!

Qual a km desse carro? Como foram feitas as trocas de óleo?
Voce precisa limpar o seu motor, vai ter que dar uma geral em tudo isso ai, trocar o comando...

Ja vi isso acontecer...
- > 1.8 GTE
- > 16"
seupaulo
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 12:45:07 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por seupaulo »

itanium, seu motor formou borra, isto acontece devido a uso de óleo fora da especificação da montadora, misturas de óleos ou troca do óleo com kms muito elevados, isto associado a nossa gasolina de péssima qualidade só ajuda a agravar.
A solução e desmontar o motor e mandar fazer uma limpeza química e efetuar a troca das peças que estão com problemas, como vc mostrou nas fotos o cabeçote esta com borra logo possivelmente a parte do carter também deve estar, como ocorreu o entupimento dos alguns dutos de lubrificação pela borra, causando falta de lubrificação que levou o desgaste no comando, eu acho que vc deveria mandar logo para um mecânico antes que vc tenha problemas mais graves e mais gastos,
Pelo estado da borra, não faça o flush se alguém te recomenda, isto poderá causar mais problemas e não vai resolver nada.

O que eu faria!
gastaria com:
Comando
balancins
escorras
tuchos
mão de obra:
desmonte do cabeçote e carter para limpeza química.
limpeza ou troca da bomba de óleo( caso seja feita só a limpeza efetuar a meidição da pressão do óleo apos a mesma).

Depois de feito tudo isto, primeira e segunda troca de óleo com 2500km com o filtro novo, nas demais trocas, se for usar óleo mineral com 5000km ou 6 meses com óleo sintético 75000 ou 1 ano junto com o filtro novo nos dois casos.

Já fiz isto em 2 carros de amigos com o mesmo problema, só primeiro que não teve que trocar nada pois foi detectado a tempo.
Espero ter ajudado

Qualquer coisa avisa!
Spigol
:: Piquet ::
Mensagens: 282
Registrado em: Terça-feira 10 2008f Junho 2008 07:00:03 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Spigol »

e no meu caso gostaria de saber o que fazer ?
Comprei um corsa M.P.F.I,com ar e que ficou 2 anos PARADO!!!
No mesmo dia que eu peguei ele mandei trocar óleo e filtro, só que quando eu cheguei em casa fazia este barulho de tec tec tec não pegava só depois de muita insistencia, fui em um mecanico, ele me falou troca os tuchos hidraulicos, pensei beleza vou procurar, fiz umas cotações, e quando eu pensei em mandar para o mecanico o carro parou de fazer este barulho!!!! Eu bato na chave ele liga e não faz nenhum barulho !!
O motor também não faz nenhum barulho !!!
O que devo fazer ? Isso é normal ?
seupaulo
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 12:45:07 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por seupaulo »

Spigol, ja vi isto acontecer e é normal devido ao tempo que o motor ficou parado!
Como medida preventiva eu trocaria o oleo e filtro antes da proxima troca.

Eu trocaria depois de uns 2500 km apos a troca que vc efetuou quando pegou o carro!

Seria bom vc mandar verificar se existe borra abrindo a tampa de valvulas, so para vc ficar tranquilo.
Abraços
klaudio
:: ST ::
Mensagens: 938
Registrado em: Quinta-feira 12 2004f Fevereiro 2004 01:35:22 PM
Localização: Poá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por klaudio »

Eu ja vi este tipo de detruiçaõ causado por troca de oelo ou apenas do dono completar o oleo, esta bora entupio os guias do comando onde passa o oleo e conseguentemente o comando foi junto em 2 cilindros, seria bom vc seguir a opiniao do amigo que cito logo a baixo, desmontagens do motor e limpeza e troca das outras peças limpeza quimica no cabeçote e no bloco ,
abraço e boa sorte
C.C.A.T Corsa Clube Alto Tiête 04 Anos de Muita Luta e Divertimentos Parabens a Toda Galera
De ferias

Imagem
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

so banho quimico pode te salvar o motor.....tem outras coisas, mas no estado que esta, nem recomendo....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
itanium
:: Champ ::
Mensagens: 446
Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 06:43:03 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por itanium »

Andre - Maionese escreveu:Isso ai é borra cara!

Qual a km desse carro? Como foram feitas as trocas de óleo?
Voce precisa limpar o seu motor, vai ter que dar uma geral em tudo isso ai, trocar o comando...

Ja vi isso acontecer...
Eai Maionese !
Rapaz... tá com 57.815km.
Aos 26.000km tinham sido feitas 2 trocas de óleo. Acho que era mineral ainda... foi na época q o carro ainda era da minha mãe. Dai fizemos flush e desde então :
Cada 5.000km = Troca de óleo
Cada 10.000km = Troca de óleo + Filtro

Vou realmente precisar fazer uma ultra revisada :/
seupaulo escreveu:itanium, seu motor formou borra, isto acontece devido a uso de óleo fora da especificação da montadora, misturas de óleos ou troca do óleo com kms muito elevados, isto associado a nossa gasolina de péssima qualidade só ajuda a agravar.
A solução e desmontar o motor e mandar fazer uma limpeza química e efetuar a troca das peças que estão com problemas, como vc mostrou nas fotos o cabeçote esta com borra logo possivelmente a parte do carter também deve estar, como ocorreu o entupimento dos alguns dutos de lubrificação pela borra, causando falta de lubrificação que levou o desgaste no comando, eu acho que vc deveria mandar logo para um mecânico antes que vc tenha problemas mais graves e mais gastos,
Pelo estado da borra, não faça o flush se alguém te recomenda, isto poderá causar mais problemas e não vai resolver nada.

O que eu faria!
gastaria com:
Comando
balancins
escorras
tuchos
mão de obra:
desmonte do cabeçote e carter para limpeza química.
limpeza ou troca da bomba de óleo( caso seja feita só a limpeza efetuar a meidição da pressão do óleo apos a mesma).

Depois de feito tudo isto, primeira e segunda troca de óleo com 2500km com o filtro novo, nas demais trocas, se for usar óleo mineral com 5000km ou 6 meses com óleo sintético 75000 ou 1 ano junto com o filtro novo nos dois casos.

Já fiz isto em 2 carros de amigos com o mesmo problema, só primeiro que não teve que trocar nada pois foi detectado a tempo.
Espero ter ajudado

Qualquer coisa avisa!
Poxa seupaulo... Valeu ai! Vc falou tudo! To cabisbaixo de pensar nos gastos mas Corsa é Corsa! Por ele tudo!

Com relação a idade do óleo.. Eu só sei de algo errado nesse estilo ai que especifiquei. Teve a falha até os 26.000km mas foi só isso.
Será que não ter trocado o filtro em alguma das trocas que eu já fiz pode ter feito isso tudo?
Tô colocando tudo em consideração... Todas as trocas foram feitas ou com 4.800 até 5.600km sem nenhum esquecimento!

Vou dar a revisada que vc falou ai e vou manter o regime de 2.500km nas primeiras rodagens.
Medir a pressão do óleo é extremamente necessário! Já pode estar ficando com pressão baixa...
[]s vlw ai!

klaudio escreveu:Eu ja vi este tipo de detruiçaõ causado por troca de oleo ou apenas do dono completar o oleo, esta borra entupiu os guias do comando onde passa o oleo e conseguentemente o comando foi junto em 2 cilindros, seria bom vc seguir a opiniao do amigo que cito logo a baixo, desmontagens do motor e limpeza e troca das outras peças limpeza quimica no cabeçote e no bloco ,
abraço e boa sorte
Eu completei oleo Há uns 500km pq tava ficando baixo.. mas foi oleo do mesmo modelo.
Vou fazer a revisao mesmo... Imagina se eu tivesse um Marea! Eu fiz tudo tão certo e ainda tive problema.. com o Mareoso ia ser mais phoda.


obs: eu sou fã de Marea :D


obs2: oq são escoras? descobri ontem q cabeçote roletado tinha balancins roletados.. heheheh
Corsa Sedan Super 1.0 8v
itanium
:: Champ ::
Mensagens: 446
Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 06:43:03 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por itanium »

SemControle escreveu:so banho quimico pode te salvar o motor.....tem outras coisas, mas no estado que esta, nem recomendo....
Caramba... Mas uma limpeza total + novo comando + balancins não resolveria? Precisaria ir direto pra retífica, SemControle?
Corsa Sedan Super 1.0 8v
seupaulo
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 12:45:07 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por seupaulo »

itanium, a troca do filtro a cada 2 trocas de oleo possivelmente nao faria isto, mas este fato associado ao outras coisas pode ter colaborado.
vc disse que as trocas eram feitas a cada 4000km ou 5000km isto é bom, mas se vc roda pouco isto pode ser um problema, tem gente que roda 5000km em 1 ano ou 1 ano e meio, ai fica dificil oleo mineral aguentar, se vc usa pouco e faz pequenos trajetos é pior ainda.
Em resumo, oleo mineral troca com 5000km ou 6 meses, oleo sintetico com 7500km ou 1 ano, sempre segui isto e nunca tive problema.
Minha irma tem um corsa 99 desde zero, sempre oleo mineral a cada 5000km ou 6 meses, esta com 198000km em plena forma e o motor nunca foi aberto, para nao falar que nunca foi aberto, eu abri a tampa de valvulas nos 175000km para ver como estava, tava tudo limpo parecia novo. antes de montar troquei a junta da tampa (original gm) e montei usando o torquimetro para o aperto correto dos parafusos.

ah, como disse o semcontrole, faça a limpeza com banho quimico pois so ela garante uma limpeza perfeita. logo, manda pra retifica para a limpeza e aproveita para ver o estado das outras peças.
Tem gente que limpa com gasolina e tal, mas nunca vi ficar limpo nos dutos de lubrificação que tem uma puta importancia.
Cuidado, faça o serviço direito para nao gstar mais depois .
Abraços
Responder

Voltar para “Motor e Preparação”