Corsa engasgando/morrendo

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Gargalo
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Re: FOTOS

Mensagem por Gargalo »

pot@tow escreveu:putz...e num é que a mardita TBI tava um caco! tava marrom!!! :lol:

antes:
http://img413.imageshack.us/img413/808/dsc00164qi3.jpg


depois:
http://img413.imageshack.us/img413/3023/dsc05186he5.jpg



atuador de marcha lenta:
http://img413.imageshack.us/img413/14/dsc05189mw1.jpg



tem tbm uns videos, mas eu tenho que diminuir...dai depois coloco no YouTube....

uma coisa que eu não sei o que é é isso:
http://img413.imageshack.us/img413/4576/dsc00165bn9.jpg

alguem sabe??

Resumindo: deu uma melhorada, mas ainda num ta 100%...vou andar com ele mais um tempo, se mesmo assim não melhorar, vou levar no mecanico..
Cara, tmb tenho um corsa 1.4 EFI, é difil desmontar a TBI para a limpeza?
Tem algum segredo? Alguma parte que não posso mexer?
Limpei meu atuador de archa lenta e queria dar uma limpada na TBI.


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jeb
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Mensagem por jeb »

Caros.
Tenho um Corsa Sedan 1.4 Econoflex 2008 (23000Km). De uns tempos para cá ele começou a apresentar dois problemas: trepidação no motor frio (só com álcool) e engasgo com o motor quente (tanto no álcool como na gasolina) quando você acelera, ele meio que "corta a injeção".

Fiz algumas trocas básicas: cabo de velas, velas, coloquei óleo 5W30 petrobrás e filtro de combustível. Não houve melhoras. Fiquei preocupado e comecei a investigar nos fóruns do corsa-clube, e vi algumas alternativas.

Uma delas foi a limpeza do bico injetor. Como o carro só roda no álcool (a menos de uma vez na gasolina para teste), pensei na limpeza. Mas antes, vi que existe um produto chamado "fuel injection", que é um tipo de "detergente" que limpa os bicos e descarboniza as partes onde passam combustível. Melhorou 50%. Fiz o seguinte. Zerei paraticamente o álcool, coloquei o produto, e enchi 1/2 tanque de gasolina aditivada. Ou seja, o carro estava todo "aditivado". Rodei até acabar a gasolina. Coloquei álcool, e como disse, melhorou 50%.

Mas, como sou exigente com o carro, 50% não são 100%. Ele ainda dava solavancos e tudo mais.

Parti para uma fase mais drástica. Procurei um mecânico especializado aqui na minha cidade (São Carlos) em injeção, pois percebi que o problema não era bem "mecânico".

Fiz com ele a reprogramação do módulo de injeção. Não acusou erro, mas mesmo assim zeramos o módulo e colocamos as configurações originais de fábrica.

Melhorou uns 10%, mas mesmo assim não é 100%.

Voltei lá e discute aqui, olha ali... e bem, ele me disse que VÁRIOS carros 1.4 econoflex apresentaram um problema no corpo de borboleta do acelerador. Mas, não troca-se de cara pois é bastante cara (cerca de R$580,00 original). Como eu havia tentado várias coisas, partimos para essa solução.... bem cara por sinal... mas fácil de ser trocada.

Feita a troca... o carro está 110%. Não deu mais problemas. Ele me disse que, como o acelerador é eletrônico, além de mais sensível a defeitos (no caso da borboleta), existe uma defeito de fábrica neste carro. Agora o defeito não é na parte "metálica" da peça, mas existe um tal de "dente" que quebra ou desgasta, o que tira a linearidade da aceleração, causando "gaps" (buracos) na aceleração.

Isso mesmo !!! O duro é que na concessionária ninguém nos conta isso. Esperam você sair da garantia e ir atrás da peça.

Enfim. Tomara que eu não precise trocá-la novamente daqui mais 20.000km.

Jean :)

Foto da peça.

[url=http://www.postimage.org/][img]http://www.postimage.org/gxwSWOJ.jpg[/img][/url]
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


alcineu
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Mensagem por alcineu »

Ola jean. Olha pode ser que eu esteja enganado, mas, pela sua descricao, esses gaps na aceleracao e falha do sensor da borboleta - TPS.
Esse sensor nada mais e que um resistor variavel ou potenciometro acoplado no eixo da borboleta, que, ao ser acionado manda tensoes variaveis para a central ECU.
Naturalmente, quando acontece essas falhas Gaps, a pista de carvao do sensor esta com desgaste e causa falhas. Esse dente citado pelo mecanico e a pista de carvao danificada ou falhas.
Mas, com esses corpos da borboleta com tudo acoplado (valvula de marcha lenta - IAC e sensor da borboleta - TPS), como o do seu caso, pode ser que so trocando mesmo.
De repente essa peca possa ter recuperacao, heim!
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jeb
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Mensagem por jeb »

De fato. Você descreu melhor do que meu mecânico. Eu já vi esta peça recondicionada no mercado livre. Mas sabe como é, o carro é novo, não quero arriscar.

A peça está guardada, e também acredito que tenha recuperação. Mas, não tenho muito tempo para esperar. E como dizem, tempo é dinheiro.

Realmente o problema foi resolvido. O carro está perfeito. Hoje por exemplo, os termômetros marcam 15 graus. Liguei hoje de manhã e certinho. Nada, nem engasgos, nem aceleração oscilando.

Claro que esta foi a solução no meu carro, e não necessariamente seja a mesma para outros.

[]
Jean


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jeb
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Mensagem por jeb »

Alcineu.

Percebi também que o carro ficou com uma performance melhor no ar, ou seja, antes ligava o ar e influenciava na aceleração e na oscilação.

Agora voltei a ficar feliz com o carro, embora antes eu gostasse mais do acelerador via cabo do meu Classic.

ps: Conheço Vila Velha-Vitória, é uma cidade grande e bonita, principalmente aquela igreja que fica no alto da cidade (não lembro o nome) !!!
[]
Jean


alcineu
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Mensagem por alcineu »

Ola jean.
Realmente, tempo é dinheiro da nem para pensar direito nessa hora.
Parabens ai pelo retorno da funcionalidade do possante.
Realmente é gratificante ver o possante voltar ao mormal. É só alegria.
Estive pesquisando esse problema dessa peça e ela é problematica mesmo, ou seja, tem vida curta. Salvo recuperação, claro.
Essa igreja no alto da cidade de Vitória é a Catedral Metropolitana.
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