Dúvida - Ruim de partida? Taxa compressão? Cabeçote empenou?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
davizao100
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Quinta-feira 24 2007f Maio 2007 07:49:16 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Dúvida - Ruim de partida? Taxa compressão? Cabeçote empenou?

Mensagem por davizao100 »

Olá Pessoal.

Seguinte, tenho um cosa 95 EFI. O carro estava indo bem, batia na partida e pegava rapidinho em uma viradinha de chave, mas de repente uma bela manhã resolveu não pegar na primeira virada, :shock: :shock: :shock: , depois de insistir na chave ele pegava e ficava tremendo como se fosse uma gasolina batizada, depois de alguns minutos ou alguns acelerões ficava normal, levei meu filho na creche (uns 900mts), dava na partida e voltava ao normal, fui p/ o serviço e o carro ficou no estacionamento dás 8 ás 18hs parado, na saída p/ vir embora dava partida e pareceu voltar tudo ao normal... hum, quem me dera, no dia seguinte a mesma coisa e depois piorando e piorando, teve um dia logo de manhã após pegar sofrido na partida, esperei uns 5 minutos com o motor ligado e dei uns acelerões até o fim do pedal p/ verificar se após isso iria para de fica engasgando, neste dia a tarde passei num posto de gasolina diferente e abasteci, até aí pensava que era a qualidade da gasolina.... então, de dias seguidos nossa jornada irritante ele resolveu não pegar mais e a bateria deu uma arreada, não chegou a zerar, mas foi o suficiente p/ não ter força p/ girar legal na partida... dae chamei um mecânico conhecido, colocamos o carro dele p/ fazer uma chupeta, e após insistimos muito na partida ele pegou.... logo após o mecânico informou que ele está sem TAXA DE COMPRESSÃO. O mecânico levou meu carro p/ oficina e diagnosticou: QUEIMOU A JUNTA DO CABEÇOTE e o CABEÇOTE EMPENOU a taxa de compressão segundo sua medição estava: 1º cilindro - 4, 2º cilindro- 6, 3º cilindro - 4 e 4º cilindro- 6.... Ele fez o reparo, trocou o Retentor GM 90180529 (2178) R$ 9,00, Jg Retentor GM 94656542 (2509) R$ 13,00, Junta Col. Escape - sabó 84616 R$ 8,00, Junta Col. Adm BCHC 007 R$ 4,00, Junta tampa Válvula - Sabó - 86272 R$ 4,50, Junta Cabeçote - Sabó - 82232 R$ 18,00, Kit TBI KTI 90057 R$ 12,00 ||| Retífica cabeçote / plaina / banho químico / acentar válvulas R$ 80,00, M.O R$ 80,00 KM - 162464... bom, foi uns R$ 228,50 tudo.
Pedi p/ o mecânico fazer o teste da taxa de compressão depois de tudo isso e ficou: 1º cilindro - 6, 2º cilindro- 7,8, 3º cilindro - 7,7 e 4º cilindro- 7,8.... Verifiquei no manual do carro e lá consta que p/ esse motor a taxa é de 9.... Por que será que não chegou aos NOVE????? PQ não é ZERO???
Ok, esqueci de mencionar antes, antes de tudo ele testou bomba de combustível (pressão), verificou a injeção, mediu a compressão notou a baixa da mesma dae partiu p/ questão do cabeçote...
Quando peguei o carro o mecânico pediu p/ andar com o carro p/ o sistema de injeção se ajustar as novas condições pq foi mexido, notei que o motor ficou com um barulho diferente de antes é NORMAL pela questão de ter feito a retífica e assentado as válvulas????
Vou passar no mecânico no sábado novamente p/ ver a questão da luz de injeção em acender depois de alguns metros ao sair com o carro e depois mais alguns metros apaga..... :o :o :o .
Notei que carro está mais disposto e arisco, pouco más está... afinal são 50 cavalinhos... E quando dá uma forçadinha em uma ligeira subida em 3º ou 4º o motor dá um griladinha, nada berrante... é fogo não ter um som no carro, fica ouvindo tudo :D :D :D :D , por outro lado é bom.... :) .

Ps: antes de chamar o mecânico fiz alguns testes básicos em casa, coloquei gasolina manualmente onde o bico injeta, verifiquei se o bico estava injetando dando umas partidas, retirei a tampa do distribuidor e limpei com gasolina p/ eliminar qualquer tipo de umidade e verifiquei se o carro dava faisca tirando o cabo que fica conectado no meio da tampa do distribuidor e colocando uma chave de fenda neste cabo e quase encontando na carroceria do carro e virando a chave ( conclusão tinha faisca)... é estou aprendendo muito nesta jornada.

Então meus amigos, quais são seus conselhos e opiniões!!!!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao entendi direito essa queima da junta e o empenamento do cabecote, ferveu o carro alguma vez?
caiu a compressao nos 4 cil

o valor q vc tem no manual é a compressao do combustivel deve ser 9:1 essa compressao q ele mediu deve ser outra unidade e deveria ser mais proxima, senao identica nos cilindros.....
tem mais precisa ver a parte de baixo do motor, anel pode ta fazendo essa compressao estar diferente e isso vai te trazer problemas.....

a luz da injecao acender nao é bom sinal....identifica o q é, essa grilada pode ser ponto
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
davizao100
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Quinta-feira 24 2007f Maio 2007 07:49:16 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por davizao100 »

Então, essa queima e empenamento foi o que ele identificou....
O carro nunca ferveu comigo, já tenho ele uns 2 anos.... a compressão não sei quanto tava antes e o carro ficou c/ ele e o mesmo tirou essa medição, depois de medido dai ele partiu p/ desmontar, dae quando desmontou identificou que a junta queimou um pouco (tava começando a queimar) e disse que estava começando a infiltrar água, mas o carro comigo nunca consumiu água e nunca deixei acabar sempre conferia o nível, tem um fato importante que lembrei em 25/05/2007 fiz uma revisão básica e o mecanico me afirmou que desmontou o cabeçote p/ dar uma conferida num barulho suspeito e montou novamente (isso foi um outro mecanico), depois reparei que ele não cobrou da junta do cabeçote e questionei ele o pq não trocou, ele me disse que deu p/ aproveitar a mesmo, eu acho que acabei aceitando uma cagada pq teria que ser trocada de qualquer forma essa junta pq não pode ser reaproveitada ... ::? ::? ::? - Inexperiencia minha ::? ::? ::?
O mecanico conferiu a camisa onde travalha os pistões e disse que não está com nenhuma rebarba afirmando ainda que a parte de baixo do motor já foi feita e está muito boa.

Essa medição da taxa foi medida por um relógio, ele tirou as 4 velas e colocou no 1º cilindro e bateu na partida, depois fez para 2º, 3º e 4º... Essa taxa para o meu motor qual é a ideal? Aonde consulto essa tabela?

Vou conversar com ele sobre essa diferença da taxa!!! Vou verificar a questão da luz da injeção estar acendendo e da questão do ponto tb, o motor pode ter ficado adiantado!!!

Obrigado pela ajuda!!!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ta certo o jeito q ele mediu sim....

a junta deveria ser trocada qnd desmontou, assim como os parafusos do cabecote.....

estranho esse cabecote empenar...queimar a junta até seria um 1º estagio, o empenamento nao é tao comum assim....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
davizao100
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Quinta-feira 24 2007f Maio 2007 07:49:16 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por davizao100 »

Passei essa semana no mecanico e ele acertou o ponto do danado e parou de grilar, estava adiantado, ele usou uma pistola com uns flash de luz. Referente a luz da injeção ficar acendendo, ele fez o teste e deu erro 13 - Sonda lambida, ele disse que logo após de mexer no carro deveria ter zerado os erros da memória, entáo ele fez isso desligando os dois polos da bateria e ligando uma ponta na outra dos cabos positivo e negativo por alguns segundos, depois andei com o carro e não acendeu mais a bendita luz. Acertado o ponto o carro ficou bem melhor.

Esse empenamento também achei estranho, não sei o que aconteceu com esse carro com o antigo dono, mas o que importa é que não ficou tão caro e agora o bicho tá bom!!!

Vc sabe qual é a taxa de compressão para meu motor? - EFI 95 1.000 1-bico.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

deve ser em torno de 9,5:1, apesar de depois de plainar, deve ter modificado pra mais alguma coisinha
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”