E aí galera, jóia?
Seguinte, sempre ando num regime maior de rotação.. coisa de 2500 a 4500 no transito normal e chego até uns 6100 qndo vou fazer ultrapassagens mesmo dentro da cidade.. gosto de andar assim pois qualquer hora q preciso tenho potência.. é só pisar
meu corsa é o 1.8 e ando normalmente só com alcool
tá tudo original.. só troquei o abafador..
óleo 20W50 SL a cada 3000Km
e só faço isso com motor na temp ideal.. ando com regime mais baixo qnd motor tá frio ou quente..
Eu imagino que pela melhor circulação de óleo nessa faixa de rotação o motor deve acabar durando mais.. estou certo? abraços!
[DÚVIDA] Melhor regime de rotação
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Não, está errado.Yoshitow escreveu:Eu imagino que pela melhor circulação de óleo nessa faixa de rotação o motor deve acabar durando mais... estou certo?
Até que sua analogia sobre lubrificação não está de todo errada, mas...
...as partes móveis do motor são do que? Metal
...movimento de partes metálicas gera o que? Atrito
...atrito gera o que? Temperatura
...e temperatura, gera o que? Desgaste
O correto para se utilizar um motor é regimo intermediário de giro (2.000/4.000rpm) CONSTANTES...
...como isso é quase impossível, o quando mais se "chegar perto" desta margem é o ideal.
Grato
JMarcelo
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Ah! beleza!
só q eu fico de olho na temperatura por causa disso.. acredito que por ex. qnd eu pego a Fernao Dias q é uma estrada mto boa.. eu viajo quase o tempo todo de quarta.. estável entre 3000 e 5000 RPM mas normalmente a temperatura também está estável devido a alta velocidade (a 6200 RPM de quarta meu carro tá a 180Km/h medidos no GPS)
no trânsito que é mais crítico..
a forma ideal de andar no transito e na estrada é qual? pelo que sei se vc andar mto num regime de 1000 a 2000 RPM o óleo não circula bem e acaba forçando o motor.. e é isso que muita gente faz falando que é feio "esticar o carro".. amigo meu chega a falar brincando que estou apostando corrida o tempo todo...
Desculpa a encheção mas tava quase ligando na GM pra conversar sobre isso.. hehe
Abraços e obrigado!
só q eu fico de olho na temperatura por causa disso.. acredito que por ex. qnd eu pego a Fernao Dias q é uma estrada mto boa.. eu viajo quase o tempo todo de quarta.. estável entre 3000 e 5000 RPM mas normalmente a temperatura também está estável devido a alta velocidade (a 6200 RPM de quarta meu carro tá a 180Km/h medidos no GPS)
no trânsito que é mais crítico..
a forma ideal de andar no transito e na estrada é qual? pelo que sei se vc andar mto num regime de 1000 a 2000 RPM o óleo não circula bem e acaba forçando o motor.. e é isso que muita gente faz falando que é feio "esticar o carro".. amigo meu chega a falar brincando que estou apostando corrida o tempo todo...
Desculpa a encheção mas tava quase ligando na GM pra conversar sobre isso.. hehe
Abraços e obrigado!
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AÊ!
O problema é q apesar da bomba de óleo estar "trabalhando" mais, o seu motor está mais rápido tb, então um é pra compensar o outro!
E como está "girando" mais, está desgastando mais no mesmo percurso q vc "giraria" menos! Pode estar numa temperatura normal de trabalho, mais com certeza está tendo mais atrito e mais desgaste!
VALEU!!
Rodrigo
O problema é q apesar da bomba de óleo estar "trabalhando" mais, o seu motor está mais rápido tb, então um é pra compensar o outro!
E como está "girando" mais, está desgastando mais no mesmo percurso q vc "giraria" menos! Pode estar numa temperatura normal de trabalho, mais com certeza está tendo mais atrito e mais desgaste!
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[quote="rmoliveira"]AÊ!
O problema é q apesar da bomba de óleo estar "trabalhando" mais, o seu motor está mais rápido tb, então um é pra compensar o outro! :)
E como está "girando" mais, está desgastando mais no mesmo percurso q vc "giraria" menos! Pode estar numa temperatura normal de trabalho, mais com certeza está tendo mais atrito e mais desgaste!
VALEU!!
Rodrigo[/quote]
Ah.. mas existe um ponto onde existe uma melhor relação lubrificação/atrito né? pq a lubrificação não é linear com o atrito.. acredito que em rotações mto baixa ou mto alta não bombeie mto óleo.. algo como c fosse isso:
a 1000 RPM o motor bombeia 0,5 litro por minuto, a 3000 RPM o motor bombeia 3 litros por minuto e a 5000 bombeia 3,5 litros por minuto
aí o ideal é andar a 3000RPM nesse caso..
Existe alguma relação desse tipo? A baixa rotação a pressão do óleo num pode ficar muito baixa pra ser bombeado corretamente?
O problema é q apesar da bomba de óleo estar "trabalhando" mais, o seu motor está mais rápido tb, então um é pra compensar o outro! :)
E como está "girando" mais, está desgastando mais no mesmo percurso q vc "giraria" menos! Pode estar numa temperatura normal de trabalho, mais com certeza está tendo mais atrito e mais desgaste!
VALEU!!
Rodrigo[/quote]
Ah.. mas existe um ponto onde existe uma melhor relação lubrificação/atrito né? pq a lubrificação não é linear com o atrito.. acredito que em rotações mto baixa ou mto alta não bombeie mto óleo.. algo como c fosse isso:
a 1000 RPM o motor bombeia 0,5 litro por minuto, a 3000 RPM o motor bombeia 3 litros por minuto e a 5000 bombeia 3,5 litros por minuto
aí o ideal é andar a 3000RPM nesse caso..
Existe alguma relação desse tipo? A baixa rotação a pressão do óleo num pode ficar muito baixa pra ser bombeado corretamente?
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Por favor, leiam o que eu escrevi.
JMarcelo
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Desculpe a teimosia mas é que pra mim não fica tão óbvio como pra vc:
Minhas sinceras desculpas se estou sendo chato e repetitivo e muitíssimo obrigado
Abração!
Ai que tá.. quanto mais rápido tá o carro, melhor a dissipação de calor então as vezes a temperatura acaba sendo a mesma.. só que com melhor lubrificaçãoJotaMarcelo escreveu:Não, está errado.Yoshitow escreveu:Eu imagino que pela melhor circulação de óleo nessa faixa de rotação o motor deve acabar durando mais... estou certo?
Até que sua analogia sobre lubrificação não está de todo errada, mas...
...as partes móveis do motor são do que? Metal
...movimento de partes metálicas gera o que? Atrito
...atrito gera o que? Temperatura
Mas acima dessa faixa, lá pelos 5500 6000 RPM chega a ser perigosamente nocivo ao motor? é bom evitar ao máximo? Algumas pessoas (mais leigas no assunto) já falaram q eu vou fundir o motor se ficar esticando, é fato?JotaMarcelo escreveu:O correto para se utilizar um motor é regimo intermediário de giro (2.000/4.000rpm) CONSTANTES...
...como isso é quase impossível, o quando mais se "chegar perto" desta margem é o ideal.
Minhas sinceras desculpas se estou sendo chato e repetitivo e muitíssimo obrigado
Abração!
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Bom, acredito que esse seu jogo de pergunta e resposta não está correto. Vamos lá,
Att,
Ok.JotaMarcelo escreveu:...as partes móveis do motor são do que? Metal
Movimento entre partes metálicas gera atrito sim, mas o contato entre partes metálicas no motor é infinitamente pequeno, para isso que existe o lubrificante para não existir tal contato.JotaMarcelo escreveu:...movimento de partes metálicas gera o que? Atrito
Atrito gera temperatura também, mas o que gera o aumento de temperatura do óleo é o atrito da parte metálica com o próprio óleo e não com outra parte metálica, além do que o maior aumento de temperatura se faz devido a compressibilidade do óleo entre as partes metálicas, lembre-se aumento de pressão aumento de temperatura.JotaMarcelo escreveu:...atrito gera o que? Temperatura
Não! Temperatura não gera desgaste, atrito gera desgaste, atrito gera temperatura, não o inverso.JotaMarcelo escreveu:...e temperatura, gera o que? Desgaste
Att,
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[quote="wevertonvb"]Bom, acredito que esse seu jogo de pergunta e resposta não está correto. Vamos lá,
[quote="JotaMarcelo"]...as partes móveis do motor são do que? [b]Metal[/b][/quote]
Ok.
[quote="JotaMarcelo"]...movimento de partes metálicas gera o que? [b]Atrito[/b][/quote]
Movimento entre partes metálicas gera atrito sim, mas o contato entre partes metálicas no motor é infinitamente pequeno, para isso que existe o lubrificante para não existir tal contato.
[quote="JotaMarcelo"]...atrito gera o que? [b]Temperatura[/b][/quote]
Atrito gera temperatura também, mas o que gera o aumento de temperatura do óleo é o atrito da parte metálica com o próprio óleo e não com outra parte metálica, além do que o maior aumento de temperatura se faz devido a compressibilidade do óleo entre as partes metálicas, lembre-se aumento de pressão aumento de temperatura.
[quote="JotaMarcelo"]...e temperatura, gera o que? [b]Desgaste[/b][/quote]
Não! Temperatura não gera desgaste, atrito gera desgaste, atrito gera temperatura, não o inverso.
Att,[/quote]
Conclusão?
Devo usar a faixa de 2000 a 4000 ao invés de 1500 a 3000?
Posso continuar esticando, as vezes, até 6100?
Obrigado! Abração!
[quote="JotaMarcelo"]...as partes móveis do motor são do que? [b]Metal[/b][/quote]
Ok.
[quote="JotaMarcelo"]...movimento de partes metálicas gera o que? [b]Atrito[/b][/quote]
Movimento entre partes metálicas gera atrito sim, mas o contato entre partes metálicas no motor é infinitamente pequeno, para isso que existe o lubrificante para não existir tal contato.
[quote="JotaMarcelo"]...atrito gera o que? [b]Temperatura[/b][/quote]
Atrito gera temperatura também, mas o que gera o aumento de temperatura do óleo é o atrito da parte metálica com o próprio óleo e não com outra parte metálica, além do que o maior aumento de temperatura se faz devido a compressibilidade do óleo entre as partes metálicas, lembre-se aumento de pressão aumento de temperatura.
[quote="JotaMarcelo"]...e temperatura, gera o que? [b]Desgaste[/b][/quote]
Não! Temperatura não gera desgaste, atrito gera desgaste, atrito gera temperatura, não o inverso.
Att,[/quote]
Conclusão?
Devo usar a faixa de 2000 a 4000 ao invés de 1500 a 3000?
Posso continuar esticando, as vezes, até 6100?
Obrigado! Abração!
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Bom, a discussão ficou mais técnica.Yoshitow escreveu:Ai que tá.. quanto mais rápido tá o carro, melhor a dissipação de calor então as vezes a temperatura acaba sendo a mesma.. só que com melhor lubrificação
Melhor a dissipação das partes externas e não das internas.
Quando você cita "fico de olho na temperatura", você cita a temperatura da água que é apenas parte do sistema de arrefecimento... se você tiver um manômetro de temperatura do óleo, aí sim você terá uma idéia de como um motor em regime elevado esquenta.
Não, não chega a ser "perigoso", mas sua durabilidade será menor.Yoshitow escreveu:Mas acima dessa faixa, lá pelos 5500 6000 RPM chega a ser perigosamente nocivo ao motor? é bom evitar ao máximo? Algumas pessoas (mais leigas no assunto) já falaram q eu vou fundir o motor se ficar esticando, é fato?
O ideal é manter giros intermediários, sem subidas abruptas de giro...
...ou o mais próximo disto.
Sou só exigente e chato.Yoshitow escreveu:Minhas sinceras desculpas se estou sendo chato e repetitivo e muitíssimo obrigado
Abração!
...mas ajudo na maioria das vezes.
Abraço
JMarcelo
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