Escapamento 4x1, vale a pena?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
czequim
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Quarta-feira 21 2007f Novembro 2007 11:05:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Escapamento 4x1, vale a pena?

Mensagem por czequim »

Pessoal bom dia.
eu tenho um Corsa 1.0 MPFI 2001

Eu gostaria de saber as vantagens e desvantagens de se colocar um escape 4x1..

estraga o motor?
eu consigo ganhar alguns cv com ele?
já modifiquei meu carro em algumas coisas mas tenho ideia de colocar esse escape. mas antes preciso saber se vale a pena.

eu já fiz:
Comando 276º
Pistão alcool VHC
Polia regulavel
Chipado alcool
<b>Celso Zequim</b>

Chipado alcool
1600 WRMs de som

<i>Viva a vida....</i>


Taz.Metal
:: Piquet ::
Mensagens: 280
Registrado em: Segunda-feira 09 2006f Outubro 2006 03:53:52 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Taz.Metal »

Pelo que eu sei, melhora e muito. Todo lugar que pesquisei me indicou o 4x1, brave farei o veneno aspirado completo. Mas vc deve gostar de ronco, pq o bichinho ronca muito. No meu sedan 1.6 tenho chip de alcool, filtro e escape Jk. Breve vou colocar, comando, polia e 4x1. Quero ver se anda mesmo!!! Abraço.
Taz - Tarcisio Dos Santos
Corsa Sedan Premium
tazmetal@hotmail.com


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

czequim escreveu:Eu gostaria de saber as vantagens e desvantagens de se colocar um escape 4x1..

estraga o motor?
eu consigo ganhar alguns cv com ele?
já modifiquei meu carro em algumas coisas mas tenho ideia de colocar esse escape. mas antes preciso saber se vale a pena.

eu já fiz:
Comando 276º
Pistão alcool VHC
Polia regulavel
Chipado alcool
Fala meu amigo, instalou tudo mesmo então, mas mudou o comando né! Como ficou? A falta de um escape completo e redimensionado ai deve estar restringindo o ganho de potência maior hein. Como já tinhamos conversados, vc precisa liberar agora a admissão tb, além do escape é claro. Bom pra a admissão só falta a TBI do 1.6 que é de 46 mm, contra 40 mm do 1.0 (se me lembro bem).

Quanto ao coletor, o seu original já é 4X1 só que não é tubular e tem diâmetro menor para favorecer o torque em baixa. Então o que vc tem a fazer é decidir se vai apelar logo para a potência e esquecer do torque em baixa, ou ainda vai querer preservar um pouco de torque. Com isso vc determina o diametro e o comprimento dos primários. Se quiser manter um pouco de torque vc pode optar por fazê-lo 4 X1 com o diametro dos primários em torno de 90% - 95% do diametro da válvula de escape e com comprimento um pouco maior, ou ainda fazer um 4x2x1. Agora se vai optar pela potência mesmo, segue para um 4X1 com diametro dos primários de 120% do diâmetro da válvula de escape e comprimento mais curto.

Potência vai vir com certeza, ainda mais com o restante das adaptações. Não estraga seu motor. Mas atente-se pela possível necessidade de ter que utilizar uma sonda lambda com resistência, pois no novo coletor ela vai demorar mais para aquecer e tz nem chegue na temperatura de trabalho e com isso seu motor ficará desregulado. Outro ponto, escolha uma oficina adequada que faça esse coletor muito bem feito para evitar vazamentos.

Outro ponto, não é só o coletor que vc terá que fazer, todo o escape tem que ser redimensionado, senão não vai adiantar muito. Vc pode refazê-lo por inteiro na medida de 1,75", sem estrangulações e sem dobras, com um só abafador, tz dois se ficar muito barulhento, mas todos menos restritivos e manda o catalizador a CENSURADO.

É por ai o que deve ser feito para tirar o máximo dessas suas adaptações.

Abs.


orleigl95
:: Super ::
Mensagens: 55
Registrado em: Quarta-feira 18 2007f Julho 2007 03:10:00 PM
Localização: Foz do Iguaçu - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por orleigl95 »

Olá colega, vai andar sim, tenho um Gl 1.4 ano 95 EFI, instalei um 4X1 direto só com o turbalzinho no final, o motor é original e ta dando na reta 180 km/h em 4ª marcha, vai melhorar um monte
Vlws
Eu amo meu Corsa


michel 27
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Terça-feira 08 2008f Julho 2008 03:44:11 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por michel 27 »

[quote="orleigl95"]Olá colega, vai andar sim, tenho um Gl 1.4 ano 95 EFI, instalei um 4X1 direto só com o turbalzinho no final, o motor é original e ta dando na reta 180 km/h em 4ª marcha, vai melhorar um monte
Vlws[/quote]


Não quero gerar polemicas 180 em 4ª....


®odrig0
:: Piquet ::
Mensagens: 213
Registrado em: Terça-feira 08 2007f Maio 2007 09:00:43 PM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ®odrig0 »

orleigl95 escreveu:Olá colega, vai andar sim, tenho um Gl 1.4 ano 95 EFI, instalei um 4X1 direto só com o turbalzinho no final, o motor é original e ta dando na reta 180 km/h em 4ª marcha, vai melhorar um monte
Vlws
Como ficou o barulho??? Chega a incomodar muito??? Ou faz o sangue subir?? :drunken:


dalton_lopes
:: Champ ::
Mensagens: 545
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 11:35:45 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por dalton_lopes »

faça o q for, mas nao troque o corpo de borboleta.
nao muda nada e vc ainda gasta uma grana desnecessária.
o escape do carro sem os abafadores e o catalizador já dão a mesma potencia do q o 4x1. o coletor original é ótimo pq a sonda fica perto da saida dos gases. ela esquenta mais rápido e faz a medicao com precisão. com o 4x1, a sonda vai ficar longe, vai demorar pra esquentar, a sonda, hora lê direito, ora nao lê nda. usa o escape original com 1 abafador nao restritivo e sem catalisador. afina bem o carro pra nao poluir demais.
Ex Corsa Super 1.0 8v mpfi 1996 turbinho
Atual Corsa Hatch GL 1.6 8v mpfi 1999 aspirado


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

dalton_lopes escreveu:faça o q for, mas nao troque o corpo de borboleta.
nao muda nada e vc ainda gasta uma grana desnecessária.
o escape do carro sem os abafadores e o catalizador já dão a mesma potencia do q o 4x1. o coletor original é ótimo pq a sonda fica perto da saida dos gases. ela esquenta mais rápido e faz a medicao com precisão. com o 4x1, a sonda vai ficar longe, vai demorar pra esquentar, a sonda, hora lê direito, ora nao lê nda. usa o escape original com 1 abafador nao restritivo e sem catalisador. afina bem o carro pra nao poluir demais.
Putz! Que tanto de bobeira! É por essas e outras que parei de frequentar tanto esse fórum!

Assiste minha picape ai.

http://br.youtube.com/watch?v=EVepGt5iY-g

Falou.


dalton_lopes
:: Champ ::
Mensagens: 545
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 11:35:45 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por dalton_lopes »

wevertonvb, nao fica bravo por tao pouco. fique bravo qdo vc pegar sua mulher na cama com outro, nao comigo aqui no forum. meu corsinha 1.0 8v tem 84cv com essas dicas q passei. 1.0 eh 1.0. 1.6 eh oooouuuutttrrraaaa pegada. enquanto for mil, use corpo de mil. meter um corpo de 1.6 no 1.0 nao muda nda!
Ex Corsa Super 1.0 8v mpfi 1996 turbinho
Atual Corsa Hatch GL 1.6 8v mpfi 1999 aspirado


dalton_lopes
:: Champ ::
Mensagens: 545
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 11:35:45 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por dalton_lopes »

meu corsa mil mpfi 8v tem 84cv.
Ex Corsa Super 1.0 8v mpfi 1996 turbinho
Atual Corsa Hatch GL 1.6 8v mpfi 1999 aspirado


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”