[DÚVIDA] - Que motor é esse? MPFI OU VHC?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
RamonFreitas
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Sexta-feira 18 2005f Março 2005 06:59:09 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: Que motor é esse? MPFI OU VHC? me ajudem!

Mensagem por RamonFreitas »

MPFI- Multi Point Fuel injection
4 bicos de injeção. 1 bico por cilindro

VHC- Very High Compression
Vulgo cabeçote rebaixado.

MFI - Monopoint fuel injection (Corsa Antigo)
1 bico para os 4 cilindros.


Márcio Sabino
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 30 2017f Maio 2017 11:42:20 AM
Localização: Limeira do Oeste - MG
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Márcio Sabino »

Amigo esse motor pode ser sim VHC eu tenho um Corsa 2002 é o motor e VHC e não vem escrito na tampa de válvula, a diferença é o sensor de detonação que fica atrás do motor debaixo dos bicos, o VHC tem esse sensor o MPFI não tem.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Márcio Sabino escreveu:Amigo esse motor pode ser sim VHC eu tenho um Corsa 2002 é o motor e VHC e não vem escrito na tampa de válvula, a diferença é o sensor de detonação que fica atrás do motor debaixo dos bicos, o VHC tem esse sensor o MPFI não tem.
enorme engano, o maior problema dos primeiros VHC é justamente não ter o sensor e a enorme taxa pra queimar a gasolina....
se o seu é 2002 e tem o sensor, pode ter certeza q não é original....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


heltonunesilva
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 26 2017f Junho 2017 08:12:39 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por heltonunesilva »

Boa noite,

Estou com um problema no meu Corsa 1.6 MPFI 8v, ele tá com sintomas de pré-detonação. Eu tentei verificar o sensor em busca de defeitos, mas não encontrei, e por agora li em alguns lugares que esse motor não possui. Alguem pode me ajudar, dizendo se há, e onde fica lá no motor?

Att.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

1.6 não existe o sensor originalmente.....
se fosse um 1.6 GSI teria, se fosse os VHC e posteriores e mesmo assim não os primeiros VHC teria...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


heltonunesilva
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 26 2017f Junho 2017 08:12:39 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por heltonunesilva »

SemControle escreveu:1.6 não existe o sensor originalmente.....
se fosse um 1.6 GSI teria, se fosse os VHC e posteriores e mesmo assim não os primeiros VHC teria...
Bom dia,

Muito obrigado pelo esclarecimento. Você alguma dica de como resolver o problema de pré-detonação? tá "grilando" nas subidas, nas forçadas quando o motor está quente.

Att.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

precisa ver, depende como acontece, pode ser gasolina ruim....
qnd é gasolina acontece principalmente qnd a velocidade é baixa pra marcha usada, e o barulho vai diminuindo até sumir com o aumento da velocidade.....
da forma q disse parece a pre detonação mesmo, ai pode estar fora de ponto, ou com excesso de carbonização no motor....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


heltonunesilva
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 26 2017f Junho 2017 08:12:39 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por heltonunesilva »

SemControle escreveu:precisa ver, depende como acontece, pode ser gasolina ruim....
qnd é gasolina acontece principalmente qnd a velocidade é baixa pra marcha usada, e o barulho vai diminuindo até sumir com o aumento da velocidade.....
da forma q disse parece a pre detonação mesmo, ai pode estar fora de ponto, ou com excesso de carbonização no motor....
Boa tarde,

Foi descarbonizado em Janeiro, talvez possa ser gasolina ruim mesmo. Pois o barulho some em algumas rotações, na descida não "grila". Tem mais algum sintoma quando o motor tá fora do ponto? Você sabe se o escape interfere no processo de combustão? Pergunto isso por conta que após retirar o catalisador o motor ficou diferente do habitual, porem não lembro se "grilava" antes. Li num lugar que a válvula canister tem um barulho parecido qdo ela está danificada. A válvula canister do meu motor tá até desconectada uma das mangueiras, porque nenhum mecânico da minha região sabe quais delas ligar.

Obrigado.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

entao nunca ouvi falar da valvula do canister causar isso, precisa ver o q ta solto, pq se estiver solto da admissao e o encaixe aberto, se torna uma entrada falsa de ar.....
motor fora de ponto muda bem, pode estar adiantado melhorando o torque em baixa, reduzindo desempenho em alta, ou atrasado, deixando o carro molenga em baixa, e melhor em alta.....interfere na temperatura do motor, partida pesada, essas coisas.....

entao, foi descarbonizado mesmo ou foi colocado aquelas coisas no oleo pra fazer o tal flush?

queima essa gasolina até entrar bem na reserva e abasteca com uma boa gasolina pra ver se acaba o problema ou reduz bem, as vezes uma gasolina ruim pode nao terminar os problemas em um abastecimento so....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


heltonunesilva
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 26 2017f Junho 2017 08:12:39 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por heltonunesilva »

Sim, foi descarbonizado quando troquei a junta do cabeçote. Sobre a válvula do canister, há alguns vídeos no YouTube https://youtu.be/_USFNoppUe8 , esse é um. Mas concordo contigo que provavelmente não é isso. Vou colocar uma gasolina boa e ver se melhora, caso persista eu vou levar pra ver se tá no ponto. Pra ligar as mangueiras, corretamente, eu não sei como faço. Levei em muitos mecânicos, nenhum soube resolver, deixaram desconectada. Obrigado pela ajuda.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”