Além do som ficar ruim (na minha opinião), um som "metalizado", o motor foi projetado para trabalhar com a resistência que o catalisador promove na passagem dos gases para a realização da catálise.
Ou seja, as respostas do carro podem ser um pouco melhores. Mas é tão pouco que, na verdade, não compensa pelo aumento no consumo e a aceleração no desgaste de peças.
Sei que não é barato, mas pode sair mais caro depois.
Nunca remova o catalisador. Não é uma atitude inteligente.
[DÚVIDA] Catalisador: retirar ou não!
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Opa dúvida que rondou minha cabeça a um tempo atrás....
Ai retirei o catalisador....
Meu relato é que muda o ronco do motor; a impressão que temos ao pilotar é que o carro está mais solto....
Outro fato que gostei bastante....
Antes com catalisador - cidade = consumo de 9 a 10 Km/L
Agora sem catalisador - cidade = consumo de 11 a 12 Km/L
Detalhe o meu estava com 140000 KM e ainda estava inteiro e sem estar entupido.....
Ai retirei o catalisador....
Meu relato é que muda o ronco do motor; a impressão que temos ao pilotar é que o carro está mais solto....
Outro fato que gostei bastante....
Antes com catalisador - cidade = consumo de 9 a 10 Km/L
Agora sem catalisador - cidade = consumo de 11 a 12 Km/L
Detalhe o meu estava com 140000 KM e ainda estava inteiro e sem estar entupido.....
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Também ando sem catalisador e até bem pouco tempo com filtro esportivo.
Só q meu catalisador ta novinho e em vez de arrancar o miolo, tirei ele todo e foi soldado um tubo reto no lugar, mas como troquei o abafador final por um esportivo, não sei dizer se o barulho mudou...
Mas vem a parte q interessa, como eu tinha tirado o abafador central tbm, ficou um barulho alto demais e senti uma perda de torque, ficou mto livre o escapamento, ai voltei o abafador original, melhorou bastante!
Agora o filtro, tbm sempre achei lenda urbana, e eu andava com filtro do mais vagabundo, mas senti mesmo foi qndo voltei para o original, perde, mas perde mto folego!! O carro parece "sufocado" agora, em estrada principalmente, cai mto mais rapido a velocidade, obrigando a reduzir mais cedo, o q não ocorria com filtro.
Na minha opinião: TIRA SIM!!
Só q meu catalisador ta novinho e em vez de arrancar o miolo, tirei ele todo e foi soldado um tubo reto no lugar, mas como troquei o abafador final por um esportivo, não sei dizer se o barulho mudou...
Mas vem a parte q interessa, como eu tinha tirado o abafador central tbm, ficou um barulho alto demais e senti uma perda de torque, ficou mto livre o escapamento, ai voltei o abafador original, melhorou bastante!
Agora o filtro, tbm sempre achei lenda urbana, e eu andava com filtro do mais vagabundo, mas senti mesmo foi qndo voltei para o original, perde, mas perde mto folego!! O carro parece "sufocado" agora, em estrada principalmente, cai mto mais rapido a velocidade, obrigando a reduzir mais cedo, o q não ocorria com filtro.
Na minha opinião: TIRA SIM!!
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- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Tenho corsa 1.6 ,tirei o catalizador porque quando comprei ja tava sem ceramica interna e o ruido era algo tipo se o escape tivesse dentro de uma manilha de esgoto,tirei por causa do barulho, nao senti diferença nenhuma no consumo potencia nem nada assim, so a rotaçao na partida que chega a 1600 rpm e antes nao passava de 1000rpm na lenta a frio,fora isso , acho que o problema mesmo é so numa inspeçao veicular.
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- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
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Pessoal... vamos colocar alguns pontos importantes.
O carro "melhorou" porque estava com o catalizador entupido. SÓ ISSO.
Se comparado com um carro com catalizador bom, tenham a certeza de que piorou.
A sonda lambda fica perdida sem contrapressão, o fluxo fica mais rápido e a leitura não é precisa, todo motor precisa disso. A injeção trabalha errada e pronto, não tem 100% do desempenho. Se a sonda está um lixo por falta de manutenção é outra coisa.
Repito, só ficou "melhor" porque estava entupido. O correto é trocar, não eliminar.
O carro "melhorou" porque estava com o catalizador entupido. SÓ ISSO.
Se comparado com um carro com catalizador bom, tenham a certeza de que piorou.
A sonda lambda fica perdida sem contrapressão, o fluxo fica mais rápido e a leitura não é precisa, todo motor precisa disso. A injeção trabalha errada e pronto, não tem 100% do desempenho. Se a sonda está um lixo por falta de manutenção é outra coisa.
Repito, só ficou "melhor" porque estava entupido. O correto é trocar, não eliminar.
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- Localização: Novo Hamburgo - RS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
EU TENHO UM CORSA SUPER, RETIREI O CATALIZADOR POR QUE O MESMO ESTAVA QUEBRADO SOLTANDO PEDAÇOS NOS SILENCIOSOS DO ESCAPAMENTO GERANDO UM BARULHO DE CHOCALHO MUITO HORRÍVEL, PRINCIPALMENTE EM MARCHA LENTA. RETIREI O CANO DESPARAFUSANDO DOIS PARAFUSOS E ENFIEI UM CANO DE METAL ATE SAIR TODOS PEDAÇOS QUEBRADOS, FICANDO ELE OCO. TROQUEI OS SILENCIOSOS POR NOVOS O INTERMEDIÁRIO E O TRASEIRO E FICOU BOM O RONCO E UM POUCO MAIS ALTO QUE O NORMAL ,MAS NADA MUITO ESPALHAFATOSO O CONSUMO CONTINUOU O MESMO, MAS PERCEBI QUE ELE ESTA ANDANDO MAIS SOLTO. ficou BOM.
- José Leal
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- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
O maior problema são os gases poluentes. Nos tempos atuais, isso é uma coisa a se pensar.
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- Ano de fabricação: N/I
Eu tive problemas recentemente (esse mês) com isso: O meu catalizador quebrou.
Apesar de caro, preferi comprar um novo. Me falaram que andar com carro sem ele, constitui infração de trânsito. Foi um gasto alto, mas fora o custo, tem a questão do meio ambiente como o José Leal falou.
Apesar de caro, preferi comprar um novo. Me falaram que andar com carro sem ele, constitui infração de trânsito. Foi um gasto alto, mas fora o custo, tem a questão do meio ambiente como o José Leal falou.
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