VHC convertido p/ alcool estoura com motor frio, pq??

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Chuck
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Segunda-feira 04 2004f Outubro 2004 04:50:57 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Chuck »

Ae galera,
bom hoje eu mudei para 40% a mais de injeção, mas só liguei o carro quente, amanhã de manhã vou confirmar se para de dar esse problema.
Mas eu estive pensando, se eu colocar um dosador pequeno só para mandar mais combustível com o carro frio, não fica bom? Pq 40% a mais já não vale a economia no alcool, com 30% ainda compensa. Vcs acham que isso é possível??

a propósito eu filmei os estouros, não da pra identificar muito bem, mas da pra ter uma idéia do que acontece com o carro:
http://www.youtube.com/watch?v=AFL36cymdVc

vlw flw
Imagem
Em breve Loja Virtual


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

acho q o negocio nao é aumentar a qnt de combustivel, isso vc vai descobrir usando um hallmeter, mas o ideal é mecher no ponto, veja q qnd solta o acelerador a rotacao cai a cerca de 500rpms, nao é o certo cair tanto pra estabilizar
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Chuck
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Segunda-feira 04 2004f Outubro 2004 04:50:57 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Chuck »

Mas talvez a rotação cai pq não tem combustível e o carro vai morrer, mas a injeção arruma antes disso... não pode ser?
Imagem
Em breve Loja Virtual


Marcelo Heuer
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quarta-feira 25 2006f Outubro 2006 01:46:18 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcelo Heuer »

E ai Chuk, já resolveu o problema? Eu estou pensando em comprar um aparelho desses, mas quero que fique liso usando 100% alcool, não quero ficar misturando.


Chuck
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Segunda-feira 04 2004f Outubro 2004 04:50:57 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Chuck »

Fala Marcelo blz?
então, o carro agora tá rodando com 40% a mais de tempo injecão, ele quase não estoura, se esperar 1min o carro já fica bom pra sair, mas ai bebe mtoo e com 30% tem que esperar uns 5min pra esquentar e não ter esse problema.

Eu ainda tenho algumas dúvidas, que nem eu perguntei do dosador mas ninguem respondeu.Mas acho que não iria dar certo, acho que o carro ficaria bebendo mto com o dosador.

Mas eu tava pensando, com o motor frio ou quente, o conversor faz injetar a mesma qtde. de combustivel, só que com o motor quente ele não estoura, provavelmente pq ele varia o ponto, então se eu mudar o ponto, qdo ele estiver frio ele não vai estourar certo? Mas pela variacao de ponto, a combustao não está rendendo mto, pq se a mistura está pobre de verdade, a mistura está ruim, e o carro não rende qto deveria, só nao estoura por causa da variacao de ponto, e ai que entra o pensamento do dosador denovo, será mesmo que ele vai gastar mto? Derrepende eu consigo um rendimento mto melhor e não preciso acelerar tanto para chegar em tao velocidade, assim tendo um consumo razoavelmente bom. Estou pesquisando e esperando alguém aqui do fórum me dar uma luz!
vlww
Imagem
Em breve Loja Virtual


Avatar do usuário
DJCRD
:: Super ::
Mensagens: 83
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 01:50:16 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DJCRD »

Infelizmente, qualquer mudança que vc venha a fazer que custe mais que o preço do chip acaba não compensando financeiramente.
Mesmo que vc tenha o conversor, que não é barato, acaba compensando partir pro chip mesmo e vender o aparelho.
Estude as soluções e as coloque no papel, é a melhor coisa a fazer.
Um variador de avanço custa mais caro que o chip. Talvez um dosador também...
No meu, as vezes coloco R$10 de gasolina e completo com álcool e isso faz parar os estouros.
Como já mencionei, pretendo pegar uma pick-up em breve e a converter para gas e álcool usando o chip bi-combustível do leo. Assim esqueço o conversor, que não é tão ruim, mas o chip é melhor, pq vc pode alterar o que quiser em qualquer fase, como mais tempo de injeção quando frio....
Abraços...
No momento com um Kadett GSI 94/95, mas sonhando com uma MONTANA!!!!


Corsa Prata
:: Piquet ::
Mensagens: 354
Registrado em: Sexta-feira 11 2006f Agosto 2006 04:18:09 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Corsa Prata »

AI MEU BROTHER ISSO E NORMAL NO SEU CASO , POIS SEU CARRO TA COM PEÇAS ORIGINAIS A GASOLINA E QUANDO ELA TA FRIO NÃO CONSEGUI QUEIMAR O ALCOOL NA CAMARA DE COMBUSTAÕ DANDO EXCESSO E OCASIONA A EXPLOSÃO , MAS QUANDO O CARRO FCA COM TODAS AS PARTES DO MOTOR AQUECIDO ELE AFINA POIS QUEIMA MELHOR O ALCOOL ..ENTÃO E UMA QUESTÃO DE ADAPTAÇÃO DE USO ESPERE O CARRO ESQUENTAR PRA PISAR MAIS FORTE , POIS DO CONTRARIO ELE NÃO RESPONDE ATE AQUEÇER ESSE E UMS DOS PROBLEMAS DE CARRO A ALCOOL TEM QUE ESPERAR ESQUENTAR ..... 8)


Leonardo Gonçalves Secco
:: Rodeio ::
Mensagens: 788
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:11:14 AM
Localização: Feira de Santana - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

Chuck, li teu ultimo post e não entendi quase nada.
Queria te perguntar uma coisa, voce já andou no carro de volta na gasolina para ver se continua estourando? pois pode ser uma coisa esterna a isso.
Outra coisa, para saber se esses estouros é mistura somente com um hallmeter, mais como o carro esta frio o valor do hallmeter deve ser desconsiderado.
A central não mexe no ponto do carro, a central só mexe no ponto atrasando devido ao sensor de pré-ignição que tem nos carros VHC.
O ponto em todos os carros são variaveis, ou seja ele avança conforme a RPM e conforme a carga imposta no acelerador.Veja na imagem abaixo, a RPM vai da esquerda para direita de 0-8000RPM, cada curva representa 500RPM, e o ponto sobe e desce conforme a carga no acelerador e a RPM do motor.
Imagem
Apesar de teu carro ser um "motor álcool", devido a taxa de compressão, o ponto dele é mais atrasado do que o normal para evitar a pré-ignição, justamente por isso o carro não funciona 100% a alcool somente com aumento na injeção, é preciso também mecher na ignição (ponto).
Não caia na besteira de colocar um variador de avanço, só vai gastar dinheiro e aumentar o tanto de fio dentro do carro. Oque é isso? um carro a álcool ou uma gambiarra ambulante?? :D
Uma desvantagem desses conversores externos é que simplesmente aumentam a injeção em todas as rpm e cargas, ou seja, sempre injetará 30% a mais e pronto e também não altera o ponto. Por esse motivo o chip é um ajuste mais fino para conversão, pois no chip estão contidos mapas de INJEÇÃO(marcha-lenta, aceleração, parcial e a frio)sendo que a parcial a % de injeção a mais não é sempre o mesmo, e também mapas de IGNIÇÃO(marcha-lenta, parcial e aceleração)
Um carro para GNV conseguimos colocar 20° de avanço enquanto o carro a alcool colocamos no máximo 7° de ponto.
Por exemplo, numa conversão colocamos em ponto, 3° em marcha-lenta, 9° em média carga e 7° em carga máxima e aceleração. E Injeção colocamos, 20% em marcha lenta, 45% injeção a frio e 30% em aceleraão e 35% e aceleração máxima. Só nisso voce vê que 30% em tudo, como no externo, não é uma conversão 100%.
Infelizmente o VHC não da para mecher assim no chip tão facilmente, pois a central dele é hibrida e só pode ser reprogramada com o notebook ligado direto na central, e ainda é um pouco arriscado.
Portanto a conclusão é, se quiser usar esses conversores externos aceite o seu carro como ele é(estourando frio mesmo), pois quanto mais voce mexer mais vai ficar mexido, correto?

PS. queria deixar avisado que o chip BI-combustivel do DJCRD é um chip com 2 configurações e uma chave comutadora para trocar o arquivo.

Qualquer coisa entre em contato.

ATENCIOSAMENTE - LEONARDO - FEIRA TUNING RACE CHIPS.


Chuck
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Segunda-feira 04 2004f Outubro 2004 04:50:57 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Chuck »

Esse assunto de ponto é meio complicado, não entendo direito até hj, mas agora com o post do Leo me conformei e vou deixar o carro esquentando antes de andar e quem sabe mais pra frente faço a conversão no chip já com remapeamento para mais potênciaa. Vlw pela ajuda galera ;)
Imagem
Em breve Loja Virtual


Nilson Silva
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 01:49:15 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Nilson Silva »

[quote="Chuck"]E Ae galera blz???
seguinte, semana passada oomprei um conversor a alcool pro meu meu classic VHC, é aquele conversor Alcooflex, depois troquei a bomba de combustivel e o filtro de combustível. Mas quando eu ligo o carro e acelero, principalmente se piso fundo(mesmo com o carro em ponto morto) ele da uns estouros mas não vem do escap isso. O que seria isso? E o que eu posso fazer para parar de fazer isso?
vlww!!
[]'s[/quote]



Já pensou em deixar o motor esquentar pelo menos por 2 minutos? Assim você não prejudica a vida útil do motor. (Isto está até no manual do carro) Quando meu pai faz isso no carro dele tenho vontade de inforcá-lo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”