A minha provavelmente quebrou porque entrou algo na cobertura da correia. Essa cobertura tinha um pequeno pedaço quebrado, um pouco maior que uma moeda de 1 real.
É muito azar, supondo que seja isso.
Uns 3 segundos antes eu ouvi um barulho meio preso.
Só deu tempo de pensar "Correia? Fu...!!"
O problema é bem maior nos 16V. Esses precisam de maior cuidado com a manutenção. Já vi carros 8 válvulas quebrarem a correia e nada acontecer. É sorte mas nunca vi isso num 16V.
Quando a correia rompe o comando não gira mas os pistões continuam se movimentando. É aí que "as coisas se entortam". :?
T+
Corsa 99 1.0 MPFI - Quebrou correia com 25.000Km
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OK, a minha criança saiu da UTI hoje... O total da brincadeira foi R$1.200. Segue valores para referência:
-> Mão de Obra: R$280
-> Retífica do Cabeçote: R$480
->Correia Dentada (DAYCO): R$50
-> Esticador da Correia: R$100
-> Outras peças (juntas, retentores, etc..): R$290
Respondendo a pergunta "porque o estrago é tanto quando rompe a correia":
-> O motor possui válvulas de admissão e exaustão, que localizam-se na parte superior do motor. Quando as válvulas abrem (seja para admissão do ar/combustível ou para exaustão da queima) elas movimentam-se para dentro da câmara de combustão, lugar ocupado também pelo pistão quando está no ponto morto superior. Em funcionamento normal nunca há colisão entre estas duas peças (pistão e válvulas), pois o comando de válvulas (que controla a abertura e fechamento das válvulas) trabalha em sincronismo com os pistões. Contudo, este sicronismo é realizado pela tal correia dentada, que conecta o eixo do motor com o eixo do comando de válvulas. Quando esta correia se rompe ou patina, este sincronismo vai pro saco e aí pode acontecer de o pistão subir e uma válvula estar aberta. O que acontece neste caso é um choque mecânico violento que acaba entortando ou até quebrando a válvula e os locais onde ela é conectada (guias de válvula, balancins, tuchos, etc...). Em alguns casos pode acontecer da válvula quebrar e cair dentro da câmara de combustão... Aí o estrago é violento, pois afeta a parte de baixo do motor (pistão, bloco, etc...)
No meu caso só afetou a parte de cima (cabeçote).... graças a deus.
Espero ter esclarecido...
Um abraço,
-> Mão de Obra: R$280
-> Retífica do Cabeçote: R$480
->Correia Dentada (DAYCO): R$50
-> Esticador da Correia: R$100
-> Outras peças (juntas, retentores, etc..): R$290
Respondendo a pergunta "porque o estrago é tanto quando rompe a correia":
-> O motor possui válvulas de admissão e exaustão, que localizam-se na parte superior do motor. Quando as válvulas abrem (seja para admissão do ar/combustível ou para exaustão da queima) elas movimentam-se para dentro da câmara de combustão, lugar ocupado também pelo pistão quando está no ponto morto superior. Em funcionamento normal nunca há colisão entre estas duas peças (pistão e válvulas), pois o comando de válvulas (que controla a abertura e fechamento das válvulas) trabalha em sincronismo com os pistões. Contudo, este sicronismo é realizado pela tal correia dentada, que conecta o eixo do motor com o eixo do comando de válvulas. Quando esta correia se rompe ou patina, este sincronismo vai pro saco e aí pode acontecer de o pistão subir e uma válvula estar aberta. O que acontece neste caso é um choque mecânico violento que acaba entortando ou até quebrando a válvula e os locais onde ela é conectada (guias de válvula, balancins, tuchos, etc...). Em alguns casos pode acontecer da válvula quebrar e cair dentro da câmara de combustão... Aí o estrago é violento, pois afeta a parte de baixo do motor (pistão, bloco, etc...)
No meu caso só afetou a parte de cima (cabeçote).... graças a deus.
Espero ter esclarecido...
Um abraço,
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Jogou tudo dentro de um balde ???Felipe_Zanon escreveu:Creio que a competência dele não chegue a este ponto. Ele abriu o motor, jogou todas as peças dentro de um balde e disse que tinha que retificar e trocar tudo....Lucídio Serves escreveu:Ao desmontar e examinar cuidadosamente as peças, pode ser que o mecânico descubra o verdadeiro motívo da quebra da correia.
Vou ver se consigo o esticador e a correia para eu mesmo fazer uma análise. Se conseguir vou postar as fotos aqui.
Obrigado!
Felipe Zanon
VC tem razão..... também acho que falta um pouquinho de competência..
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[quote="Felipe_Zanon"]Olá pessoal,
Tenho um corsa 1.0 MPFI ano 99, e desde lá sempre troquei a correia dentada a cada 50.000Km e o esticador a cada 100.000 Km. Hoje o carro está com 175.000Km (a maioria estrada).
Pois, na última semana a bendita da correia estourou, me deixando na mão. Mandei no meu mecânico de confiança (o mesmo que sempre realizou todas as revisões no meu carro), ele trocou a correia mas 3 pistões nao davam compressao. Bom, aí abrimos o cabeçote e lá estava a porcaria: um monte de balancins quebrados, válvulas tortas, etc... Graças a deus não estragou os pistões.
Se vocês fizerem os cálculos versão que a correia tinha apenas 25.000Km e o esticador 75.000Km. Eu dei uma olhada na correia e ela não arrebentou, apenas metade dela estava sem os dentes (agora era uma correia desdentada).
Sempre realizei a manutenção correta destes itens pois sabia o tamanho do estrago que poderiam causar. Mesmo assim, a porcaria estourou e me deixou o maior prejuízo.
Será que o mecânico está utilizando peças de segunda linha? A correia nova que ele está colocando é DAYCO. Vou tentar pegar as peças antigas para identificar o fabricante.
Para referência, quanto custa em média para realizar este serviço? (jogo de válvulas, esticador, correia, retífica do cabeçote, mão de obra, etc...)
Obrigado.[/quote]
te cuida q vai quebra de novo.........
TODOS OS CORSAS 1.0, 1.4, 1.6 ETC A PARTIR DA SEGUNDA TROCA DA CORREIA DENTADA TROCAR TMB A ENGRENAGEM DO VIRABREQUIM , A ENGRENAGEM Q ACIONA CORREIA......
PQ????
PQ SE VC TIRAR ELA FORA E PASSAR A MÃO NOS DENTES VAI VER Q TA AFIADA, CRIA UM DESAGASTE E COME A CORREIA DENTADA, ARRANCA OS DENTES DA CORREIA.....
É SÓ TROCAR A ENGRENAGEM A CADA 2 TROCAS DE CORREIA, A ENGRENAGEM CUSTA NA AGENCIA EM TORNO DE 30 REAIS.....
E USAR SEMPRE CORREIA "HNBR" NÃO É MARCA, É TIPO DE MATERIAL DA CORREIA....
Tenho um corsa 1.0 MPFI ano 99, e desde lá sempre troquei a correia dentada a cada 50.000Km e o esticador a cada 100.000 Km. Hoje o carro está com 175.000Km (a maioria estrada).
Pois, na última semana a bendita da correia estourou, me deixando na mão. Mandei no meu mecânico de confiança (o mesmo que sempre realizou todas as revisões no meu carro), ele trocou a correia mas 3 pistões nao davam compressao. Bom, aí abrimos o cabeçote e lá estava a porcaria: um monte de balancins quebrados, válvulas tortas, etc... Graças a deus não estragou os pistões.
Se vocês fizerem os cálculos versão que a correia tinha apenas 25.000Km e o esticador 75.000Km. Eu dei uma olhada na correia e ela não arrebentou, apenas metade dela estava sem os dentes (agora era uma correia desdentada).
Sempre realizei a manutenção correta destes itens pois sabia o tamanho do estrago que poderiam causar. Mesmo assim, a porcaria estourou e me deixou o maior prejuízo.
Será que o mecânico está utilizando peças de segunda linha? A correia nova que ele está colocando é DAYCO. Vou tentar pegar as peças antigas para identificar o fabricante.
Para referência, quanto custa em média para realizar este serviço? (jogo de válvulas, esticador, correia, retífica do cabeçote, mão de obra, etc...)
Obrigado.[/quote]
te cuida q vai quebra de novo.........
TODOS OS CORSAS 1.0, 1.4, 1.6 ETC A PARTIR DA SEGUNDA TROCA DA CORREIA DENTADA TROCAR TMB A ENGRENAGEM DO VIRABREQUIM , A ENGRENAGEM Q ACIONA CORREIA......
PQ????
PQ SE VC TIRAR ELA FORA E PASSAR A MÃO NOS DENTES VAI VER Q TA AFIADA, CRIA UM DESAGASTE E COME A CORREIA DENTADA, ARRANCA OS DENTES DA CORREIA.....
É SÓ TROCAR A ENGRENAGEM A CADA 2 TROCAS DE CORREIA, A ENGRENAGEM CUSTA NA AGENCIA EM TORNO DE 30 REAIS.....
E USAR SEMPRE CORREIA "HNBR" NÃO É MARCA, É TIPO DE MATERIAL DA CORREIA....
Mecânica Fontana
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Outro fator importante é o tempo de uso,a correia tinha 25mil km..mas a quanto tempo vc tava usando ela?
Segundo meu mecanico o ideal é trocar essa correia com 30mil km ou 3 anos de uso...pois com o tempo ela vai se deteriorando
Segundo meu mecanico o ideal é trocar essa correia com 30mil km ou 3 anos de uso...pois com o tempo ela vai se deteriorando
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A correia tinha 1 ano de uso. Faço 25.000Km por ano, basicamente só estrada.
Fontana, grande dica. Concordo plenamente contigo a respeito da engrenagem. Mas não há uma engrenagem no comando de válvulas também?? Ela deve ser trocada?
É impressionante como há mecânicos e mecânicos. Gastei R$1200 para arrumar o motor, troquei um monte de coisa, mas tenho certeza que o cara não trocou as engrenagens da correia.
Fontana, mais uma vez obrigado pela dica. Vou imediatamente tratar de trocar as engrenagens do virabrequim e do comando (?)...
Abraços!!
Felipe Zanon
Fontana, grande dica. Concordo plenamente contigo a respeito da engrenagem. Mas não há uma engrenagem no comando de válvulas também?? Ela deve ser trocada?
É impressionante como há mecânicos e mecânicos. Gastei R$1200 para arrumar o motor, troquei um monte de coisa, mas tenho certeza que o cara não trocou as engrenagens da correia.
Fontana, mais uma vez obrigado pela dica. Vou imediatamente tratar de trocar as engrenagens do virabrequim e do comando (?)...
Abraços!!
Felipe Zanon
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[quote="Felipe_Zanon"]A correia tinha 1 ano de uso. Faço 25.000Km por ano, basicamente só estrada.
Fontana, grande dica. Concordo plenamente contigo a respeito da engrenagem. Mas não há uma engrenagem no comando de válvulas também?? Ela deve ser trocada?
NÃO NECESSARIAMENTE, GERALMENTE É A DE BAIXO Q GASTA, MAS CONFERE A DE CIMA TMB, E FOLGAS NO EIXO DA VOMBA DAGUA....
É impressionante como há mecânicos e mecânicos. Gastei R$1200 para arrumar o motor, troquei um monte de coisa, mas tenho certeza que o cara não trocou as engrenagens da correia.
LAMENTAVELMENTE ESSA DICA APRENDI NA MARRA A ALGUNS ANOS ATRAS QUANDO TRABALHAVA NUMA CONCESSIONARIA GM AQUI DA CIDADE, TMB TROQUEI A CORREIA E DIAS DEPOIS VEIO A QUEBRAR, ANALISAMOS TUDO, ATÉ AXARMOS A POLIA GASTA...
Fontana, mais uma vez obrigado pela dica. Vou imediatamente tratar de trocar as engrenagens do virabrequim e do comando (?)...
SE PRECISAR QQER COISA É SÓ PRENDER O GRITO.....
ABRAÇOS...
FONTANA
Fontana, grande dica. Concordo plenamente contigo a respeito da engrenagem. Mas não há uma engrenagem no comando de válvulas também?? Ela deve ser trocada?
NÃO NECESSARIAMENTE, GERALMENTE É A DE BAIXO Q GASTA, MAS CONFERE A DE CIMA TMB, E FOLGAS NO EIXO DA VOMBA DAGUA....
É impressionante como há mecânicos e mecânicos. Gastei R$1200 para arrumar o motor, troquei um monte de coisa, mas tenho certeza que o cara não trocou as engrenagens da correia.
LAMENTAVELMENTE ESSA DICA APRENDI NA MARRA A ALGUNS ANOS ATRAS QUANDO TRABALHAVA NUMA CONCESSIONARIA GM AQUI DA CIDADE, TMB TROQUEI A CORREIA E DIAS DEPOIS VEIO A QUEBRAR, ANALISAMOS TUDO, ATÉ AXARMOS A POLIA GASTA...
Fontana, mais uma vez obrigado pela dica. Vou imediatamente tratar de trocar as engrenagens do virabrequim e do comando (?)...
SE PRECISAR QQER COISA É SÓ PRENDER O GRITO.....
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