Corsa 99 1.0 MPFI - Quebrou correia com 25.000Km

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Gadelha
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Terça-feira 16 2007f Janeiro 2007 05:03:10 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gadelha »

A minha provavelmente quebrou porque entrou algo na cobertura da correia. Essa cobertura tinha um pequeno pedaço quebrado, um pouco maior que uma moeda de 1 real.
É muito azar, supondo que seja isso.

Uns 3 segundos antes eu ouvi um barulho meio preso.
Só deu tempo de pensar "Correia? Fu...!!"

O problema é bem maior nos 16V. Esses precisam de maior cuidado com a manutenção. Já vi carros 8 válvulas quebrarem a correia e nada acontecer. É sorte mas nunca vi isso num 16V.

Quando a correia rompe o comando não gira mas os pistões continuam se movimentando. É aí que "as coisas se entortam". :?

T+
Felipe_Zanon
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sexta-feira 05 2007f Janeiro 2007 09:55:27 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Felipe_Zanon »

OK, a minha criança saiu da UTI hoje... O total da brincadeira foi R$1.200. Segue valores para referência:

-> Mão de Obra: R$280
-> Retífica do Cabeçote: R$480
->Correia Dentada (DAYCO): R$50
-> Esticador da Correia: R$100
-> Outras peças (juntas, retentores, etc..): R$290

Respondendo a pergunta "porque o estrago é tanto quando rompe a correia":

-> O motor possui válvulas de admissão e exaustão, que localizam-se na parte superior do motor. Quando as válvulas abrem (seja para admissão do ar/combustível ou para exaustão da queima) elas movimentam-se para dentro da câmara de combustão, lugar ocupado também pelo pistão quando está no ponto morto superior. Em funcionamento normal nunca há colisão entre estas duas peças (pistão e válvulas), pois o comando de válvulas (que controla a abertura e fechamento das válvulas) trabalha em sincronismo com os pistões. Contudo, este sicronismo é realizado pela tal correia dentada, que conecta o eixo do motor com o eixo do comando de válvulas. Quando esta correia se rompe ou patina, este sincronismo vai pro saco e aí pode acontecer de o pistão subir e uma válvula estar aberta. O que acontece neste caso é um choque mecânico violento que acaba entortando ou até quebrando a válvula e os locais onde ela é conectada (guias de válvula, balancins, tuchos, etc...). Em alguns casos pode acontecer da válvula quebrar e cair dentro da câmara de combustão... Aí o estrago é violento, pois afeta a parte de baixo do motor (pistão, bloco, etc...)

No meu caso só afetou a parte de cima (cabeçote).... graças a deus.

Espero ter esclarecido...

Um abraço,
Lucídio Serves
:: Piquet ::
Mensagens: 254
Registrado em: Sexta-feira 10 2004f Setembro 2004 02:21:55 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucídio Serves »

Felipe_Zanon escreveu:
Lucídio Serves escreveu:Ao desmontar e examinar cuidadosamente as peças, pode ser que o mecânico descubra o verdadeiro motívo da quebra da correia.
Creio que a competência dele não chegue a este ponto. Ele abriu o motor, jogou todas as peças dentro de um balde e disse que tinha que retificar e trocar tudo....

Vou ver se consigo o esticador e a correia para eu mesmo fazer uma análise. Se conseguir vou postar as fotos aqui.

Obrigado!

Felipe Zanon
Jogou tudo dentro de um balde ???
VC tem razão..... também acho que falta um pouquinho de competência..
_____________________
Lucídio-Curitiba-Pr.
fontana
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Sábado 06 2007f Janeiro 2007 02:49:30 PM
Localização: Sarandi - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por fontana »

[quote="Felipe_Zanon"]Olá pessoal,

Tenho um corsa 1.0 MPFI ano 99, e desde lá sempre troquei a correia dentada a cada 50.000Km e o esticador a cada 100.000 Km. Hoje o carro está com 175.000Km (a maioria estrada).

Pois, na última semana a bendita da correia estourou, me deixando na mão. Mandei no meu mecânico de confiança (o mesmo que sempre realizou todas as revisões no meu carro), ele trocou a correia mas 3 pistões nao davam compressao. Bom, aí abrimos o cabeçote e lá estava a porcaria: um monte de balancins quebrados, válvulas tortas, etc... Graças a deus não estragou os pistões.

Se vocês fizerem os cálculos versão que a correia tinha apenas 25.000Km e o esticador 75.000Km. Eu dei uma olhada na correia e ela não arrebentou, apenas metade dela estava sem os dentes (agora era uma correia desdentada).

Sempre realizei a manutenção correta destes itens pois sabia o tamanho do estrago que poderiam causar. Mesmo assim, a porcaria estourou e me deixou o maior prejuízo.

Será que o mecânico está utilizando peças de segunda linha? A correia nova que ele está colocando é DAYCO. Vou tentar pegar as peças antigas para identificar o fabricante.

Para referência, quanto custa em média para realizar este serviço? (jogo de válvulas, esticador, correia, retífica do cabeçote, mão de obra, etc...)

Obrigado.[/quote]

te cuida q vai quebra de novo.........

TODOS OS CORSAS 1.0, 1.4, 1.6 ETC A PARTIR DA SEGUNDA TROCA DA CORREIA DENTADA TROCAR TMB A ENGRENAGEM DO VIRABREQUIM , A ENGRENAGEM Q ACIONA CORREIA......
PQ????
PQ SE VC TIRAR ELA FORA E PASSAR A MÃO NOS DENTES VAI VER Q TA AFIADA, CRIA UM DESAGASTE E COME A CORREIA DENTADA, ARRANCA OS DENTES DA CORREIA.....
É SÓ TROCAR A ENGRENAGEM A CADA 2 TROCAS DE CORREIA, A ENGRENAGEM CUSTA NA AGENCIA EM TORNO DE 30 REAIS.....
E USAR SEMPRE CORREIA "HNBR" NÃO É MARCA, É TIPO DE MATERIAL DA CORREIA....
Mecânica Fontana
Sarandi-RS
Bigtomas
:: Champ ::
Mensagens: 465
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 10:31:32 PM
Localização: Guaporé - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Bigtomas »

Outro fator importante é o tempo de uso,a correia tinha 25mil km..mas a quanto tempo vc tava usando ela?
Segundo meu mecanico o ideal é trocar essa correia com 30mil km ou 3 anos de uso...pois com o tempo ela vai se deteriorando
Felipe_Zanon
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sexta-feira 05 2007f Janeiro 2007 09:55:27 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Felipe_Zanon »

A correia tinha 1 ano de uso. Faço 25.000Km por ano, basicamente só estrada.

Fontana, grande dica. Concordo plenamente contigo a respeito da engrenagem. Mas não há uma engrenagem no comando de válvulas também?? Ela deve ser trocada?

É impressionante como há mecânicos e mecânicos. Gastei R$1200 para arrumar o motor, troquei um monte de coisa, mas tenho certeza que o cara não trocou as engrenagens da correia.

Fontana, mais uma vez obrigado pela dica. Vou imediatamente tratar de trocar as engrenagens do virabrequim e do comando (?)...

Abraços!!

Felipe Zanon
fontana
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Sábado 06 2007f Janeiro 2007 02:49:30 PM
Localização: Sarandi - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por fontana »

[quote="Felipe_Zanon"]A correia tinha 1 ano de uso. Faço 25.000Km por ano, basicamente só estrada.

Fontana, grande dica. Concordo plenamente contigo a respeito da engrenagem. Mas não há uma engrenagem no comando de válvulas também?? Ela deve ser trocada?

NÃO NECESSARIAMENTE, GERALMENTE É A DE BAIXO Q GASTA, MAS CONFERE A DE CIMA TMB, E FOLGAS NO EIXO DA VOMBA DAGUA....

É impressionante como há mecânicos e mecânicos. Gastei R$1200 para arrumar o motor, troquei um monte de coisa, mas tenho certeza que o cara não trocou as engrenagens da correia.

LAMENTAVELMENTE ESSA DICA APRENDI NA MARRA A ALGUNS ANOS ATRAS QUANDO TRABALHAVA NUMA CONCESSIONARIA GM AQUI DA CIDADE, TMB TROQUEI A CORREIA E DIAS DEPOIS VEIO A QUEBRAR, ANALISAMOS TUDO, ATÉ AXARMOS A POLIA GASTA...

Fontana, mais uma vez obrigado pela dica. Vou imediatamente tratar de trocar as engrenagens do virabrequim e do comando (?)...

SE PRECISAR QQER COISA É SÓ PRENDER O GRITO.....

ABRAÇOS...

FONTANA
Mecânica Fontana
Sarandi-RS
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”