[DÚVIDA] - PQ NÃO PEGA QUANDO MOTOR ESTÁ MUITO QUENTE?

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magos7
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[DÚVIDA] - PQ NÃO PEGA QUANDO MOTOR ESTÁ MUITO QUENTE?

Mensagem por magos7 »

Olá pessoal,

Tenho um corsa MPFI , 8 v, 1.6. Ele liga legal o motor quando está frio, porém acontece as vezes ao rodar com ele muito tempo se desligar uns 10 minutos ele nao pega, ao virar a chave dá um barulho parecendo que tem alguma coisa presa querendo girar , um barulho pausado tipo ....nhum....nhum....nhum....A bateria e o alternador foram testados tá ok, as vezes acho que pode ser o motor de arranque que não esta virando, mas porque so acontece quando o motor está quente? é so deixar o carro esfriar +- 10 a 15 minutos ele pega legal. mas não é normal né. tem um eletricista querendo abrir meu arranque. Antes disso quero sugestões do clube. O resto ta tudo normal.


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Cláudio
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Mensagem por Cláudio »

Cara tive um 2001 1.0 que apresentou esse problema, o problema era na válvula reguladora de pressão da flauta de combustível, acontece que com o carro quente ele termina por afogar logo após parar; após algum tempo fica normal e pega rápido.


magos7
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Mensagem por magos7 »

Valeu pelo toque. Olhei um topico relacionado. Lá diz que uma maneira de saber é verificar se o caninho que pega encima do regulador esta com cheiro forte de gasolina. O meu ta sequinho e sem cheiro. Será que tem outra maneira de testar ou só trocando mesmo?


magos7
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Mensagem por magos7 »

levei no mecânico, ele inspecionou e descartou a possibilidade de ser o regulador de pressão da flauta. Quando ta frio pega legal, se esquentar muito e deixar desligado alguns minutos simplesmente nao gira o motor . Não da nem aquele famoso barulho na ignição quando o carro esta afogado mesmo com bateria boa. Depois que esfria pega legal. Ele mandou verificar motor de arranque com um eletricista. Parece que o induzido ou outro componente dentro do arranque não gira, ou gira com dificuldade. Vamos ver o que vai dar. comentem por favor. Depois posto os resultados.


Pauloskar
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Mensagem por Pauloskar »

Verifique sensor de rotação. Abs.


Trevor
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Mensagem por Trevor »

Companheiro, tive um problema parecido, meu carro quando esquentava muito não virava o arranque de jeito nenhum, parecia bateria fraca, testei e vi que nao era, desmontamos o arranque pois ele possui varios componentes internos, inclusive umas buchas que sao propensas ao desgaste ou dilatam excessivamente com o aquecimento do motor. Verifique isso no seu carro e peça ao eletricista para lubrificar o motor de arranque. No meu caso ainda nao era isso, existe uma valvula solenoide que faz o arranque girar, os eletricistas a conhecem como "automatico" essa valvula tambem costuma perder forca quando superaquecida e quando esta muito antiga pois ele entra em curto. Da uma olhada nela tambem pois ela esta junto do arranque e voce ja mata a questao. Posta o resultado ai!
Sedan GLS 1.6 16v


Eletro
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Mensagem por Eletro »

magos7 escreveu:Olá pessoal,

Tenho um corsa MPFI , 8 v, 1.6. Ele liga legal o motor quando está frio, porém acontece as vezes ao rodar com ele muito tempo se desligar uns 10 minutos ele nao pega, ao virar a chave dá um barulho parecendo que tem alguma coisa presa querendo girar , um barulho pausado tipo ....nhum....nhum....nhum....A bateria e o alternador foram testados tá ok, as vezes acho que pode ser o motor de arranque que não esta virando, mas porque so acontece quando o motor está quente? é so deixar o carro esfriar +- 10 a 15 minutos ele pega legal. mas não é normal né. tem um eletricista querendo abrir meu arranque. Antes disso quero sugestões do clube. O resto ta tudo normal.

Eu também tive esse problema. Meu corsa é 1.6 8v e esta com 85000Km. Pode parecer estranho mas esse problema aconteceu depois que troquei o óleo do motor, eu usava o Shell Helix 15w50 e troquei pelo BR Valora 5w30. É um óleo muito fino e que fica mais ralo ainda quando está quente, só resolvi o problema depois que aumentei a viscosidade do óleo acrescentando um aditivo. A partir de agora não uso mais óleo fino vou voltar ao 15w50 que sempre usei e nunca me deu problema.


magos7
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Mensagem por magos7 »

Olá pessoal, ainda não resolvi o problema por falta de tempo mesmo. Vou tirar uns dias de folga o resolver o problema se Deus quiser.Também estou achando que é motor de arranque, levei em um eletrecista (mas o defeito não deu na hora para ele diagnosticar)ele disse que pode ser um calço no motor, o motor fica pesado e não deixa o arranque acioná-lo. Acho meio dificil ser isso já que frio ele pega nornal. Vou levar em outro outro eletricista, pois também acho que é motor de arranque. Quanto ao sensor de rotação, tô pensando em trocá-lo por conta própria, o siemens aqui em bh ta na faixa de 59,00, sendo um sensor que nunca troquei. mas gostaria que comentassem quais os defeitos comuns que este sensor pode apresentar. Outra curiosidade minha é sobre o óleo Uso o Lubrax SJ 20w50, não entendo de viscosidade, mas gostaria que me indicassem um aditivo e se é viável no meu caso. . Talvez detalhes pequenos pode ser a solução. Mas a geral no arranque/automático vou providenciar com certeza. Vou postar os resultados.


magos7
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Mensagem por magos7 »

olá pessoal, levei o carro em outro eletricista, fez alguns testes e me disse que meu cabo negativo da bateria nao estava passando carga o bastante (assim eu entendi) mesmo assim pedi para dar uma geral no arranque e verificar o automático, não precisou trocar nada não, fez apenas uma manutenção, porém segundo ele o problema estava nos cabos , foi feita uma manutenção também nos cabos e principalmente nos terminais destes . Como o defeito é intermitente, perguntei a ele se o problema estava resolvido, se tinha algum teste final para saber, ele disse so com teste de "rua". Já tem 4 dias e ainda não deu nada não. Espero que continue assim. Qualquer coisa posto aqui.


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