Depois de 1 ano e 8 meses, a primeira quebra!

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JotaMarcelo
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Depois de 1 ano e 8 meses, a primeira quebra!

Mensagem por JotaMarcelo »

Caros Corseiros

Não sou de ficar escondendo nada de ninguém e acredito que nossas experiências só somam e ajudam os outros!

No dia 02/11 a minha picape sofreu sua primeira quebra de motor ocasionada por redimensionamento de potência, visto que é turbinada: quebra de canaleta de pistão.

Meu carro já tinha uma folga demasiadamente grande nos anéis, relacionada a desgaste natural em relação a potência (cerca de 213cv). Mesmo assim, utilizava óleo mais grosso (Castrol GTX Alta Kilometrage 25w60) e com espaçamento entre as trocas de óleo reduzida (cerca de 2.000km) e pé embaixo!

Em WOT, acima de 6.000 rpm's dava uma bela de uma "fumada", mas não perdia rendimento não...

Em minha viagem a Serra Negra para participar do Opel Fest 2006 (evento dos meus amigos do Clube Calibra Brasil), o valente motor 1.6 não aguentou o tranco de bons minutos em velocidade de cruzeiro de 190km/h e "abriu o bico": pistão do 4º cilindro com a canaleta quebrada (micro-fissuras no material) e desgaste bruto do 3º cilindro, ovalizando a camisa do bloco: fumaceira no escapamento, pressurização do cárter e paciência...

Deixei meu carro na casa de um amigo em Itatiba (fui com apenas 03 cilindros funcionando até lá) e fui curtir o encontro que, por sinal, foi muito bom! Fica aí uma idéia para nos reunirmos fora de SP, Capital...

Sexta-feira (03/11) despachei o carro para São Paulo, na oficina em que costumo mexer em meu carro, nos finais de semana. Meu amigo Renato me deu uma força e domingo desmontou o motor, constatando os fatos já descritos...

Segunda-feira "adotei" o carro da minha empresa e fui na correria das peças. Sinceramente? Os preços e a disponibilidade de peças para o GM 1.6 8v não deixam nada a dever para os tão citados VW AP's... é muito BARATO mexer neste robusto e confiável motor!!!

A conta:
Peças e Serviços de Retífica:
- Jogo de Pistões = R$ 350,00
- Jogo de Anéis = R$ 125,00
- Retífica do Bloco = R$ 90,00
- Limpeza e substituição dos retentores de válvulas do cabeçote = R$150,00
- Comando de Válvulas "secreto" = R$ ???
- Jogo de Juntas Completo = R$ 113,00
- Junta de Cabeçote de Aço = R$ 97,50
- Óleo Valvoline Super Competicion 20w50 SL (04lts)= R$ 43,20
- Filtro de Óleo FRAM = R$ 14,00
- Bomba de água = 98,00
- Aditivo Valoline Competicion (02lts) = R$ 24,00
Total Peças e Serviços de Retífica: R$ 1.104,70

Mão-de-obra: R$400,00

Total: R$1.504,70

Paguei os serviços de retífica, fiz um trabalho leve no cabeçote (com substituição do comando por uma receitinha "secreta"...), comprei novos pistões, bomba de água, uns segredinhos ali, outros lá, etc's e afins...

Sábado, domingo e segunda-feira (11, 12 e 13/11)a noite trabalhamos na Picape e ás 22:00h da segunda-feira a Preta voltou a "repirar": modéstia a parte, ficou perfeito o funcionamento do motor...

Créditos para o Renato, Welington, Márcio e eu mesmo, pelo capricho na montagem, dedicação e cuidado nos detalhes...

Agora estou amaciando o motor, não passando de 3.000rpm e muito menos pressurizando a admissão: ficarei assim por 3.000km's, me segurando para não colocar a nova cavalaria no chão... é uma missão quase-impossível, hehehehe...

Não me arrependo em nenhum minuto sequer de ter turbinado ou de ter quebrado...

Bom, fica aí o meu relato.

Quanto a minha nova receita:
- ficará secreta por 3.000km's, até que eu passe a Picape novamente no dinamômetro... só para deixar uma dúvida: minha potência anterior (213cv) será ultrapassada? será? será?

Abraços

JMarcelo
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CyberTX
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Mensagem por CyberTX »

JotaMarcelo escreveu:...
Quanto a minha nova receita:
- ficará secreta por 3.000km's, até que eu passe a Picape novamente no dinamômetro... só para deixar uma dúvida: minha potência anterior (213cv) será ultrapassada? será? será?

Abraços

JMarcelo
Vc com seus 213cv enquanto eu estou com meus quase 60cv...
Depois passa a receita ai...
:wink:


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sousaman
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Mensagem por sousaman »

J,

Como sempre, um tarado por POTÊNCIA!

Quando for no evento demonstrativo no dinamômetro avise a galera, todos vão pirar.

Abraços!

P.S.: Se quebrou, foi porque andou pra valer e se andou pra valer foi porque você montou seu carro para andar mesmo, logo você sabia o que poderia acontecer um dia.

Coisas normais de percurso.
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ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


fcm
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Mensagem por fcm »

J,

Falow. Transparência sempre.
Ficamos no aguardo da nova medição.

[]s
Fernando.


fcm
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Mensagem por fcm »

J,

Esqueci de perguntar. Aproveitou para forjar o motor?

[]s
Fernando.


tartaruga
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Mensagem por tartaruga »

po Jotinha
desde quando 190km/h é velocidade de cruzeiro

coloco comandinho mais nervoso ne, so quero ver depois ahahah
mas memso assim acho q nao vai dar pra vc eheheh VLW


JotaMarcelo
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Mensagem por JotaMarcelo »

Valeu pessoal: demais detalhes serão fornecidos com a postagem do gráfico do dinamômetro!

Tarataruga, para você eu ia com 03 cilindros, hehehehe...

JMarcelo
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Mensagem por Zap »

Rsrsrsrs!
Pode crer, J... ...montou o carro, é pra andar! Sempre com prudência é claro, mas quando a estrada livre aponta, é WOT!!

Quando tiver o gráfico, posta aqui... ...quero ver essa receita!
Abraço! 8)
Carlos Eduardo (Zap)
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Pauloskar
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Mensagem por Pauloskar »

Não tenho dúvidas de que a pickup vai ficar ainda mais forte. Boa sorte Jota, estamos acompanhando o resultado... abs.


Nab's
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Mensagem por Nab's »

caraca Jota.... é isso ai..... BOA SORTE.... e estamos no aguardo do gráfico. hehehehhe


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