[INFO] - Limpeza de Bico injetor - Fim da picaretagem?

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paulorod
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[INFO] - Limpeza de Bico injetor - Fim da picaretagem?

Mensagem por paulorod »

Bom dia galerinha curte ai a essa noticia!!!!!!!!!

Vale a pena lêr foi tirado desse site:

http://noticias.vrum.com.br/veiculos_co ... cias.shtml


Boris Feldman - Estado de Minas


Montadora afirma ser desnecessária a limpeza de bicos, desmascarando concessionárias que a incluem nas revisões periódicas

Arte de Lelis/EM

Está mais complicado as oficinas das concessionárias enganarem seus clientes ao incluir a "limpeza de bicos injetores" na relação de serviços das revisões periódicas, pois já há pelo menos uma montadora afirmando objetivamente, no manual do proprietário, que a operação é desnecessária.

A receita para o faturamento desonesto é simples: como o automóvel deve ser levado à oficina autorizada para uma revisão "gratuita" sob pena de perder a garantia do fabricante, os recepcionistas (consultores técnicos) são instruídos a incluir - entre os itens previstos no manual - outros serviços rigorosamente desnecessários, como a tal limpeza de bicos. Outros preferidos das concessionárias são a descarbonização (que algumas chamam de descontaminação) do motor, higienização do ar-condicionado, limpeza do sistema de refrigeração, troca do fluido de freio, reaperto geral, lubrificação de portas e maçanetas, etc. Alguns devem ser realizados de fato, mas jamais na revisão de 10 ou 15 mil quilômetros. A limpeza de bicos e a descarbonização, por exemplo, raramente são necessárias.

A conseqüencia desta enrolação é que uma revisão obrigatória, que deveria custar cerca de R$ 200 a R$ 300, acaba beirando ou ultrapassando os R$ 1 mil.
Reprodução/Manual da Ford

Conforme manual do Ford Focus Flex, limpeza de bicos é dispensável

No manual
As oficinas das concessionárias, para convencer os motoristas a aprovar o serviço, costumam alegar que a recomendação parte da própria montadora. Como ninguém confere no manual se o item está relacionado ou não, o serviço acaba sendo autorizado.

Mas agora, pelo menos uma montadora, a Ford, preocupou-se com o bolso do consumidor e resolveu ser objetiva em seu manual, afirmando expressamente não ser necessária a limpeza de bicos injetores nas revisões periódicas, pois eles são autolimpantes. A explicação dos engenheiros das montadoras é que os bicos (o nome técnico é válvula injetora) são submetidos a pressões elevadíssimas na passagem do combustível e, por isso, é difícil ou quase impossível a formação de resíduos em seu interior. Afirmam também que existe de fato a possibilidade de problemas nos bicos, mas que, neste caso, a solução é quase sempre sua substituição. Além disso, a eventual limpeza de bicos só é necessária caso o motor apresente um problema de desempenho: difícil de pegar, marcha lenta irregular ou com variação de rotações. E nunca "preventivamente", como insinuam os consultores.

E as outras?
Se vale para a Ford, vale para as outras montadoras, por um simples raciocínio: existem duas grandes fabricantes de sistemas de injeção (que incluem os bicos) no Brasil, a Bosch e a Magneti Marelli. Que fornecem para a Ford e também para outras marcas. Portanto, a observação da Ford em seu manual vale para praticamente todos os demais modelos.

Quando um automóvel é levado para a revisão periódica e a concessionária inclui no orçamento algumas operações não previstas pela montadora, o dono deve negar e não autorizar sua execução, para evitar de pagar por um serviço totalmente desnecessário. Se a oficina insistir, basta pedir que seja verificada a relação oficial de itens prescritos para a revisão.

Empurroterapia
Muitas concessionárias aplicam uma fórmula simples de estimular os recepcionistas da oficina a empurrar serviços desnecessários no momento em que o carro é levado para a revisão: eles são comissionados pelo faturamento conseguido à custa do desconhecimento do cliente. A limpeza de bicos é justificada pela gasolina adulterada e a descarbonização (ou "descontaminação") fica por conta do excesso de enxofre ou do óleo lubrificante. Até na hora de receber o carro zero quilômetro o cliente é vítima de golpe baixo: é quando se tenta enganá-lo com o "espelhamento" da pintura, totalmente inútil e que prejudica a camada protetora aplicada pela montadora quando o carro deixa a linha de montagem.
" Nunca cruze os braços em situações difíceis, pois o maior homem morreu de braços aberto."


valfrid
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Mensagem por valfrid »

Muito bom!!!

Realmente nos itens da revisão não consta limpeza de bicos no manual!
Valfrid
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paulorod
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Mensagem por paulorod »

valfrid escreveu:Muito bom!!!

Realmente nos itens da revisão não consta limpeza de bicos no manual!
OS CARAS ARRUMAM DE TUDO PRA TIRAR UM POR FORA
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Taz.Metal
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Mensagem por Taz.Metal »

O raça sem futuro, só querem nos tirar que já temos tão pouco!
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FRECHA_pick-up
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Mensagem por FRECHA_pick-up »

boa matéria
TRIO ELÉTRICO COMPACTO...
...DURMA COM ESSE BARULHO!


dalton_lopes
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Mensagem por dalton_lopes »

agora vcs acreditam mesmo q bico injetor nao suja... brincadeira... suja.. e suja bastante! a cada 10 mil km limpem sim seus bicos injetores. na boca do bico tem um pré filtro. tirem ele pra ver a cor q ele tá. se fosse assim, carro com injecao nunca falharia por sujeira... e é o q mais acontece. limpa o bico e fica novo.
Ex Corsa Super 1.0 8v mpfi 1996 turbinho
Atual Corsa Hatch GL 1.6 8v mpfi 1999 aspirado


willedu
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Mensagem por willedu »

dalton_lopes escreveu:agora vcs acreditam mesmo q bico injetor nao suja... brincadeira... suja.. e suja bastante! a cada 10 mil km limpem sim seus bicos injetores. na boca do bico tem um pré filtro. tirem ele pra ver a cor q ele tá. se fosse assim, carro com injecao nunca falharia por sujeira... e é o q mais acontece. limpa o bico e fica novo.
Isso é verdade, porém também é verdade que dependendo da gasolina utilizada o acúmulo de resíduos é mínimo.

No meu ex-corsa por exemplo, limpei os bicos quando comprei e desde lá só Shell V-Power, pouco antes de vender havia removido eles pra testar vazão e uniformidade do jato... adivinhem... 60.000kms depois da limpeza ainda estavam aceitáveis.

O esquema que mais aceito é o seguinte:

* trocar filtro de combustível de 5.000kms em 5.000kms
* usar apenas aditivada de qualidade sempre no mesmo posto e bomba, evitando trocar, pois assim se der problema vc sabe de onde veio
* evitar percursos pequenos e rápidos

E só fazer a limpeza se:

* o consumo aumentou muito
* o funcionamento da lenta está muito irregular
* as leituras do hallmeter estão anomalas

Aí vc remove eles, testa e se precisar aplica a limpeza por cuba eletrolítica.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


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Mensagem por DuBrejo »

Aproveitando esse assunto gostaria de acrescentar uma matéria que acabei de ler explicando como é o procedimento correto para limpeza de bicos, sendo necessário antes avaliar o funcionamento dos mesmos. http://www.alfatest.com.br/noticias/ultrasom1.html

Dêem suas opiniões.


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Claro que sujam, as montadoras la nas suas fabricas tem um posto de combustivel com combustivel bonitinho . Então metem essa gasolina bonitinha no tanque e fazem os testes, aí tudo funciona conforme manda o figurino. Válvulas injetoras autolimpantes e o escambal. Colocam uma dúzia de carros em rodagem de campo e não detectam o que nós proprietários vamos detectar com essa melecada que se forma nos bicos.
Agora prova mesmo são as vendas ou melhor o pós vendas onde nós consumidores nos ferramos a prova dessa terra de Marlboro Brasil.

Por falar nisso, mais uma coisa que faço em casa, limpeza de bicos, comprei um transformadorzinho de 12v CA , já limpei do meu corsa e do Siena fire da patroa. Tranquilaço fazer e ficou show. Como?
How to do ytube: http://www.youtube.com/watch?v=iQCgHMiX5ek

Good luck!


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

BALELA!!! ESSE BORIS DEVERIA SER PROCESSADO POR FALAR ASNEIRAS!!!

Teve essa mesma discussão no Monzeiros.com: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =20&t=4866
O ADG postou um vídeo dele fazendo limpeza de bicos. As peças soltaram uma meleca preta que contaminou totalmente o fluido onde elas estavam imersas.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


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