Que Comando Colocar?, Corsa Wagon 1.6 8v

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Sambora
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 05 2004f Junho 2004 12:07:42 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Que Comando Colocar?, Corsa Wagon 1.6 8v

Mensagem por Sambora »

E ae galera!!

Bom, o negócio eh mais ou menos assim:

Tenho uma Corsa Wagon 1.6 8v 1999, e vou turbinar ela em breve (Janeiro ou Fevereiro).
Por enquanto gostaria apenas de dar uma "leve preparada" no motor.

Fui informado que "trocando o comando de válvulas + chip + escape + cabo de velas + velas" eu conseguiria um ganho de performance (Nao sei exatamente o quanto).

Minha pergunta é:

Procede essa informação? Se sim, qual comando devo colocar? (Me falaram de 272, 278, etc... nao manjo muito). Quanto eh o ganho em %? Pra quem vai turbinar vale a pena mexer?
Quanto $$$$ + ou - fica uma brincadeira dessa?

P.S: Loko, Blackout e mais o pessoal ae, podem me dar uma "consultoria"? rsrs

Valew Pessoal!!

Abs
Pickup Corsa 03/03
A Turbina vem ai...
92cv


brunno1.8t
:: Millennium ::
Mensagens: 154
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 09:06:30 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunno1.8t »

Sambora escreveu:E ae galera!!

Bom, o negócio eh mais ou menos assim:

Tenho uma Corsa Wagon 1.6 8v 1999, e vou turbinar ela em breve (Janeiro ou Fevereiro).
Por enquanto gostaria apenas de dar uma "leve preparada" no motor.

Fui informado que "trocando o comando de válvulas + chip + escape + cabo de velas + velas" eu conseguiria um ganho de performance (Nao sei exatamente o quanto).

Minha pergunta é:

Procede essa informação? Se sim, qual comando devo colocar? (Me falaram de 272, 278, etc... nao manjo muito). Quanto eh o ganho em %? Pra quem vai turbinar vale a pena mexer?
Quanto $$$$ + ou - fica uma brincadeira dessa?

P.S: Loko, Blackout e mais o pessoal ae, podem me dar uma "consultoria"? rsrs

Valew Pessoal!!

Abs
cara custo benefício = ou menos que zero
seu ganho de potencia será minimo perto do que vc vai gastar
o comando naum vai te dar mais que 10cv e olha lah e o carro vai ficar uma CENSURADO em alta ou em baixa e pro comando funcionar bem vc tem q ter tuchos mecanicos não sei se o seu é) pq com tuchos hidraulicos naum fica legal
chip vc vai ganha 1 ou 2 cv scap mais 3 ou 4
e ai se vai gasta
um scap completo ma faixa de uns $400
comando uns $300
chip $200
talvez um corpo de borboletas retrabalhado mais uns 150
M.O do comando mais uns $150

ou seja tira essa idea da cabeça e turbina
custo beneficio = a 100%
Corsa 1.8T 0.9BAR
HIS + Dosador HP
MasterPower .42.48
Escap 2.5" 1 Abafador
A soma dos fatores a cima são iguais a 228cv de pura adrenalina!!!!
!!SAL_Performance!!


Ariete

Mensagem por Ariete »

comando, chip, filtro. escape, corpo da borboleta, taxa e alcool, trabalho do cabecote vc deve chegar nos 115 cv

já dirigi saveiro com comando 286 e nao ficou tão ruim para dirigir, comando esportivo aumenta a potencia em alta, e diminui o torque em baixa, trocar tuchos para mecanico só se for virar mais q 7000 rpm

turbinar vc terá q regularizar para evitar problemas, e fora q se turbinar não é para uso do dia a dia, se for usar todo dia vai colocar 0.5 de pressao q nao terá problema, mais ai o corsa ficara com uns 120 cv...q q vai adiantar? vai gastar uns 3 mil reais para isso, compensa vc gastar uns 1000 reais numa preparacao aspirada para o dia a dia, ou entao se for turbinar coloca no minimo 0.8 pressao


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Sambora escreveu:E ae galera!!

Bom, o negócio eh mais ou menos assim:

Tenho uma Corsa Wagon 1.6 8v 1999, e vou turbinar ela em breve (Janeiro ou Fevereiro).
Por enquanto gostaria apenas de dar uma "leve preparada" no motor.

Fui informado que "trocando o comando de válvulas + chip + escape + cabo de velas + velas" eu conseguiria um ganho de performance (Nao sei exatamente o quanto).

Minha pergunta é:

Procede essa informação? Se sim, qual comando devo colocar? (Me falaram de 272, 278, etc... nao manjo muito). Quanto eh o ganho em %? Pra quem vai turbinar vale a pena mexer?
Quanto $$$$ + ou - fica uma brincadeira dessa?

P.S: Loko, Blackout e mais o pessoal ae, podem me dar uma "consultoria"? rsrs

Valew Pessoal!!

Abs
Amigão, é o seguinte, primeiro vc precisa decidir se vai fazer uma preparação aspirada ou turbinada, justamente pelo fato de que a maioria das modificações que se faz na aspirada não poderá ser usada na turbinada. Então se for turbinar logo, economize para isso. Por exemplo, o comando (não original) de uma preparação aspirada não pode ser a mesma da turbinada principalmente devido ao overlap (cruzamento de válvulas) que na última deve ser menor do que 12º. Coletor 4X1 é outra modificação que não dá para ser aproveitado. Aumento de taxa é muito bom p/ prep. aspiradas mas p/ turbos, em alguns casos, deve até destaxar. Chip de potência, na maioria das vezes não pode ser aproveitado, devido ao ponto adiantado demais. Entre outras coisas.

Como sua pergunta está mais voltada p/ preparação aspirada, então vai lá. Se vc quer partir mesmo p/ aquela preparação que vc citou então é mais indicado que vc faça o seguinte:
- Comando de válvulas, como citei em outro tópico, te indico o da JPF Indeco 276º, é um comando que possui um lift bem elevado que vai favorecer o torque em todas as rotações e uma grau de permanência tb bem maior do que o original, que vai fazer seu carro trabalhar em regimes mais elevados, consequentemente maior potência.
- Taxa, como usará um comando com maior duração, o torque em rotações mais baixas será prejudicado, com um aumento na taxa de compressão isso vai ser recuperado, recomendo tb já passar p/ alcool e trabalhar numa taxa entre 12,5 a 13:1. Como foi alterado a taxa deve ser usado velas mais frias.
- Escape, é de fundamental importância refazer todo escape para casar com o novo comando, então use um coletor 4 X1, retire o catalizador e refaça o escape agora com diametro de 2,25", use um ou dois abafadores menos restritivos.
- TBI, pode se quizer utilizar uma de 50 mm. Filtro esportivo tb.
- Alimentação, é necessessário acertar o tempo de injeção e o ponto para o novo combustível e para adequar aquelas modificações acima.
- Além de outras modificações que acompanham isso, como junta do cabeçote de aço, bomba de comb. de algum carro a alcool (Astra flex), entre outras coisinhas.
- O que lembro por enquanto é isso.
- Qto a potência, deve subir p/ próx de 125/130 cv.

Agora se for turbinar, esquece isso tudo ai em cima que a conversa é outra. Falou.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

brunno1.8t escreveu: cara custo benefício = ou menos que zero
seu ganho de potencia será minimo perto do que vc vai gastar
o comando naum vai te dar mais que 10cv e olha lah e o carro vai ficar uma CENSURADO em alta ou em baixa e pro comando funcionar bem vc tem q ter tuchos mecanicos não sei se o seu é) pq com tuchos hidraulicos naum fica legal
chip vc vai ganha 1 ou 2 cv scap mais 3 ou 4
e ai se vai gasta
um scap completo ma faixa de uns $400
comando uns $300
chip $200
talvez um corpo de borboletas retrabalhado mais uns 150
M.O do comando mais uns $150

ou seja tira essa idea da cabeça e turbina
custo beneficio = a 100%
Amizade, vc não gosta de preparação aspirada, mas tb não precisa pegar pesado desse tanto.
Pra começar esses comandos que se acha por ai e que é bem provavel que será um desses, da JPF ou SAMCAMS, são todos abaixo de 280º, então a potência máxima do carro vai estar na casa dos 6000/6500 RPM , então está muito longe de ser necessário usar tuchos mecânicos, pois pode limitar a injeção p/ 7200 tranquilo, que o carro vai estar trabalhando na faixa adequada.
E esse ganho de potência que citou é pra desanimar qquer um mesmo hein! Remapeamento de 1 ou 2 cv só, escape 3 ou 4 cv, tá bem longe disso!

Olha ai o video da minha picape, 0 a 100, será que é só 1 ou 2 cv mesmo?!!

http://www.youtube.com/watch?v=LT3Xt61A3VY

É lógico que o custo/benefício do turbo é muito melhor, mas um carro 1.6 aspirado é muito forte tb, muito mais do que vc imagina...

Falou.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

pedropaulo escreveu:comando, chip, filtro. escape, corpo da borboleta, taxa e alcool, trabalho do cabecote vc deve chegar nos 115 cv

já dirigi saveiro com comando 286 e nao ficou tão ruim para dirigir, comando esportivo aumenta a potencia em alta, e diminui o torque em baixa, trocar tuchos para mecanico só se for virar mais q 7000 rpm

turbinar vc terá q regularizar para evitar problemas, e fora q se turbinar não é para uso do dia a dia, se for usar todo dia vai colocar 0.5 de pressao q nao terá problema, mais ai o corsa ficara com uns 120 cv...q q vai adiantar? vai gastar uns 3 mil reais para isso, compensa vc gastar uns 1000 reais numa preparacao aspirada para o dia a dia, ou entao se for turbinar coloca no minimo 0.8 pressao
Isso mesmo. Só na potência que vc foi pessimista hein, com retrabalho no cabeçote ainda vai pros 130 cv tranquilo.
Abraço.


Ariete

Mensagem por Ariete »

wevertonvb escreveu:
brunno1.8t escreveu: cara custo benefício = ou menos que zero
seu ganho de potencia será minimo perto do que vc vai gastar
o comando naum vai te dar mais que 10cv e olha lah e o carro vai ficar uma CENSURADO em alta ou em baixa e pro comando funcionar bem vc tem q ter tuchos mecanicos não sei se o seu é) pq com tuchos hidraulicos naum fica legal
chip vc vai ganha 1 ou 2 cv scap mais 3 ou 4
e ai se vai gasta
um scap completo ma faixa de uns $400
comando uns $300
chip $200
talvez um corpo de borboletas retrabalhado mais uns 150
M.O do comando mais uns $150

ou seja tira essa idea da cabeça e turbina
custo beneficio = a 100%
Amizade, vc não gosta de preparação aspirada, mas tb não precisa pegar pesado desse tanto.
Pra começar esses comandos que se acha por ai e que é bem provavel que será um desses, da JPF ou SAMCAMS, são todos abaixo de 280º, então a potência máxima do carro vai estar na casa dos 6000/6500 RPM , então está muito longe de ser necessário usar tuchos mecânicos, pois pode limitar a injeção p/ 7200 tranquilo, que o carro vai estar trabalhando na faixa adequada.
E esse ganho de potência que citou é pra desanimar qquer um mesmo hein! Remapeamento de 1 ou 2 cv só, escape 3 ou 4 cv, tá bem longe disso!

Olha ai o video da minha picape, 0 a 100, será que é só 1 ou 2 cv mesmo?!!

http://www.youtube.com/watch?v=LT3Xt61A3VY

É lógico que o custo/benefício do turbo é muito melhor, mas um carro 1.6 aspirado é muito forte tb, muito mais do que vc imagina...

Falou.
CENSURADO o teu carro tá andando heim , oq tem nele só chip? qual roda e pneu vc usa?

olha os meus videos ai
sem chip
http://www.youtube.com/watch?v=7eEC4FlP2jg

com chip
http://www.youtube.com/watch?v=SUyLAfLXJTk

de quem vc comprou o chip? quanto pagou?

o meu eu só senti um leve torque em baixa, em alta nao melhorou ( meu carro tem aro 15 ficou ruim, no video original ele tem aro 13 olha o tanto q derrapa na troca de marcha )

eu só nao turbino pq presiso do carro todo dia, e se quebrar = andar apé to fora


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

pedropaulo escreveu: CENSURADO o teu carro tá andando heim , oq tem nele só chip? qual roda e pneu vc usa?

olha os meus videos ai
sem chip
http://www.youtube.com/watch?v=7eEC4FlP2jg

com chip
http://www.youtube.com/watch?v=SUyLAfLXJTk

de quem vc comprou o chip? quanto pagou?

o meu eu só senti um leve torque em baixa, em alta nao melhorou ( meu carro tem aro 15 ficou ruim, no video original ele tem aro 13 olha o tanto q derrapa na troca de marcha )

eu só nao turbino pq presiso do carro todo dia, e se quebrar = andar apé to fora
O seu tá andando bem tb, rapaz! Qto ao meu, só fiz o remapeamento (gasolina), filtro esportivo duplo fluxo e abafador universal da chevy, mais nada. As rodas são 14", pneu 185. Vc disse que seu está fraco em alta, o meu ficou mais forte em todas rotações. O meu remapeamento foi feito da seguinte maneira, como na minha cidade não tem dinamometro p/ acertar em "real time", fui numa oficina de injeção e lá ele entra em contato com uma empresa de são paulo que tem Dina, passa os dados da minha injeção para eles, então eles pegam mapas que já foram feitos em outros corsas lá e mandam para cá. Então eu e o rapaz da oficina fomos pra rodovia, testar alguns chips, testei 4 e fiquei com o último, o interessante é que cada um é bem diferente do outro, teve um que o 0 a 100, ficou em 10,5 s e olha que era de potência hein. O melhor jeito é fazer o remapeamento em cima do dino mesmo, mas achei bom o meu e o seu tá bom tb! Paguei 200 reais na época.
Quero fazer o 0 a 100 sozinho depois pra ver como fica, eu e meu irmão pesa demais o carro! No mesmo dia eu e meu irmão filmamos eu colocando 210, mas não coloquei o video no youtube ainda não, acho que tb não pode por aqui, depois vejo isto.
Logo logo, vou fazer uma preparação aspirada bem forte nesse meu. Sou bastante fã deste tipo de preparação. Falou.


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Não faça nada aspro (se realmente irá turbinar), espere e turbine (como já falou que fará em 02/03 meses): junte uma grana, vá viajar com a patroa...

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


Sambora
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 05 2004f Junho 2004 12:07:42 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sambora »

JotaMarcelo escreveu:Não faça nada aspro (se realmente irá turbinar), espere e turbine (como já falou que fará em 02/03 meses): junte uma grana, vá viajar com a patroa...

JMarcelo
AEuhiaeHIUheIUAHE

Pode crer cara... vou fazer isso msm.
Falei com um pessoal amigo mew q tem turbo. Todos recomendaram nao mexer no comando... entao, por enquanto vou deixar quieto...

Vou somente turbinar e beleza. Depois conto como ficou!!

Valew
Pickup Corsa 03/03
A Turbina vem ai...
92cv


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”