[DÚVIDA] Melhor regime de rotação

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JotaMarcelo
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Mensagem por JotaMarcelo »

Por favor, leiam o que eu escrevi.

JMarcelo
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Yoshitow
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Mensagem por Yoshitow »

Desculpe a teimosia mas é que pra mim não fica tão óbvio como pra vc:
JotaMarcelo escreveu:
Yoshitow escreveu:Eu imagino que pela melhor circulação de óleo nessa faixa de rotação o motor deve acabar durando mais... estou certo?
Não, está errado.

Até que sua analogia sobre lubrificação não está de todo errada, mas...

...as partes móveis do motor são do que? Metal

...movimento de partes metálicas gera o que? Atrito

...atrito gera o que? Temperatura
Ai que tá.. quanto mais rápido tá o carro, melhor a dissipação de calor então as vezes a temperatura acaba sendo a mesma.. só que com melhor lubrificação
JotaMarcelo escreveu:O correto para se utilizar um motor é regimo intermediário de giro (2.000/4.000rpm) CONSTANTES...

...como isso é quase impossível, o quando mais se "chegar perto" desta margem é o ideal.
Mas acima dessa faixa, lá pelos 5500 6000 RPM chega a ser perigosamente nocivo ao motor? é bom evitar ao máximo? Algumas pessoas (mais leigas no assunto) já falaram q eu vou fundir o motor se ficar esticando, é fato?

Minhas sinceras desculpas se estou sendo chato e repetitivo e muitíssimo obrigado

Abração!


wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

Bom, acredito que esse seu jogo de pergunta e resposta não está correto. Vamos lá,
JotaMarcelo escreveu:...as partes móveis do motor são do que? Metal
Ok.
JotaMarcelo escreveu:...movimento de partes metálicas gera o que? Atrito
Movimento entre partes metálicas gera atrito sim, mas o contato entre partes metálicas no motor é infinitamente pequeno, para isso que existe o lubrificante para não existir tal contato.
JotaMarcelo escreveu:...atrito gera o que? Temperatura
Atrito gera temperatura também, mas o que gera o aumento de temperatura do óleo é o atrito da parte metálica com o próprio óleo e não com outra parte metálica, além do que o maior aumento de temperatura se faz devido a compressibilidade do óleo entre as partes metálicas, lembre-se aumento de pressão aumento de temperatura.
JotaMarcelo escreveu:...e temperatura, gera o que? Desgaste
Não! Temperatura não gera desgaste, atrito gera desgaste, atrito gera temperatura, não o inverso.

Att,


Yoshitow
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Mensagem por Yoshitow »

[quote="wevertonvb"]Bom, acredito que esse seu jogo de pergunta e resposta não está correto. Vamos lá,

[quote="JotaMarcelo"]...as partes móveis do motor são do que? [b]Metal[/b][/quote]

Ok.

[quote="JotaMarcelo"]...movimento de partes metálicas gera o que? [b]Atrito[/b][/quote]

Movimento entre partes metálicas gera atrito sim, mas o contato entre partes metálicas no motor é infinitamente pequeno, para isso que existe o lubrificante para não existir tal contato.

[quote="JotaMarcelo"]...atrito gera o que? [b]Temperatura[/b][/quote]

Atrito gera temperatura também, mas o que gera o aumento de temperatura do óleo é o atrito da parte metálica com o próprio óleo e não com outra parte metálica, além do que o maior aumento de temperatura se faz devido a compressibilidade do óleo entre as partes metálicas, lembre-se aumento de pressão aumento de temperatura.

[quote="JotaMarcelo"]...e temperatura, gera o que? [b]Desgaste[/b][/quote]

Não! Temperatura não gera desgaste, atrito gera desgaste, atrito gera temperatura, não o inverso.

Att,[/quote]

Conclusão?
Devo usar a faixa de 2000 a 4000 ao invés de 1500 a 3000?
Posso continuar esticando, as vezes, até 6100?
Obrigado! Abração!


JotaMarcelo
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Mensagem por JotaMarcelo »

Yoshitow escreveu:Ai que tá.. quanto mais rápido tá o carro, melhor a dissipação de calor então as vezes a temperatura acaba sendo a mesma.. só que com melhor lubrificação
Bom, a discussão ficou mais técnica.

Melhor a dissipação das partes externas e não das internas.

Quando você cita "fico de olho na temperatura", você cita a temperatura da água que é apenas parte do sistema de arrefecimento... se você tiver um manômetro de temperatura do óleo, aí sim você terá uma idéia de como um motor em regime elevado esquenta.
Yoshitow escreveu:Mas acima dessa faixa, lá pelos 5500 6000 RPM chega a ser perigosamente nocivo ao motor? é bom evitar ao máximo? Algumas pessoas (mais leigas no assunto) já falaram q eu vou fundir o motor se ficar esticando, é fato?
Não, não chega a ser "perigoso", mas sua durabilidade será menor.

O ideal é manter giros intermediários, sem subidas abruptas de giro...

...ou o mais próximo disto.
Yoshitow escreveu:Minhas sinceras desculpas se estou sendo chato e repetitivo e muitíssimo obrigado
Abração!
Sou só exigente e chato.

...mas ajudo na maioria das vezes.

Abraço

JMarcelo
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JotaMarcelo
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Mensagem por JotaMarcelo »

Caro wevertonvb

Minha resposta fou tão somente didática: como pode perceber minhas colocações são sempre simples, já que não creio este seja o melhor canal para discussões de engenharia ou química.

O fato é: motor que gira mais se desgasta mais rápido.

Caso não concorde, mande suas conclusões sobre este tema.

Abraço

JMarcelo
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wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

JotaMarcelo escreveu:Caro wevertonvb

Minha resposta fou tão somente didática: como pode perceber minhas colocações são sempre simples, já que não creio este seja o melhor canal para discussões de engenharia ou química.

O fato é: motor que gira mais se desgasta mais rápido.

Caso não concorde, mande suas conclusões sobre este tema.

Abraço

JMarcelo
Meu amigo JMarcelo,

Apesar de ser eng. usei termos bem simples para expressar minhas explicações, só corrigi o que julgava estar errado para enriquecer e fortalecer um pouco mais o fórum. Concordo exatamente com o fato dito, motor que gira mais, desgasta mais, não discordei disso em nenhum ponto, só discordei da sua explicação.

Bom e agora descordei também de você ter dito que aqui não é o melhor canal para discutir engenharia, desde que seja automobilística só tem a ajudar não? Só vejo vantagens para todos nós...

Abraço.


wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

Yoshitow escreveu: Conclusão?
Devo usar a faixa de 2000 a 4000 ao invés de 1500 a 3000?
Posso continuar esticando, as vezes, até 6100?
Obrigado! Abração!
É o que o rmoliveira disse lá em cima, se vc percorrer 1 km a 100 km/h, vc pode fazê-lo em quinta marcha 3000 RPM (por exemplo), ou em quarta marcha a 4000 RPM (por exemplo), suponhamos que vc leve 1 minuto para transpor tal distância, então em quarta marcha seu motor irá realizar 1000 ciclos a mais do que em quinta, ou seja, terá um desgaste maior se vc continuar a andar em rotações mais elevadas.

Mas também existe outro fator. Mesmo que o óleo já tenha atingido a temperatura adequada e sabendo que a vazão e pressão do óleo aumentam conforme se aumenta a rotação, em altas rotações as forças geradas pelo movimento das peças iternas são bem superiores as de baixas rotações, isso faz com que aquela distância entre as peças diminua, ou seja, a folga diminua, por isso é necessário uma maior pressão do óleo, mas o que pode acontecer é que em um momento ou outro aquele filme de óleo entre as peças pode ser rompido havendo um certo contato entre as peças havendo assim, no mínimo um desgate. Em um carro original, as chances desse fato acontecer é bem pequena, mas em altas rotações isso acontece microscópicamente, o que nos leva a acreditar que o desgaste do motor é maior em alta rotação.

Já em baixa rotação, a vazão e pressão do óleo gerada é suficiente para garantir melhor eficiência, lembrando que em baixa rotação as forças geradas são menores e portanto as folgas são maiores também.

Então siga o conselho de todos, ande em rotações mais baixas mesmo.

Abraço.


wevertonvb
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JotaMarcelo escreveu:Bom, a discussão ficou mais técnica.

Melhor a dissipação das partes externas e não das internas.

Quando você cita "fico de olho na temperatura", você cita a temperatura da água que é apenas parte do sistema de arrefecimento... se você tiver um manômetro de temperatura do óleo, aí sim você terá uma idéia de como um motor em regime elevado esquenta.
Bom, JMarcelo, vc vai ficar bravo, mas vou discordar de vc novamente! rs

Na situação que o Yoshitow citou, a dissipação de calor é em todas as partes sim, externas e internas, lembrando que todas são um conjunto só e a troca de calor é feita entre elas, assim resfriando externamente, o calor da parte interna tende aquecer a parte externa que está sendo resfriada, o que acaba resfriando todo o motor.

O maior exemplo disso, é que quando vc está viajando num horário com temperatura mais amena, a noite por exemplo, repare que a temperatura do seu motor fica pouca coisa acima de 90 graus, e nessa temperatura a válvula termostática está fechada, ou seja não é a água que está fazendo o resfriamento e sim a ventilação causada pela velocidade. Já viajei várias vezes com meu sistema de refrigeração com vazamento, e mesmo depois de andar 400 km, a água do tanque de expansão estava no mesmo nível, e chegando na cidade, ao andar 15 minutos já baixava um dedo no nível.

Abraço.


JotaMarcelo
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Opa, aprendi ainda mais!

Então wevertonvb

...quanto a termos mais técnicos, sou até leigo, já que deves saber que minha formação superior é, digamos, inusitada para esse ramo: sou psicólogo.

Meu hobby é carro!

...desde os 17 anos mexendo em meus carros e acumulando conhecimento: o que sei de teoria (e grande parte da prática) devo ao meu avô (seu colega, só que engenheiro mecânico do exército) e a alguns amigos como o GilsonPiloto (no caso de Corsas).

E te falo, com segurança absoluta da PRÁTICA, que motor que "gira" mais, desgasta mais... creio que este seja o assunto por esse tópico, não? Posso ter até me equivocado com minhas analogias (digamos que até bem pouco) mas as orientações de regime de funcionamento e o tema fundamental não estão corretos?

...e falo isso com extrema segurança já que a área de conhecimento automitivo que domino - preparação - e sei (pela prática) que giro = temperatura = perda de eficiência da capacidade lubrificante do óleo = atrito = desgaste.

E creio que certos tópicos não devam ter explicações extremamentes técnicas para perguntas leigas: imagine se toda vez que alguém exigisse alguma explicação neste Fórum eu divagasse sobre a teoria de Kohut sobre disfunções da sintaxe psíquica...

E não sou de ficar bravo quando aprendo ou quando discordam de minha opinião: só não gosto de acomodação ou preguiça de pesquisar.

Abraço

JMarcelo
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