[DUVIDA] - ESTOU TIRANDO O CHIP ALCOOL E VONTANDO PARA GASOL

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Rorion
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Mensagem por Rorion »

[quote="angelforce"]Também respeito todos os que colocaram e deu certo, mas no meu caso e no caso de muita gente, se for por na ponta do lápis mesmo o álcool não compensou para mim...

se vc for considerar custo, manutenção, a autonomia do carro em gasolina, a ordem de economia é baixa e isso pq eu ando pelo menos uns 1000km por mês....

fora o fato do carro ficar chato de dirigir... vc perde o prazer em dirigir o carro... é estranho isso mas é verdade.

Rodolfo, obrigado pela sua dica... acho que seu tivesse tido essa assistência no começo, com essas informações reais do que realmente eu ia ter que trocar acho que teria feito numa boa... a questão agora é que depois de tanto desgosto e manutenção, e kilometros e kilometros de carro amarrado, travado, dando tranco com 3º e 4º marcha ruins, pra ligar no sufoco de manhã e sempre andar com medo de lá no futuro se dar mal com o carro, resolvi de uma vez por todas voltar para a gasolina e ser feliz de novo... rsrsrs[/quote]

Angelforce, legal vc ter aberto esse tópico. O que eu posso te dizer é que tive o mesmo problema mas não desisti de achar um acerto pois os corsas antigos são uns dos carros mais fáceis de converter a alcool a baixa custo que o nosso caso.

Quanto as suas observações quanto a:

1°) Economia combustível: depende- do conjunto do carro (se tem rodas maiores, aerofóilios/spoilers, rebaixado,completo com ar+dir e etc) + estado do motor + manutenção em dia e não feita de forma porca do tipo vai empurrando com a barriga a troca de peças inclusive as mais caras+ forma de condução do motorista + qualidade do combustível+ forma de utilização (estrada, cidade, curtos percursos, etc) e outras mais que não lembro.
Ou seja, existem várias variáveis que contribuem para seu carro especificamente ser econômico ou não em relação a outro. Analise se já não analisou desse ponto de vista.
Meu carro chegou a fazer com aro 15" mangels 10,5 km/l na estrada no álcool, tendo depois médias entre 9 e 10 km/l - uso misto 80% estrada e 20% cidade. Hoje coloquei aro 16" e o consumo aumentou, tá entre 8 a 9 km/l mas mesmo assim estou achando estranho, tenho que ver se não é defeito ou filtro de combustével ou ar já querendo saturar. Sabe que temos que troca filtro de combustível a cada 5000 km após covertido, certo?
Outro detalhe que sabemos é que o álcool fica com preços mais baixo em períodos de safra.

2°) Sensibilidade de condução após conversão: cara, vc é um dos meus. Também sinto o carro, como ele se comporta na mínima falha já acende no meu cérebro uma luz amarela. Opa! isso não ocorria antes!!!! Ássim que converti percebi que o carro ficou ruim na dirigibilidade, áspero após 3000 RPM (que é normal no álcool até certo ponto) e entre 1100 a 1250 RPM o carro dava uns coices horrível (na prática, saindo de um quebra-mola e jogando uma segunda o carro dav uns trancos e depois ia). Meu carro foi revisado e re-revisado pois eu queria o resultado de ficar bom convertido e várias pessoas daqui e de outros fóruns comentam que o corsa é dos melhore carros para converter. E eu tenho em mente que essa conversão é de baixo custo e não sou de exigir a perfeição. Mas hj o carro tá 95% igual a gasolina na dirigibilidade. Mas deixa eu continuar o relato:

Nada resolveu. Cheguei a pensar nisso que vc pensa hj, desisto, não deu certo e tal. No meu caso não analisei muito economia, pois queria o carro mais solto na qual falaram q no álcool ficaria.
Sabe o que resolveu? Remapeamento. Não sou entendido mas falam que vc pode mexer em vários mapas em diversas situações de carga, marcha lenta, etc, ou seja avançando mais ou menos ponto, aumentando tempo de abertura dos bicos, etc
Conversando nesses fóruns troquei idéia com alguns preparadores.
Teve um preparador que pelos diagnósticos que passei (e passei de forma minuciosa) disse que quase certo resolveria. Fiquei cabreiro mas o cara me passou confiança pois percebi que sacava não só de eletrônica mas de mecânica (termodinâmica, etc) e sabia como as coisas aconteciam nos vários momentos da mistura e razão estequiométrica de um motor ciclo otto.
O cara me enviou o chip e o carro ficou perfeito. Não precisei nem fazer revisão no carro antes de colocar o chip pois já tinha feito tudo anteriormente. Foi colocar e abrir aquele sorriso de alegria, pois o dinheiro que vc investiu comprando bomba álcool, kit partida a frio, velas, cabos,etc... não foi jogado fora.

Hoje tenho meu carro convertido a álcool e estou satisfeito sabendo que fiz uma conversão de baixo custo e não a perfeita e que dirijo o carro sem os trancos e aspereza violenta que tinha. Está 95% igual a gasolina em questão de dirigibilidade e 105% melhor em esperteza e resposta.


simoes-78
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Mensagem por simoes-78 »

Opa GSI T ou outros membros, me corrijam se estou enganado. Tenho um corsa 99 4 portas sem ar e coloquei pra fazer um teste um chip da CHIPS CAR que na época paguei uns R$ 60,00 reais, sinceramente achei que não daria certo porém coloquei pra testar pq era época da safra do álcool e onde moro o álcool estava em torno de R$ 1,05 o litro. Ai um amigo tem dois corsas na casa dele um sedan 2002 e um corsa igual ao meu 99 4 portas. Ele viiu meu carro e gostou do desempenho e da autonomia pq fazia com pneus 165/70/13 9,5 Km/l isso pisando um pouco, porém quando fui pedir o chip para os dois carros dele o corsa que era fabricado no mesmo ano e mesmo modelo tinham especificações na central da injeção bem diferentes, e o rapaz da empresa fabricante pegou todas essas informações para poder reprogramar o chip que até hj rodo com ele sem nenhum problema, nem o do meu amigo apresentou falha nenhuma, o pai dele tem uma oficina e já passamos os corsas no scanner várias vezes e não apresenta nenhuma anomalia. Meu carro já rodou 38.000 km com essa alteração.
Será que derrepente algum detalhe na hora da programação veio a acarretar esses problemas? Desde quando instalei troquei somente a bomba e as velas pq já estavam na hora de trocá-las e recentemente coloquei uns cabos accel de silicone 8 m.m, eu viajava com meu carro e quando eu tinha a paciencia de andar mais ou menos em 110 km / h meu carro fez perto de 12km / l, mas se apertasse o pé já era, fazia 8km/l, ele até hj só acende quando passo dos 160 km / h creio que seja falta de combustivel pois não troquei nem mandei abrir os bicos, ainda são originais.
Será que até quando eu consigo rodar somente no álccol sem dar problemas no carro pq no meu caso compensou e muito a mudança tendo em vista que em umas cidades do interior de Mato Grosso onde fui a gasolina chega aos patamares de R$ 3,20 por litro de comum.
Abração a todos...


SemControle
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Mensagem por SemControle »

reza a lenda q enquanto o valor do litro for 50% mais em conta q o da gasolina acaba sendo lucro.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
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ducacs
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Mensagem por ducacs »

Rorion, onde vc comprou seu chip? pagou quanto?


Rorion
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Mensagem por Rorion »

fiz com uma cara de Sampa


Arisko#99
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Mensagem por Arisko#99 »

Caras, tenho um Corsa Wind 99 e depois de ler os depoimentes fiquei com pé atras, converter ou nao???
Eu estava realmente muito interessado em fazer a conversao ja troquei ate a bomba de combustivel, mas qual seria a maneira correta de fazer a conversao? Alguem pode me dar uma força, pq apesar da duvida ainda pretendo fazer-la.

Abraço.


lucasanp
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Mensagem por lucasanp »

OLA PARCEIROS...

ESSE ASSUNTO E BEM COMPLICADO DEVIDO A VARIAS COISA QUE TEN DE SER NOTADAS PARA TERMOS EXITO NA CONVERSAO PARA ALCOOL,
JA PASSEI MUITA RAIVA TBEM COM ISSO, E DEPOIS DE TANTO MEXER, MEXER E MEXER CONSEGUI FINALMENTE DEIXAR MEU CARRO REGULADINHO E RODANDO COMO SE ESTIVESSE COM GASOLINA,
MEU ORSINHA E 1,0 MPFI E JA TIVE TODOS ESSES PROBLEMAS CITADOS PELOS NOSSO AMIGOS.
ESTOU COM UM CHIPP QUE FOI FEITO POR UM CARA QUE E MUITO MALUCO, ( SO VENDO MESMO ) ELE E DE BRASILIA , E EU SO ANAPOLIS QUE FICA A UNS 120 KM DE DISTANCIA , FUI PESSOALMENTE LA NA OFICINA DELE, FIZ MEU CHIPP E FICOU 1000 %

MEU CARRO ESTA DA SEGUINTE FORMA,

CHIPP
TBI DO CORSA 1.6
FILTRO ESPORTIVO DUPLO FLUXO (RACE CROME )
BICOS INJETORES DO VECTRA 2.2 ( OS BICOS SAO AQUELES PRETOS DE PLASTICO )
BOMBA DE COMBUSTIVEL FLEX
E TROQUEI TBEM MEU FILTRO DE COMBUSTIVEL.
SEM ESQUECER DA PARTIDA A FRIO

E POSSO DIZER 2 COISA A VOCES ::

MEU CARRO PEGA + PAPIDO QUE CARRO A GASOLINA
E TA FAZENDO 10KM NA CIDADE. ( SO ANDO NA MANHA )

POSSO VER A DISPONIBILIDADE DE ESTAR COPIANDO PARA VC'S MEU CHIPP QUE O DOIDERA LA FEZ , EU TENHO ONDE TRABALHO A GRAVADORA DE EPROM , AI E SO COPIAR.

ESPERO AJUDALOS, POIS AXO QUE REALMENTE COMPENSA ANDAR FAZENDO 10KM COM O ALCOOL A R$ 1.20.

FALOWW GALERA.
*****SOM ALTO E CARRO BAIXO*****
ESSE E O ESQUEMA


rogdigue
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Mensagem por rogdigue »

Tb estou tendo êxito no meu 1.0 MPFI com a seguinte conversão:

partida a frio
bicos de 1.6 0280156090
velas iridium
variador de avanço em 6º

Rogério.


simoes-78
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Mensagem por simoes-78 »

[quote="Junior#Wind99"]Caras, tenho um Corsa Wind 99 e depois de ler os depoimentes fiquei com pé atras, converter ou nao???
Eu estava realmente muito interessado em fazer a conversao ja troquei ate a bomba de combustivel, mas qual seria a maneira correta de fazer a conversao? Alguem pode me dar uma força, pq apesar da duvida ainda pretendo fazer-la.

Abraço.[/quote]


Antes de tomar alguma decisão entra com bastante tempo no tópico fixo sobre Chip de conversão, creio que não terá problemas. No meu caso não troquei bicos e o carro tá show.
Abraços


overspeed
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Mensagem por overspeed »

[quote="Rorion"]fiz com uma cara de Sampa[/quote]


Fez comigo...

Se alguem tiver interesse me avisa...


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