[DÚVIDA] Barulho "estranho" no meu 1.6...

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Luciano Ludwig
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 03 2007f Julho 2007 09:29:36 PM
Localização: Pato Branco - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] Barulho "estranho" no meu 1.6...

Mensagem por Luciano Ludwig »

Pessoal,

Talvez alguém até já tenha comentado isso aqui mas não consegui encontrar.

Tenho um Hatcj 4 portas, 2000/2001, 1.6, gasolina. Acho que ele anda muito bem e tem feito uma média legal. Não consome óleo nenhum.

Porém uma coisa que me intriga é um ronco forte que é até parecido com o barulho que se diz quando o motor está "rajando". Só que o barulho do motor rajando ocorre rapidamente e quando se sai de uma rotação mais baixa pra uma mais alta - ou seja - na "pegada" de aceleração...

O barulho que faz no meu acompanha toda a aceleração até o final das marchas.

Por um lado é parecido com o barulho normal de torque do motor que se percebe em outros motores como alguns Volks maiores como o de um 1.8 por exemplo, só que acho que no meu é bastante forte.

Talvez seja implicação minha e eu não conheça direito ainda esses nossos GMs... mas gostaria de um comentário de outros proprietários do 1.6... alguém se habilita?
dalton_lopes
:: Champ ::
Mensagens: 545
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 11:35:45 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por dalton_lopes »

talvez se vc nos falar a kilometragem do seu motor... ajudaria.
Ex Corsa Super 1.0 8v mpfi 1996 turbinho
Atual Corsa Hatch GL 1.6 8v mpfi 1999 aspirado
JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Emitir uma opinião séria sobre um "barulho" via net é bem complicado, caro amigo.
Luciano Ludwig escreveu:Talvez seja implicação minha e eu não conheça direito ainda esses nossos GMs...
Creio que seja isso mesmo.

Abraço

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)
Luciano Ludwig
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 03 2007f Julho 2007 09:29:36 PM
Localização: Pato Branco - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Luciano Ludwig »

heheh desculpem não me expressar bem...
Mas já fiquei feliz de alguém respoder ao tópico. O motor está com 79.000 + ou -

O motor 1.6 do Corsa costuma ser meio barulhento mesmo?
JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Luciano Ludwig escreveu:O motor 1.6 do Corsa costuma ser meio barulhento mesmo?
...é o que te disse Luciano: depende do barulho.

Abraço

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)
mafeal
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 09:00:05 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mafeal »

Bem, eu tenho um corsa 1.6 mpfi 2000 e eu acho o motor dele meio barulhento mesmo.... quando vc senta a pata no acelerador ele raja mesmo.... principalmente se vc encher bem ele na arrancada... acho que é a disposição do motor dentro do cofre, pois a parte de baixo do motor fica quase embaixo do painel e o isolamento acústico é aquela maravilha... então já viu... dá prá ouvir a gasolina andando nas mangueiras...risos

O meu passou por um trabalhinho na parte de cima essa semana porque estava grilando... foi preciso fazer uma remoção mecânica da carbonização do motor, pois tinha mais de 1mm de carvão na cabeça do pistão... agora ficou zerado...

Agora, se o rajado ficar muito alto, pode ser que seu carro tenha saído um pouco do ponto, talves por folga na correia dentada, ou na engrenagem do virabrequim, pois já ouvi falar que dá folga na chaveta que prende a engrenagem no eixo...

bem, mas a turma aí manja mais do que eu do motor dos corsinhas, pode ser que eles tenham uma visão melhor do que pode ser... espero ter ajudado...
~= Se for dirigir, não beba...
... se for beber, me chama =~
-+ Marcelo Alves +-
Murilo Valenso
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 02 2011f Maio 2011 02:40:52 PM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Murilo Valenso »

Amigo;

Pelo que falou sobre o barulho do motor de acordo com a aceleração, posso afirmar que algumas válvula do seu comando esteja desgastada, assim trocar o comando seria a solução, ficando em torno de 350 reais troca do comando + mão- de -obra.
Mas, trocar o comando pode revelar a vc que não seja a solução, pois o ranjido ainda possa persistir, daí seria melhor trocar o KIt de Comando 600 reais troca de Kit + mão-de-obra.

Mas vale lembrar que aqui só damos uma Luz ou esclarecimento sobre seu problema, ou seja, já ajuda um bocado pois chegar no mecânico sobre o que pode ser o problema, ajuda o mecãnico e evita de que ele possa te passar a perna, OK!!!!

Sugiro ir ate uma Oficina de confiança e fazer o teste do Comando, em que ele cola um papel de jornal sobre o comando aberto e vc acelera o carro um pouco, onde terá que haver 8 riscas de óleo acusando que as 8vávulas estão sendo corretamente Lubrificadas.

Vale lembrar, que as suposições de nossos amigos podem estar corretas, mas faça esse teste pra ter certeza que é o Comando, o que acredito que é.

Espero ter ajudado nossos amigos do Club Corsa!!
___________________________________
murilodealmeida_mda@hotmail.com
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”