olha so cara...
meu amigo que tem um corsa recentemente caiu num buroco... e empeno uma roda.. ai ele levou pra desempenar e blz.... voltou ao normal.. porem o carro tava puxando pro lado dessa roda... ai ele pensou q o problema fosse a roda.. depois de varios testes e trocas e talz... chegoua conclusao que era o pneu.... o mecanico dele explicou o seguinte.... ele tinha um toyo proxes aro 15... e ele falou que os pneus importados nao possuem as mesmas malhas que os pneus "nacionais" tipo michelin e pirelli, pois por eles serem fabricados aqui no brasil eles possuem uma malha diferente... e no caso dele o que acontedeu é que o pneu deformou internamente na malha... saco?! entao.. da uma olhada no seu pneu cara... pode ser ele....
abraços!
AJUDA - Problema nos freios!
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Gontijo
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Pessoal, vou deixar minhas experiências, talvez ajude, mas vai ficar um texto bem grande.
Eu tinha um Chevette e sofri durante muito tempo com isso, troquei quase tudo.
O que eu menos esperava é que o freio traseiro pudesse fazer todo essa bagunça, MAS FAZ SIM, ao contrário do que muitos mecânicos dizem, que freio traseiro ruim não faz puxar.
Depois de trocar o cilindro-mestre, pinças, tubos, discos, resolvi partir pro freio traseiro, afinal eu já não acreditava mais nos mecânicos dizendo que não.
O teste que resolveu meu problema foi:
Isolar o freio traseiro soltando o tubo do freio traseiro no clindro-mestre e tampar o local com um parafuso curto.
Saí pra dar uma volta com MUITO CUIDADO, pois qualquer freada faz com que a frente bata no chão, já que não tem freio traseiro.
BINGO! PAROU DE PUXAR!
Só que o problema não era hidráulico, pois eu já tinha trocado os cilindros de roda.
O problema era no conjunto das lonas, os chamados patins. Todas aquelas peças estavam muito gastas e davam uma regulagem de lona diferente, com ângulo de ação do cilindro de roda diferente em cada lado.
Como eu sempre detestei o freio à tambor (aquele tinha 11 molas de cada lado) e para comprar um conjunto novo igual ao que estava lá ficaria em mais de R$300,00 , optei por adaptar o freio à disco do Kadett GSI na traseira do Chevette.
Problema solucionado pelo mesmo preço do sistema à tambor e com um freio muiiiito melhor!
Para tirar da dúvida vc pode fazer esse teste. Mas cuidado!!!!! Qualquer freada ele afunda a frente no chão, falando assim não parece, mas afunda!
Mas vamos a outras possibidades para o seu caso.
Bom, essa válvula a qual vcs se referem que fica instalada no cilindro mestre é uma "válvula equalizadora". Ela tem a função de diminuir a pressão do fluido de freio que vai para as rodas traseiras e consequentemente fazer com que elas freiem menos que as dianteiras, afinal a traseira é muito mais leve, e como um amigo já mencionou, numa freada o peso é cerca de 70% na frente mesmo. Essas válvulas tbm tem a função de deixar as rodas traseiras travarem somente em uma freada muiiiiiito forte, pq se o freio traseiro for forte d+ e travar antes que a dianteira seria como puxar o freio-de-mão.
O cilindro-mestre é duplo, como dois circuitos de fluido separados, mas numa mesma peça.
O sistema de freio é cruzado, para exemplo (não sei se essa é a ordem) , a parte dianteira do cilindro-mestre freia a roda dianteira esquerda e traseira direita e a outra parte do cilindro freia a roda dianteira direita e esquerda traseira.
Esse cruzamento na linha de freio é para que no caso de falha em uma linha do freio (tubo, pinça, cilindro, etc...) vc ainda tenha uma roda dianteira e uma traseira freando em posições inversas.
Portanto aí fica outra dica:
No meu Corsa existem duas válvulas próximas ao eixo traseiro, em alguns elas ficam na parte de baixo do clindro-mestre, entre o tubo das rodas traseira e o cilindro.
Inverta elas de posição e sangre o freio novamente. Se a puxada mudar de lado vc já sabe o que é. Essas válvulas não custam muito caro.
Durante a sangria verifique se de um dos lados sai menos fluido, se isso acontecer pode ser que o cilindro-mestre esteja vazando ou a tubulação entupida/amassada.
Seria bom verificar todas as tubulações pra ver se não há amassados.
No caso do meu Chevette eu cheguei a soltar as tubulações da roda e clilindro-mestre e assoprar pra ver se estavam entupidas, e ainda por desencargo da consciência, acabei trocando elas antes de mexer no freio traseiro.
Uma outra dica muito importante:
Já vi carros puxando pq o caster estava fora. Pra quem não conhece, caster é o alinhamento entre os dois lados do mesmo eixo, ou seja, verifica se uma roda não está mais pra frente do que a outra. Isso não dá pra ver a olho e não é nem um pouco confiável medir a distância das rodas à carroceria. Só na máquina mesmo. Normalmente dá pra ajustar sem gastar com peças.
Verifique isso tbm.
Outro caso que já vi, foi um em que uma mola+amortecedor de um lado estavam com menos pressão, apesar do carro ficar na mesma altura dos dois lados quando parado, numa freada ele baixava mais um lado que o outro. Isso mudava muito o caster/cambagem e fazia puxar.
Por isso que molas e amortecedore devem ser trocados ao parres.
Se der pra inverter eles tbm seria bom.
Se nada disso resolver, desmonte as duas pinças e verifique se um lado não está entupido ou com muita sujeira.
Vc pode fazer isso tbm nos cilindros das rodas traseiras, nesse ponto tudo é válido!
Espero ter ajudado em algo e desculpem pelo tamanho do post, meus textos sempre são longos! ~ É que tento passar o máximo do pouco que vou aprendendo pra galera, afinal a idéia é se ajudar!
Não esqueça de nos atualizar sobre o caso!
Abraços...
Eu tinha um Chevette e sofri durante muito tempo com isso, troquei quase tudo.
O que eu menos esperava é que o freio traseiro pudesse fazer todo essa bagunça, MAS FAZ SIM, ao contrário do que muitos mecânicos dizem, que freio traseiro ruim não faz puxar.
Depois de trocar o cilindro-mestre, pinças, tubos, discos, resolvi partir pro freio traseiro, afinal eu já não acreditava mais nos mecânicos dizendo que não.
O teste que resolveu meu problema foi:
Isolar o freio traseiro soltando o tubo do freio traseiro no clindro-mestre e tampar o local com um parafuso curto.
Saí pra dar uma volta com MUITO CUIDADO, pois qualquer freada faz com que a frente bata no chão, já que não tem freio traseiro.
BINGO! PAROU DE PUXAR!
Só que o problema não era hidráulico, pois eu já tinha trocado os cilindros de roda.
O problema era no conjunto das lonas, os chamados patins. Todas aquelas peças estavam muito gastas e davam uma regulagem de lona diferente, com ângulo de ação do cilindro de roda diferente em cada lado.
Como eu sempre detestei o freio à tambor (aquele tinha 11 molas de cada lado) e para comprar um conjunto novo igual ao que estava lá ficaria em mais de R$300,00 , optei por adaptar o freio à disco do Kadett GSI na traseira do Chevette.
Problema solucionado pelo mesmo preço do sistema à tambor e com um freio muiiiito melhor!
Para tirar da dúvida vc pode fazer esse teste. Mas cuidado!!!!! Qualquer freada ele afunda a frente no chão, falando assim não parece, mas afunda!
Mas vamos a outras possibidades para o seu caso.
Bom, essa válvula a qual vcs se referem que fica instalada no cilindro mestre é uma "válvula equalizadora". Ela tem a função de diminuir a pressão do fluido de freio que vai para as rodas traseiras e consequentemente fazer com que elas freiem menos que as dianteiras, afinal a traseira é muito mais leve, e como um amigo já mencionou, numa freada o peso é cerca de 70% na frente mesmo. Essas válvulas tbm tem a função de deixar as rodas traseiras travarem somente em uma freada muiiiiiito forte, pq se o freio traseiro for forte d+ e travar antes que a dianteira seria como puxar o freio-de-mão.
O cilindro-mestre é duplo, como dois circuitos de fluido separados, mas numa mesma peça.
O sistema de freio é cruzado, para exemplo (não sei se essa é a ordem) , a parte dianteira do cilindro-mestre freia a roda dianteira esquerda e traseira direita e a outra parte do cilindro freia a roda dianteira direita e esquerda traseira.
Esse cruzamento na linha de freio é para que no caso de falha em uma linha do freio (tubo, pinça, cilindro, etc...) vc ainda tenha uma roda dianteira e uma traseira freando em posições inversas.
Portanto aí fica outra dica:
No meu Corsa existem duas válvulas próximas ao eixo traseiro, em alguns elas ficam na parte de baixo do clindro-mestre, entre o tubo das rodas traseira e o cilindro.
Inverta elas de posição e sangre o freio novamente. Se a puxada mudar de lado vc já sabe o que é. Essas válvulas não custam muito caro.
Durante a sangria verifique se de um dos lados sai menos fluido, se isso acontecer pode ser que o cilindro-mestre esteja vazando ou a tubulação entupida/amassada.
Seria bom verificar todas as tubulações pra ver se não há amassados.
No caso do meu Chevette eu cheguei a soltar as tubulações da roda e clilindro-mestre e assoprar pra ver se estavam entupidas, e ainda por desencargo da consciência, acabei trocando elas antes de mexer no freio traseiro.
Uma outra dica muito importante:
Já vi carros puxando pq o caster estava fora. Pra quem não conhece, caster é o alinhamento entre os dois lados do mesmo eixo, ou seja, verifica se uma roda não está mais pra frente do que a outra. Isso não dá pra ver a olho e não é nem um pouco confiável medir a distância das rodas à carroceria. Só na máquina mesmo. Normalmente dá pra ajustar sem gastar com peças.
Verifique isso tbm.
Outro caso que já vi, foi um em que uma mola+amortecedor de um lado estavam com menos pressão, apesar do carro ficar na mesma altura dos dois lados quando parado, numa freada ele baixava mais um lado que o outro. Isso mudava muito o caster/cambagem e fazia puxar.
Por isso que molas e amortecedore devem ser trocados ao parres.
Se der pra inverter eles tbm seria bom.
Se nada disso resolver, desmonte as duas pinças e verifique se um lado não está entupido ou com muita sujeira.
Vc pode fazer isso tbm nos cilindros das rodas traseiras, nesse ponto tudo é válido!
Espero ter ajudado em algo e desculpem pelo tamanho do post, meus textos sempre são longos! ~ É que tento passar o máximo do pouco que vou aprendendo pra galera, afinal a idéia é se ajudar!
Não esqueça de nos atualizar sobre o caso!
Abraços...
No momento com um Kadett GSI 94/95, mas sonhando com uma MONTANA!!!!
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se não ajudar com essa explicação......
.......não sei mais o que pode ajudar!!!
FALOU TUDO E MAIS UM POUCO!!!
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FALOU TUDO E MAIS UM POUCO!!!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!
Km atualizada!
Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com
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é verdade....
Gontijo
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- sousaman
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- Ano de fabricação: 2000
- Contato:
Cara,
Disse muita informação valiosa.
Para mim não importa se o texto é longo, o que importa é a experiência passada a frente.
Esses pedaços do seu comentário para mim são agora os mais valiosos.
Agora eu lembrei dessas válvulas no carro, valeu pela lembrança DJCRD.
Abraços!
Disse muita informação valiosa.
Para mim não importa se o texto é longo, o que importa é a experiência passada a frente.
Esses pedaços do seu comentário para mim são agora os mais valiosos.
Se tivermos mais experiências com certeza deveremos trocar por aqui, esse post é um dos mais interessantes que tenho acompanhado a um bom tempo.DJCRD escreveu:Mas vamos a outras possibidades para o seu caso.
Bom, essa válvula a qual vcs se referem que fica instalada no cilindro mestre é uma "válvula equalizadora". Ela tem a função de diminuir a pressão do fluido de freio que vai para as rodas traseiras e consequentemente fazer com que elas freiem menos que as dianteiras........
Portanto aí fica outra dica:
No meu Corsa existem duas válvulas próximas ao eixo traseiro, em alguns elas ficam na parte de baixo do clindro-mestre, entre o tubo das rodas traseira e o cilindro.
Inverta elas de posição e sangre o freio novamente. Se a puxada mudar de lado vc já sabe o que é. Essas válvulas não custam muito caro.
Durante a sangria verifique se de um dos lados sai menos fluido, se isso acontecer pode ser que o cilindro-mestre esteja vazando ou a tubulação entupida/amassada.
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Agora eu lembrei dessas válvulas no carro, valeu pela lembrança DJCRD.
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CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR!
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO!
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realmente esse texto é de grande valia... aprendi muito coisa aqui.. poderia ser um topico a ser fixaso porem na seçao de : Direção, Câmbio, Freios e Suspensão
abraços!
abraços!
Gontijo
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Poxa amigos, sabia que podia contar com a ajuda de vcs! Agradeço muito as dicas de todos, destacando toda explicação do DJCRD.
Vou imprimir este tópico todo e levar junto ao mecânico pra ver se conseguimos resolver o problema, e eu espero q sim!
Esse semana esta meio corrida, mas no fds eu devo levar o carro novamente a oficina e posto os resultados!
Mais uma vez obrigado!
Vou imprimir este tópico todo e levar junto ao mecânico pra ver se conseguimos resolver o problema, e eu espero q sim!
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- sousaman
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Cara,
Novidades?
Novidades?
Abraços!Acfborges escreveu:Poxa amigos, sabia que podia contar com a ajuda de vcs! Agradeço muito as dicas de todos, destacando toda explicação do DJCRD.
Vou imprimir este tópico todo e levar junto ao mecânico pra ver se conseguimos resolver o problema, e eu espero q sim!
Esse semana esta meio corrida, mas no fds eu devo levar o carro novamente a oficina e posto os resultados!
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