Curiosidade: Como "funciona" um turbo de fábrica??

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rmoliveira
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Curiosidade: Como "funciona" um turbo de fábrica??

Mensagem por rmoliveira »

AÊ!

Alguém sabe a "lógica" de funcionamento de um carro turbo de fábrica, como Gol 1.0T, Audi A3 1.8T, Marea Turbo, etc? Tipo, eles tem o bico "arrombado" (maior vazão)? Existe algum tipo de HPI, ou seja, a pressão de combustível varia com a do turbo? Pelo q eu sei suplementar não é usado :) . Intercooler é de lei! E o q mais?


VALEU!!

Rodrigo
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Cleiton Gomes
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Mensagem por Cleiton Gomes »

Puts... boa pergunta.

Eu tinha uma Marea Turbo (que Deus a tenha junto com meu irmão :cry: ), pelo que sei, ela tem o mesmo motor do Coupe europeu, só que nossa legislação permitiu apenas 182cvs dos 240 originais.

A princípio os bicos e demais componentes foram desenvolvidos para ele mesmo, como se fosse os bicos do corsa original sem turbo.

Seria o turbo perfeito.... sem adaptações, no meu caso tinha umas coisinhas a mais dava 380cvs de pico e o motor estava em perfeito estado pelo menos o da Marea é muito resistente.

Mas do resto.... não entendo nada.

Só sei que tem muita tecnologia e anos de pesquisas investidos nesses motores que fazem maravilhas!
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Ariete

Mensagem por Ariete »

eu sei q esses carros turbos tem:

radiador de oleo tambem
turbina refrigerada a agua para aumentar a vida util
pistoes mais resistente q o convecional ( não é forjado )
marea e tempra turbo tem as valvulas de escape refrigerada com sodio, o vectra gsi e o calibra tambem tem, não sei se o audi a3 t tem

o tempra é pressao fixa 0.75, o marea e audi é por booster,

os bicos são de maior vazão de fabrica mesmo, não são arrombados, a alimentação é enriquecida pelo mapa da injecao q "sabe" quando a turbina entra e regula a alimentacao e o ponto.

se eu falei algo errado me corrigem
JotaMarcelo
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Mensagem por JotaMarcelo »

pedropaulo escreveu:radiador de oleo tambem
turbina refrigerada a agua para aumentar a vida util
pistoes mais resistente q o convecional ( não é forjado )
marea e tempra turbo tem as valvulas de escape refrigerada com sodio, o vectra gsi e o calibra tambem tem, não sei se o audi a3 t tem

o tempra é pressao fixa 0.75, o marea e audi é por booster,

os bicos são de maior vazão de fabrica mesmo, não são arrombados, a alimentação é enriquecida pelo mapa da injecao q "sabe" quando a turbina entra e regula a alimentacao e o ponto.
Falou certinho.

JMarcelo
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Leonardo Gonçalves Secco
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Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

Outra coisa... a mistura, o avanço e a pressão é todo acertado no chip do carro...
A valvula de prioridade é direto no escapamento para não ter o famoso TSHIIIII...
É isso....
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