CORSA 1,6 FROUXO

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Ariete

Mensagem por Ariete »

no meu corsa nao tem o pq de passar dos 2000 rpm, o torque é bom em baixa, eu troco assim

1 pra 2 = 1500 rpm
2 pra 3 = 2000 rpm
3 pra 4 = 2000 rpm
4 pra 5 = 2000 rpm

isso na cidade

na estrada eu acelero a 4 até 4 mil rpm, e coloco 5 e mantenho nos 100 km a 2500 rpm


acima ou abaixo disso só vai aumentar o consumo

o meu corsa faz 8 km/l na cidade, mais ele esta meio problematico de motor, tenho q fazer uma revisão nele, fora q ele nao tá original, quando eu peguei e gastei uma boa grana em revisão e ele era todo original eu conseguia fazer 10.5 na cidade


a minha pick up eu tb acho bem fraco de 1000 rpm até 2500 rpm, ai passou disso ela vira muito

se eu for arrancar rapido eu tenho q arrancar acelerando nos 4000 rpm, se eu ascelerar pouco ela demora pra subir o giro até 2500 rpm depois vai rapido.

eu acho q isso deve ser pq pelo menos no meu caso, o motor do meu já ta com folga nos cilindros, tanto q o respiro de oleo sai muito vapor, ai diminui o torque em baixa e aumenta a potencia em alta ,

o pq:

em baixa vai ter fuga de comprenssao pro carter = menos torque
em alta vai ter menos atrito = mais potencia

meu pai tem um golf 1.6 q em baixa é muito forte e em alta ruim, acima de 4000 rpm ele vira um 1.0, mais em baixa rotacao ele é muito forte, tem 20 mil km


Leonardo Bruno
:: Champ ::
Mensagens: 487
Registrado em: Sábado 05 2005f Fevereiro 2005 02:57:25 AM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Leonardo Bruno »

Bigtomas escreveu:Nada contra,mas se for pra trocar de marcha no maximo com 2mil RPM entao compra um carro 1.0 sem ar e sem direçao,ai talvez vc consiga uma media melhor.Eu tembém tenho um GL 1.6 e considero a media 8,5 na cidade como muito boa levando em conta que percorro trajetos curtos,no maximo 10Km.

Agora dizer que o 1.6 tem desempenho fraco? ele faz de 0 a 100 em 11s e atinge 182KM/h de velocidade maxima!!

Acho que o que ta acontecendo é que vc ta querendo economizar o maximo em combustivel,por isso nao acelera e o carro nao anda..so pode ser isso....
O desempenho do meu é muito satisfatorio,inclusive um colega que tem um golf 1.8 elogiou o desempenho do meu corsa
Olha só, vc trocando de marcha a 2000RPM num corsa 1.6 vc vai estar andando na velocidade correta em que o transito flui, pra um carro 1.6 tracando de marcha a essa rotação está muito bom, passando disso ja começa a queimar bem mais galosina e te garanto que ninguem vai businar pra vc pq vc esta lendo d+ pois sua velocidade vai estar na média. Entendeu??

Agora faz um favor, não compara carro 1.0 com 1.6, no carro 1.0 se vc só trocar de marcha no limite de 2000RPM aí sim vc vai desenvolver a velocidade bem mais devagar podendo assim atrapalhar o transito.

Quem disse que o desempenho do corsa 1.6 é fraco??
Eu disse que se vc estiver com mais de 3 pessoas dentro e com bagagens numa subida aí sim o desempenho é fraco mesmo, agora se tiver com o carro leve ele é muito fortinho na subida.

Por ultimo, 8km/l ta gastão sim, o 1.6 daqui de casa faz 10km/l sempre e o meu Gsi tb faz essa média.
Melhor mesmo é fazer uma revisão e uma limpeza geral.

Ahh.. rsss 182km/h de velocidade máxima no painel, vai ver isso no real ! rss
:lol:
Atual --> New Civic LXS 2007 Cinza

Ex - Vectra Cd 2.0 16v Prata Huet 1998 c/ Teto Solar
Ex - Golf Sportline prata 2008
Ex - Corsa Gsi 16v Preto 1996


Avatar do usuário
Gela
:: Wind ::
Mensagens: 23
Registrado em: Sexta-feira 06 2006f Outubro 2006 10:25:45 AM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gela »

Não sou entendido, mas é uma declaração verdadeira.

Tenho um Corsa GL 1.6 8V Sedan com AC, só faço trechos pequenos 10km, moro em cidade de serra, só morro, Caxias do Sul/RS e com bastante trânsito.

No meu caso, vejo que meu carro faz o consumo bem melhor do que os citados, nunca abaixo de 10km/l, na média 11km/l, faço a média todo santo mês e SEMPRE troco a marcha de 1ª p/ 2ª em 3.000rpm e o resto entre 2.500 a 3.000 rpm.

Sinceramente não concordo com essa história de trocar marcha em baixa rotação trazer economia, quando eu tinha um Astra Importado também alongava as trocas de marcha, e analiso que em determinados carros alongando um pouco a troca de marcha se aproveita melhor a digamos "curva de potência" do motor. Confirmo dizendo que já fiz teste com esses dois carros trocando a marcha com baixa rotação e os dois carros ficam beberrão.


Bigtomas
:: Champ ::
Mensagens: 465
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 10:31:32 PM
Localização: Guaporé - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Bigtomas »

[quote="Leonardo Bruno"][quote="Bigtomas"]Nada contra,mas se for pra trocar de marcha no maximo com 2mil RPM entao compra um carro 1.0 sem ar e sem direçao,ai talvez vc consiga uma media melhor.Eu tembém tenho um GL 1.6 e considero a media 8,5 na cidade como muito boa levando em conta que percorro trajetos curtos,no maximo 10Km.

Agora dizer que o 1.6 tem desempenho fraco? ele faz de 0 a 100 em 11s e atinge 182KM/h de velocidade maxima!!

Acho que o que ta acontecendo é que vc ta querendo economizar o maximo em combustivel,por isso nao acelera e o carro nao anda..so pode ser isso....
O desempenho do meu é muito satisfatorio,inclusive um colega que tem um golf 1.8 elogiou o desempenho do meu corsa[/quote]

Olha só, vc trocando de marcha a 2000RPM num corsa 1.6 vc vai estar andando na velocidade correta em que o transito flui, pra um carro 1.6 tracando de marcha a essa rotação está muito bom, passando disso ja começa a queimar bem mais galosina e te garanto que ninguem vai businar pra vc pq vc esta lendo d+ pois sua velocidade vai estar na média. Entendeu??

Agora faz um favor, não compara carro 1.0 com 1.6, no carro 1.0 se vc só trocar de marcha no limite de 2000RPM aí sim vc vai desenvolver a velocidade bem mais devagar podendo assim atrapalhar o transito.

Quem disse que o desempenho do corsa 1.6 é fraco??
Eu disse que se vc estiver com mais de 3 pessoas dentro e com bagagens numa subida aí sim o desempenho é fraco mesmo, agora se tiver com o carro leve ele é muito fortinho na subida.

Por ultimo, 8km/l ta gastão sim, o 1.6 daqui de casa faz 10km/l sempre e o meu Gsi tb faz essa média.
Melhor mesmo é fazer uma revisão e uma limpeza geral.

Ahh.. rsss 182km/h de velocidade máxima no painel, vai ver isso no real ! rss
:lol:[/quote]

Em primeiro lugar 182KM/h de velocidade maxima é segundo os dados da GM peguei no site best cars,que considero exelente e vc mesmo pode conferir nesse link ok.

http://www2.uol.com.br/bestcars/classic ... .htm#ficha

Entao acredito que essa velocidade seja real sim.
Vc pediu quem disse que o desempenho era fraco?? pois leia o titulo do topico ....nada pessoal,so falei do desempenho pois o titulo afirma que o corsa é "frouxo"

E quanto a questao de trocar marchas em 2milRPM,cada um tem seu estilo de dirigir,e eu nunca troco abaixo de 2.500RPM,citei o exemplo do carro 1.0 pra quem deseja uma real economia de combustivel,ai sim valeria a pena trocar de marcha com 2mil RPM,pois trocando com rotaçao mais alta nao existiria a economia.


walter lacerda
:: Super ::
Mensagens: 75
Registrado em: Domingo 04 2007f Fevereiro 2007 03:49:30 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por walter lacerda »

Aê turma,


Bem não sei se estou correto ou não, mas acho que 3.000 giros em 1º marcha faz qualquer carro beber um pouco mais que numa rotação mais baixa, considerando que se quer economia de combustível. Tenho um corsa 1.6 96 e faço sempre todas as trocas de marcha até no máximo de 2.000 giros. Com isso, consigo fazer em média 13 km/l. Considerado que ele tem rodas 14 e pneus 185/60. Complementando o assunto, não acho o corsa um carro fraco, mesmo com 5 pessoas. Acho que aí e no caso de economia de combustível envolve um monte de parâmetros: o estado geral do motor do carro, manutenção em dia, calibragem de pneus, medida do conjunto roda/pneu, além qualidade da gasolina...


Abraços.


Ariete

Mensagem por Ariete »

isso de velocidade é relativo, a pickup corsa 1,6 tem final de 160 km segundo revistas, na minha eu do isso de 4 marcha :roll:


Leonardo Bruno
:: Champ ::
Mensagens: 487
Registrado em: Sábado 05 2005f Fevereiro 2005 02:57:25 AM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Leonardo Bruno »

Bigtomas escreveu:
Leonardo Bruno escreveu:
Bigtomas escreveu:Nada contra,mas se for pra trocar de marcha no maximo com 2mil RPM entao compra um carro 1.0 sem ar e sem direçao,ai talvez vc consiga uma media melhor.Eu tembém tenho um GL 1.6 e considero a media 8,5 na cidade como muito boa levando em conta que percorro trajetos curtos,no maximo 10Km.

Agora dizer que o 1.6 tem desempenho fraco? ele faz de 0 a 100 em 11s e atinge 182KM/h de velocidade maxima!!

Acho que o que ta acontecendo é que vc ta querendo economizar o maximo em combustivel,por isso nao acelera e o carro nao anda..so pode ser isso....
O desempenho do meu é muito satisfatorio,inclusive um colega que tem um golf 1.8 elogiou o desempenho do meu corsa
Olha só, vc trocando de marcha a 2000RPM num corsa 1.6 vc vai estar andando na velocidade correta em que o transito flui, pra um carro 1.6 tracando de marcha a essa rotação está muito bom, passando disso ja começa a queimar bem mais galosina e te garanto que ninguem vai businar pra vc pq vc esta lendo d+ pois sua velocidade vai estar na média. Entendeu??

Agora faz um favor, não compara carro 1.0 com 1.6, no carro 1.0 se vc só trocar de marcha no limite de 2000RPM aí sim vc vai desenvolver a velocidade bem mais devagar podendo assim atrapalhar o transito.

Quem disse que o desempenho do corsa 1.6 é fraco??
Eu disse que se vc estiver com mais de 3 pessoas dentro e com bagagens numa subida aí sim o desempenho é fraco mesmo, agora se tiver com o carro leve ele é muito fortinho na subida.

Por ultimo, 8km/l ta gastão sim, o 1.6 daqui de casa faz 10km/l sempre e o meu Gsi tb faz essa média.
Melhor mesmo é fazer uma revisão e uma limpeza geral.

Ahh.. rsss 182km/h de velocidade máxima no painel, vai ver isso no real ! rss
:lol:
Em primeiro lugar 182KM/h de velocidade maxima é segundo os dados da GM peguei no site best cars,que considero exelente e vc mesmo pode conferir nesse link ok.

http://www2.uol.com.br/bestcars/classic ... .htm#ficha

Entao acredito que essa velocidade seja real sim.
Vc pediu quem disse que o desempenho era fraco?? pois leia o titulo do topico ....nada pessoal,so falei do desempenho pois o titulo afirma que o corsa é "frouxo"

E quanto a questao de trocar marchas em 2milRPM,cada um tem seu estilo de dirigir,e eu nunca troco abaixo de 2.500RPM,citei o exemplo do carro 1.0 pra quem deseja uma real economia de combustivel,ai sim valeria a pena trocar de marcha com 2mil RPM,pois trocando com rotaçao mais alta nao existiria a economia.
Bom, vc está com sério problemas de interpretação amigo mas deixa pra lá, se formos debater isso aqui vão dias pra vc entender.

Best Cars é um ótimo site mesmo mas muitas inforções diferem um pouco da realidade.

Posso te garantir que a velocidade máxima real desse corsa 1.6 8v não chega à 170km/h.

Se fosse pra comparar então meu GSI dava pelo menos 200km/h real e em qualquer revista a velocidade que eles informam é 192km/h.

Eu mesmo ja fiz o comparativo entre os 2 motores e não tem nem como comparar, o GSI anda muito mais que o 1.6 8v e da de real 192km/h.

Mais alguma dúvida :?:

:roll:
Atual --> New Civic LXS 2007 Cinza

Ex - Vectra Cd 2.0 16v Prata Huet 1998 c/ Teto Solar
Ex - Golf Sportline prata 2008
Ex - Corsa Gsi 16v Preto 1996


Bigtomas
:: Champ ::
Mensagens: 465
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 10:31:32 PM
Localização: Guaporé - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Bigtomas »

Leonardo,sem duvidas seu GSi anda mais que qualquer GL.Bom se houve problema de interpretaçao entao eu vou resumir ok.
So estou dizendo que o corsa GL nao é "Frouxo" como afirma o titulo do topico,só isso entendeu?
Nao tem nada pessoal nas minhas respostas anteriores.
Quem criou o tópico afirma que o corsa é "frouxo",por isso postei o link e minha opinião para dizer que nao é "frouxo".Só isso
Entre os carros 1.6 8V nacionais,fabricados de 96 a 99 considero o corsa o melhor deles em desempenho.


Ariete

Mensagem por Ariete »

Bigtomas escreveu:Leonardo,sem duvidas seu GSi anda mais que qualquer GL.Bom se houve problema de interpretaçao entao eu vou resumir ok.
So estou dizendo que o corsa GL nao é "Frouxo" como afirma o titulo do topico,só isso entendeu?
Nao tem nada pessoal nas minhas respostas anteriores.
Quem criou o tópico afirma que o corsa é "frouxo",por isso postei o link e minha opinião para dizer que nao é "frouxo".Só isso
Entre os carros 1.6 8V nacionais,fabricados de 96 a 99 considero o corsa o melhor deles em desempenho.
o uno 1.6 R mpi 94 anda mais q corsa 1.6


Bigtomas
:: Champ ::
Mensagens: 465
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 10:31:32 PM
Localização: Guaporé - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Bigtomas »

Pedro Paulo,eu disse 96 ate 99..exatamente para excluir o uno da lista,(e porque quando eu estava querendo comprar um carro eu tinha grana pra pegar um modelo que estivesse dentro desses anos de fabricaçao)mas mesmo assim se vc comparar os nacionais 1.6 8V NAO ESPORTIVOS o corsa,pra mim tem o melhor desemprenho,e manutençao mais acessivel,por isso escolhi um corsa,que na versao GL tem um ótimo acabamento se comparado aos demais 1.6 NAO ESPORTIVOS de mesmo ano de fabricaçao ok.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”