Qual o comando certo - CORSA WAGON 1.6 16V

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
corsa wagon
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 29 2006f Outubro 2006 01:25:44 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Qual o comando certo - CORSA WAGON 1.6 16V

Mensagem por corsa wagon »

Olá pessoal, aindei olhando aki no forum e reparei varias opniões sobre comando, mais nada referente a 1.6 16v, oq vc's me indicão p/ esse motor...

Obrigado


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

corsa wagon escreveu:Olá pessoal, aindei olhando aki no forum e reparei varias opniões sobre comando, mais nada referente a 1.6 16v, oq vc's me indicão p/ esse motor...

Obrigado


E ai, blz?
Rapaz, tai uma pergunta complicada. Eu particularmente não conheço ninguém que tenha trocados os comandos originais por outros mais "bravos" neste motor 16v. Acredito que nem encontre comandos para este modelo já pronto aqui no Brasil, acho que só se for feito por encomenda mesmo, mas atente pelo método de fabricação, procure por aqueles que forem feitos através de eixo bruto, nada de comando cópias fabricado por prenchimento de material, é fundamental para ter durabilidade. Agora, se pensar em importação, vai ser mole encontrar comandos esportivos para este motor, basta ter $$$$. Caso queira dar uma pesquizada, neste site tem alguns modelos:

http://www.kentcams.com

Se vc não está pensando em gastar uma grana preta para uma preparação aspirada forte, te recomendo a manter os originais, e modificar outras áreas. Os próprios comandos originais, por serem um para admissão e outro p/ escape permitem, através de regulagem, modificações na performance do carro. Basta vc comprar duas polias reguláveis, graduadas de preferência, um para adm e outro p/ esc, para que se permita a variação do ponto dos comandos. Através disso vc pode altera o lobe center e o overlap (cruzamento de válvulas), favorecendo o torque em baixa rotação ou potência em alta. Não se pode ter os dois ao mesmo tempo qdo se trabalha com comandos. Essa característica de permitir a modificação do overlap e lobe é exclusiva de motores DOHC, no caso dos corsa, os 16V. Os 8V, só permitem variar o ponto do comando.

Agora, caso queira realmente trocar comandos, para eu te fazer uma indicação precisaria saber qual a configuração dos originais. E eu nunca ouvi falar. Mas acredito que configurações de comandos esportivos para este motor próximas as do 8V (esportivo) sejam tb interessantes, como o 276X276, 272X272. Com a vantagem de poder variar o lobe e overlap, como dito acima. No caso do 16V, deve-se atentar tb ao lift, creio que não possa ser tão alto qto poderia ser nos 8V, pois nos 16V, existe um espaço menor entre as válulas e pistão devido a sua entrada que é inclinada em relação aos 8V, ou seja tem um "valvle clearance" menor.

É isso ai, não posso te indicar um comando de cara, pois não tive conhecimento de casos parecidos, mas fica ai alguns detalhes a respeito deste duplo comando de válvulas. Falou.


jeison.paim
:: Millennium ::
Mensagens: 164
Registrado em: Terça-feira 29 2006f Agosto 2006 02:05:54 PM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jeison.paim »

Uma opção interessante seria o cabeçote e comando do Corsa GSI, caso se encontrasse para vender por um preço interessente, pois o cabeçote do GSI tem 10.5:1 de taxa, enquanto dos GLS tem 9.8:1, e os comandos do GSI tem mais potência em alta rotação, porém tem que ver se compensa o investimento, pois o ganho em CV ficará em apenas uns 7 ou 8 CV.
Atual Corsa GLS 1.6 16V 97/98 - Prata Huet
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... 713#432713


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

jeison.paim escreveu:Uma opção interessante seria o cabeçote e comando do Corsa GSI, caso se encontrasse para vender por um preço interessente, pois o cabeçote do GSI tem 10.5:1 de taxa, enquanto dos GLS tem 9.8:1, e os comandos do GSI tem mais potência em alta rotação, porém tem que ver se compensa o investimento, pois o ganho em CV ficará em apenas uns 7 ou 8 CV.
Estranho, o meu 1.0 16v tem 10.5:1 também... acho que todo 16v é 10.5:1 também eim... :o

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


corsa wagon
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 29 2006f Outubro 2006 01:25:44 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por corsa wagon »

[quote="wevertonvb"][quote="corsa wagon"]Olá pessoal, aindei olhando aki no forum e reparei varias opniões sobre comando, mais nada referente a 1.6 16v, oq vc's me indicão p/ esse motor...

Obrigado[/quote]

E ai, blz?
Rapaz, tai uma pergunta complicada. Eu particularmente não conheço ninguém que tenha trocados os comandos originais por outros mais "bravos" neste motor 16v. Acredito que nem encontre comandos para este modelo já pronto aqui no Brasil, acho que só se for feito por encomenda mesmo, mas atente pelo método de fabricação, procure por aqueles que forem feitos através de eixo bruto, nada de comando cópias fabricado por prenchimento de material, é fundamental para ter durabilidade. Agora, se pensar em importação, vai ser mole encontrar comandos esportivos para este motor, basta ter $$$$. Caso queira dar uma pesquizada, neste site tem alguns modelos:

http://www.kentcams.com

Se vc não está pensando em gastar uma grana preta para uma preparação aspirada forte, te recomendo a manter os originais, e modificar outras áreas. Os próprios comandos originais, por serem um para admissão e outro p/ escape permitem, através de regulagem, modificações na performance do carro. Basta vc comprar duas polias reguláveis, graduadas de preferência, um para adm e outro p/ esc, para que se permita a variação do ponto dos comandos. Através disso vc pode altera o lobe center e o overlap (cruzamento de válvulas), favorecendo o torque em baixa rotação ou potência em alta. Não se pode ter os dois ao mesmo tempo qdo se trabalha com comandos. Essa característica de permitir a modificação do overlap e lobe é exclusiva de motores DOHC, no caso dos corsa, os 16V. Os 8V, só permitem variar o ponto do comando.

Agora, caso queira realmente trocar comandos, para eu te fazer uma indicação precisaria saber qual a configuração dos originais. E eu nunca ouvi falar. Mas acredito que configurações de comandos esportivos para este motor próximas as do 8V (esportivo) sejam tb interessantes, como o 276X276, 272X272. Com a vantagem de poder variar o lobe e overlap, como dito acima. No caso do 16V, deve-se atentar tb ao lift, creio que não possa ser tão alto qto poderia ser nos 8V, pois nos 16V, existe um espaço menor entre as válulas e pistão devido a sua entrada que é inclinada em relação aos 8V, ou seja tem um "valvle clearance" menor.

É isso ai, não posso te indicar um comando de cara, pois não tive conhecimento de casos parecidos, mas fica ai alguns detalhes a respeito deste duplo comando de válvulas. Falou.[/quote]



Parceiro, so uma duvida onde eu encontro essa polias prq aki em CWB ta dificil kra rsrs..


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

corsa wagon escreveu: Parceiro, so uma duvida onde eu encontro essa polias prq aki em CWB ta dificil kra rsrs..
Amigão, tem um cara no celtaclube que anda fabricando algumas, são graduadas e tem uma aparência bem legal tb, é fácil de achar ele lá, o nick de é "MaxCWB", inclusive ele é da sua cidade, vai ser mole. Conversa com ele, é bom que ele já te explica tudo que vc deve fazer, aproveita e checa com ele se ele conhece algum caso parecido com seu e se teve sucesso. Só não sei se ele vai ter pra este modelo, para vectra cd e calibra eu sei que tem e o preço deste é de 350, ou 200 dando o original na troca. Falou.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

willedu escreveu: Estranho, o meu 1.0 16v tem 10.5:1 também... acho que todo 16v é 10.5:1 também eim... :o
[]s
Não, parece que não, tenho quase certeza que que 1.6 16 V é 9,8:1 mesmo, enquanto o gsi é 10,5:1.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”