[SOLUÇÃO] - 1.8 RATEANDO - Troquei o básico - O q pode ser?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
cantabi
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Quarta-feira 10 2007f Outubro 2007 04:22:20 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cantabi »

(sou o dono do corsa e do tópico)

Pessoal, marquei de levar o carro à oficina na segunda-feira. No fim de semana abastecí em um outro posto com gasolina. Fiquei furioso porque o problema tinha sumido, achando que era intermitente. Só depois me toquei que poderia, sim, ser o combustível batizado (como o Leandro sugeriu).

Como não costumo sair de carro durante a semana, vou aguardar um tempo e confirmar por este tópico se o problema era realmente o combustível...

Ai de nós...
Obrigado a todos... aguardem o veredicto final...
[ ]'s
cantabi
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Quarta-feira 10 2007f Outubro 2007 04:22:20 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cantabi »

(Voltei)

Infelizmente não era o combustível.
O defeito é intermitente. Tem horas que ele vai bem sem os tranquinhos, tem hora que parece que o combustível (ou a corrente) cortam.

Daqui a 1 mês vou fazer uma viagem longa e estou desanimado com este defeito. Já pensei em levar o carro numa concessionária, mas vão me passar a mão.

Alguém recomenda alguma oficina no Rio de Janeiro ?

Mas tem que ser daquelas que o cara esteja a fim de resolver o problema. Já fui a muitas que o sujeito coloca o analizador e quando não vê nada errado não se interessa muito...

Alguma sugestão ?

Ass: O desesperado (vou fazer dentro de 1 mês uma viagem de 6000km)
Zamai
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Quarta-feira 05 2008f Março 2008 03:45:35 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zamai »

pré filtro da bomba?
regulador de pressao dos bicos?
TBI com entrada falsa de ar?
TPS sujo?
Zamai
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Quarta-feira 05 2008f Março 2008 03:45:35 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zamai »

sensor de temperatura da Ecu.
esqueci deste tambem...
Avatar do usuário
deley
:: Millennium ::
Mensagens: 102
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Fevereiro 2007 09:00:20 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por deley »

deley escreveu:Tenho oficina mecanica em sao paulo e a alguns dias atraz, peguei um corsa SS com este mesmo problema e o final da historia foi que tivemos que trocar o CORPO TBI, pois a borboleta eh boba e devido a algum defeito inexplicavel perde o parametro de referencia e começa a falhar intensamente. Va se preparando pois eh uma peça relativamente cara (por volta de R$ 400,00). Boa sorte e espero ter conseguido te ajudar.

vlw
Deley


Enviada: Seg, 28 Abr 2008, 16:07 Assunto:

(Voltei)

Infelizmente não era o combustível.
O defeito é intermitente. Tem horas que ele vai bem sem os tranquinhos, tem hora que parece que o combustível (ou a corrente) cortam.

Daqui a 1 mês vou fazer uma viagem longa e estou desanimado com este defeito. Já pensei em levar o carro numa concessionária, mas vão me passar a mão.

Alguém recomenda alguma oficina no Rio de Janeiro ?

Mas tem que ser daquelas que o cara esteja a fim de resolver o problema. Já fui a muitas que o sujeito coloca o analizador e quando não vê nada errado não se interessa muito...

Alguma sugestão ?

Ass: O desesperado (vou fazer dentro de 1 mês uma viagem de 6000km)

_____________________________________________________________________________________

Desculpe a insistencia no assunto, mas verifica a troca do CORPO TBI, pois era o mesmo defeito que estava dando no carro de um cliente meu, e com a troca desta peça, resolveu o problema

deley
Sekiya
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Terça-feira 29 2008f Abril 2008 02:26:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sekiya »

Cantabi,

Eu tive um problema semelhante no meu Corsa 2005/2006 1.8 em que o mesmo falhava (pequenas falhas) em momentos de aceleração constante (p.ex. 70km/h em 5ª marcha).

Foi trocado o cabo de velas, pois pensei que fosse algo ligado a ignição. O resto era tudo novo (velas, filtro, etc.). Pensei que fosse o álcool, mas na gasolina também era igual.
Como no seu caso as falhas eram intermitentes - nenhum mecânico encontrou o problema.

O que eu fiz foi simplesmente desmontar no corpo de borboleta os componentes envolvidos no acionamento do acelerador eletrônico, que fica na parte lateral à direita. Imaginei o seguinte: como o carro dava leves trancos poderia ser algo relacionado ao fechamento abrupto da borboleta.

Provavelmente era. Desmontei tudo e nada vi de anormal. A única coisa que reparei é que poderia haver um mal contato entre o sensor de abertura e o motor acionador - que você verá caso retirar este componente. Remontei tudo novamente sem sequer alterar qualquer coisa e para minha surpresa a falha acabou e não voltou mais. Tente fazer o mesmo.
Zamai
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Quarta-feira 05 2008f Março 2008 03:45:35 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zamai »

Sekiya escreveu:Cantabi,

Eu tive um problema semelhante no meu Corsa 2005/2006 1.8 em que o mesmo falhava (pequenas falhas) em momentos de aceleração constante (p.ex. 70km/h em 5ª marcha).

Foi trocado o cabo de velas, pois pensei que fosse algo ligado a ignição. O resto era tudo novo (velas, filtro, etc.). Pensei que fosse o álcool, mas na gasolina também era igual.
Como no seu caso as falhas eram intermitentes - nenhum mecânico encontrou o problema.

O que eu fiz foi simplesmente desmontar no corpo de borboleta os componentes envolvidos no acionamento do acelerador eletrônico, que fica na parte lateral à direita. Imaginei o seguinte: como o carro dava leves trancos poderia ser algo relacionado ao fechamento abrupto da borboleta.

Provavelmente era. Desmontei tudo e nada vi de anormal. A única coisa que reparei é que poderia haver um mal contato entre o sensor de abertura e o motor acionador - que você verá caso retirar este componente. Remontei tudo novamente sem sequer alterar qualquer coisa e para minha surpresa a falha acabou e não voltou mais. Tente fazer o mesmo.
TPS Sujo!
Aquele respiro de óleo do cabeçote fóde com a TBI. Encrosta tudo.
Desmonta ela, tira o TPS e limpa com descarbonizante, limpa o IAC (atuador de lenta) tambem com descarbonizante. A TBI ou limpa com o descarbonizante ou com um querosene. Acho legal aproveitar e trocar as juntas dos componentes 'mexidos'.
Descarbonizante tu usa o Car80.

Ps: corsa novo tem acelerador eletronico???
Sekiya
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Terça-feira 29 2008f Abril 2008 02:26:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sekiya »

Zamai, na verdade eu tinha o mesmo problema, mas já foi solucionado de forma inusitada...
Inclusive desmontei para ver se era sujeira, mas não estava sujo. Por isso acredito que seja fruto de um mal contato ou uma montagem mal feita - pois existe um conector que é como se fosse uma "tomada". Se não for bem posicionada na hora da montagem pode ficar fora e causar mal contato.

Os Novos Corsas a partir de 2005/2006 todos tem acelerador eletrônico.
Zamai
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Quarta-feira 05 2008f Março 2008 03:45:35 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zamai »

Sekiya escreveu:Zamai, na verdade eu tinha o mesmo problema, mas já foi solucionado de forma inusitada...
Inclusive desmontei para ver se era sujeira, mas não estava sujo. Por isso acredito que seja fruto de um mal contato ou uma montagem mal feita - pois existe um conector que é como se fosse uma "tomada". Se não for bem posicionada na hora da montagem pode ficar fora e causar mal contato.

Os Novos Corsas a partir de 2005/2006 todos tem acelerador eletrônico.
Nos Zetec fazia a mesma coisa. Muita gente passava até saliva no TPS e nao limpava. Jogava descarbonizante ou limpa contatos, saia aqueeele caldo. É interessante tambem passar o limpa contatos nas conexões dos sensores, que como falou o Sekiya, podem vir a dar mal contatos.

Sobre o acelerador eletronico eu nao sei. Nunca tive problemas com o mesmo, apesar de nao ser adepto do sistema.
cantabi
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Quarta-feira 10 2007f Outubro 2007 04:22:20 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cantabi »

Estou dando um retorno para registrar no Forum e agradecer a todos que deram opinião a respeito.

Pois bem, quando recebí o post para desmontar o TBI e limpar tudo, o carro estava na oficina. O mecânico não encontrou nada de errado (como sempre) mas resolveu limpar com um tal de "limpa contato" todos os sensores.

Não digo que o problema foi 100% resolvido, mas depois que tirei o carro da oficina, os "tranquinhos" diminuíram sensivelmente.

Bem... se já era difícil reproduzir o problema, agora mais ainda.

Vou viajar e não vou mais mexer no carro. Se me incomodar de novo, faço o sugerido: Desmonto o corpo do TBI e limpo tudo !

Se eu resolver fazer isso, deixarei registrado aqui...

Abraços !!!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”