Teste Código Lampejante........DUVIDAS!!

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
aar
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Segunda-feira 04 2006f Dezembro 2006 11:36:57 PM
Localização: Ipatinga - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Teste Código Lampejante........DUVIDAS!!

Mensagem por aar »

Olá para todos!

minha wagon esta com a marcha-lenta oscilando d+, chegando a ao ponto de o carro morrer ao passar em quebra-molas ou virar em uma rua. Fiz o teste postado pelo nosso amigo wevertonvb e a injeção acusou o codigo de erro numero 12(que é considerado normal) e um tal codigo 10! era +- assim:

(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pausa longa)
(pisca)(pausa curta)(pisca)(pisca)(pausa longa)
(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pausa longa)
(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pausa longa)

(pisca)(pausa curta)(pisca)(pisca)(pausa longa)

por MP weverton comentou que esse codigo é proprio dos 16v (no meu caso 1.6 16v), gostaria de uma ajuda do pessoal que já teve problema semelhante.



abraço a todos!

ps: cheguei a desplugar todos os conectores que vi mais acessíveis e limpei aplicando WD no terminal, tenho certerza que o sensor da tbi eu nao limpei pois nao consegui axar aonde fica. o carro melhorou mais ainda nao está 100%.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Ufa!! Demorei mas achei o tópico! É esse ai:

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... =16v+teste

O nosso amigo Willedu que mostrou a explicação.

Falou.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Po, se bem que parece que essa explicação é para os modelos 1.0 16 V, não está batendo com a sequência que vc postou. Amanhã com mais calma olho melhor! Falou.


aar
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Segunda-feira 04 2006f Dezembro 2006 11:36:57 PM
Localização: Ipatinga - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aar »

wevertonvb escreveu:Po, se bem que parece que essa explicação é para os modelos 1.0 16 V, não está batendo com a sequência que vc postou. Amanhã com mais calma olho melhor! Falou.

vlw weverton!

aposto que acabei confundindo essa piscação toda e nao passai exatamente como o está aparecendo, provavelmete deve ser o seguinte codigo
P0120 Falha no circuito do sensor de posição da borboleta de aceleração - TPS
ou seja:
(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pausa longa)
(pisca)(pausa curta)(pisca)(pisca)(pausa longa)
(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pisca)(pausa longa)


ai nao estava reparando que o sistema entrava em looping :wink:

bem...termina um problema e começa outro....nao encontrei em topico algum sobre a lipeza desse sensor nos 16v, por isso nao o encontro nem por decreto! alguem sabe me descver aonde ele fica e que ferramentas vou prescisar estarei muito grato!


abraços a todos e obrigado weverton pela ajuda!


Trevor
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 10:43:38 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Trevor »

aí pessoal, to com o mesmo problema, a luz acendeu e apagou contudo o codigo gravado e 1-4-10-5 ou pelo topico do WillEdu seria 1405 so que nao tenho a tabela do meu carro que e um sedan 1.6 16v. quem tiver a tabela, divulga ai pra galera!!!
Sedan GLS 1.6 16v


Marcuscx
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 30 2007f Janeiro 2007 11:43:59 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcuscx »

Essa tabela me interessa...


aar
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Segunda-feira 04 2006f Dezembro 2006 11:36:57 PM
Localização: Ipatinga - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aar »

pesooal!

minha wagon está com a bateria nas ultimas, por isso todo santo dia tenho que ligar o motor e deixar uns minutos gerando pra nao ter que ficar dando tranco direto...

no final de semana criei coragem e fui bater WD nos contatos do TPS para ver se solucinava o bendito erro na ECU, que por sinal ja deu um trampo do kct! não tinha as ferramentas adequadas e muito menos espaço pra fazer algo mais que limpar os contatos! QUEM PROJETOU O MOTOR 16V NAO TEM MÃE EHEHEHEH

dps da limpeza tirei o cabo da bateria e deixei desplugado em torno de 40 min para ver se zerava os erros. quando repluguei e virei a chave a luz da injeçao voltou a acender!


hoje, passado dois dias, quando fui dar a partida no carro tive que novamente dar tranco nele, e pra minha surpreza o carro estava 100%, nem luz de injeção acesa, nem oscilação na marcha-lenta!

fiz o teste lampejante e mostrou agora o codigo 0443 "Falha no circuito elétrico da válvula de purga do canister" esse é o codigo em que é considerado normal aparecer, o de falta de RPM?!

alguem tem alguma ideia do que pode estar contecendo?! pq eu já não estou entendendo mais nada!!

PS: sei q o ideal seria trocar a bateria logo de cara, mais só tenho $$$ pra troca ou a bateria ou só trocar o sensor do tps que esta por volta de 150 pila!


abraços a todos e espero que alguem me dê uma luz!


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

aar escreveu:pesooal!

minha wagon está com a bateria nas ultimas, por isso todo santo dia tenho que ligar o motor e deixar uns minutos gerando pra nao ter que ficar dando tranco direto...

no final de semana criei coragem e fui bater WD nos contatos do TPS para ver se solucinava o bendito erro na ECU, que por sinal ja deu um trampo do kct! não tinha as ferramentas adequadas e muito menos espaço pra fazer algo mais que limpar os contatos! QUEM PROJETOU O MOTOR 16V NAO TEM MÃE EHEHEHEH

dps da limpeza tirei o cabo da bateria e deixei desplugado em torno de 40 min para ver se zerava os erros. quando repluguei e virei a chave a luz da injeçao voltou a acender!


hoje, passado dois dias, quando fui dar a partida no carro tive que novamente dar tranco nele, e pra minha surpreza o carro estava 100%, nem luz de injeção acesa, nem oscilação na marcha-lenta!

fiz o teste lampejante e mostrou agora o codigo 0443 "Falha no circuito elétrico da válvula de purga do canister" esse é o codigo em que é considerado normal aparecer, o de falta de RPM?!

alguem tem alguma ideia do que pode estar contecendo?! pq eu já não estou entendendo mais nada!!

PS: sei q o ideal seria trocar a bateria logo de cara, mais só tenho $$$ pra troca ou a bateria ou só trocar o sensor do tps que esta por volta de 150 pila!


abraços a todos e espero que alguem me dê uma luz!
Po, rapaz, conheço muito pouco dos 16 V senão te ajudaria mais. Mas é o seguinte, vou te dar umas dicas que é comum para os corsas. Quanto ao sensor TPS, existe uns testes elétricos que podem ser feitos, mas como vc disse não ter as ferramentas necessárias para abri-lo nem espaço suficiente para chegar nele, vc pode fazer um teste prático para ter certeza se ele está com problema ou não, faz o seguinte: acelere até umas 4500 rpm e solte todo o acelerador, a marcha-lenta tem que estabilizar em até 5 segundos, se isso não ocorrer pode verificar mais a fundo esse sensor que ele deve estar com problemas.

Quanto ao outro problema que surgiu agora (Falha no circuito elétrico da válvula de purga do canister) não é aquele e nem tem nada haver com aquele erro comum de aparecer "Sem sinal de rotação". O cânister é um depósito que contém carvão ativado e é nele em que são depositados os vapores de combustível que se despreendem do seu tanque, isso ocorre para não poluir o ambiente e também para aproveitar este combustível que se estaria perdendo para o meio ambiente. O que esta válvula de purga faz é liberar uma passagem para que estes vapores sejam aspirados pelo motor e sejam queimados. Esta aspiração é feita de acordo com as necessidades do veículo e pelo jeito, no seu caso, esta válvula é controlada eletricamente (não posso te afirmar isso, mas parece ser), então pela definição do erro, deve ter ocorrido alguma falha neste. Se fosse nos 8v, saberia te dizer onde ele fica, mas no seu caso, não sei infelizmente.

Agora, tem outra coisa, a maioria dos sensores são resistivos e trabalham com diferença de tensão, se sua bateria não está fornecendo tensão correta, pode vir a surgir vários erros de leitura dos sensores, mesmo que eles não estejam com defeitos, então sugiro a vc começar por trocar esta sua bateria imediatamente, para depois verificar se existem realmente tais erros.

É isso ai amigão.


aar
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Segunda-feira 04 2006f Dezembro 2006 11:36:57 PM
Localização: Ipatinga - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aar »

wevertonvb escreveu:Po, rapaz, conheço muito pouco dos 16 V senão te ajudaria mais. Mas é o seguinte, vou te dar umas dicas que é comum para os corsas. Quanto ao sensor TPS, existe uns testes elétricos que podem ser feitos, mas como vc disse não ter as ferramentas necessárias para abri-lo nem espaço suficiente para chegar nele, vc pode fazer um teste prático para ter certeza se ele está com problema ou não, faz o seguinte: acelere até umas 4500 rpm e solte todo o acelerador, a marcha-lenta tem que estabilizar em até 5 segundos, se isso não ocorrer pode verificar mais a fundo esse sensor que ele deve estar com problemas.

Quanto ao outro problema que surgiu agora (Falha no circuito elétrico da válvula de purga do canister) não é aquele e nem tem nada haver com aquele erro comum de aparecer "Sem sinal de rotação". O cânister é um depósito que contém carvão ativado e é nele em que são depositados os vapores de combustível que se despreendem do seu tanque, isso ocorre para não poluir o ambiente e também para aproveitar este combustível que se estaria perdendo para o meio ambiente. O que esta válvula de purga faz é liberar uma passagem para que estes vapores sejam aspirados pelo motor e sejam queimados. Esta aspiração é feita de acordo com as necessidades do veículo e pelo jeito, no seu caso, esta válvula é controlada eletricamente (não posso te afirmar isso, mas parece ser), então pela definição do erro, deve ter ocorrido alguma falha neste. Se fosse nos 8v, saberia te dizer onde ele fica, mas no seu caso, não sei infelizmente.

Agora, tem outra coisa, a maioria dos sensores são resistivos e trabalham com diferença de tensão, se sua bateria não está fornecendo tensão correta, pode vir a surgir vários erros de leitura dos sensores, mesmo que eles não estejam com defeitos, então sugiro a vc começar por trocar esta sua bateria imediatamente, para depois verificar se existem realmente tais erros.

É isso ai amigão.
Poisé amigo, troquei a bateria hoje, espero que o carro volte a ficar como antes pois nao tenho nem mais um tustao furado esse mês....se voltar a dar piti na injeção o carro vai ficar encostado até o proximo pagamento :?

sobre o tal canister, lembrei que quando tava soltando algumas mangueiras para fazer a limpeza nos contatos notei que havia uma mangueirinha rachada, parecia uma tomada de vacuo que entrava em um sensor... será que é essa bendita que está fazendo a injeção alegar esse erro?!?

o sensor é esse aqui ó:

Imagem
ps: esse motor nao é o do meu carro, não pensem que esta turbinado!peguei somente a titulo de demostração!

PERGUNTA QUE NAO QUER CALAR!!! ALGUEM JÁ FEZ EM CASA A LIMPEZA DOS SENSORES DO TPS MARCHA-LENTA?!

queria saber se tem algum macete, pois mexendo por cima só rancando o cabeçote, pois no máximo eu axo que só entra a mao de um criança ali perto da tbi! tem que haver outra possibilidade!!


abraços!


aar
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Segunda-feira 04 2006f Dezembro 2006 11:36:57 PM
Localização: Ipatinga - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aar »

alguem?!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”