Corsa sem potência, gastando muito e... sem defeito!

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LEO.UFF (Kreator)
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Corsa sem potência, gastando muito e... sem defeito!

Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

Bem, vou começar meu relato, e antes de mais nada queria dizer que já pesquisei aqui no forum, mas todos os defeitos relacionados ao meu problema já foram descartados.

Vítima: Corsa 2004 / 2005 16v Sedan Gasolina - Carro de um amigo meu

Início da "novela": Era uma vez um chiado que vinha de alguma correia/polia do motor. O mecânico, para averiguar o problema, resolveu afrouxar a correia do alternador para ver mais precisamente da onde vinha o chiado. Pediu para dar partida no carro e... estourou a correia do alternador e o carro ficou com maior barulhão de caminhão (de acordo com o meu amigo). Acontece que ao afrouxar a correia do alternador, o tal "mecanico" não deve ter desencaixado ela bem, e acabou ficando presa em alguma polia qd foi ligado o motor. O "mecanico" simplesmente disse: "fude...". Foi trocado a correia do alt., a bendita polia que estava chiando e até então ficou resolvido o problema. No dia seguinte, por coincidencia ou não, foi constatado que o carro estava muito fraco, sem saída e custava a desenvolver velocidade. A partida dele estava normal, mas o consumo aumento consideravelmente e cheira gasolina no interior do carro.

Tentativa de conserto:
1-Verificado ponto da correia. De acordo com o próprio "mecânico" que fez o estrago na correia, esse ponto era de desnecessária verificação pois o que ele fez nada poderia alterar o ponto. Mesmo assim, contra sua vontade, ele mesmo verificou tudo e disse que estava ok. Ponto ok! (segundo o "mecanico")

2-Catalizador entupido. Seguindo a opnião de um "vendedor de pneu", foi retirado o catalizador para um teste rápido, e foi constatado que o problema continuava mesmo sem catalizador. Catalizador ok!

3-Bomba de Gasolina: Foi testada, e verificada pressão de 3,5 bar. O filtro de gasolina foi trocado tb. Só achei estranho o cara da oficina não ter pedido para acelerar o carro e verificar a pressão em outros giros do motor, mas a "casa" é especializada em bomba então creio que saibam o que estão fazendo. Bomba ok!

4-Injeção Eletrônica: Foi colocado o aparelho de diagnóstico e verificado apenas um erro gravado no "sensor de pressão de oleo". O teste dinâmico (com o motor ligado) não constatou nenhuma anomalia. Foi zerada a memória e visto que o problema de potencia continuava, não associando esse problema ao erro do "sensor de oleo", até pq o erro não foi mais gravado. Devia ser algum erro antigo já gravado, não associado ao problema. Injeção "aparentemente" ok!

Decisão: O cara da injeção me disse que não seria nem vela, nem limpeza de bico pois a marcha lenta do carro está bem normal e o carro (parado) acelera normalmente sem alterações fisicas (e auditivas) consideráveis. Ele praticamente isolou o erro ao "ponto da correia", mas somente abrindo para descobrir se é realmente isso. O problema é que o meu amigo seria obrigado a pagar para esse mecanico verificar o ponto da correia, sendo que o outro (o que fez a cagada) disse que estava tudo ok. O lance agora é que o dono do carro tá com medo de gastar mais dinheiro nessa verificação, sendo que "pode resolver ou não" o problema.

Minhas considerações: Eu sinceramente com meu conhecimento limitado em mecânica, creio que esse problema não esteja realmente associado ao problema da correia ter partido naquela situação, simplesmente foi uma coincidencia esse defeito ter aparecido junto com a "cagada do mecanico".

O que eu quero é saber se alguem tem alguma sugestão ou dica de onde realmente está o problema ou pelo menos uma ajuda em procurar o erro, pois realmente ficar investindo em vários tipos de mão-de-obra (limpeza de bicos, acerto de ponto, ...) e não resolver o problema é triste. Minha suspeita está nos bicos (sujeira ou defeito). vela (ou cabo de vela) e o ponto (em último caso, acreditando que aquele "ser" tenha verificado certo). Desculpe o meu grande depoimento, mas é pq o meu amigo está meio desacreditado no corsa e agora quer "passar" o carro pra frente.

Qualquer sugestão e/ou idéia é bem vinda.
Obrigado pela atenção e abraços à todos.
juliocunharj
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Mensagem por juliocunharj »

Cara,

Estou passando praticamente o mesmo problema que você, de inicial, foi depois q eu troquei o meu tensor da poliv q o problema ficou pior. Apesar de todo mundo falar que é gasolina(Eu sempre abasteço no mesmo posto), pude provar pra um amigo meu, do clube do astra, que me recomendou levar o carro para analisar o motor no computador... TECH II, já que não temos respostas por enguanto de alguém que já resolveu o problema.
willedu
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Mensagem por willedu »

Cara,

Uma pergunta, antes de tudo: Sedan 16v 2004/2005??? Acho que no máximo 2002 eim, na versão Super. Mas tudo bem.

Cara, isso aí o cara que mexeu no carro não conhece o motor 16v F1 da GM, não soube colocar no ponto correto a correia sincronizada. Fazendo isso o problema vai sumir, o torque vai melhorar muito e o carro vai voltar ao normal.

[]s
WillEdu

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willedu
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Mensagem por willedu »

willedu escreveu:Cara,

Uma pergunta, antes de tudo: Sedan 16v 2004/2005??? Acho que no máximo 2002 eim, na versão Super. Mas tudo bem.

Cara, isso aí o cara que mexeu no carro não conhece o motor 16v F1 da GM, não soube colocar no ponto correto a correia sincronizada. Fazendo isso o problema vai sumir, o torque vai melhorar muito e o carro vai voltar ao normal.

[]s
Só tem que lembrar que o motor 16v NÃO É fasado na PMS no cil 1 e 4 como de costume, ou seja, se o cara usou o método "genérico" de sincronia com certeza o motor ficou fora do ponto.

Se você tivesse em Campinas eu via isso pra vc.

[]s
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LEO.UFF (Kreator)
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Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

willedu escreveu:Cara,

Uma pergunta, antes de tudo: Sedan 16v 2004/2005??? Acho que no máximo 2002 eim, na versão Super. Mas tudo bem.

Cara, isso aí o cara que mexeu no carro não conhece o motor 16v F1 da GM, não soube colocar no ponto correto a correia sincronizada. Fazendo isso o problema vai sumir, o torque vai melhorar muito e o carro vai voltar ao normal.

[]s
Acho que eu me enganei no motor do cara.... eu chutei o ano, mas sei que é 1.8 8v.
Vou verificar e falo depois.
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LEO.UFF (Kreator)
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Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

willedu escreveu:
willedu escreveu:Cara,

Uma pergunta, antes de tudo: Sedan 16v 2004/2005??? Acho que no máximo 2002 eim, na versão Super. Mas tudo bem.

Cara, isso aí o cara que mexeu no carro não conhece o motor 16v F1 da GM, não soube colocar no ponto correto a correia sincronizada. Fazendo isso o problema vai sumir, o torque vai melhorar muito e o carro vai voltar ao normal.

[]s
Só tem que lembrar que o motor 16v NÃO É fasado na PMS no cil 1 e 4 como de costume, ou seja, se o cara usou o método "genérico" de sincronia com certeza o motor ficou fora do ponto.


me enganei na motorização... é 1.8 8 valvulas. o cara disse antes de verificar o problema que com certeza não era ponto, pq a "cagada" que ele fez não ia alterar isso, mas teoricamente ele verificou isso depois e disse que estava ok. Nesse fim de semana eu vou dar uma ajuda ao meu amigo, e vou trocar vela e colocar os cabos de vela do meu corsa pra gente testar, mas a ignição parece estar bem redonda.
Se você tivesse em Campinas eu via isso pra vc.

[]s
JotaMarcelo
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Mensagem por JotaMarcelo »

Solte a correia denta e recoloque o motor no ponto, NA MÃO.

Tenho quase creteza que é motor fora de ponto.

JMarcelo
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Mensagem por Gabarreto »

Como é por o pontyor na mão?
Qual a posição que devemos colocar no virabrequim? E no comando é so colocar a chave no parafuso do comando e forçar?
O meu é um 1.0 8V

Valeu
Gustavo
willedu
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Mensagem por willedu »

Gabarreto escreveu:Como é por o pontyor na mão?
Qual a posição que devemos colocar no virabrequim? E no comando é so colocar a chave no parafuso do comando e forçar?
O meu é um 1.0 8V

Valeu
Gustavo
]

Cara,

O ponto é a partir de duas marcas de sincronia no seu caso, uma existente na capa e bomba de óleo para a polia do virabrequim (esta também possui uma "seta" indicando a marca de sincronia) e outra que fica na polia do comando de válvulas, onde você terá que alinhar com a marca no topo da capa protetora traseira da correia sincronizada. Feito isso, encaixa-se a correia e realiza-se o tensionamento da mesma através da flexão da bomba d'água.

Provavelmente seu problema vai ser resolvido dessa forma. Um dente fora de sincronia, por pouco que seja, ocasiona os efeitos que você descreveu.

Na falta de conhecimento ou mesmo de ferramentas, procure um profissional da área, pois erros nessa parte serão desastrosos para o seu cabeçote, que pode ter válvulas, comando, etc., danificado por culpa de atropelamento.

[]s
WillEdu

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du_82
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Mensagem por du_82 »

To mais achando é que esse "mexânico" quebrou foi a dentada... e sei la!
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