GNA ou Gás Natural Adsorvido, o carvão ativado no cilindro!

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GNA ou Gás Natural Adsorvido, o carvão ativado no cilindro!

Mensagem por abastos »

Pessoal,

Tenho GNV no meu Classic, e estou tentado em refazer uma experiencia que foi desenvolvida por uma equipe do RN. Fisicamente é possível, colocar Carvão Ativado dentro do Cilindro para aumentar a autonômia.. caber mais Gás, ocorre que o Carvão reoganiza as particulas de gás, fazendo com que no interior do cilindro "crie um espaço a mais" para acomodar o GNV.

:twisted:
MUDANÇAS NO PORTA-MALAS

Agosto de 2003 - Veículos adaptados para gás natural ganham reservatórios mais leves e com formatos diferentes

Uma nova etapa na história do gás natural para veículos automotores está começando em Natal, no Rio Grande do Norte. A promessa é dos pesquisadores do Centro de Tecnologia do Gás (CTGás), instituição formada em parceria entre a Petrobras e o Serviço Nacional da Indústria (Senai). Um projeto promete eliminar uma das dores de cabeça dos donos de carro com esse tipo de combustível: o enorme e pesado cilindro instalado no porta-malas dos veículos para acondicionamento do gás natural veicular (GNV).

São cerca de 350 mil automóveis ou caminhonetes no Brasil com o problema, ainda um número pequeno, representando 1% do total de 34 milhões da frota. Esses carros possuem o tanque normal para armazenamento do combustível líquido (gasolina ou álcool) e mais um cilindro para o gás. Se depender do CTGás, esse incômodo deixará de existir em breve. Os cilindros deverão ser menores e mais leves e, melhor, vão se adaptar ao formato dos espaços vazios existentes embaixo do veículo, em volta do estepe ou no teto. Por enquanto, muitos desses formatos ainda são mantidos em sigilo porque até o final do ano a instituição vai depositar patentes das novas geometrias dos tanques no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Os pesquisadores acreditam que no máximo em dois anos esses novos produtos estejam no mercado a um preço competitivo. Os novos desenhos serão possíveis com uma drástica redução na pressão usada para armazenar o GNV. Os atuais cilindros possuem paredes de 2 a 3 centímetros em aço, para suportar a alta pressão do gás acondicionado a 200 bars (basta lembrar que, ao nível do mar, a pressão está em média a 1 bar). Nessa pressão, as moléculas de gás ficam "espremidas" dentro do cilindro.

No posto de abastecimento, o gás natural atinge pressão que varia de 6 a 10 bars. Com essas pressões menores e a alta dispersão das moléculas não se poderia empurrar para dentro do cilindro os 17 metros cúbicos de gás, suficientes para autonomia de 200 quilômetros do veículo. Diminuir a pressão do gás sem baixar o número de quilômetros rodados é o desafio dos engenheiros do CTGáS, que integram a Rede Nacional de Núcleos de Tecnologias do Gás Natural (Regás), formada por unidades do Senai, que pretende contribuir para uma maior participação do gás natural na indústria e em outros ramos da atividade econômica.

As pesquisas, que começaram há três anos, são financiadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Rede Gás Energia, composta pela Petrobras e Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil. Os estudos se baseiam no fenômeno chamado adsorção, em que moléculas se fixam na superfície de substâncias sólidas. "Preenchemos os reservatórios com uma substância adsorvente, de alta porosidade, como o carvão ativado, proveniente de materiais orgânicos.

Assim, as moléculas do gás, naturalmente dispersas, entram nos poros das partículas de carvão. Elas se agrupam e diminuem o espaço existente entre elas", diz José Roberto de Souza, responsável pelo Laboratório de Processamento de Gás. É como se o carvão aumentasse a área interna dos reservatórios fazendo as moléculas encontrarem mais lugar para se acomodar. Com isso, é possível incrementar a quantidade de gás dentro do cilindro ou de outro recipiente em até 70 vezes. A nova tecnologia, batizada de GNA, Gás Natural Adsorvido, permite que a pressão caia de 200 para 40 bars.

Assim, quando o trabalho estiver concluído, os tanques receberão praticamente os mesmos 17 metros cúbicos, sem comprometer a autonomia do veículo, e poderão ser bem menos resistentes por causa da baixa pressão. O aço usado nos cilindros dará lugar à fibra de carbono, alumínio ou outros materiais mais leves. O peso cairá em 30%. Os tanques de metal poderão ter pontos de solda - impossível nos cilindros de hoje - e serão fabricados em formatos que se adaptem à engenharia do veículo para favorecer a distribuição de peso.

Fonte: Revista Pesquisa Fapesp Online

CTGÁS ESTUDA ADSORÇÃO DE GÁS EM CARVÃO


Novembro de 2002 - O Centro de Tecnologias do Gás - CTGÀS vem pesquisando o armazenamento de Gás Natural dentro das estruturas do carvão mineral.

A tecnologia, conhecida como gás natural adsorvido, consiste em utilizar carvão mineral para adsorver as moléculas de gás natural - o que pode dobrar o volume de gás em um mesmo tanque, com a mesma pressão.

"As moléculas de gás se repelem naturalmente, por isso a necessidade do carvão para adsorção", explica José Alcides Martins, Coordenador da Unidade de Negócios de Pesquisa do CTGÁS.

A tecnologia também vem sendo estudada nos EUA e no Japão - o grande gargalo, no entanto, é a vida útil do material, devido ao aquecimento do gás

(Fonte: Revista Petro&Química - Novembro de 2003)





:twisted: Estou bolando um jeitinho brasilero, com segurança para que não exploda em minha cara :wink:
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JotaMarcelo
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Mensagem por JotaMarcelo »

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=26175

Assunto Duplicado = Tópico Bloqueado

Grato

JMarcelo
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