Corsa com baixa potencia na marcha lenta

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edmrx
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Corsa com baixa potencia na marcha lenta

Mensagem por edmrx »

Bom dia a todos!

Como podem perceber, sou principiante e necessito se possível de informações sobre meu carro que adquiri a pouco tempo.
Minha dúvida é com relação a potência do carro.

Recentemente, por volta de uns dois meses adquiri um corsa sedan millenium (wind) 1.0 16V, o carro não é ruim, todavia sinto que ele esta meio amarrado, dificil de desenvolver em marcha lenta (1° e 2° marcha), na reta é normal, mas quando pego uma subida o carro não desenvolve, só se estiver embalado; daí ele consegue subir até em 3° marcha dependendo também é claro da inclinação da subida. Caso seja muito acentuada o carro até sobe na 2° marcha, mas quando está para terminar a subida o carro geralmente perde torque (força), onde percebo que no velocimetro o ponteiro desce de 3.500 rpm para 2.500, daí o carro pede 1° marcha.

Peço a ajuda de vocês para esclarecer essa dúvida, pois o carro foi revisado em um mecânico de confiança, onde foi verificado tudo e me foi garantido que de motor, câmbio o carro esta excelente, e a uns quatro dias atrás ao dar 85 km/h a luz de anomalia da injeção eletrônica acendeu, mas só foi desligar o carro e aguardar uns cinco minutos a luz não acendeu mais. Mas por via das dúvidas, levei em uma oficina especializada sobre injeção eletrônica, onde foi passado o scanner e não foi encontrado nada, só acusou algo sobre a válvula EGR. Assim sendo, foi feita toda a limpeza dos bicos injetores, corpo da borboleta, torca do filtro de combústivel e a descarbonização da válvula EGR.
Mas mesmo após sair com o carro da oficina não parece que mudou muita coisa o carro ainda continua difiícil se subir.
Não sei se isto é uma caracteristica desse corsa, mas minha namorada tem um corsa hatch super 96 mpfi e o carro desenvolve melhor altém de ter um arranque muito bom em marcha lenta e não precisa pisar até o fim do acelerador para o carro poder subir ou mesmo para andar acima dos 90km/h.

Desde já agradeço a todos que me ajudarem com opiniões de dicas sobre esta dúvida que esta me deixando preocupado com o funcionamento do carro.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

vc deve estar sofrendo com esse comparativo em relacao ao corsa dela q é 8V tem torque bem antes do 16V
se vc andar em alta com o seu, notara q desenvlve melhor q o dela em alta
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


edmrx
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Mensagem por edmrx »

Boa noite a todos!

Primeiro de tudo, fico muito grato caro amigo por seu interesse em me ajudar e comentar sobre minha dúvida (problema).

Perdoe-me a ignorância, mesmo porque esta não é minha area, mas o motor 1.0 16V não deveria ser mais potente do que os motores 1.0 8V, devido encontrarmos quatro válvulas por cilindro, diante de um motor 8v que possui 2 válvulas por cilindro, isso não faz com que o motor tenha mais força (torque), para poder ter mais potencia?

Desculpe-me mas eu esquici de contar um detalhe, eu peguei uma reta não tão longa, mas da para dar uns 110 km/h, foi nesta hora que eu acelerei até o fim e a luz de anomalia da injeção eletrônica acendeu, e pelo que deu para perceber o carro parece que não da mais que uns 110km/h, pelo fato de que a mais ou menos 90km/h o carro já estava com o acelerador lá no fundo e a rotação tinha chegado a mais ou menos uns 5.500 rpm.

Certo que já ouvi falar que o Corsa ele tem um motor muito elastico se tratando de alta velocidade, mas também não foi isso que percebi com o meu. Mas agora que a limpeza já foi feita dos bicos injetores e tudo mais, vou pegar esta mesma reta e ver se o carro consegue desenvolvar mais do que 90 km/h (na 5º marcha), pois o mesmo não estava puxando muito e aproveitar para identificar se a luz de anomalia da injeção não acende novamente.

Ahhhhhhhhhh, lembrando que o óleo do motor foi trocado pelo especificado no manual, assim como o filtro de óleo, direção hidráulica, fluido de freio e óleo do cambio foram completados, onde o filtro de ar também encontra-se novinho, todavia fui informado pelo técnico que fez a limpeza da injeção que as velas estão bem meia vida, onde fui orientado pelo mesmo troca-las assim que puder. Não sei se isso pode influênciar mas de qualquer forma vou fazer o teste e ver se o carro consegue desenvolver melhor em alta velociade agora depois de tudo o que foi feito.

Agredeço novamente por ter comentado o meu problema e por se preocupar em responder minhas dúvidas de principiante!


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Os 16V por concepção tendem a ser mais lentos em baixos regimes do que os 8V. Isso é fato. Porém em alta é aonde eles se destacam.
Amigo, vc não mencionou na sua revisão se o mecênico verificou vazão e pressão da sua bomba de combustível. É um ítem importante a considerar nessa investigação de comportamento estranho do seu carro. Dependendo da KM do seu carro e principalmente se o antigo proprietário era um cara metódico nas revisões e abastecimentos de combustível em postos com certa idoneidade, sua bomba de combustível pode estar dando sinais de que vai ficar ruim. Outro detalhe, não se prenda a KM de carros comprados usados pois não é confiável a que está marcando no odômetro. O melhor é averiguar o funcionamento das peças por testes e conforme for trocá-las.


edmrx
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Mensagem por edmrx »

boa noite a todos!

Novamente agradeço a todos pela consideração dada a mim e ao meus problemas.

Muito Obrigado amigo por me dar esta dica, assim que puder vou solicitar a verificação da bomba de combustível para saber se esta encontra-se em perfeito funcionamento de acordo com suas especificações de uso. Caso esteja com algum desgaste que é normal, vou fazer a substituição se não passar nos testes, independente dos desgastes talvez vou mante-la, pois o carro só sofre em subidas (por menos acentuadas que sejam), mas mesmo assim ele não morre ou coisas do tipo, sinto que fica pesado (amarrado) mesmo pisando fundo, mas se for um problema caracteristico da bomba, vou troca-la. De qualque forma o carro não tem problemas de morrer, ou mesmo de apresentar falhas ao pegar.

grato!


fdebastiani
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Mensagem por fdebastiani »

boa noite amigo, só pra constar, tenho um sedan 1.0 16v e em baixa ele realente é fraco, mas acima dos 3.500 RPM o bixo manda muito bem....na estrada anda demais (e bebe tbm claro)....

Não vi vc mencionar, mas como compro u carro agora manda verificar a correia dentada e os tencionadores dela o mais rápido possivel, pois um problma ali pode de dar um preju enorme...
Quando comprei o meu, mandei trocar e o mecanico me disse que tava um dente atrasado a correia dentada, depois que peguei de volta da troca o carro parecia outro... melhorou o suficiente pra se perceber....

Cabos de vela, vela e tbm podem te ajudar um pouco.... bem como a bomba conforme citado acima....

Sds :roll:
Corsa Wagon GLS 1.6 8v - 00/01
Só falta o som e a baixadinha básica


edmrx
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Mensagem por edmrx »

boa tarde a todos!

Olá amigo, obrigado por comentar o post.

Quando eu peguei o carro já mandei direto para o mecânico de minha confiança, justamente para saber se hávia algo para se fazer no motor ou câmbio, pois antes do 7 dias após ter comprado o carro conforme a lei (consumidor), eu poderia simplesmete solicitar o reparo ou então fazer a devolução do carro. Todavia o Check-up do carro foi completo não sendo encontrado nenhum problema, onde o próprio mecanico ao fazer o relatório me entregou uma via dizendo que daqui a 20.000km eu devo fazer a troca do kit correia dentada, assim como as velas e os cabos. Acredito que na inspeção ele não tenha encontrado nada de anormal em relação aos rolamentos guias e até mesmo com a correia dentada, mesmo porque mais do eu ele sabe das consequências caso a mesma venha a arrebentar.

Mas de qualquer caso eu venha a trocar a bomba de combustível, velas e cabos e o problema persistir talvez eu já troque também o kit correia dentada só por desencargo de consciência.

Agradeço a ti por me dar mais uma dica em relação ao meu problema.Pois é muito importante discutirmos aqui nossas dúvidas, mesmo para conhecer melhor do que se trata as caisas e para sabermos lidar com as situações e também é claro para não sermos enganados no momento da revisão.

grato!


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MarcãoSP
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Mensagem por MarcãoSP »

O pai de um amigo meu tem um sedan desse modelo. Apresenta o mesmo problema, o carro é chocho e não tem velocidade final, até na concessionaria já levaram e não conseguiram descobrir o problema, eu cheguei a dirigir o carro realmente é uma porcaria, parece que o motor não tem compressão. Ninguem descobriu o problema do carro parece ser um problema de fabrica. Não quero te desanimar não mais tentaria resolver o problema o mais rápido possível, será que esse meu amigo não vendeu o carro para você não? rs...


Abraço e boa sorte!


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Edmrx, o lance da correia dentada e rolamento é importantíssimo, principalmente nos motores 16V.
Se eu fosse vc trocaria correia dentada e rolamento IMEDIATAMENTE, mesmo que o mecânico peddise pra vc trocar daqui a 20.000 km. Tomando por que base ele te passou essa conclusão?
Véio, saia dessa e troque. Aí sim , vc estará tranquilo e saberá com base que rodando mais 50000 km não terá que se preocupar com correia dentada e seus malefícios.

Só uma opinião fora do seu problema, se bem que eu duvide que ele tenha verificado o ponto na correia do seu carro nessa revisão que vc mencionou. De repente na troca da correia onde é obrigatório colocá-la certinha no ponto seu problema resolva!!!! umá hipótese ok! Indenpendente disso faça a troca e seja feliz. Abraço


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Onde está escrito rolamento leia-se esticador da correia.
Compre correias gates e esticador ORIGINAL (acho que custa uns cento e tal)


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