[DÚVIDA] Melhor regime de rotação

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Yoshitow
:: Super ::
Mensagens: 83
Registrado em: Terça-feira 11 2007f Setembro 2007 06:37:54 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] Melhor regime de rotação

Mensagem por Yoshitow »

E aí galera, jóia?

Seguinte, sempre ando num regime maior de rotação.. coisa de 2500 a 4500 no transito normal e chego até uns 6100 qndo vou fazer ultrapassagens mesmo dentro da cidade.. gosto de andar assim pois qualquer hora q preciso tenho potência.. é só pisar
meu corsa é o 1.8 e ando normalmente só com alcool
tá tudo original.. só troquei o abafador..
óleo 20W50 SL a cada 3000Km
e só faço isso com motor na temp ideal.. ando com regime mais baixo qnd motor tá frio ou quente..
Eu imagino que pela melhor circulação de óleo nessa faixa de rotação o motor deve acabar durando mais.. estou certo? abraços!
JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Yoshitow escreveu:Eu imagino que pela melhor circulação de óleo nessa faixa de rotação o motor deve acabar durando mais... estou certo?
Não, está errado.

Até que sua analogia sobre lubrificação não está de todo errada, mas...

...as partes móveis do motor são do que? Metal

...movimento de partes metálicas gera o que? Atrito

...atrito gera o que? Temperatura

...e temperatura, gera o que? Desgaste

O correto para se utilizar um motor é regimo intermediário de giro (2.000/4.000rpm) CONSTANTES...

...como isso é quase impossível, o quando mais se "chegar perto" desta margem é o ideal.

Grato

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)
Yoshitow
:: Super ::
Mensagens: 83
Registrado em: Terça-feira 11 2007f Setembro 2007 06:37:54 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Yoshitow »

Ah! beleza!
só q eu fico de olho na temperatura por causa disso.. acredito que por ex. qnd eu pego a Fernao Dias q é uma estrada mto boa.. eu viajo quase o tempo todo de quarta.. estável entre 3000 e 5000 RPM mas normalmente a temperatura também está estável devido a alta velocidade (a 6200 RPM de quarta meu carro tá a 180Km/h medidos no GPS)
no trânsito que é mais crítico..
a forma ideal de andar no transito e na estrada é qual? pelo que sei se vc andar mto num regime de 1000 a 2000 RPM o óleo não circula bem e acaba forçando o motor.. e é isso que muita gente faz falando que é feio "esticar o carro".. amigo meu chega a falar brincando que estou apostando corrida o tempo todo...
Desculpa a encheção mas tava quase ligando na GM pra conversar sobre isso.. hehe
Abraços e obrigado!
rmoliveira
:: Rodeio ::
Mensagens: 790
Registrado em: Quinta-feira 22 2004f Abril 2004 09:22:48 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rmoliveira »

AÊ!

O problema é q apesar da bomba de óleo estar "trabalhando" mais, o seu motor está mais rápido tb, então um é pra compensar o outro! :)

E como está "girando" mais, está desgastando mais no mesmo percurso q vc "giraria" menos! Pode estar numa temperatura normal de trabalho, mais com certeza está tendo mais atrito e mais desgaste!


VALEU!!

Rodrigo
Ex.Corsa 1.0L EFI 95 (Agora de "Corsão"!): http://www.corsaclube.com.br/forum/prof ... file&u=726#
Corsa Clube Bahia
Yoshitow
:: Super ::
Mensagens: 83
Registrado em: Terça-feira 11 2007f Setembro 2007 06:37:54 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Yoshitow »

[quote="rmoliveira"]AÊ!

O problema é q apesar da bomba de óleo estar "trabalhando" mais, o seu motor está mais rápido tb, então um é pra compensar o outro! :)

E como está "girando" mais, está desgastando mais no mesmo percurso q vc "giraria" menos! Pode estar numa temperatura normal de trabalho, mais com certeza está tendo mais atrito e mais desgaste!


VALEU!!

Rodrigo[/quote]

Ah.. mas existe um ponto onde existe uma melhor relação lubrificação/atrito né? pq a lubrificação não é linear com o atrito.. acredito que em rotações mto baixa ou mto alta não bombeie mto óleo.. algo como c fosse isso:
a 1000 RPM o motor bombeia 0,5 litro por minuto, a 3000 RPM o motor bombeia 3 litros por minuto e a 5000 bombeia 3,5 litros por minuto
aí o ideal é andar a 3000RPM nesse caso..
Existe alguma relação desse tipo? A baixa rotação a pressão do óleo num pode ficar muito baixa pra ser bombeado corretamente?
JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Por favor, leiam o que eu escrevi.

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)
Yoshitow
:: Super ::
Mensagens: 83
Registrado em: Terça-feira 11 2007f Setembro 2007 06:37:54 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Yoshitow »

Desculpe a teimosia mas é que pra mim não fica tão óbvio como pra vc:
JotaMarcelo escreveu:
Yoshitow escreveu:Eu imagino que pela melhor circulação de óleo nessa faixa de rotação o motor deve acabar durando mais... estou certo?
Não, está errado.

Até que sua analogia sobre lubrificação não está de todo errada, mas...

...as partes móveis do motor são do que? Metal

...movimento de partes metálicas gera o que? Atrito

...atrito gera o que? Temperatura
Ai que tá.. quanto mais rápido tá o carro, melhor a dissipação de calor então as vezes a temperatura acaba sendo a mesma.. só que com melhor lubrificação
JotaMarcelo escreveu:O correto para se utilizar um motor é regimo intermediário de giro (2.000/4.000rpm) CONSTANTES...

...como isso é quase impossível, o quando mais se "chegar perto" desta margem é o ideal.
Mas acima dessa faixa, lá pelos 5500 6000 RPM chega a ser perigosamente nocivo ao motor? é bom evitar ao máximo? Algumas pessoas (mais leigas no assunto) já falaram q eu vou fundir o motor se ficar esticando, é fato?

Minhas sinceras desculpas se estou sendo chato e repetitivo e muitíssimo obrigado

Abração!
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Bom, acredito que esse seu jogo de pergunta e resposta não está correto. Vamos lá,
JotaMarcelo escreveu:...as partes móveis do motor são do que? Metal
Ok.
JotaMarcelo escreveu:...movimento de partes metálicas gera o que? Atrito
Movimento entre partes metálicas gera atrito sim, mas o contato entre partes metálicas no motor é infinitamente pequeno, para isso que existe o lubrificante para não existir tal contato.
JotaMarcelo escreveu:...atrito gera o que? Temperatura
Atrito gera temperatura também, mas o que gera o aumento de temperatura do óleo é o atrito da parte metálica com o próprio óleo e não com outra parte metálica, além do que o maior aumento de temperatura se faz devido a compressibilidade do óleo entre as partes metálicas, lembre-se aumento de pressão aumento de temperatura.
JotaMarcelo escreveu:...e temperatura, gera o que? Desgaste
Não! Temperatura não gera desgaste, atrito gera desgaste, atrito gera temperatura, não o inverso.

Att,
Yoshitow
:: Super ::
Mensagens: 83
Registrado em: Terça-feira 11 2007f Setembro 2007 06:37:54 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Yoshitow »

[quote="wevertonvb"]Bom, acredito que esse seu jogo de pergunta e resposta não está correto. Vamos lá,

[quote="JotaMarcelo"]...as partes móveis do motor são do que? [b]Metal[/b][/quote]

Ok.

[quote="JotaMarcelo"]...movimento de partes metálicas gera o que? [b]Atrito[/b][/quote]

Movimento entre partes metálicas gera atrito sim, mas o contato entre partes metálicas no motor é infinitamente pequeno, para isso que existe o lubrificante para não existir tal contato.

[quote="JotaMarcelo"]...atrito gera o que? [b]Temperatura[/b][/quote]

Atrito gera temperatura também, mas o que gera o aumento de temperatura do óleo é o atrito da parte metálica com o próprio óleo e não com outra parte metálica, além do que o maior aumento de temperatura se faz devido a compressibilidade do óleo entre as partes metálicas, lembre-se aumento de pressão aumento de temperatura.

[quote="JotaMarcelo"]...e temperatura, gera o que? [b]Desgaste[/b][/quote]

Não! Temperatura não gera desgaste, atrito gera desgaste, atrito gera temperatura, não o inverso.

Att,[/quote]

Conclusão?
Devo usar a faixa de 2000 a 4000 ao invés de 1500 a 3000?
Posso continuar esticando, as vezes, até 6100?
Obrigado! Abração!
JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Yoshitow escreveu:Ai que tá.. quanto mais rápido tá o carro, melhor a dissipação de calor então as vezes a temperatura acaba sendo a mesma.. só que com melhor lubrificação
Bom, a discussão ficou mais técnica.

Melhor a dissipação das partes externas e não das internas.

Quando você cita "fico de olho na temperatura", você cita a temperatura da água que é apenas parte do sistema de arrefecimento... se você tiver um manômetro de temperatura do óleo, aí sim você terá uma idéia de como um motor em regime elevado esquenta.
Yoshitow escreveu:Mas acima dessa faixa, lá pelos 5500 6000 RPM chega a ser perigosamente nocivo ao motor? é bom evitar ao máximo? Algumas pessoas (mais leigas no assunto) já falaram q eu vou fundir o motor se ficar esticando, é fato?
Não, não chega a ser "perigoso", mas sua durabilidade será menor.

O ideal é manter giros intermediários, sem subidas abruptas de giro...

...ou o mais próximo disto.
Yoshitow escreveu:Minhas sinceras desculpas se estou sendo chato e repetitivo e muitíssimo obrigado
Abração!
Sou só exigente e chato.

...mas ajudo na maioria das vezes.

Abraço

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”