Conceito sobre Conversão Gasolina para Alcool (Flex)

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Gato Mijado
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Conceito sobre Conversão Gasolina para Alcool (Flex)

Mensagem por Gato Mijado »

1) Quais são as vantagens e desvantagens de se converter um CORSA a gasolina para o álcool?

Prós:
* maior potência
* aumenta a durabilidade do conjunto, pois a combustão do álcool é mais fria e mais suave
* diminui a probabilidade de contaminação do óleo e evita a formação de borra
* é menos poluente
* o solvente do álcool é água, que abaixa a temperatura na câmara de combustão, portanto há menos riscos de quebra do que o solvente usado na gasolina que aumenta a temperatura e portanto tem rico de ocorrer pré-ignição.

Contras:
* gastos com a conversão
* menor autonomia na relação litros x quilômetros.
* aumenta a corrosão do sistema de escape
* retira a originalidade do veículo (ex. bicos arrombados, kit partida a frio etc.), diminuindo o valor de revenda. Entretanto, em qualquer oficina o kit pode ser retirado em apenas alguns minutos, retornando o veículo ao estado original.
* irregularidade na documentação ou gastos para regularização.

2) O que é necessário fazer ou trocar para se converter o CORSA para o álcool?
Em uma conversão completa, os seguintes itens devem ser trocados:
* Bomba de combustível (os usuários utilizam com sucesso a bomba do GTi própria para álcool ou mais recomendada a do Corsa Flex 120);
* Abertura dos bicos (eletroerosão) ou troca por injetores a álcool?
* Filtro de combustível O filtro para o carro à álcool deve ser trocado entre 3.000 e 4.000 km, no máximo.
* Reparo no sensor de bóia; pois o gasolina é mt sensivel ao alcool.
* Remapeamento do chip ou central híbrida, dependendo do modelo.
* Instalação de kit de partida a frio (opcional).

3) Quanto custaria uma conversão completa como essa?
Dentre os preços pesquisados (maio/2005), a conversão sai em média R$ 700,00 - R$ 1300,00, dependendo do tipo de serviço executado e da oficina escolhida.

4) É preciso trocar os bicos por maiores ou os originais suprem a demanda?
A conversão mais interessante é a que interfere o menos possível nos componentes do motor, exceto pela bomba que terá a sua durabilidade comprometida e o filtro de combustível que entope com maior freqüência. A troca dos bicos já acarreta um alto custo, mas os bicos do CORSA alimentam sem problemas. Caso você rode muito a conversão é viável, se roda pouco aconselha-se apenas a reprogramação da central. No caso do CORSA GSI, dependendo da preparação (upgrade) será necessária a abertura dos bicos.


5) Há algum ganho de potência?
O ganho é de em média uns 20 % entre torque e potência.

6) Qual o consumo que o CORSA faria no álcool?
Não é possível dizer com precisão, porém o aumento será de em média 25-30 % a mais, pois é a quantidade de combustível que o chip injetará a mais, e o carro também ganha em potência

7) Meu marcador de combustível ficou maluco depois que converti meu carro para o álcool. O que aconteceu?
Isso acontece na maioria dos casos, mais cedo ou mais tarde. O sensor de bóia do tanque de combustível foi projetado para gasolina, sendo sensível ao álcool, daí o fato de ele ficar "maluco". Algumas oficinas fazem um reparo nesse sensor para evitar que ele se desoriente, mas é necessário solicitar o serviço, o que acaba ficando incluído no preço da mão de obra, tal a simplicidade do conserto.

8) O que dizer dos módulos "Flex" vendidos por aí? Funcionam no CORSA?
Existem vários sistemas que transformam o carro em flex. A maioria deles apenas aumenta o tempo de abertura dos bicos em 25% ou 30%, não alterando outros ajustes como ponto de ignição etc. Eles funcionam bem nos Marea aspirados, mas valem aqui as mesmas dicas sobre troca de bomba de combustível, filtro e sensor de bóia. Essas peças começarão a apresentar problemas como tempo. A primeira delas é o sensor de bóia (marcador de combustível) que vai queimar, não marcando mais corretamente o nível. Depois, talvez em alguns meses, a bomba de combustível vai queimar, daí será um prejuízo maior, talvez uns R$ 500-800 para repor a original, que não foi projetada para rodar com 100% álcool. Talvez haja problemas também no motor de partida (desgaste em função das repetidas partidas nos dias frios) e também na bateria, que logo vai pedir arrego por não dar conta do tranco. No mais, o álcool faz bem pro motor, tem um custo muito bom. Por tudo isso, concluímos que é melhor fazer a conversão completa com bicos retrabalhados, chip específico e kit de partida a frio.

9) Carro a álcool tem IPVA mais barato?
Carro a álcool no Estado de São Paulo tem 25% de desconto no IPVA, é só entrar no site http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/ e conferir, mas para cada Estado varia o desconto


10) O kit de partida a frio é obrigatório? Posso fazer esse serviço em casa?
O kit é opcional, mas é recomendado especialmente em cidades mais frias, principalmente para evitar desgaste no motor de arranque e na carga da bateria em razão de possíveis partidas frustradas.

Se for instalar em casa atente para o circuito da mangueira entre reservatório, respiro e solenóide pois a solenóide não agüenta segurar o combustível que está no reservatório e acaba chupando para o motor ou soprando o combustível pela tampa do reservatório. A ligação certa é: motor do reservatório --> respiro do reservatório --> solenóide --> motor. Pode-se colocar um T e utilizar aquela saída para injetar a gasolina. A mangueira que está ligada no coletor você a liga em uma ponta do T, a do partida a frio em outra e a outra saída você coloca uma mangueira e conecta no coletor. Mas precisa ser um T de boa qualidade, nada daqueles plásticos.

11) O carro fica ruim de pegar sem a partida a frio?
O carro fica ruim sim, pois mesmo que o tempo esteja bem quente, se você deixar o motor desligado por mais de 12horas, NUNCA irá pegar de primeira usando somente álcool de combustível, e com isso você força seu motor de partida, e sua bateria também pois sem partida à frio você terá que tentar pelo menos uns 6 vezes para o carro pegar, e outra coisa que estraga também é o catalisador, pois quando você está dando partida e o carro não pega, você automaticamente estará jogando combustível diretamente do seu catalisador e escape sem ser queimado, acabando com eles bem mais cedo que o normal. A outra opção que alguns fazem é colocar pelo menos 20% de gasolina no álcool, mas mesmo assim o carro não pega de primeira, ele pega mais fácil do que somente com álcool mas mesmo assim acontece tudo o que foi falado acima, e além do mais a economia que se tem com o álcool diminui um pouco.

12) Posso misturar álcool e gasolina, metade de cada no tanque? O que pode acontecer?
Não é recomendável. Primeiro, vai deixar a mistura de combustível "maluca", pode ter problemas com filtro de combustível, bomba e pode dar falta se a mistura estiver com muito álcool e além do que o carro vai falhar bastante e perder rendimento. Você ser tornará o próprio batisador da sua gasolina, considerando-se que há a possibilidade de o posto em que você abastece já fazer isso, vai estar rodando 70% no álcool. A gasolina brasileira já tem 15% de álcool e você estaria rodando com 75% de álcool.

13) Quais os cuidados que devo ter após realizar a mudança para álcool?
Em primeiro lugar, o filtro de combustível deve ser trocado a cada 3.000 km, no máximo. Além disso, é recomendável fazer limpeza de bicos a cada 5.000 - 6.000 km (para coincidir com a troca do filtro), pois o álcool forma uma espécie de "melado" na ponta do bico, prejudicando a economia/performance. Também deve ser verificado o pre-filtro da bomba de combustível, que costuma entupir com o mesmo "melado" citado acima. A limpeza do pre-filtro exige um trabalho maior, pois exige a retirada da bomba de combustivel, o que pode ser feito a cada 6 meses.


RODRIGO FRANCISCO COSTA...


Gato Mijado
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Mensagem por Gato Mijado »

Galera esse tópico foi retirado do Clube do Marea, foi feito alguns ajustes para atender a demanda do Corsa Clube, se acaso encontrar algo q fale o nome Marea simplesmente ignorem, pois foi erro meu na digitação...
Obrigado


wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

Vc poderia ter postado no tópico fixo a respeito de conversão, lá não se perderia.
Qto ao assunto, existe alguns erros e exageros ai neste texto como aumento de 20% de potência e torque sem aumentar a taxa de compressão para o ideal, na verdade nem se fosse feito chegaria nesse valor. E aumento da injeção de combustível na proporção estequiométrica é em torno de 40% e não 25%, ja o consumo está correto estar em torno de 30%, mas se tivesse aumento de taxa tb, note que mesmo aumento 40% na injeção de combustível, o aumento no consumo é só de 30%, isso acontece devido ao maior rendimento térmico proporcionado pelo aumento de taxa.


Andre - Maionese
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Mensagem por Andre - Maionese »

Não concordo com a parte do valor que gastaria... de 700 a 1300... eu gastei menos de 500 com meu carro...

Tambem nao concordo com a troca de bicos injetores... nao troquei os meus e o carro ta liso!!!

Cara, procure o tópico fixo sobre conversão, la tem tudo isso e melhor, tem relatos de quem converteu, como eu!
- > 1.8 GTE
- > 16"


felix.ricardo
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Mensagem por felix.ricardo »

Salve Galera,

Algém sabe qual o melhor local pra se instalar a partida frio no Corsa MPFI 97.
Estou pensando em utilizar uma mangueira pequena na ponta direita da HPI, acredito que seja uma linha de vácuo, vou colocar um "T" metálico.
Alguém tem uma sugestão?


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