Passar Corsa Wind 1.0 MPFI (2001) para Alcool

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
andersonfurtilhobr4
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Quinta-feira 14 2006f Setembro 2006 12:26:25 PM
Localização: Santa Fé do Sul - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Passar Corsa Wind 1.0 MPFI (2001) para Alcool

Mensagem por andersonfurtilhobr4 »

Olá amigos!!


O que deve ser feito para passar meu corsa wind 2001 (1.0 mpfi) originalmente a alcool!!


Quanto aproximadamente eu gastaria para tal coisa!


Gostaria de fazer um trem original mesmo sem quebra galhos


Qualquer dica ficarei agradecido!


Outra detalhe, ficaria bom fazer isso com meu corsa ou ele é muito fraquinho pra isso ?


Um abraço a todos

Anderson


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Uma conversão para álcool, para que tenha o maior desempenho, menor consumo e maior segurança em relação a vida útil de alguns equipamentos devem ser feito:

- Aumento da taxa de compressão pela adoção de pistões de algum corsa à álcool (caso exista) ou pelo rebaixamento do cabeçote para uma taxa entre 12,5 à 13:1. Esse aumento vai compensar o fato de o álcool possuir menor poder calorífico através do aumento da eficiência térmica. Isso fará com que seu carro melhore o consumo e desempenho. É essencial para uma conversão bem feita.

- Remapeamento da injeção para ajuste de ponto e injeção. Como o álccol possui menor velocidade de combustão (0,6 m/s p/ álcool e 0,8 m/s p/ gasolina) é necessessário que o ponto seja adiantado. Quanto a injeção de combustível deve ser elevada em 43% para manter a relação estequiométrica correta. A relação do álcool é de aproximadamente 9 partes de ar para 1 de combústivel, a da gasolina é de 14,7.

- Instalação de um sistema de partida a frio. Para que haja a injeção de gasolina para a partida em dias mais frios.

- Válvulas injetoras (bicos), o ideal é utilizar as do modelo à álccol. Caso contrário pergunte ao preparador se as válvulas originais, depois do remapeamento, trabalharão com abertura superior a 90%, se sim é melhor trocá-las pelas do álcool para evitar problemas mais a frente.

- Velas mais frias devido ao aumento da taxa de compressão.

- Bomba de combústível por uma do modelo à álcool. Tb para maior segurança.

Quanto à pergunta se no seu corsa seria bom fazer isso, a resposta é sim. Seu corsa vai ter ganhos de torque e potência em todas rotações, a potência máxima vai subir para próximo de 68 cv. E o consumo deve aumentar em aproximadamente 30%, ou menos caso opte por taxa de 13:1. Isso tudo caso seja feito, sem falta, o aumento da taxa, caso contrário a potência só irá aumentar 3 cv e o consumo aumentará em torno de 40%.

Acho que é isso. Falou.


andersonfurtilhobr4
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Quinta-feira 14 2006f Setembro 2006 12:26:25 PM
Localização: Santa Fé do Sul - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por andersonfurtilhobr4 »

[quote="wevertonvb"]Uma conversão para álcool, para que tenha o maior desempenho, menor consumo e maior segurança em relação a vida útil de alguns equipamentos devem ser feito:

- Aumento da taxa de compressão pela adoção de pistões de algum corsa à álcool (caso exista) ou pelo rebaixamento do cabeçote para uma taxa entre 12,5 à 13:1. Esse aumento vai compensar o fato de o álcool possuir menor poder calorífico através do aumento da eficiência térmica. Isso fará com que seu carro melhore o consumo e desempenho. É essencial para uma conversão bem feita.

- Remapeamento da injeção para ajuste de ponto e injeção. Como o álccol possui menor velocidade de combustão (0,6 m/s p/ álcool e 0,8 m/s p/ gasolina) é necessessário que o ponto seja adiantado. Quanto a injeção de combustível deve ser elevada em 43% para manter a relação estequiométrica correta. A relação do álcool é de aproximadamente 9 partes de ar para 1 de combústivel, a da gasolina é de 14,7.

- Instalação de um sistema de partida a frio. Para que haja a injeção de gasolina para a partida em dias mais frios.

- Válvulas injetoras (bicos), o ideal é utilizar as do modelo à álccol. Caso contrário pergunte ao preparador se as válvulas originais, depois do remapeamento, trabalharão com abertura superior a 90%, se sim é melhor trocá-las pelas do álcool para evitar problemas mais a frente.

- Velas mais frias devido ao aumento da taxa de compressão.

- Bomba de combústível por uma do modelo à álcool. Tb para maior segurança.

Quanto à pergunta se no seu corsa seria bom fazer isso, a resposta é sim. Seu corsa vai ter ganhos de torque e potência em todas rotações, a potência máxima vai subir para próximo de 68 cv. E o consumo deve aumentar em aproximadamente 30%, ou menos caso opte por taxa de 13:1. Isso tudo caso seja feito, sem falta, o aumento da taxa, caso contrário a potência só irá aumentar 3 cv e o consumo aumentará em torno de 40%.

Acho que é isso. Falou.[/quote]

Valeu amigo pela dica!
E se fosse fazer tudo isso hoje em uma mecanica, quanto sairia essa brincadeira.
Pois aqui em minha cidade neguim fala de 400,00, 500,00 coisa do tipo!
Por exemplo esses carros total flex o que eles tem que o meu Wind 1.0 MPFI não tem e que podem rodar no Alcool ou na gasolina ??

Valeu amigo!


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

andersonfurtilhobr4 escreveu: Valeu amigo pela dica!
E se fosse fazer tudo isso hoje em uma mecanica, quanto sairia essa brincadeira.
Pois aqui em minha cidade neguim fala de 400,00, 500,00 coisa do tipo!
Por exemplo esses carros total flex o que eles tem que o meu Wind 1.0 MPFI não tem e que podem rodar no Alcool ou na gasolina ??
Valeu amigo!
Rapaz, a questão do preço, se for fazer td que escrevi com certeza é bem mais do que 500, não sei te dizer o preço disso não. Esse valor citado por vc, com certeza não está incluído o rebaixamento do cabeçote. Só a mão-de-obra para retirar o cabeçote é 130, na retifica deve sair algo em torno de 80 a 100, mais as juntas e cola para montagem, só na questão do aumento de taxa deve sair uns 300 reias. O remapeamento tem de vários valores, aqui no clube tem um rapaz que faz por 120, mas na média é algo em torno de 200 a 300 tb. Mas a questão é se a empresa oferece essa conversão completa, o custo vai sair bem mais em conta!! Tem que pesquizar...

Quanto a questão que vc comparou seu carro com os flex, a diferença entre eles é que a injeção dos flex reconhecem qual mistura está no tanque e ela adapta o ponto e o tempo de injeção automaticamente, e eles possuem uma taxa de compressão intermediária, mais alta que o seu e mais baixa do que um carro à álcool. Se vc seguir td daquela conversão que citei, seu carro à alcool terá muito mais desempenho e melhor consumo, do que um mesmo carro flex usando álcool. E isso é fato! Cara eu odeio carro flex!! :)


andersonfurtilhobr4
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Quinta-feira 14 2006f Setembro 2006 12:26:25 PM
Localização: Santa Fé do Sul - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por andersonfurtilhobr4 »

[quote="wevertonvb"][quote="andersonfurtilhobr4"]
Valeu amigo pela dica!
E se fosse fazer tudo isso hoje em uma mecanica, quanto sairia essa brincadeira.
Pois aqui em minha cidade neguim fala de 400,00, 500,00 coisa do tipo!
Por exemplo esses carros total flex o que eles tem que o meu Wind 1.0 MPFI não tem e que podem rodar no Alcool ou na gasolina ??
Valeu amigo![/quote]

Rapaz, a questão do preço, se for fazer td que escrevi com certeza é bem mais do que 500, não sei te dizer o preço disso não. Esse valor citado por vc, com certeza não está incluído o rebaixamento do cabeçote. Só a mão-de-obra para retirar o cabeçote é 130, na retifica deve sair algo em torno de 80 a 100, mais as juntas e cola para montagem, só na questão do aumento de taxa deve sair uns 300 reias. O remapeamento tem de vários valores, aqui no clube tem um rapaz que faz por 120, mas na média é algo em torno de 200 a 300 tb. Mas a questão é se a empresa oferece essa conversão completa, o custo vai sair bem mais em conta!! Tem que pesquizar...

Quanto a questão que vc comparou seu carro com os flex, a diferença entre eles é que a injeção dos flex reconhecem qual mistura está no tanque e ela adapta o ponto e o tempo de injeção automaticamente, e eles possuem uma taxa de compressão intermediária, mais alta que o seu e mais baixa do que um carro à álcool. Se vc seguir td daquela conversão que citei, seu carro à alcool terá muito mais desempenho e melhor consumo, do que um mesmo carro flex usando álcool. E isso é fato! Cara eu odeio carro flex!! :)[/quote]

Tem gente aqui na minha cidade que troca apenas o tal do chip e a bomba. Se eu fizer esse tipo de coisa sera que pode ferrar meu motor ou qualquer outra coisa!
Eu acredito que aqui na minha cidade ninguem faz toda essa preparação que vc citou (o que eu acho que deveria fazer), eles me falaram apenas deste tal de chip, bomba de gasolina e acho que até a tal da partida fria...

Se eu mudasse esse chip, bomba de gasolina e colocase partida a frio isso poderia danificar meu carro no futuro ?

Deixa eu te perguntar outra coisa que não tem nada a ver com Alcool!!!

Ouvi dizer que no meu caso (Corsa Wind 1.0 MPFI 2001) eu posso trocar um chip que aumentaria a potencia do bicho, dizem que custa uns 150,00 é verdade ? vc ja ouviu falar disso, me falaram que esse chip é so tirar e colocar esse novo chip que o corsinha ficaria bem mais potente....

Amigo, obrigado pelas dicas

Anderson


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

A verdade é que só quem está visando desempenho, ou seja uma preparação aspirada, é que faz o aumento de taxa, pq daí o cara investe p/ ter mais potência e acaba que melhora o consumo tb. A maioria absoluta só faz o remapeamento, e às vezes, a partida afrio, e menos gente ainda, troca a bomba. Se vc fizer o remapeamento, partida a frio e troca da bomba, tz tenha que se preucupar somente com as válvulas injetoras, com demais acho que não terá problemas futuros. Mas é aquilo que te disse, seu carro terá um desempenho melhor que o original, mas não tanto quanto poderia ter com a taxa aumentada, e o consumo será maior tb.
Tem um tópico aqui, em que o rapaz colocou só um aparelho que aumentou o tempo de injeção, nem alterou o ponto, funcionou? Fuinciona, mas bem abaixo do que seria uma conversão ideal.

Quanto ao "chip de potência" é o mesma coisa que remapeamento. Nele o ponto tb é adiantado, aumenta-se o tempo de injeção e, geralmente, aumenta o limite de corte do RPM. Consegue-se um ganho de potência e torque aliado a um aumento no consumo, mas isso depende muito de cada carro, no seu caso por ser 1.0 de 60 cv, o ganho de potencia será próx de 3 cv. A minha picape 1.6 é remapeada, no meu ganho já foi maior, a aceleração 0 a 100 diminuiu em 2s e a velocidade final subiu de 195 p/ 210 no ponteiro, mas meu carro tb tem filtro esportivo e abafador menos restritivo. No seu caso qdo for remapear p/ alcool peça p/ fazer um de "potência" junto. Mas não espera horrores só do remapeamento, melhora mas pouco!

Falou.


andersonfurtilhobr4
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Quinta-feira 14 2006f Setembro 2006 12:26:25 PM
Localização: Santa Fé do Sul - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por andersonfurtilhobr4 »

[quote="wevertonvb"]A verdade é que só quem está visando desempenho, ou seja uma preparação aspirada, é que faz o aumento de taxa, pq daí o cara investe p/ ter mais potência e acaba que melhora o consumo tb. A maioria absoluta só faz o remapeamento, e às vezes, a partida afrio, e menos gente ainda, troca a bomba. Se vc fizer o remapeamento, partida a frio e troca da bomba, tz tenha que se preucupar somente com as válvulas injetoras, com demais acho que não terá problemas futuros. Mas é aquilo que te disse, seu carro terá um desempenho melhor que o original, mas não tanto quanto poderia ter com a taxa aumentada, e o consumo será maior tb.
Tem um tópico aqui, em que o rapaz colocou só um aparelho que aumentou o tempo de injeção, nem alterou o ponto, funcionou? Fuinciona, mas bem abaixo do que seria uma conversão ideal.

Quanto ao "chip de potência" é o mesma coisa que remapeamento. Nele o ponto tb é adiantado, aumenta-se o tempo de injeção e, geralmente, aumenta o limite de corte do RPM. Consegue-se um ganho de potência e torque aliado a um aumento no consumo, mas isso depende muito de cada carro, no seu caso por ser 1.0 de 60 cv, o ganho de potencia será próx de 3 cv. A minha picape 1.6 é remapeada, no meu ganho já foi maior, a aceleração 0 a 100 diminuiu em 2s e a velocidade final subiu de 195 p/ 210 no ponteiro, mas meu carro tb tem filtro esportivo e abafador menos restritivo. No seu caso qdo for remapear p/ alcool peça p/ fazer um de "potência" junto. Mas não espera horrores só do remapeamento, melhora mas pouco!

Falou.[/quote]

Valeu amigo, a dica valeu muito!!!
Um abraço


Leonardo Gonçalves Secco
:: Rodeio ::
Mensagens: 788
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:11:14 AM
Localização: Feira de Santana - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

Ola Anderson, quer passar o carro para alcool voce pode usar apenas o chip para alcool.
Vou te explicar umas coisas.
O wevertonvb está certo, em relação a taxa, porem se voce taxar seu cabeçote, voce não poderá mais voltar para a gasolina, a não ser que compre outro cabeçote. Mais o cabeçote realmente da uma melhorada para rodar no alcool.
No caso do chip colocamos o ponto mais adiantado para compensar a baixa compressão da gasolina, logo se voltar no chip de gasolina ele estará de volta para gasolina sem nenhum problema.

Um outra coisa que o wervetonvb tem razão, é aumentar a vazão dos bicos, isso com certeza é bom. Mais ai o problema é maior ainda, pois se for usar esses bicos de maior vazão, mudará totalmente o parametro de injeção que se deve ser usado, ou seja, para acertar isso teria que ser com um emulador de chip em tempo real com o carro acelerando e com ajuda de um hallmeter, putz, é quase igual acertar um carro turbo.
Voce pode até colocar os bicos de maior vazão e o carro funcionar filé, mais nunca a mistura vai ficar 100%.
O que eu digo é que se for trocar os bicos nem eu mesmo que tou acostumado com corsa saberei acertar a mistura dele no chip pela internet, ou seja, vc tem que levar o carro na empresa, colocar no dinamometro e acertar pedacinho por pedacinho.

Outra coisa que o wervetonvb falou e essa eu confirmo, é trocar a bomba por uma alcool para mais segurança e as velas. Isso não tenho oque falar.

CONCLUSÃO: Se quer PREPARAR teu carro MESMO como um aspirado, então faça tudo que o wervetonvb disse, mais se usa teu carro no dia a dia e pretende não ter problemas quando for vender o carro que no documento esta como gasolina e na verdade é álcool então faça oque eu disse, coloque apenas o chip, troque a bomba e as velas. e mais uns que eu posso te dar na hora de converter a alcool.

Qualquer coisa entre em contato.
ATENCIOSAMENTE, LEONARDO - FEIRA TUNING RACE CHIPS.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”