Galera
Compensa ou não retirar o catalisador para ganho de desempenho?
Vou trocar o silencioso e poderia aproveitar também para tirar a colméia.
Alguém já tirou e melhorou ou não ?
Valeu!
Obs.: o meu catalisador está no fim da vida útil que é de 80.000 km.
[DÚVIDA] Catalisador: retirar ou não!
-
- :: GSI ::
- Mensagens: 2255
- Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Caro careca
Editei seu tópico para se adequar as regras:
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=25977
Abraço
JMarcelo
Editei seu tópico para se adequar as regras:
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=25977
Abraço
JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)
-
- :: Sport ::
- Mensagens: 1016
- Registrado em: Sexta-feira 08 2006f Setembro 2006 04:59:33 PM
- Localização: Bagé - RS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
ranca tudo fora!!
o motor agradece!!!!
o motor agradece!!!!
Ex-Corsa GLS 1.6 (92cv) Hatchback 4P 1999
Ex-Montana 1.4 (105cv) Econo.Flex 2008
Ex-Ford Focus GLX 2.0 16V Duratec (147cv) Hatchback 4P 2006
Atual Ford Ranger Sport (150cv) CS 4X2 2008
Ex-Montana 1.4 (105cv) Econo.Flex 2008
Ex-Ford Focus GLX 2.0 16V Duratec (147cv) Hatchback 4P 2006
Atual Ford Ranger Sport (150cv) CS 4X2 2008
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 44
- Registrado em: Quinta-feira 10 2007f Maio 2007 05:25:43 PM
- Localização: Campo Grande - MS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Sinceramente,
Quando tirei o catalizador do meu antigo corsa wind achei que tinha ganhado em desempenho, mas fazendo o teste do cronômetro vi que não havia mudado nada. Acho que a gente fica iludido com o som mais bonito e acha que o carro ficou mais forte.
E tem mais, se na hora de vender o carro vc precisar colocar outro catalizador, vai morrer numa boa grana!
Minha opnião: NÃO TIRA
Forte abraço.
Quando tirei o catalizador do meu antigo corsa wind achei que tinha ganhado em desempenho, mas fazendo o teste do cronômetro vi que não havia mudado nada. Acho que a gente fica iludido com o som mais bonito e acha que o carro ficou mais forte.
E tem mais, se na hora de vender o carro vc precisar colocar outro catalizador, vai morrer numa boa grana!
Minha opnião: NÃO TIRA
Forte abraço.
Gabriel Rigo Portocarrero
Eng. Mecatrônico
Novo Corsa Hatch - 2005
Eng. Mecatrônico
Novo Corsa Hatch - 2005
-
- :: Classic ::
- Mensagens: 1490
- Registrado em: Domingo 31 2006f Dezembro 2006 06:05:01 AM
- Localização: Itajaí - SC
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Não que o carro se "transforme"... mas o motor realmente trabalha mais folgado...portocarrero escreveu:Sinceramente,
Quando tirei o catalizador do meu antigo corsa wind achei que tinha ganhado em desempenho, mas fazendo o teste do cronômetro vi que não havia mudado nada. Acho que a gente fica iludido com o som mais bonito e acha que o carro ficou mais forte.
E tem mais, se na hora de vender o carro vc precisar colocar outro catalizador, vai morrer numa boa grana!
Minha opnião: NÃO TIRA
Forte abraço.
Não chega a 5cv a melhoria, por isso vc não sente...
Cronometro é meio relativo, nem sempre seu tempo de saida, reação e etc serão os mesmos (isso com medição de pista, imagine cronometro de dedo)...
Não é querer desmerecer, apenas explicando... hehhehehe..
O que ele poderia fazer, é comprar aquela peça que é "igual" um catalizador, porém, por dentro é um cano reto...
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 44
- Registrado em: Quinta-feira 10 2007f Maio 2007 05:25:43 PM
- Localização: Campo Grande - MS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Você não acha que se fosse tão fácil dar 5cv a mais para o motor, apenas aliviando a pressão do escape, ele já não sairia assim de fábrica? Não digo retirar o catalizador, pois a lei implica, mas utilizar outras forma para aliviar, como aumentar seu diâmetro ou trabalhar no silencioso nesse sentido...DieGo-SC escreveu:Não que o carro se "transforme"... mas o motor realmente trabalha mais folgado...portocarrero escreveu:Sinceramente,
Quando tirei o catalizador do meu antigo corsa wind achei que tinha ganhado em desempenho, mas fazendo o teste do cronômetro vi que não havia mudado nada. Acho que a gente fica iludido com o som mais bonito e acha que o carro ficou mais forte.
E tem mais, se na hora de vender o carro vc precisar colocar outro catalizador, vai morrer numa boa grana!
Minha opnião: NÃO TIRA
Forte abraço.
Não chega a 5cv a melhoria, por isso vc não sente...
Cronometro é meio relativo, nem sempre seu tempo de saida, reação e etc serão os mesmos (isso com medição de pista, imagine cronometro de dedo)...
Não é querer desmerecer, apenas explicando... hehhehehe..
O que ele poderia fazer, é comprar aquela peça que é "igual" um catalizador, porém, por dentro é um cano reto...
O nome disso é LENDA URBANA... Como o pessoal fala sobre os filtros de duplo-fluxo... Já foi mais que provado que não aumenta em nada a potência em carros originais, e, em alguns casos, essa diminui.
O que acontece é o famoso efeito placebo....
Bom, essa é mimha opnião... mas respeito a sua!
Abraço
Gabriel Rigo Portocarrero
Eng. Mecatrônico
Novo Corsa Hatch - 2005
Eng. Mecatrônico
Novo Corsa Hatch - 2005
-
- :: GSI ::
- Mensagens: 2255
- Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Bom, não é só questão de opinião...
...é questão de conhecimento técnico mesmo.
Aumentar restrição do escape (mesmo que seja para restringir parte das partículas de escape) é SIM um detrator de rendimento e eficiência: é fato, não é OPINIÃO.
...da mesma forma que escape mas restritivo melhora torque em baixo regime.
Quando se retira o catalizador de um carro configurado para utilizá-lo é CORRETO diminuir também a restrição de ar admitido e TAMBÉM de readequar os parâmetros de TI/PI da injeção eletrônica.
Acredito que TODAS ESSAS ALTERAÇÕES resultem em 5 a 10% de aumento na eficiência da queima e, consequentemente, no aumento da potência...
...e também em PERCA de torque em baixo regime na mesma escala.
Catalizador operando (= novo)é sim uma boa ferramenta de combate a poluição, mas nunca algo relevante em termos de performace.
JMarcelo
...é questão de conhecimento técnico mesmo.
Aumentar restrição do escape (mesmo que seja para restringir parte das partículas de escape) é SIM um detrator de rendimento e eficiência: é fato, não é OPINIÃO.
...da mesma forma que escape mas restritivo melhora torque em baixo regime.
Quando se retira o catalizador de um carro configurado para utilizá-lo é CORRETO diminuir também a restrição de ar admitido e TAMBÉM de readequar os parâmetros de TI/PI da injeção eletrônica.
Acredito que TODAS ESSAS ALTERAÇÕES resultem em 5 a 10% de aumento na eficiência da queima e, consequentemente, no aumento da potência...
...e também em PERCA de torque em baixo regime na mesma escala.
Catalizador operando (= novo)é sim uma boa ferramenta de combate a poluição, mas nunca algo relevante em termos de performace.
JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)
-
- :: Classic ::
- Mensagens: 1490
- Registrado em: Domingo 31 2006f Dezembro 2006 06:05:01 AM
- Localização: Itajaí - SC
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
opa, certeza que respeito a tua opniao cara... estamos aqui pra discutir e aprender... =D
mas ai eu te pergunto, se fosse tão fácil assim tirar potencia usando catalisador, porque os turboadaptados não usam catalizador de diametro maior?
já não nem em fase de contestação com vc, mas sim de troca de infos e dúvidas mesmo...
realmente, com toda eletronica empregada, os carros estao saindo de fabrica com o maximo de potencia possivel diga-se de pssagem com todos os componentes... em parte deles, a retirada de alguma peça realmente pode causar deficiencia... mas vejamos, isso é de agora, não precisa ir muito longe... 15 anos atras por ex, não se usava... e nos primeiros carros COM catalisador, usando o conhecimento de época e tudo mais, não se tinha muito o que fazer... ou arranca fora ou não arranca...
filtro esportivo realmente, sou um dos que defende que o troço é mais estético, roncão bonito e tal... eu mesmo uso no meu carro mas só pela forma que o RONCO fica, não espero nenhuma melhoria, nem que seja de 0,1%. em alguns carros como o Passat VR6 por ex, a retirada do filtro original e a colocação de um cônico, piora o desempenho... (fato testado pessoalmente)...
mas ai eu te pergunto, se fosse tão fácil assim tirar potencia usando catalisador, porque os turboadaptados não usam catalizador de diametro maior?
já não nem em fase de contestação com vc, mas sim de troca de infos e dúvidas mesmo...
realmente, com toda eletronica empregada, os carros estao saindo de fabrica com o maximo de potencia possivel diga-se de pssagem com todos os componentes... em parte deles, a retirada de alguma peça realmente pode causar deficiencia... mas vejamos, isso é de agora, não precisa ir muito longe... 15 anos atras por ex, não se usava... e nos primeiros carros COM catalisador, usando o conhecimento de época e tudo mais, não se tinha muito o que fazer... ou arranca fora ou não arranca...
filtro esportivo realmente, sou um dos que defende que o troço é mais estético, roncão bonito e tal... eu mesmo uso no meu carro mas só pela forma que o RONCO fica, não espero nenhuma melhoria, nem que seja de 0,1%. em alguns carros como o Passat VR6 por ex, a retirada do filtro original e a colocação de um cônico, piora o desempenho... (fato testado pessoalmente)...
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 44
- Registrado em: Quinta-feira 10 2007f Maio 2007 05:25:43 PM
- Localização: Campo Grande - MS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Hehehe,DieGo-SC escreveu:opa, certeza que respeito a tua opniao cara... estamos aqui pra discutir e aprender... =D
mas ai eu te pergunto, se fosse tão fácil assim tirar potencia usando catalisador, porque os turboadaptados não usam catalizador de diametro maior?
já não nem em fase de contestação com vc, mas sim de troca de infos e dúvidas mesmo...
realmente, com toda eletronica empregada, os carros estao saindo de fabrica com o maximo de potencia possivel diga-se de pssagem com todos os componentes... em parte deles, a retirada de alguma peça realmente pode causar deficiencia... mas vejamos, isso é de agora, não precisa ir muito longe... 15 anos atras por ex, não se usava... e nos primeiros carros COM catalisador, usando o conhecimento de época e tudo mais, não se tinha muito o que fazer... ou arranca fora ou não arranca...
filtro esportivo realmente, sou um dos que defende que o troço é mais estético, roncão bonito e tal... eu mesmo uso no meu carro mas só pela forma que o RONCO fica, não espero nenhuma melhoria, nem que seja de 0,1%. em alguns carros como o Passat VR6 por ex, a retirada do filtro original e a colocação de um cônico, piora o desempenho... (fato testado pessoalmente)...
Também uso o filtro cônico com esse fim!!! O barulho é muito bonito mesmo...
E como o Jota falou, se vc trabalhar na admissão de ar e readequar a injeção do carro, além de retirar o catalizador, haverá ganho...
Mas, pelo que entendi do tópico, o usuário CARECA perguntou se apenas retirar o catalizador adianta alguma coisa...
Então fica assim:
APENAS RETIRAR O CATALIZADOR NÃO ADIANTA NADA
Certo jota?
Abraço a todos
Gabriel Rigo Portocarrero
Eng. Mecatrônico
Novo Corsa Hatch - 2005
Eng. Mecatrônico
Novo Corsa Hatch - 2005
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 3923 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 2 Respostas
- 3700 Exibições
-
Última mensagem por Denilsonf87
-
- 1 Respostas
- 4203 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 7 Respostas
- 12258 Exibições
-
Última mensagem por JRenan
-
- 1 Respostas
- 1940 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 4108 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 13 Respostas
- 3242 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 1 Respostas
- 1695 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 6 Respostas
- 1019 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 1099 Exibições
-
Última mensagem por sousaman