PLANO DE BUSCA DE FALHA PELO SINTOMA

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
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alcineu
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PLANO DE BUSCA DE FALHA PELO SINTOMA

Mensagem por alcineu »

PLANO DE BUSCA DE FALHA PELO SINTOMA

CAUSAS

Motor pega, mas morre em seguida
1- Sensor de temperatura da água
2- Sensor de rotação
3- Medidor de massa de ar
4- Sensor da árvore de comando de válvulas
5- Motor de passo

Má retomada de aceleração
1. Compressão/Vácuo
2- Válvula termostática
3 -Potenciômetro da borboleta
4- Medidor de massa de ar
5- Sensor de temperatura da ar
6- Sensor de temperatura da água
7- Sonda lambda
8- Sistema de combustível
9- Válvula injetoras
10. Sistema de ignição

Motor de partida vira, mas o motor não pega ou pega com dificuldade
1. Compressão/Vácuo
2- Fusíveis e relés do sistema de injeção e da bomba
3- Sistema de ignição
4- Sensor de temperatura da água
5- Sistema de combustível
6- Teste de centelha

Motor morre quando o carro pára
1.Sensor da árvore de comando de válvulas
2- Potenciômetro da borboleta
3- Circuitos de vácuo
4- Motor de passo
5- Sensor de velocidade
6- Ver bateria

Problemas com marcha lenta
1. Compressão/Vácuo
2- Válvula injetoras
3- Bomba de combustível
4- Motor de passo
6- Sonda lambda
7- Medidor de massa de ar
8- Sistema de ignição

Motor falha
1. Potenciômetro da borboleta
2- Sonda lambda
3- Sistema de combustível
4- Válvula injetoras
5- Medidor de massa de ar
6- Sistema de ignição

Elevado consumo de combustível muito elevado
1-Sensor de temperatura da água
2- Sistema de combustível
3- Válvula injetoras
4- Medidor de massa de ar
5- Sistema de ignição
6- Sistema de arrefecimento

Motor com falha temporária
1. Sistema de combustível
2- Medidor de massa de ar
3- Sensor da árvore de manivelas
4- Válvula injetoras
5- Sonda lambda
6- Sensor da árvore de comando de válvulas
7- Sistema de ignição

Motor detona bate pino
1- Sensor da árvore de comando de válvulas
2- Sensor da árvore de manivelas
3- Sistema de ignição
4- Compressão/Vácuo

6- Combustível

Motor aquece muito

1. Sistema de ignição
2- Índice de CO/Sonda lambda
3- Compressão/Vácuo
4- Sensor de temperatura da água
5- Sistema de arrefecimento/Válvula termostática

Motor com baixa potência com carga máxima
1. Sistema de combustível
2- Potenciômetro da borboleta
3- Válvula injetoras
4- Medidor de massa de ar
5- Compressão/Vácuo
6- Sistema de ignição

Motor continua funcionado após desligado
1. Compressão/Carbonização
2. Sistema de combustível

Nível de CO muito alto
1- Sensor de temperatura da água
2- Válvula injetoras
3- Medidor de massa de ar
4- Sensor de temperatura da ar
5- Sonda lambda
6- Sistema de combustível

Nível de CO muito baixo
1. Sensor de temperatura da água
2- Válvula injetoras
3- Medidor de massa de ar
4- Motor de passo
5- Sensor de temperatura da ar
6- Sistema de combustível
7- Sonda lambda
8- Entrada falsa de ar

Dificuldade de partida com o motor frio
1. Medidor de massa de ar
2- Sensor de temperatura da ar
3- Motor de passo
4- Sensor de temperatura da água
5- Sistema de combustível
6- Entrada falsa de ar
7- Conexão ao terra da bateria e do motor
8- Compressão/Vácuo

Dificuldade de partida com o motor quente
1. Compressão/Vácuo
2- Medidor de massa de ar
3- Sensor de temperatura da ar
4- Motor de passo
5- Sistema de combustível
6- Entrada falsa de ar
7- Conexão ao terra da bateria e do motor
8- Sensor de temperatura da água












PLANO DE BUSCA DE FALHA PELO SINTOMA

SINTOMAS

MOTOR NÃO PEGA
POSIVEIS DEFEITOS.
1 . Filtro da ar e sua tubulação (obstrução ) .
2 . Tubulação de escape (obstrução ) .
3 . Sistema de alimentação de combustivel.
4 . Alimentação da unidade central (Centralina)
5 . Carga da bateria
6 . Sistema de ignição.
7 . Sensor de rotação
8 . Relés fusíveis.

MOTOR DIFÍCIL DE PEGAR 1
1 . Sensor de temperatura da ar .
2 . Sensor de temperatura de água .
3 . Sistema de ignição
4 . Sistema de alimentação de combustível
5 . Carga da bateria.
6 . Sistema de ignição.
7 . Fusível e relés do sistema de injeção e da bomba .
8 . Sensor de rotação.

MARCHA-LENTA IRREGULAR
1 . Sonda lambda
2 . Sensor de temperatura de ar
3 . Sensor de temperatura de água .
4 . Sistema de alimentação de combustível .
5 . MAP
6 . Corretor da marcha-lenta (motor de passo )
7 . Entrada falsa de ar no coletor de admissão . (estanqueidade).

MARCHA LENTA MUITO ALTA
1 . Carga da bateria
2 . Sensor de temperatura do ar .
3 . Sensor de temperatura de água .
4 . Corretor da marcha-lenta (motor de passo )

FALTA DE POTÊNCIA NO MOTOR
1 . Alimentação da unidade central (Centralina)
2 . MAP
3 . Sistema de alimentação de combustível .
4 . Sistema de ignição
5 . Carga da bateria
6 . Tubulação de escape (obstrução)
7 . Filtro de ar e sua tubulação (obstrução).

MOTOR FALHANDO
1 . Map
2 . Válvula injetora
3 . Sistema de alimentação de combustível
4 . Carga da bateria .
5 . Sistema de ignição.

CONSUMO EXCESSIVO DE COMBUSTÍVEL
1 . Alimentação da unidade central (Centralina).
2 . Sonda lambda .
3 . Sensor de temperatura do ar .
4 . Sensor de temperatura de água
5 . Sistema de alimentação de combustível
6 . Carga da bateria .
7 . Tubulação de escape (obstrução )
8 . Filtro de ar e sua tubulação (obstrução ).
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alcineu
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Mensagem por alcineu »

Olá pessoal, consultando meu arquivo encontrei isso....

Lenta do carro variando muito entre 500rpm e 1500 rpm direto e senti o carro andando meio amarrado, foi verificado: velas, cabos de velas, atuador da marcha lenta, substituição do módulo, ponto da correia, sensor da borboleta, bincos injetores, alternador e bateria. Ufa!!! foi uma cansera, até que levei numa oficina que não botei muita fé, e o véinho dono da oficina escutou o motor e de primeira já disse é sensor de MAP, passou pro funcionario dele resolver, o mesmo passou o raster e nada no bendito sensor, o véinho chegou perto de novo e disse troca mesmo assim o sensor de MAP que é ai que tá o problema, Kara e num é que o véinho tava certo, só foi trocar o sensor que a nave ficou zero de novo, acho que o véinho era bruxo ( rsrsrsrs ) em menos de meia hora o problema resolvido e os outros ficavam com o carro o dia todo e nada, me deram uma casera mas num paguei nada pois eles num achavam o problema.

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Como melhorar a oscilação da marcha-lenta

Normalmente a oscilação da marcha lenta é causada, na maioria das vezes, por problemas na válvula IAC - Válvula de controle da marcha lenta. Como a IAC é uma peça cara, pode-se, então, tomar alguns procedimentos, para amenizar ou acabar de vez com o problema.
Normalmente, a ECU grava os tipos de erros relativos a estes problemas de oscilação. Porém, nem sempre aparecem os códigos de falhas, quando se faz a leitura por um scanner. Neste caso, na maioria das vezes, acumula-se impurezas na válvula, fazendo-a funcionar mal, levando o carro até a apagar, nas trocas de marchas. Para fazer a limpeza da IAC, siga os passos abaixo:
- Retire a IAC e deixe-a submersa em gasolina ou Querosene, por aproximadamente 10 minutos. Com um pincel, limpe os furos de passagem de ar. Desloque o eixo da válvula, com chave de fenda e jogue ar comprimido, usando pressão de até 6Bar. Lembre-se de retirar o fusível da injeção, antes de fazer o reparo.

São os fusíveis 7 ou 8, ,dependendo do ano do carro (consultar manual do proprietário). Com isso, ocorre o "reset" da ECU. Este procedimento com o fusível deve ser feito todas as vezes que o sistema da injeção for mexido. Com a IAC limpa, volte a fazer o teste de resistência e instale a válvula em seu lugar.

Se o procedimento não resolver, deve-se verificar se está ocorrendo entrada de ar falso pelo coletor de admissão, que possui pontos críticos, posicionamento do sensor TPS (Sensor de posição da borboleta), mau encaixe do coletor de ar, do filtro de ar, sensor de massa de ar muito sujo ou injetores entupidos.

Quando o carro mantém a marcha lenta normal, mas, ao ligar o ar condicionado o carro apaga, pode ser problemas de entrada falsa de ar nas mangueiras que vão até o coletor de admissão. Deve-se verificar adulterações no batente de aceleração e fazer testes nos sensores.

A Sonda Lambda pode apresentar problemas, que dão o mesmo sintoma. Isso ocorre quando ela não trabalha, ou seja, seu sinal entre 0,100 volts VDC e 0,900 volts VDC. Simplesmente, a sonda fica travada em 0,250 volts VDC, mesmo tendo brusco enriquecimento ou empobrecimento da mistura. Quando isso ocorrer, antes de trocá-la, deve-se tentar excitá-la, jogando, pelo corpo de borboletas, spray lubrificante. fazer a limpeza da mesma, com spray e
limpa-contatos de secagem rápida, não oleoso. Caso ela não volte a oscilar, deve-se trocar a mesma ou verificar a fiação.

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Verificar se pressão do sistema de combustivel não esta funcionando acima do especificado.Verificar se o bico é o recomendado para o motor ou se está desgastado e deixando passar quantidade de combustivel exessiva para alimentar o motor.

Um simples filtro de ar muito sujo pode gerar alto consumo. Mas pode ser algo mais caro, como a sonda lambda não estar "interpretando" direito o resultado da queima de combustível, achando o resultado da mistura pobre demais e ordenando o sistema de injeção a tornar a mistura mais rica. Só testando pra saber.

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CORSA WIND-99 8 valvulas 1.0 não pega de primeira.

Cliente reclama de que o carro não "pega" de primeira. Após constar o péssimo estado troquei velas, filtros,óleo do motor e liquido de arrefecimento.

Chequei a pressão do combustível e ok. Verifiquei os sensores de temperatura, pressão e o motor de passe, tubo bem.Passei o scanner e não apareceu nenhum código de defeito. Muito embora o motor já esteja com 160.000 está com boa compressão nos cilindros, sem queimar óleo. O que poderá estar originando o defeito ? Meus agradecimentos pelas colaborações dos amigos

Eu ja peguei 2 corsa com o mesmo sintoma mas com diagnósticos diferentes , o primeiro era só com o regulador de presão furado, fazendo com que o motor funcianase sobre exeso de conbustivel. e o outro era a bonba de oleu fraca isso fazia com que os tuxos fossem descarregados. é inportante verificar se quando isso ocorre se os tuxos batem falo,um abraço.

Esperimente monitorar se apressão da bomba não esta caindo quando vc deliga o carro...

Voce precisa definir o que ocorre com o motor...por axemplo:se é excesso e o motor afoga;se é falta de gasolina e o motor da falta ;ou se e falta de centelha....isso vai ser crucial para diagnosticar o defeito...

E ai amigo,veja o sensor de temperatura de agua.

O amigo já fez a descabonização do motor. Talvez esse defeito se origine pelo excesso de carbonização nas câmaras de compressão, sede de valvulas de admissão etc. Boa Sorte!

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Corsa 1.6 MPFI com mistura excessivamente rica

Sintoma: O veículo chegou em nossas mãos falhando muito e com fortes odores no escapamento, tratando-se de uma mistura extremamente rica.

Causa: Verificamos a pressão de linha e estava tudo normal (2,4 BAR em marcha-lenta) e 3,1 BAR (com a tomada de vácuo do regulador de pressão desconectado). Medimos o tempo de injeção, o que foi constatado um valor muito alto (6,3 ms) sendo que o correto para esse motor fica em torno de 1,2 ms em temperatura normal. Desligamos o sensor de temperatura do motor e ocorreu uma melhora no funcionamento. Ao medir o valor da sua resistência,
constatou-se um valor muito elevado (6 Kohms para uma temperatura de 90 graus).

Solução: Substituímos o sensor de temperatura e o tempo de injeção se normalizou mas as falhas continuaram. Retiramos as velas que estavam totalmente carbonizadas, e fizemos uma limpeza. Depois disso o motor voltou a funcionar normalmente

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Cuidados com o sensor de temperatura d'água do motor


Partida difícil, marcha lenta alta ou irregular, consumo excessivo de combustível: todos estes problemas podem estar relacionados ao sensor de temperatura da água ou ao sistema de arrefecimento do motor. Confira aqui alguns procedimentos úteis na verificação destes itens.

No sistema de arrefecimento verifique o nível e a qualidade do líquido, a válvula termostática, o radiador e as mangueiras. Verifique se há vazamentos e faça uma limpeza em todo o sistema conforme estes passos:

1- Com o motor frio remova a tampa do reservatório de água do radiador;
2- Na linha Fiat retire a sangrador localizado no próprio radiador (fig. 1) ou na mangueira junto ao cabeçote (fig. 2) e abra também a válvula de ar quente, se for o caso, junto à chave seletora. Nos demais carros solte apenas a mangueira na parte inferior do radiador;
3- Retire e limpe o sensor de temperatura;
4- Coloque uma mangueira dentro do reservatório (ou radiador, dependendo do carro) e alimente o sistema de arrefecimento com água limpa (fig. 3);
5- Ligue a motor e circule a água dentro do sistema por pelo menos 15 minutos;
6- Recoloque o sensor de temperatura em seu alojamento;
7- Misture aditivo de boa qualidade à água do radiador (proporção de 40% de aditivo para 60% de água, ou conforme especificações na embalagem do produto);
8- Na linha Fiat mantenha o sangrador meio aberto para que eventuais bolhas de ar saiam do sistema de arrefecimento. Nos demais veículos solte urna pouco o sensor de temperatura para liberar este ar.
9- Feche o sistema e verifique o nível de líquido.


Com o sistema de arrefecimento limpo teste então o sensor de temperatura utilizando um rnultímetro automotivo. Este sensor possui uma resistência interna do tipo NTC que funciona da seguinte forma: quanto maior a temperatura menor a resistência e a voltagem.

Verifique se esta relação inversa está ocorrendo. Consulte manuais técnicos para obter os valores de voltagem e resistência para cada carro.

Atenção: se for necessário trocar a sensor utilize apenas componentes originais, o mercado está cheio de sensores baratos de qualidade duvidosa.

Uma última recomendação: nunca deixe o veículo trabalhar sem a válvula termostática. Nesta situação o motor funciona abaixo da temperatura ideal por mais tempo do que o necessário, pois a toda água do sistema está circulando livremente.

O sensor de temperatura, que acompanha esta informação, estará informando ao módulo de comando que o motor ainda está frio e conseqüentemente, a quantidade de combustível injetada será desnecessariamente maior, aumentando o consumo e deixando a marcha lenta irregular

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P: Tenho um escort sw que oscila e morre quando parado em semáforo, somente quando quente. Vale ressaltar que nem sempre ocorre. Me disseram que provavelmente é defeito da sonda lambda ou algum fio partido na mesma. Posso desligar a sonda lambda para ver se o problema é nela ? Me falaram que desligando a sonda, a marcha lenta deve oscilar um pouco, mas o carro nao deve morrer, pois a central trabalha em malha aberta e usa um mapa padrão de ignição/mistura.
R: Seria conveniente verificar corpo de borboleta e atuador de marcha-lenta quanto a sujeiras e borras e após testar sonda lambda.


P: Classe A 160 99/99: O veículo está normal quando de repente, começa a morrer, dou a partida e o carro não segura na lenta, para segurar só dando

partida pisando no acelerador. Descobri que ao desconectar o sensor da borboleta e conectá-lo novamente o carro volta ao normal. O que será?

P: Meu carro é um Tipo 1.6, 94/95, gasolina. O carro não mantém a aceleração na marcha lenta, está falhando, não sei se é o autuador realmente que está com defeito, pois meu mecânico que disse isto após fazer uma regulagem. Mas em poucos dias o problema reapareceu.
No painel, o indicador da injeção eletrônica, está acesso e o marcador de combustível fica oscilando mesmo quando não estou acelerando... Gostaria de obter algum tipo de informação, pois estou cansado de gastar, quero resolver o problema definitivamente.

R: Jorge, Você tem dois problemas distintos pelo que relatou. Primeiro: no sistema de injeção eletrônica para se ter um diagóstico preciso quanto aos problemas relatados, é necessário uma verificação minuciosa em todo o sistema, que requer o uso de bons equipamentos e bom conhecimento técnico, sendo impossível qualquer ajuda por e-mail. O segundo defeito descrito com relação ao marcador de combustível (diga-se de passagem defeito muito comum neste veículo), o defeito pode ser no sensor de nível que fica dentro do tanque de combustível ou no painel de instrumentos. Nos dois casos o ideal é você recorrer a um profissional de sua confiança. Um conselho para que você não gaste dinheiro sem resolver o problema é simples, peça o orçamento antes de excecutar o serviço e exiga que ele seja de qualidade, ou seja, se te cobrarem para resolver o problema, o carro tem de sair da oficina perfeito, caso contrário você deve exigir que seja refeito o trabalho ou a restituição do valor pago.


P: Palio 97 iaw1g7sd.40. Depois de 10 minutos ligado, a marcha lenta fica oscilando.Tirando-se o motor de passo e colocando-se outro, resolve. Porem,

depois de 10 ou 15 minutos, depois de uma acelerada, o problema retorna. Mediçoes com multimetro e Scanner, nada consta.

R: Caro amigo este carro esta com problema de erro de auto adpatativo. 2 soluçoes: vc troca o modulo ou vc procura quem tem o aparelho capri que faz o zeramento da auto adpatativo.


P: Estou com uma Courier Zetec Rocan 1.6 itens verificados:
-pressao e vazao da bomba
-bicos vazao e estanquiedade
-retirei o coletor quanto entrada de ar falso, hidrovacuo, canister, mangueiras
-troquei atuador de marcha lenta, sensor de posiçao da borboleta, bobina
-o atuador da marcha lenta na mao atua com o carro ligado
- aterramento

R: Verifique o regulador de pressão que poderá estar com diafragma dando fuga de combustivel para coletor admissão.

P: Caros colegas, estou com um problema para resetar uma E.C.U. de uma Elba 92 Gas./Gnv. Já utilizei todos os métodos(Kaptor,curto circuitei terminais,

desliguei bateria e etc) e não consigo retirar o erro presente de parametros adptativos e sonda lambda mistura pobre.Já foram trocados sensores(sonda,MAP,bomba de gas.,etc) já foi verificado aterramentos e pressão de bomba , tudo normal mais ao funcionar na gasolina e atingir 90 graus de temperatura o motor falha na aceleração e a sonda apresenta mistura pobre no Kaptor. Consultando alguns colegas fui informado que isso se deve ao acúmulo de erros na E.C.U. e ela estaria condenada.Isso é verdade? e em caso afirmativo quais seriam minhas opções para a solução deste problema.

R: Glauco, a única maneira de resetar esta ECU é apagando o auto-adaptativo no processador. Poucas pessoas fazem isso. Aqui em Santos - SP existe uma oficina que faz por R$ 120,00.


A) tenho um Palio 1.0 mpi Fiasa que apresenta os seguintes problemas:
1) dificuldade p/ligar quando estacionado em aclive: tenho que acionar o motor de arranque mais do que o normal, o motor trepida quando pega e tenho que pisar fundo para o carro sair. No plano e em declive isso não acontece;
2) o desempenho dele é de lua: há dias em que anda bem (para um 1.0...) mas há outros em que ele fica extremamente fraco.



pelo seu relato,vc devera verificar o sistema de alimentação (bomba de combustivel-teste de vazão e estanqueidade,tanque se não esta amassado,sistema de respiro do tanque-canister...ou até mesmo pescador do tanque)eu examinaria isso.....

Caro Sergimec:nesta última semana, fiz a troca do filtro de combustível original do carro (um Fram americano!) por um Mann.
Pude perceber, assoprando os dois, que o original tinha muito mais resistência ao fluxo que o Mann (até parecia que o Mann era totalmente oco...).
Vou andar por alguns dias e ver se ficou bom. Caso contrário, farei o teste de vazão como você sugeriu. Obrigado pelas dicas!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------Marcha lenta irregular - Corsa MPFI 1.6

VEÍCULO: Corsa 1.6 MPFI
SISTEMA: Multec B22 ( Rochester )

O Corsa 1.6 MPFI utiliza o sistema Multec B22 da Rochester e utiliza como atuador de marcha-lenta um motor de passo. Quando se retira esse atuador para uma inspeção é normal ocorrerem falhas na marcha-lenta logo depois de instalada.

Quais são as falhas:
Com a marcha-lenta irregular, o veículo chega a quase parar de funcionar ou as vezes a rotação sobe muito e demora para retornar ao normal.

O que fazer:
Assim que se instalar o motor de passo, ligue a chave de ignição e faça um jumper entre os terminais A e B do conector ALDL. Não é necessário ficar com ele acionado por muito tempo, apenas alguns segundos para que motor de passo possa encontrar sua posição ideal de trabalho. Feito isso, retire o jumper e dê partida. A marcha-lenta funcionará perfeitamente não sendo necessário dar várias partidas consecutivas.

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Bomba de Combustível - Escovas

As vêzes você mede a pressão e a vazão da bomba de combustível e elas estão dentro dos parâmetros esperados. O carro é entregue ao cliente e ele volta rebocado. Sem mais nem menos você liga o carro e, para sua surpresa, o carro pega. Você pensa vou medir a pressão e a vazão e, novamente, elas estão normais. O que fazer?

As escovas de carvão das bombas, quando estão gastas, apresentam este sintoma: ora a bomba funciona ora não funciona. Para descobrir se elas estão em boas condições de funcionamento, fazer o seguinte: Com um multímetro na escala ohms medir a resistência entre os terminais da bomba. As bombas que trabalham fora do tanque, ( Monza, Kadet, Tempra IAW P8 16 V, e Saveiro. ) a resistência deve ser de 2,3 ohms e as demais 1,8 ohms.

Obs: valores muito acima indicam que as escovas estão bastante gastas. Troque a bomba e o problema acaba.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------Corsa com lâmpada de anômalia sempre acessa

Veículo: Corsa Super 1.0 ano 98
Sistema: Multec B22

Sintoma:
O Veículo funcionava perfeitamente bem, porém, a lâmpada de anômalia não apagava e o código de falha 93 (Falha no módulo Quad Driver U8) estava, sempre, presente.

Causa:
O código 93, quando excluido da memória com auxilio do scanner, voltava a ser gravado, instantaneamente, após ligar o motor, contudo, sem provocar qualquer irregularidade de funcionamento. Foi executado teste de atuadores, examinado chicote, quanto a possibilidade de curto, interrupcão, etc sem encontrar qualquer problema que justificasse o código de defeito ou o fato da lâmpada de advertência permanecer sempre acessa, portanto, sem encontrar o motivo da a falha.

Solução:
Diante disso, foi sugerido ligar e desligar, de forma pausada, a chave de ignição, por vinte vezes concecutivas, apagando a luz de advertência e solucionando de vez o problema.

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Galera do vectra clube, estou com meu vectra GLS 2.2 16V automático apresentando uma falha na partida.
Explicando melhor: o carro pega normalmente, não apresenta falhas parece que está tudo uma maravilha. De repente ele simplesmente não pega. Aí eu espero um pouco e ele pega. Levei num mecânico da última vez que isso aconteceu, mas ele não era meu mecânico de confiança, e, ele disse que o problema era no relé da bomba de combustível (melhor dizendo são dois relés). Por desconfiar dele não quis trocar e o carro está andando normalmente, alguém pode
me dizer se realmente pode ser isso? Ah, ele acusou isso porque os relés estavam muito quentes.


Galera olha aí o furo do mecânico...
Bem que eu desconfiei dele. Eu troquei os relés e o problema continuou. Ouvindo o que outros membros do vectra clube disseram resolvi apurar melhor. Fui a uma concessionária e o cara me disse que 99% era o sensor de rotação, que ele já havia pegado outros assim e que a solução foi a troca desta peça.
Mas uma vez desconfiando fui ao meu mecânico de confiançã e ele me indicou um cara fera em Injeção Eletrônica.
Chegando lá ele me disse o seguinte: vectra não dá defeito, quando dá são duas coisas - ou é o sensor de rotação ou a bomba de combustível. No seu caso parece ser o sensor...(chance de 90%), mas ele só afirmaria 100% se o carro desse o defeito na oficina e ele passasse o computador.
Então resolvi trocar a tal peça e ver no que dá, se resolver de vez aviso a todos.


Galera, meu vectra voltou ao normal. Foi só trocar o sensor de rotação e nunca mais falhou na partida. Eu aproveitei e segui a dica de alguns de vocês e pus o aditivo AC Delco no tanque, acho que melhorou...Era o sensor de rotação? No meu caso demoro 4 meses para os mecanicos descobrirem o que era, trocaram de tudo... até a bobina pra voce ter uma idéia... de saco cheio meu pai levou pra concessionaria gm ... dutra veiculos da vila guilherme... tive que explicar pra ele, o que acontece...! e uma coisa que ele captou, foi que o carro pega qndo empurra ou seja no tranco, ai já descartou a bomba! Ai viu, que o cabo do sensor tava partido ou sei la, e que quando esquenta ele perde contato e nao liga mais...! ai só esfriando liga...! O pior é o mico...! Voce parado na rua, o carro novinho... não é velho, e do nada tentando ligar ele...! Isso que é o ruim... ! hehehe...! espero que tu nao tenha passado por isso hehehe...

Abraços...
Se eu tivesse visto antes, iria te dizer que era o sensor, e que aconteceu comigo hehehe...

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Depois de procurar bastante comprei um Vectra 99/99 GLS completo muito conservado (muito mesmo). faz 3 semanas que estou com ele. na terceira semana o tubo de pressaõ partiu me deixando na mão perto da casa da minha namorada em um local meio perigoso. mas ja consertei colocando um tubo original novo. Este problema é comun aconteçer em vectras mais antigos?

Uma outra duvida. - De manhã ele pega direitinho , so girar a chave uma vez e pega sem problemas. visto q eu ando poko no carro , quer dizer as distancias não são muito grandes pra onde eu custumo ir, o carro não esquenta o suficiente. depois vou sair no carro denovo depois de 30 mins, 1 hora e quando vou girar a chave ele não pega. Espero 5 segundos e tento e nada. normalmente na terceira tentativa ele pega e com um pouco de dificuldade - tenho e apertar o acelerador pra ajudar. Será q é pq o motor não esfriou? ja aconteçeu isso com alguem?

É o regulador de pressão. De fato, esta peça é um ótima candidata para o seu problema. Deve custar uns 80,00 para o 8 V. A troca é na hora. O bom seria fazer uma experiência com um regulador usado (tira de outro Vectra para testar) mas funcionando . Se a troca resolver, aí você compra uma nova. O motor do Vectra pega na hora, quaisquer que sejam as condições. Se demora, alguma coisa não está funcionando corretamente.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------Algumas semanas atras postei no forum um problema que estava acontecendo no vectrão. Ele engasgava de vez em quando e tinha problemas de ligar depois de quentre - durante o dia. Li nos topicos que deveria ser o regulador de pressão mas decidir levar a uma bem reconhecida oficina aqui em Fortaleza.

O "mecanico" deu uma olhada , fez un teste pra ver se a pressão da bomba estava boa e deu tudo certo. Perguntei se podia ser o regulador. Depois de alguns tapas chatos (sabe aqueles q alguns mecanicos dão com a chave de fenda nas peças no motor enquanto eles estão explicando alguma coisa?) me disse que não era pq estava vazando. Mas estava, quando tirava a mangueira, pingava gasolina um pouco, o que não deveria aconteçer. Nem dei gorjeta como custumo dar, não merecia.
Felizmente o meu pai conheçeu um mecanico muito competente essas semanas e já que ele estava de ferias decidiu levar o vectrão pro mecanico ver.
Quando ele ficou sabendo do problema , ele identificou imadiatamente como sendo o regulador de pressão. Agora vectrão estar com mais potencia e gasta bem menos , e pega toda vez!!!!! Quem quiser saber qual oficina que é mande uma mensagem particular.

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ESSE CARRO ESTA COM AMARCHA LENTA IRREGULAR,COMO SE ESTIVESSE DANDO ECESSO DE GASOLINA,CHEIRO FORTE DE CATALIZADOR,ALTO CONSUMO,VELAS ESTÃO PRETAS,OBS;ESTAVA FALTANDO A LAMPADA DA INJEÇÃO NO PAINEL,APÓS COLOCADA ELA AINDA NÃO ASCENDEU COM AS IRREGULARIDADES.

TESTES REALIZADOS;LIMPEZA DOS BICOS,REGULADOR DE PRESSÃO,SONDA LAMBIDA,BOMBA COMBUSTIVEL,MANGUEIRAS DE VACUO,SINCRONISMO DA

CORREIA,TUDO OK.

SE ALGUM AMIGO PUDER DAR UMA DICA EU AGRADEÇO DESDE JÁ.OBRIGADO.

Olá amigo, eu já peguei um problema desse numa saveiro da VW, apesar dela apresentar problemas em alguns sensores como sonda, motor de passo e

também cabos e velas, eu tive que colocar os bicos na máquina para teste umas 3 vezes aí constatei que o problema estava nos quatro bicos ou seja era

erosão. Substituí os quatro bicos e o carro ficou redondo.
Obs: Quando eu acelerava fundo fumaçava preto e com odor forte de combustível, sinal de mistura rica.

Verifique o ponto de correia,ou o sensor MAP carro amigo vc ja verificou o sensor d temperatura da agua ele pode ocasionar auto consumo de combustivel.
Já tendo visto tudo o que falou seria interessante que verificasse através do scanner o tempo de injeção dos bicos injetores e a temperatura do motor.A

partir dai pode-se chegar a solução.

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Oscilação na marcha lenta

Sintoma: Marcha lenta irregular, oscilando muito.

Causa: Restrição na região da fresta da borboleta, devido aos vapores de óleo provenientes do respiro do motor, que vão se acumulando e alterando o fluxo de da marcha lenta, isto faz com que os parâmetros de ajuste da marcha sejam corrigidos pela unidade, até que seja atingido o valor máximo de adaptação, código 533 ou 1087.

Solução: Uma vez que os valores ultrapassem os limites de adaptação é necessário:
- proceder a limpeza do corpo de borboleta, aquecer o motor e efetuar o ajuste básico;
- funcione o motor e aguarde até que o ventilador do radiador desligue pela segunda vez;
- ligue os faróis, ventilação forçada, antiembaçante e qualquer outro consumidor que houver;
- acelere o motor levemente até aproximadamente 2500 rpm, e mantenha-o nessa condição durante alguns segundos; deixe-o retornar em marcha lenta, aguardando pelo menos 1 (um) minuto nessa condição;
- repetir o passo anterior cerca de 10 vezes (até a marcha lenta parar de oscilar);
- não havendo mais a oscilação, mantenha o motor funcionando em marcha lenta por mais 30 minutos.

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Defeitos da Bomba de Combustivel

Se o carro desligar depois de um kct, é EXCESSO.
Se na hora que pisar, o carr baixar a frente, é EXCESSO.
Se o carro der uns pipoco (po po po po po po po) é falta Blow.
Eu acho que teu carro ta com excesso de combustivel. Nao tem outra explicação.
Bomba de Monza a alcool é forte pra burro. Dá vazao pra mais de 1,5kg.

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ESOLVIDO PROBLEMA OSCILACAO MORRE, MOTOR QUANDO QUENTE OSCILA E MORRE

Resolvido o problema da minha oscilação e morre motor somente quando quente. Comprei um spray limpa contato e desingripante. Primeiro limpei a MAF com limpa contato. O problema persistiu.

Depois retirei a sonda lambda, passei desingripante na rosca da sonda que fica no tubo da admissão/coletor. Limpei bem e depois de seco passei uma lixa de unha para dar um bom aterramento. Depois lavei 2 vezes a sonda com desingripante. Saiu foi carvão puro !!! Depois de seca, finalmente lavei 2 vezes a sonda com limpa contato. Tambem os seus terminais.

Já andei 300 km depois da limpeza e o problema foi solucionado até o momento. Não oscila, nao morreu e esta super economico. Agora fiz uma média e está fazendo 11 Km/l na cidade (antes fazia 8,2 km/l) e ainda está andando muito muito.

Valor total do gasto: R$ 6,00 o limpa contato e R$ 4,20 o desingripante. Achei sonda lambda pelos disparates de R$ 591,00 na concessionária ford e R$ 110,00 no paralelo.

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Corsa
Mistura rica

Sintoma: Fazendo-se uma análise no nível de emissões, constatou-se que o índice de CO ultrapassava a casa dos 10% em marcha-lenta. O cliente reclamava também que o motor perdia força e falhava em subidas.

Causa: Foi analisado a pressão de linha e vazão no sistema de combustível e nada sendo encontrado de errado. Partiu-se para a verificação do sensor de pressão absoluta (MAP) no qual foi encontrado irregularidades.

Solução: Substituição do sensor de pressão absoluta.
Sistema: Delphi Multec IEFI com motor 1.0

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Corsa 1.6 MPFI
Mistura excessivamente rica

Sintoma: O veículo chegou em nossas mãos falhando muito e com fortes odores no escapamento, tratando-se de uma mistura extremamente rica.

Causa: Verificamos a pressão de linha e estava tudo normal (2,4 BAR em marcha-lenta) e 3,1 BAR (com a tomada de vácuo do regulador de pressão desconectado). Medimos o tempo de injeção, o que foi constatado um valor muito alto (6,3 ms) sendo que o correto para esse motor fica em torno de 1,2 ms em temperatura normal. Desligamos o sensor de temperatura do motor e ocorreu uma melhora no funcionamento. Ao medir o valor da sua resistência,
constatou-se um valor muito elevado (6 Kohms para uma temperatura de 90 graus).

Solução: Substituímos o sensor de temperatura e o tempo de injeção se normalizou mas as falhas continuaram. Retiramos as velas que estavam totalmente
carbonizadas, e fizemos uma limpeza. Depois disso o motor voltou a funcionar normalmente.

Corsa 1.0
Falta de sincronismo da correia dentada

Problema: O motor funciona aparentemente normal com a marcha em ponto morto, mais quando solicitado este perde a força. Além do cheiro forte emitido pelo escape o motor apresenta-se de forma barulhenta.

Diagnóstico: O primeiro passo realizado foi à utilização do scanner que indicou mistura rica com probabilidade de ser o sensor lambda. Verificando este componente o mesmo apresentava-se com suas características normais. Em seguida verificou-se que as velas também estavam boas bem como os outros sensores. No passo seguinte, realizou-se a limpeza do corpo borboleta, que estava bastante sujo de resíduos do óleo e combustível.
A pressão da linha de combustível estava dentro dos limites da pressão indicada. Como tudo analisado anteriormente estava normal, passou a ser verificado a mecânica. Apesar da correia dentada está dentro do prazo de uso observou-se que o ponto de referência da ignição estava fora de posição por quatro dentes. Retirada à correia esta apresentava a falta de um dente o que ocasionou o salto.

Solução: Troca e sincronismo da correia dentada.

Sistema: Delphi Multec IEFI-6

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Corsa
Gasolina no cárter

Sintoma: O cliente reclamava que o nível de óleo do motor aumentava, em cerca de um litro em pouco tempo e o óleo lubrificante ficava "ralo".

Causa: Durante o diagnóstico com o scanner notou-se que os parâmetros de pressão de coletor e tempo de injeção estavam bastante altos, portanto fora

do especificado. Com a analisador de gases verificou-se que o índice de CO ultrapassa 10%.

Solução: Removido o sensor MAP do ponto de fixação no coletor de admissão, foi observado que seu conector elétrico estava úmido e oxidado. Limpo o conector os valores de pressão e tempo de injeção voltaram ao normal e o nível do carter não voltou, mais, a subir.

Sistema: Delphi Multec IEFI-6

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Tipo
Ventilação interna

Problema: Reclamação do cliente que seu veículo Fiat Tipo 1.6 ie ventilação interna (ventilação forçada) só funciona na 4º velocidade.

Causa: Isso acontece porque o fuzistor abre e só deixa funcionar a 4º velocidade. Este fuzistor fica incorporado com o resistor das velocidades.

Solução: Não basta só trocá-lo. Deve-se também trocar o eletro-ventilador interno pois, o mesmo já excedeu sua amperagem de trabalho. Se não efetuar a troca o fuzistor voltará a romper-se novamente.

Nota: Em hipótese alguma, nunca faça pontes ou jumpers com fios no componente, pois isso acarretará um aquecimento na fiação da ventilação forçada provocando curto circuito.

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Bomba de Combustível

De acordo com explicações da Robert Bosch, a bomba elétrica tem como função aspirar o combustível contido no tanque e fornecê-lo sob pressão a um tubo distribuidor, onde estão fixadas as válvulas de injeção. Invariavelmente, a bomba fornece mais combustível do que o necessário para o sistema, sendo que o excedente é devolvido ao tanque através de um retorno existente no regulador de pressão que, na maioria dos veículos, também está montado no tubo distribuidor. A bomba de combustível pode estar montada dentro ou fora do tanque, sendo chamada de bomba in tank e in line, respectivamente. A bomba de combustível in tank possui um pré-filtro em sua extremidade, que filtra o combustível antes da passagem pela bomba, impedindo que possíveis impurezas contidas no tanque possam comprometer o funcionamento da mesma. O pré-filtro das bombas de combustível é um componente fundamental para assegurar o perfeito funcionamento do circuito. Portanto, é recomendável realizar verificações periódicas para garantir o bom funcionamento da bomba. A Bosch
ressalta que para assegurar o perfeito funcionamento da bomba de combustível, o pré-filtro deve ser substituído (preventivamente) a cada 30.000km e obrigatoriamente trocado quando a bomba de combustível for substituída. Também é recomendável realizar uma inspeção interna no tanque de combustível para avaliar o seu estado em relação a possíveis impurezas, e ainda trocar filtro de combustível conforme recomendação do fabricante.

Teste da bomba de combustível

1- Verifique a tensão de alimentação da bomba de combustível. Meça com um voltímetro, através do conector da bomba (durante a partida), a tensão de alimentação da bomba de combustível;
O valor obtido deverá ser maior ou igual a 11,5V;
Caso este valor não seja encontrado, verifique:
- se existe rompimento nos fios de chicote da bomba ou nos fios de ligação do relé;
- possível curto-circuito nos fios do chicote da bomba.

2- Verifique a pressão de alimentação.
Com o manômetro instalado no circuito de entrada do combustível e com o motor em marcha lenta, verifique a pressão na linha de combustível, conforme o veículo em teste.

3- Verifique a vazão da bomba de combustível.
Retire o relé da bomba de combustível;
Faça uma ligação (ponte) entre os bornes 87 e 30 no soquete do relé;
Em 30 segundos, deveremos obter, no mínimo, 700ml de vazão com uma pressão de 3 bar no sistema. O teste de vazão deve ser feito na linha de retorno do sistema e caso não sejam encontrados os valores do teste, substitua a bomba.

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Mensagem por alcineu »

Olá pessoal, consultando meu arquivo encontrei isso....
Lenta do carro variando muito entre 500rpm e 1500 rpm direto e senti o carro andando meio amarrado, foi verificado: velas, cabos de velas, atuador da marcha lenta, substituição do módulo, ponto da correia, sensor da borboleta, bincos injetores, alternador e bateria. Ufa!!! foi uma cansera, até que levei numa oficina que não botei muita fé, e o véinho dono da oficina escutou o motor e de primeira já disse é sensor de MAP, passou pro funcionario dele resolver, o mesmo passou o raster e nada no bendito sensor, o véinho chegou perto de novo e disse troca mesmo assim o sensor de MAP que é ai que tá o problema, Kara e num é que o véinho tava certo, só foi trocar o sensor que a nave ficou zero de novo, acho que o véinho era bruxo ( rsrsrsrs ) em menos de meia hora o problema resolvido e os outros ficavam com o carro o dia todo e nada, me deram uma casera mas num paguei nada pois eles num achavam o problema.

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Como melhorar a oscilação da marcha-lenta

Normalmente a oscilação da marcha lenta é causada, na maioria das vezes, por problemas na válvula IAC - Válvula de controle da marcha lenta. Como a IAC é uma peça cara, pode-se, então, tomar alguns procedimentos, para amenizar ou acabar de vez com o problema.
Normalmente, a ECU grava os tipos de erros relativos a estes problemas de oscilação. Porém, nem sempre aparecem os códigos de falhas, quando se faz a leitura por um scanner. Neste caso, na maioria das vezes, acumula-se impurezas na válvula, fazendo-a funcionar mal, levando o carro até a apagar, nas trocas de marchas. Para fazer a limpeza da IAC, siga os passos abaixo:
- Retire a IAC e deixe-a submersa em gasolina ou Querosene, por aproximadamente 10 minutos. Com um pincel, limpe os furos de passagem de ar. Desloque o eixo da válvula, com chave de fenda e jogue ar comprimido, usando pressão de até 6Bar. Lembre-se de retirar o fusível da injeção, antes de fazer o reparo.

São os fusíveis 7 ou 8, ,dependendo do ano do carro (consultar manual do proprietário). Com isso, ocorre o "reset" da ECU. Este procedimento com o fusível deve ser feito todas as vezes que o sistema da injeção for mexido. Com a IAC limpa, volte a fazer o teste de resistência e instale a válvula em seu lugar.

Se o procedimento não resolver, deve-se verificar se está ocorrendo entrada de ar falso pelo coletor de admissão, que possui pontos críticos, posicionamento do sensor TPS (Sensor de posição da borboleta), mau encaixe do coletor de ar, do filtro de ar, sensor de massa de ar muito sujo ou injetores entupidos.

Quando o carro mantém a marcha lenta normal, mas, ao ligar o ar condicionado o carro apaga, pode ser problemas de entrada falsa de ar nas mangueiras que vão até o coletor de admissão. Deve-se verificar adulterações no batente de aceleração e fazer testes nos sensores.

A Sonda Lambda pode apresentar problemas, que dão o mesmo sintoma. Isso ocorre quando ela não trabalha, ou seja, seu sinal entre 0,100 volts VDC e 0,900 volts VDC. Simplesmente, a sonda fica travada em 0,250 volts VDC, mesmo tendo brusco enriquecimento ou empobrecimento da mistura. Quando isso ocorrer, antes de trocá-la, deve-se tentar excitá-la, jogando, pelo corpo de borboletas, spray lubrificante. fazer a limpeza da mesma, com spray e
limpa-contatos de secagem rápida, não oleoso. Caso ela não volte a oscilar, deve-se trocar a mesma ou verificar a fiação.

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Verificar se pressão do sistema de combustivel não esta funcionando acima do especificado.Verificar se o bico é o recomendado para o motor ou se está desgastado e deixando passar quantidade de combustivel exessiva para alimentar o motor.

Um simples filtro de ar muito sujo pode gerar alto consumo. Mas pode ser algo mais caro, como a sonda lambda não estar "interpretando" direito o resultado da queima de combustível, achando o resultado da mistura pobre demais e ordenando o sistema de injeção a tornar a mistura mais rica. Só testando pra saber.

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CORSA WIND-99 8 valvulas 1.0 não pega de primeira.

Cliente reclama de que o carro não "pega" de primeira. Após constar o péssimo estado troquei velas, filtros,óleo do motor e liquido de arrefecimento.

Chequei a pressão do combustível e ok. Verifiquei os sensores de temperatura, pressão e o motor de passe, tubo bem.Passei o scanner e não apareceu nenhum código de defeito. Muito embora o motor já esteja com 160.000 está com boa compressão nos cilindros, sem queimar óleo. O que poderá estar originando o defeito ? Meus agradecimentos pelas colaborações dos amigos

Eu ja peguei 2 corsa com o mesmo sintoma mas com diagnósticos diferentes , o primeiro era só com o regulador de presão furado, fazendo com que o motor funcianase sobre exeso de conbustivel. e o outro era a bonba de oleu fraca isso fazia com que os tuxos fossem descarregados. é inportante verificar se quando isso ocorre se os tuxos batem falo,um abraço.

Esperimente monitorar se apressão da bomba não esta caindo quando vc deliga o carro...

Voce precisa definir o que ocorre com o motor...por axemplo:se é excesso e o motor afoga;se é falta de gasolina e o motor da falta ;ou se e falta de centelha....isso vai ser crucial para diagnosticar o defeito...

E ai amigo,veja o sensor de temperatura de agua.

O amigo já fez a descabonização do motor. Talvez esse defeito se origine pelo excesso de carbonização nas câmaras de compressão, sede de valvulas de admissão etc. Boa Sorte!

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Corsa 1.6 MPFI com mistura excessivamente rica

Sintoma: O veículo chegou em nossas mãos falhando muito e com fortes odores no escapamento, tratando-se de uma mistura extremamente rica.

Causa: Verificamos a pressão de linha e estava tudo normal (2,4 BAR em marcha-lenta) e 3,1 BAR (com a tomada de vácuo do regulador de pressão desconectado). Medimos o tempo de injeção, o que foi constatado um valor muito alto (6,3 ms) sendo que o correto para esse motor fica em torno de 1,2 ms em temperatura normal. Desligamos o sensor de temperatura do motor e ocorreu uma melhora no funcionamento. Ao medir o valor da sua resistência,
constatou-se um valor muito elevado (6 Kohms para uma temperatura de 90 graus).

Solução: Substituímos o sensor de temperatura e o tempo de injeção se normalizou mas as falhas continuaram. Retiramos as velas que estavam totalmente carbonizadas, e fizemos uma limpeza. Depois disso o motor voltou a funcionar normalmente

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Cuidados com o sensor de temperatura d'água do motor


Partida difícil, marcha lenta alta ou irregular, consumo excessivo de combustível: todos estes problemas podem estar relacionados ao sensor de temperatura da água ou ao sistema de arrefecimento do motor. Confira aqui alguns procedimentos úteis na verificação destes itens.

No sistema de arrefecimento verifique o nível e a qualidade do líquido, a válvula termostática, o radiador e as mangueiras. Verifique se há vazamentos e faça uma limpeza em todo o sistema conforme estes passos:

1- Com o motor frio remova a tampa do reservatório de água do radiador;
2- Na linha Fiat retire a sangrador localizado no próprio radiador (fig. 1) ou na mangueira junto ao cabeçote (fig. 2) e abra também a válvula de ar quente, se for o caso, junto à chave seletora. Nos demais carros solte apenas a mangueira na parte inferior do radiador;
3- Retire e limpe o sensor de temperatura;
4- Coloque uma mangueira dentro do reservatório (ou radiador, dependendo do carro) e alimente o sistema de arrefecimento com água limpa (fig. 3);
5- Ligue a motor e circule a água dentro do sistema por pelo menos 15 minutos;
6- Recoloque o sensor de temperatura em seu alojamento;
7- Misture aditivo de boa qualidade à água do radiador (proporção de 40% de aditivo para 60% de água, ou conforme especificações na embalagem do produto);
8- Na linha Fiat mantenha o sangrador meio aberto para que eventuais bolhas de ar saiam do sistema de arrefecimento. Nos demais veículos solte urna pouco o sensor de temperatura para liberar este ar.
9- Feche o sistema e verifique o nível de líquido.


Com o sistema de arrefecimento limpo teste então o sensor de temperatura utilizando um rnultímetro automotivo. Este sensor possui uma resistência interna do tipo NTC que funciona da seguinte forma: quanto maior a temperatura menor a resistência e a voltagem.

Verifique se esta relação inversa está ocorrendo. Consulte manuais técnicos para obter os valores de voltagem e resistência para cada carro.

Atenção: se for necessário trocar a sensor utilize apenas componentes originais, o mercado está cheio de sensores baratos de qualidade duvidosa.

Uma última recomendação: nunca deixe o veículo trabalhar sem a válvula termostática. Nesta situação o motor funciona abaixo da temperatura ideal por mais tempo do que o necessário, pois a toda água do sistema está circulando livremente.

O sensor de temperatura, que acompanha esta informação, estará informando ao módulo de comando que o motor ainda está frio e conseqüentemente, a quantidade de combustível injetada será desnecessariamente maior, aumentando o consumo e deixando a marcha lenta irregular

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P: Tenho um escort sw que oscila e morre quando parado em semáforo, somente quando quente. Vale ressaltar que nem sempre ocorre. Me disseram que provavelmente é defeito da sonda lambda ou algum fio partido na mesma. Posso desligar a sonda lambda para ver se o problema é nela ? Me falaram que desligando a sonda, a marcha lenta deve oscilar um pouco, mas o carro nao deve morrer, pois a central trabalha em malha aberta e usa um mapa padrão de ignição/mistura.
R: Seria conveniente verificar corpo de borboleta e atuador de marcha-lenta quanto a sujeiras e borras e após testar sonda lambda.


P: Classe A 160 99/99: O veículo está normal quando de repente, começa a morrer, dou a partida e o carro não segura na lenta, para segurar só dando

partida pisando no acelerador. Descobri que ao desconectar o sensor da borboleta e conectá-lo novamente o carro volta ao normal. O que será?

P: Meu carro é um Tipo 1.6, 94/95, gasolina. O carro não mantém a aceleração na marcha lenta, está falhando, não sei se é o autuador realmente que está com defeito, pois meu mecânico que disse isto após fazer uma regulagem. Mas em poucos dias o problema reapareceu.
No painel, o indicador da injeção eletrônica, está acesso e o marcador de combustível fica oscilando mesmo quando não estou acelerando... Gostaria de obter algum tipo de informação, pois estou cansado de gastar, quero resolver o problema definitivamente.

R: Jorge, Você tem dois problemas distintos pelo que relatou. Primeiro: no sistema de injeção eletrônica para se ter um diagóstico preciso quanto aos problemas relatados, é necessário uma verificação minuciosa em todo o sistema, que requer o uso de bons equipamentos e bom conhecimento técnico, sendo impossível qualquer ajuda por e-mail. O segundo defeito descrito com relação ao marcador de combustível (diga-se de passagem defeito muito comum neste veículo), o defeito pode ser no sensor de nível que fica dentro do tanque de combustível ou no painel de instrumentos. Nos dois casos o ideal é você recorrer a um profissional de sua confiança. Um conselho para que você não gaste dinheiro sem resolver o problema é simples, peça o orçamento antes de excecutar o serviço e exiga que ele seja de qualidade, ou seja, se te cobrarem para resolver o problema, o carro tem de sair da oficina perfeito, caso contrário você deve exigir que seja refeito o trabalho ou a restituição do valor pago.


P: Palio 97 iaw1g7sd.40. Depois de 10 minutos ligado, a marcha lenta fica oscilando.Tirando-se o motor de passo e colocando-se outro, resolve. Porem,

depois de 10 ou 15 minutos, depois de uma acelerada, o problema retorna. Mediçoes com multimetro e Scanner, nada consta.

R: Caro amigo este carro esta com problema de erro de auto adpatativo. 2 soluçoes: vc troca o modulo ou vc procura quem tem o aparelho capri que faz o zeramento da auto adpatativo.


P: Estou com uma Courier Zetec Rocan 1.6 itens verificados:
-pressao e vazao da bomba
-bicos vazao e estanquiedade
-retirei o coletor quanto entrada de ar falso, hidrovacuo, canister, mangueiras
-troquei atuador de marcha lenta, sensor de posiçao da borboleta, bobina
-o atuador da marcha lenta na mao atua com o carro ligado
- aterramento

R: Verifique o regulador de pressão que poderá estar com diafragma dando fuga de combustivel para coletor admissão.

P: Caros colegas, estou com um problema para resetar uma E.C.U. de uma Elba 92 Gas./Gnv. Já utilizei todos os métodos(Kaptor,curto circuitei terminais,

desliguei bateria e etc) e não consigo retirar o erro presente de parametros adptativos e sonda lambda mistura pobre.Já foram trocados sensores(sonda,MAP,bomba de gas.,etc) já foi verificado aterramentos e pressão de bomba , tudo normal mais ao funcionar na gasolina e atingir 90 graus de temperatura o motor falha na aceleração e a sonda apresenta mistura pobre no Kaptor. Consultando alguns colegas fui informado que isso se deve ao acúmulo de erros na E.C.U. e ela estaria condenada.Isso é verdade? e em caso afirmativo quais seriam minhas opções para a solução deste problema.

R: Glauco, a única maneira de resetar esta ECU é apagando o auto-adaptativo no processador. Poucas pessoas fazem isso. Aqui em Santos - SP existe uma oficina que faz por R$ 120,00.


A) tenho um Palio 1.0 mpi Fiasa que apresenta os seguintes problemas:
1) dificuldade p/ligar quando estacionado em aclive: tenho que acionar o motor de arranque mais do que o normal, o motor trepida quando pega e tenho que pisar fundo para o carro sair. No plano e em declive isso não acontece;
2) o desempenho dele é de lua: há dias em que anda bem (para um 1.0...) mas há outros em que ele fica extremamente fraco.



pelo seu relato,vc devera verificar o sistema de alimentação (bomba de combustivel-teste de vazão e estanqueidade,tanque se não esta amassado,sistema de respiro do tanque-canister...ou até mesmo pescador do tanque)eu examinaria isso.....

Caro Sergimec:nesta última semana, fiz a troca do filtro de combustível original do carro (um Fram americano!) por um Mann.
Pude perceber, assoprando os dois, que o original tinha muito mais resistência ao fluxo que o Mann (até parecia que o Mann era totalmente oco...).
Vou andar por alguns dias e ver se ficou bom. Caso contrário, farei o teste de vazão como você sugeriu. Obrigado pelas dicas!

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-Marcha lenta irregular - Corsa MPFI 1.6

VEÍCULO: Corsa 1.6 MPFI
SISTEMA: Multec B22 ( Rochester )

O Corsa 1.6 MPFI utiliza o sistema Multec B22 da Rochester e utiliza como atuador de marcha-lenta um motor de passo. Quando se retira esse atuador para uma inspeção é normal ocorrerem falhas na marcha-lenta logo depois de instalada.

Quais são as falhas:
Com a marcha-lenta irregular, o veículo chega a quase parar de funcionar ou as vezes a rotação sobe muito e demora para retornar ao normal.

O que fazer:
Assim que se instalar o motor de passo, ligue a chave de ignição e faça um jumper entre os terminais A e B do conector ALDL. Não é necessário ficar com ele acionado por muito tempo, apenas alguns segundos para que motor de passo possa encontrar sua posição ideal de trabalho. Feito isso, retire o jumper e dê partida. A marcha-lenta funcionará perfeitamente não sendo necessário dar várias partidas consecutivas.

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Bomba de Combustível - Escovas

As vêzes você mede a pressão e a vazão da bomba de combustível e elas estão dentro dos parâmetros esperados. O carro é entregue ao cliente e ele volta rebocado. Sem mais nem menos você liga o carro e, para sua surpresa, o carro pega. Você pensa vou medir a pressão e a vazão e, novamente, elas estão normais. O que fazer?

As escovas de carvão das bombas, quando estão gastas, apresentam este sintoma: ora a bomba funciona ora não funciona. Para descobrir se elas estão em boas condições de funcionamento, fazer o seguinte: Com um multímetro na escala ohms medir a resistência entre os terminais da bomba. As bombas que trabalham fora do tanque, ( Monza, Kadet, Tempra IAW P8 16 V, e Saveiro. ) a resistência deve ser de 2,3 ohms e as demais 1,8 ohms.

Obs: valores muito acima indicam que as escovas estão bastante gastas. Troque a bomba e o problema acaba.

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Corsa com lâmpada de anômalia sempre acessa

Veículo: Corsa Super 1.0 ano 98
Sistema: Multec B22

Sintoma:
O Veículo funcionava perfeitamente bem, porém, a lâmpada de anômalia não apagava e o código de falha 93 (Falha no módulo Quad Driver U8) estava, sempre, presente.

Causa:
O código 93, quando excluido da memória com auxilio do scanner, voltava a ser gravado, instantaneamente, após ligar o motor, contudo, sem provocar qualquer irregularidade de funcionamento. Foi executado teste de atuadores, examinado chicote, quanto a possibilidade de curto, interrupcão, etc sem encontrar qualquer problema que justificasse o código de defeito ou o fato da lâmpada de advertência permanecer sempre acessa, portanto, sem encontrar o motivo da a falha.

Solução:
Diante disso, foi sugerido ligar e desligar, de forma pausada, a chave de ignição, por vinte vezes concecutivas, apagando a luz de advertência e solucionando de vez o problema.

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Galera do vectra clube, estou com meu vectra GLS 2.2 16V automático apresentando uma falha na partida.
Explicando melhor: o carro pega normalmente, não apresenta falhas parece que está tudo uma maravilha. De repente ele simplesmente não pega. Aí eu espero um pouco e ele pega. Levei num mecânico da última vez que isso aconteceu, mas ele não era meu mecânico de confiança, e, ele disse que o problema era no relé da bomba de combustível (melhor dizendo são dois relés). Por desconfiar dele não quis trocar e o carro está andando normalmente, alguém pode
me dizer se realmente pode ser isso? Ah, ele acusou isso porque os relés estavam muito quentes.


Galera olha aí o furo do mecânico...
Bem que eu desconfiei dele. Eu troquei os relés e o problema continuou. Ouvindo o que outros membros do vectra clube disseram resolvi apurar melhor. Fui a uma concessionária e o cara me disse que 99% era o sensor de rotação, que ele já havia pegado outros assim e que a solução foi a troca desta peça.
Mas uma vez desconfiando fui ao meu mecânico de confiançã e ele me indicou um cara fera em Injeção Eletrônica.
Chegando lá ele me disse o seguinte: vectra não dá defeito, quando dá são duas coisas - ou é o sensor de rotação ou a bomba de combustível. No seu caso parece ser o sensor...(chance de 90%), mas ele só afirmaria 100% se o carro desse o defeito na oficina e ele passasse o computador.
Então resolvi trocar a tal peça e ver no que dá, se resolver de vez aviso a todos.


Galera, meu vectra voltou ao normal. Foi só trocar o sensor de rotação e nunca mais falhou na partida. Eu aproveitei e segui a dica de alguns de vocês e pus o aditivo AC Delco no tanque, acho que melhorou...Era o sensor de rotação? No meu caso demoro 4 meses para os mecanicos descobrirem o que era, trocaram de tudo... até a bobina pra voce ter uma idéia... de saco cheio meu pai levou pra concessionaria gm ... dutra veiculos da vila guilherme... tive que explicar pra ele, o que acontece...! e uma coisa que ele captou, foi que o carro pega qndo empurra ou seja no tranco, ai já descartou a bomba! Ai viu, que o cabo do sensor tava partido ou sei la, e que quando esquenta ele perde contato e nao liga mais...! ai só esfriando liga...! O pior é o mico...! Voce parado na rua, o carro novinho... não é velho, e do nada tentando ligar ele...! Isso que é o ruim... ! hehehe...! espero que tu nao tenha passado por isso hehehe...

Abraços...
Se eu tivesse visto antes, iria te dizer que era o sensor, e que aconteceu comigo hehehe...

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Depois de procurar bastante comprei um Vectra 99/99 GLS completo muito conservado (muito mesmo). faz 3 semanas que estou com ele. na terceira semana o tubo de pressaõ partiu me deixando na mão perto da casa da minha namorada em um local meio perigoso. mas ja consertei colocando um tubo original novo. Este problema é comun aconteçer em vectras mais antigos?

Uma outra duvida. - De manhã ele pega direitinho , so girar a chave uma vez e pega sem problemas. visto q eu ando poko no carro , quer dizer as distancias não são muito grandes pra onde eu custumo ir, o carro não esquenta o suficiente. depois vou sair no carro denovo depois de 30 mins, 1 hora e quando vou girar a chave ele não pega. Espero 5 segundos e tento e nada. normalmente na terceira tentativa ele pega e com um pouco de dificuldade - tenho e apertar o acelerador pra ajudar. Será q é pq o motor não esfriou? ja aconteçeu isso com alguem?

É o regulador de pressão. De fato, esta peça é um ótima candidata para o seu problema. Deve custar uns 80,00 para o 8 V. A troca é na hora. O bom seria fazer uma experiência com um regulador usado (tira de outro Vectra para testar) mas funcionando . Se a troca resolver, aí você compra uma nova. O motor do Vectra pega na hora, quaisquer que sejam as condições. Se demora, alguma coisa não está funcionando corretamente.

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Algumas semanas atras postei no forum um problema que estava acontecendo no vectrão. Ele engasgava de vez em quando e tinha problemas de ligar depois de quentre - durante o dia. Li nos topicos que deveria ser o regulador de pressão mas decidir levar a uma bem reconhecida oficina aqui em Fortaleza.

O "mecanico" deu uma olhada , fez un teste pra ver se a pressão da bomba estava boa e deu tudo certo. Perguntei se podia ser o regulador. Depois de alguns tapas chatos (sabe aqueles q alguns mecanicos dão com a chave de fenda nas peças no motor enquanto eles estão explicando alguma coisa?) me disse que não era pq estava vazando. Mas estava, quando tirava a mangueira, pingava gasolina um pouco, o que não deveria aconteçer. Nem dei gorjeta como custumo dar, não merecia.
Felizmente o meu pai conheçeu um mecanico muito competente essas semanas e já que ele estava de ferias decidiu levar o vectrão pro mecanico ver.
Quando ele ficou sabendo do problema , ele identificou imadiatamente como sendo o regulador de pressão. Agora vectrão estar com mais potencia e gasta bem menos , e pega toda vez!!!!! Quem quiser saber qual oficina que é mande uma mensagem particular.

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ESSE CARRO ESTA COM AMARCHA LENTA IRREGULAR,COMO SE ESTIVESSE DANDO ECESSO DE GASOLINA,CHEIRO FORTE DE CATALIZADOR,ALTO CONSUMO,VELAS ESTÃO PRETAS,OBS;ESTAVA FALTANDO A LAMPADA DA INJEÇÃO NO PAINEL,APÓS COLOCADA ELA AINDA NÃO ASCENDEU COM AS IRREGULARIDADES.

TESTES REALIZADOS;LIMPEZA DOS BICOS,REGULADOR DE PRESSÃO,SONDA LAMBIDA,BOMBA COMBUSTIVEL,MANGUEIRAS DE VACUO,SINCRONISMO DA

CORREIA,TUDO OK.

SE ALGUM AMIGO PUDER DAR UMA DICA EU AGRADEÇO DESDE JÁ.OBRIGADO.

Olá amigo, eu já peguei um problema desse numa saveiro da VW, apesar dela apresentar problemas em alguns sensores como sonda, motor de passo e

também cabos e velas, eu tive que colocar os bicos na máquina para teste umas 3 vezes aí constatei que o problema estava nos quatro bicos ou seja era

erosão. Substituí os quatro bicos e o carro ficou redondo.
Obs: Quando eu acelerava fundo fumaçava preto e com odor forte de combustível, sinal de mistura rica.

Verifique o ponto de correia,ou o sensor MAP carro amigo vc ja verificou o sensor d temperatura da agua ele pode ocasionar auto consumo de combustivel.
Já tendo visto tudo o que falou seria interessante que verificasse através do scanner o tempo de injeção dos bicos injetores e a temperatura do motor.A

partir dai pode-se chegar a solução.

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Oscilação na marcha lenta

Sintoma: Marcha lenta irregular, oscilando muito.

Causa: Restrição na região da fresta da borboleta, devido aos vapores de óleo provenientes do respiro do motor, que vão se acumulando e alterando o fluxo de da marcha lenta, isto faz com que os parâmetros de ajuste da marcha sejam corrigidos pela unidade, até que seja atingido o valor máximo de adaptação, código 533 ou 1087.

Solução: Uma vez que os valores ultrapassem os limites de adaptação é necessário:
- proceder a limpeza do corpo de borboleta, aquecer o motor e efetuar o ajuste básico;
- funcione o motor e aguarde até que o ventilador do radiador desligue pela segunda vez;
- ligue os faróis, ventilação forçada, antiembaçante e qualquer outro consumidor que houver;
- acelere o motor levemente até aproximadamente 2500 rpm, e mantenha-o nessa condição durante alguns segundos; deixe-o retornar em marcha lenta, aguardando pelo menos 1 (um) minuto nessa condição;
- repetir o passo anterior cerca de 10 vezes (até a marcha lenta parar de oscilar);
- não havendo mais a oscilação, mantenha o motor funcionando em marcha lenta por mais 30 minutos.

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Defeitos da Bomba de Combustivel

Se o carro desligar depois de um kct, é EXCESSO.
Se na hora que pisar, o carr baixar a frente, é EXCESSO.
Se o carro der uns pipoco (po po po po po po po) é falta Blow.
Eu acho que teu carro ta com excesso de combustivel. Nao tem outra explicação.
Bomba de Monza a alcool é forte pra burro. Dá vazao pra mais de 1,5kg.

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ESOLVIDO PROBLEMA OSCILACAO MORRE, MOTOR QUANDO QUENTE OSCILA E MORRE

Resolvido o problema da minha oscilação e morre motor somente quando quente. Comprei um spray limpa contato e desingripante. Primeiro limpei a MAF com limpa contato. O problema persistiu.

Depois retirei a sonda lambda, passei desingripante na rosca da sonda que fica no tubo da admissão/coletor. Limpei bem e depois de seco passei uma lixa de unha para dar um bom aterramento. Depois lavei 2 vezes a sonda com desingripante. Saiu foi carvão puro !!! Depois de seca, finalmente lavei 2 vezes a sonda com limpa contato. Tambem os seus terminais.

Já andei 300 km depois da limpeza e o problema foi solucionado até o momento. Não oscila, nao morreu e esta super economico. Agora fiz uma média e está fazendo 11 Km/l na cidade (antes fazia 8,2 km/l) e ainda está andando muito muito.

Valor total do gasto: R$ 6,00 o limpa contato e R$ 4,20 o desingripante. Achei sonda lambda pelos disparates de R$ 591,00 na concessionária ford e R$ 110,00 no paralelo.

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Corsa
Mistura rica

Sintoma: Fazendo-se uma análise no nível de emissões, constatou-se que o índice de CO ultrapassava a casa dos 10% em marcha-lenta. O cliente reclamava também que o motor perdia força e falhava em subidas.

Causa: Foi analisado a pressão de linha e vazão no sistema de combustível e nada sendo encontrado de errado. Partiu-se para a verificação do sensor de pressão absoluta (MAP) no qual foi encontrado irregularidades.

Solução: Substituição do sensor de pressão absoluta.
Sistema: Delphi Multec IEFI com motor 1.0

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Corsa 1.6 MPFI
Mistura excessivamente rica

Sintoma: O veículo chegou em nossas mãos falhando muito e com fortes odores no escapamento, tratando-se de uma mistura extremamente rica.

Causa: Verificamos a pressão de linha e estava tudo normal (2,4 BAR em marcha-lenta) e 3,1 BAR (com a tomada de vácuo do regulador de pressão desconectado). Medimos o tempo de injeção, o que foi constatado um valor muito alto (6,3 ms) sendo que o correto para esse motor fica em torno de 1,2 ms em temperatura normal. Desligamos o sensor de temperatura do motor e ocorreu uma melhora no funcionamento. Ao medir o valor da sua resistência,
constatou-se um valor muito elevado (6 Kohms para uma temperatura de 90 graus).

Solução: Substituímos o sensor de temperatura e o tempo de injeção se normalizou mas as falhas continuaram. Retiramos as velas que estavam totalmente
carbonizadas, e fizemos uma limpeza. Depois disso o motor voltou a funcionar normalmente.

Corsa 1.0
Falta de sincronismo da correia dentada

Problema: O motor funciona aparentemente normal com a marcha em ponto morto, mais quando solicitado este perde a força. Além do cheiro forte emitido pelo escape o motor apresenta-se de forma barulhenta.

Diagnóstico: O primeiro passo realizado foi à utilização do scanner que indicou mistura rica com probabilidade de ser o sensor lambda. Verificando este componente o mesmo apresentava-se com suas características normais. Em seguida verificou-se que as velas também estavam boas bem como os outros sensores. No passo seguinte, realizou-se a limpeza do corpo borboleta, que estava bastante sujo de resíduos do óleo e combustível.
A pressão da linha de combustível estava dentro dos limites da pressão indicada. Como tudo analisado anteriormente estava normal, passou a ser verificado a mecânica. Apesar da correia dentada está dentro do prazo de uso observou-se que o ponto de referência da ignição estava fora de posição por quatro dentes. Retirada à correia esta apresentava a falta de um dente o que ocasionou o salto.

Solução: Troca e sincronismo da correia dentada.

Sistema: Delphi Multec IEFI-6

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Corsa
Gasolina no cárter

Sintoma: O cliente reclamava que o nível de óleo do motor aumentava, em cerca de um litro em pouco tempo e o óleo lubrificante ficava "ralo".

Causa: Durante o diagnóstico com o scanner notou-se que os parâmetros de pressão de coletor e tempo de injeção estavam bastante altos, portanto fora

do especificado. Com a analisador de gases verificou-se que o índice de CO ultrapassa 10%.

Solução: Removido o sensor MAP do ponto de fixação no coletor de admissão, foi observado que seu conector elétrico estava úmido e oxidado. Limpo o conector os valores de pressão e tempo de injeção voltaram ao normal e o nível do carter não voltou, mais, a subir.

Sistema: Delphi Multec IEFI-6

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Tipo
Ventilação interna

Problema: Reclamação do cliente que seu veículo Fiat Tipo 1.6 ie ventilação interna (ventilação forçada) só funciona na 4º velocidade.

Causa: Isso acontece porque o fuzistor abre e só deixa funcionar a 4º velocidade. Este fuzistor fica incorporado com o resistor das velocidades.

Solução: Não basta só trocá-lo. Deve-se também trocar o eletro-ventilador interno pois, o mesmo já excedeu sua amperagem de trabalho. Se não efetuar a troca o fuzistor voltará a romper-se novamente.

Nota: Em hipótese alguma, nunca faça pontes ou jumpers com fios no componente, pois isso acarretará um aquecimento na fiação da ventilação forçada provocando curto circuito.

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Bomba de Combustível

De acordo com explicações da Robert Bosch, a bomba elétrica tem como função aspirar o combustível contido no tanque e fornecê-lo sob pressão a um tubo distribuidor, onde estão fixadas as válvulas de injeção. Invariavelmente, a bomba fornece mais combustível do que o necessário para o sistema, sendo que o excedente é devolvido ao tanque através de um retorno existente no regulador de pressão que, na maioria dos veículos, também está montado no tubo distribuidor. A bomba de combustível pode estar montada dentro ou fora do tanque, sendo chamada de bomba in tank e in line, respectivamente. A bomba de combustível in tank possui um pré-filtro em sua extremidade, que filtra o combustível antes da passagem pela bomba, impedindo que possíveis impurezas contidas no tanque possam comprometer o funcionamento da mesma. O pré-filtro das bombas de combustível é um componente fundamental para assegurar o perfeito funcionamento do circuito. Portanto, é recomendável realizar verificações periódicas para garantir o bom funcionamento da bomba. A Bosch
ressalta que para assegurar o perfeito funcionamento da bomba de combustível, o pré-filtro deve ser substituído (preventivamente) a cada 30.000km e obrigatoriamente trocado quando a bomba de combustível for substituída. Também é recomendável realizar uma inspeção interna no tanque de combustível para avaliar o seu estado em relação a possíveis impurezas, e ainda trocar filtro de combustível conforme recomendação do fabricante.

Teste da bomba de combustível

1- Verifique a tensão de alimentação da bomba de combustível. Meça com um voltímetro, através do conector da bomba (durante a partida), a tensão de alimentação da bomba de combustível;
O valor obtido deverá ser maior ou igual a 11,5V;
Caso este valor não seja encontrado, verifique:
- se existe rompimento nos fios de chicote da bomba ou nos fios de ligação do relé;
- possível curto-circuito nos fios do chicote da bomba.

2- Verifique a pressão de alimentação.
Com o manômetro instalado no circuito de entrada do combustível e com o motor em marcha lenta, verifique a pressão na linha de combustível, conforme o veículo em teste.

3- Verifique a vazão da bomba de combustível.
Retire o relé da bomba de combustível;
Faça uma ligação (ponte) entre os bornes 87 e 30 no soquete do relé;
Em 30 segundos, deveremos obter, no mínimo, 700ml de vazão com uma pressão de 3 bar no sistema. O teste de vazão deve ser feito na linha de retorno do sistema e caso não sejam encontrados os valores do teste, substitua a bomba.

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Mais dicas em....
www.webmecauto.com.br/ -------->>>> dicas técnicas
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