Caros.
Tenho um Corsa Sedan 1.4 Econoflex 2008 (23000Km). De uns tempos para cá ele começou a apresentar dois problemas: trepidação no motor frio (só com álcool) e engasgo com o motor quente (tanto no álcool como na gasolina) quando você acelera, ele meio que "corta a injeção".
Fiz algumas trocas básicas: cabo de velas, velas, coloquei óleo 5W30 petrobrás e filtro de combustível. Não houve melhoras. Fiquei preocupado e comecei a investigar nos fóruns do corsa-clube, e vi algumas alternativas.
Uma delas foi a limpeza do bico injetor. Como o carro só roda no álcool (a menos de uma vez na gasolina para teste), pensei na limpeza. Mas antes, vi que existe um produto chamado "fuel injection", que é um tipo de "detergente" que limpa os bicos e descarboniza as partes onde passam combustível. Melhorou 50%. Fiz o seguinte. Zerei paraticamente o álcool, coloquei o produto, e enchi 1/2 tanque de gasolina aditivada. Ou seja, o carro estava todo "aditivado". Rodei até acabar a gasolina. Coloquei álcool, e como disse, melhorou 50%.
Mas, como sou exigente com o carro, 50% não são 100%. Ele ainda dava solavancos e tudo mais.
Parti para uma fase mais drástica. Procurei um mecânico especializado aqui na minha cidade (São Carlos) em injeção, pois percebi que o problema não era bem "mecânico".
Fiz com ele a reprogramação do módulo de injeção. Não acusou erro, mas mesmo assim zeramos o módulo e colocamos as configurações originais de fábrica.
Melhorou uns 10%, mas mesmo assim não é 100%.
Voltei lá e discute aqui, olha ali... e bem, ele me disse que VÁRIOS carros 1.4 econoflex apresentaram um problema no corpo de borboleta do acelerador. Mas, não troca-se de cara pois é bastante cara (cerca de R$580,00 original). Como eu havia tentado várias coisas, partimos para essa solução.... bem cara por sinal... mas fácil de ser trocada.
Feita a troca... o carro está 110%. Não deu mais problemas. Ele me disse que, como o acelerador é eletrônico, além de mais sensível a defeitos (no caso da borboleta), existe uma defeito de fábrica neste carro. Agora o defeito não é na parte "metálica" da peça, mas existe um tal de "dente" que quebra ou desgasta, o que tira a linearidade da aceleração, causando "gaps" (buracos) na aceleração.
Isso mesmo !!! O duro é que na concessionária ninguém nos conta isso. Esperam você sair da garantia e ir atrás da peça.
Enfim. Tomara que eu não precise trocá-la novamente daqui mais 20.000km.
Jean
Foto da peça.
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http://www.postimage.org/gxwSWOJ.jpg[/img][/url]
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