CORSA GNV + Turbo Compressor

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Michel_M
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CORSA GNV + Turbo Compressor

Mensagem por Michel_M »

Bem gente essa é uma duvida minha porém acho que muita gente tb tem a mesma dúvida!!!!

Tenho com corsa Wind 1.0, convertido no GNV, portanto anda tanto com Gazolina quanto Gás Natural, porém como já relatado do Tópico "[DÚVIDAS E SUGESTÕES] GNV & Corsas!!!", varios usuarios que tem um carro com as memas especificações que a minha tem tido uma certa perda de potência, quase impérceptivel porém que faz falta nas subidas e retomadas de aceleração ou seja perda de torque.

Assim como nao sou muito entendido no assunto gostaria caso algum especialista do clube ler este Tópico que me fossem respondidas algumas dúvidas:

1º - Há possibilidade de instalar Turbocompressor, mesmo que se utilize uma taxa baixa de compressão num corsa 1.0 que utilize GNV?

2º - Qual o aumento de consumo de combustivel em percentagem/compressão, caso for possivel tal adptação?

3º - Há algum tipo de problema que poderá ser acarretado ao motor por este tipo de alteração?

4º - Qual o custo medio no pais para instalação do turbo compressor?


JotaMarcelo
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Mensagem por JotaMarcelo »

Michel_M escreveu:1º - Há possibilidade de instalar Turbocompressor, mesmo que se utilize uma taxa baixa de compressão num corsa 1.0 que utilize GNV?
Teoria = sim; Prática = NUNCA
Michel_M escreveu:2º - Qual o aumento de consumo de combustivel em percentagem/compressão, caso for possivel tal adptação?
Não faço idéia... fica o ditado: "cavalo que corre, come"
Michel_M escreveu:3º - Há algum tipo de problema que poderá ser acarretado ao motor por este tipo de alteração?
Desgaste das partes móveis.
Michel_M escreveu:4º - Qual o custo medio no pais para instalação do turbo compressor?
Em um carro GNV? Acredito que nenhum preparador sério encare tal desafio por menos de R$10.000,00...

Abraço

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


Igor Lima de Barros
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Mensagem por Igor Lima de Barros »

E exatamente isso q o J falou ai em cima... Aki no RJ tem carros com gnv e turbo!!! Eu Conheço o dono de 1 deles e te falo q o carro do cara e acertadinho!!! Mais e aquilo gastou mais de 6mil pra fazer e num pode trancar o pé com gnv pq da falta e com certeza quebra!!! Entaum ele anda no sapato com gnv e passa pra alcool pra pisar!!!!
Vale acrecentar q o carro dele e de exposição , extreme tunning entaum naum anda muito, pode ser q nunca tenha quebrado justamente por quase naum ser usado!
CORSA 1.6 T
UMA BOA DIVERSÃO
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Michel_M
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Mensagem por Michel_M »

faleww fera minha maior duvida era mesmo pra saber se dava certo colocar turbo com GNV!!

tipo quanto a pisar forte com GNV nunca foi minha intenção!!! Na verdade minha intenção era ter um corsa forte quando andasse na gasolina e um carro que nao apanhase nas subidas e retomadas com GNV. com isso eu sempre estaria aliando quando eu quisesse economia e potencia!!

mas valewww pela força


risarel
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Mensagem por risarel »

Boa Tarde!!

Já começo o meu Post informando que sou apenas mais um dono de um Corsa 1.0 GNV, não sou preparador e nem mecânico.

Como outros donos de Corsa já tive está mesma idéa de turbinar com Corsa GNV e então fui pesquisar pela internet. As maiores fontes de informação sobre este assunto eu localizei no clube do Opala.

É possível? Sim, mas não é fácil.
Fica caro? O kit turbo tem o mesmo valor idependente do combustível, o diferencial são as adaptações que terão de ser efetuadas no modo de alimentação do GNV, sendo assim se a intenção á apenas turbinar com um kitizinho básico sem querer dobrar a potência ou coisa do tipo, o valor não é tão superior assim.

Vamos começar pela Taxa de Compressão:
GNV 15:1
Alcool 12,5:1
Gasolina 9:1
(As taxas acima referen-se aos Opalas)
Somente observando os dados acima chega-se a conclusão de que não vale a pena turbinar o carro para andar no GNV tendo ele a Taxa original de Gasolina.
Solução: Retificar o Cabeçote para aumentar a Taxa de Compressão e utilizar o Alcool que se aproxima mais a Taxa do GNV como combustível liquido alternativo ao GNV, pois se o trabalho fosse feito para chegar a Taxa do GNV seria praticamente impossível andar com combutível liquido.
(Obs: Não esquecer de instalar kit de partida a frio).

Ponto de ignição:
As mesmas soluções de carros Alcool\Gasolina - Para EFI o retrabalho no Distribuidor e para MPFI um gerenciador.
Ou outras soluções de acordo com a preferência do preparador e ou o dono do Corsa.

Alimentação:
Agora chegou a parte mais difícil.
A parte liquida (Alcool\Gasolina) é simples e também é de de acordo com a preferência do preparador e ou o dono do Corsa. Pode-se utilizar Bicos maiores, Bicos retrabalhados, Bicos suplementares, etc.
Mas a para o GNV a coisa á mais complicada pois a grade maioria dos corsas utiliza kits GNV de Segunda ou Terceira Geração, enquanto o ideal seria o de Quinta Geração que tem injeção direta de GNV ao coletor de Admissão assim como os combustíveis liquidos e são gerenciados quase que como uma Injeção Eletrônica.
O valor de kits da Quinta geração não são nada convidativos, tendo a sua média de valores na casa dos R$ 5.000,00.
Vamos para a parte um pouco mais técnica, nos nossos kits GNV o gás é "injetado" de uma maneira que eu particularmente considero "gambiarra" , quem tiver interesse e oportunidade pode verificar que a mangueira de gás é instalada geralmente logo após o Filtro de Ar o que gera a mistura Ar\Combustível bem antes da TBI.
Obs: Na verdade o GNV não é injetado e sim aspirado pela aspiração natural do motor ou seja a quntidade de GNV que vai para o motor é regulada de duas maneiras: 1. Aquele parafuso na mangueira que vai do Redutor para o CAI do Fltro de Ar. 2. Quantidade de Ar aspirada pelo motor.

Pensando nisso andei tendo algumas idéias "mirabolantes" conversando com o meu mecânico. Marcamos de colocar em prática mas não foi possível devido a um pequeno acidente automobilistico sofrido com o meu querido Corsa.
Idéias: "Injetar" o GNV diretamente no coletor de admissão destinando o GNV da mangueira de aproximadamente 1 polegada para quatro mangueiras menores que seriam ligadas diretamente ao coletor (método ainda não definido mas podemos utilizar até mesmo aquele parafuso de sangrar o freio).

Algumas considerações: O GNV faz o carro andar menos que os demais por causa de algumas características uma delas é: ele é um gás e, ao se expandir, rouba muito espaço na câmara de combustão. Sem lugar para o ar, é como se o motor ficasse menor. Com um turbo, a coisa muda de figura. Além de empurrar mais ar para dentro dos cilindros, o compressor ainda abre espaço nas câmaras de combustão ao condensar significativamente o próprio GNV.

A maioria das informações acima foram retiradas do fórum do Opala, mas muita coisa eu descobri fuçando por vários outros fóruns. Por favor caso exista alguma informação incorreta ou caso alguém discorde de algo me perdoe pois como já disse ainda não tenho o conhecimento de meter a mão na massa e ver como fica.

Fórum do Opala: http://www.opala.com/viewtopic.php?p=71 ... df2e66c80b
Ricardo Elias


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