Upgrade de 1.0 para 1.4

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
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diegoleal
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Upgrade de 1.0 para 1.4

Mensagem por diegoleal »

Gostaria de saber o que preciso fazer para mudar meu motor 1.0 para 1.4. Seria somente troca de pistões e bielas ou teria mais alguma coisa. Seria preciso retificar o motor? A vida util do motor diminuiria? Mudando para 1.4 , poderia colocar o mesmo kit turbo do 1.0? Aguardo esclarecimentos ::?
Leonardo Gonçalves Secco
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Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

Ola Diego, Para aumentart teu bloco voce terá que alem de abrir o bloco, voce terá que mudar o pistão para o pistão do 1.4 e o virabrequim do 1.4 para mudar o curso. As bielas são as mesmas.
O virabrequim do 1.4 é mais longo e o pino do pistão do 1.4 eh mais alto, assim voce terá um curso de pistão bem maior.

A vida util do motor pode redusir sim, pois se analizar bem o bloco 1.0 só pode ser aberto para 1.4 no máximo se passar mais que isso ja chega na parede do cilindro. Dai como voce vai abrir o bloco então as paredes ca camara de combustão estará mais fina que o normal.
Na verdade eu acho que o risco é voce colocar turbo depois disso, ae sim o risco aumenta.
Ou coloca turbo no 1.0 ou abre o bloco para 1.4 e da uma aspirada boa.

Um abraço meu velho.
itanium
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Mensagem por itanium »

leonardosecco escreveu:Ola Diego, Para aumentart teu bloco voce terá que alem de abrir o bloco, voce terá que mudar o pistão para o pistão do 1.4 e o virabrequim do 1.4 para mudar o curso. As bielas são as mesmas.
O virabrequim do 1.4 é mais longo e o pino do pistão do 1.4 eh mais alto, assim voce terá um curso de pistão bem maior.

A vida util do motor pode redusir sim, pois se analizar bem o bloco 1.0 só pode ser aberto para 1.4 no máximo se passar mais que isso ja chega na parede do cilindro. Dai como voce vai abrir o bloco então as paredes ca camara de combustão estará mais fina que o normal.
Na verdade eu acho que o risco é voce colocar turbo depois disso, ae sim o risco aumenta.
Ou coloca turbo no 1.0 ou abre o bloco para 1.4 e da uma aspirada boa.

Um abraço meu velho.
O que é encamisamento ? pelo nome se deduz algo, mas oq é realmente?
Corsa Sedan Super 1.0 8v
Leonardo Gonçalves Secco
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Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

itanium escreveu:
leonardosecco escreveu:Ola Diego, Para aumentart teu bloco voce terá que alem de abrir o bloco, voce terá que mudar o pistão para o pistão do 1.4 e o virabrequim do 1.4 para mudar o curso. As bielas são as mesmas.
O virabrequim do 1.4 é mais longo e o pino do pistão do 1.4 eh mais alto, assim voce terá um curso de pistão bem maior.

A vida util do motor pode redusir sim, pois se analizar bem o bloco 1.0 só pode ser aberto para 1.4 no máximo se passar mais que isso ja chega na parede do cilindro. Dai como voce vai abrir o bloco então as paredes ca camara de combustão estará mais fina que o normal.
Na verdade eu acho que o risco é voce colocar turbo depois disso, ae sim o risco aumenta.
Ou coloca turbo no 1.0 ou abre o bloco para 1.4 e da uma aspirada boa.

Um abraço meu velho.
O que é encamisamento ? pelo nome se deduz algo, mas oq é realmente?
Encamisamento é quando 1 pistão da algum problema e o cilindro tem um pouco de corrozão, dai para não ter que abrir os 4 cilindro e ter que trocar os 4 pistões, se pega o cilindro quee deu problema lixa ele, e coloca "outro cilindro (parede)" que é chamado de camisa do mesmo tamanho do original.
Ou seja emcamisar é abrir um cilindro do bloco um pouco para colocar outra parede no lugar.

Entendeu?
Se quiser eu desenho :D
Corsa_Rula
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Mensagem por Corsa_Rula »

Teoricamente dá, mudando os pistões e o vira, o problema é que vai ficar casca de ovo... vai ser difícil achar alguma retífica disposta a fazer o serviço e dar garantia.
Tem que ver também se não vai pegar em algum duto de óleo ou água... os blocos dos motores F1 não são 100% idênticos como se diz, por exemplo, o VHC tem um duto de água que inviabiliza abrir ele.
itanium
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Mensagem por itanium »

leonardosecco escreveu:
itanium escreveu:
leonardosecco escreveu:Ola Diego, Para aumentart teu bloco voce terá que alem de abrir o bloco, voce terá que mudar o pistão para o pistão do 1.4 e o virabrequim do 1.4 para mudar o curso. As bielas são as mesmas.
O virabrequim do 1.4 é mais longo e o pino do pistão do 1.4 eh mais alto, assim voce terá um curso de pistão bem maior.

A vida util do motor pode redusir sim, pois se analizar bem o bloco 1.0 só pode ser aberto para 1.4 no máximo se passar mais que isso ja chega na parede do cilindro. Dai como voce vai abrir o bloco então as paredes ca camara de combustão estará mais fina que o normal.
Na verdade eu acho que o risco é voce colocar turbo depois disso, ae sim o risco aumenta.
Ou coloca turbo no 1.0 ou abre o bloco para 1.4 e da uma aspirada boa.

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O que é encamisamento ? pelo nome se deduz algo, mas oq é realmente?
Encamisamento é quando 1 pistão da algum problema e o cilindro tem um pouco de corrozão, dai para não ter que abrir os 4 cilindro e ter que trocar os 4 pistões, se pega o cilindro quee deu problema lixa ele, e coloca "outro cilindro (parede)" que é chamado de camisa do mesmo tamanho do original.
Ou seja emcamisar é abrir um cilindro do bloco um pouco para colocar outra parede no lugar.

Entendeu?
Se quiser eu desenho :D

freeeeeesco, entendi sim!
vlw :lol: :lol: :lol:
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willedu
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Mensagem por willedu »

Corsa_Rula escreveu:Teoricamente dá, mudando os pistões e o vira, o problema é que vai ficar casca de ovo... vai ser difícil achar alguma retífica disposta a fazer o serviço e dar garantia.
Tem que ver também se não vai pegar em algum duto de óleo ou água... os blocos dos motores F1 não são 100% idênticos como se diz, por exemplo, o VHC tem um duto de água que inviabiliza abrir ele.
Seria legal se alguém que tem acesso aos blocos comparasse o do 1.0 com o do 1.6, e visse se a furação (galerias) são iguais. Eu sei que o bloco do EFI 1.0 é diferente do EFI 1.4, pois as juntas não são intercambiáveis (não é só pelo diâmetro da câmara, mas também pela furação das galerias). Tentei uma "coxambra" uma vez e o que aconteceu foi misturar água no óleo ehehhee. Deu o maior trabalho pra limpar depois.

Agora dizem as más linguas que os blocos dos MPFI são iguais, independente se 8 ou 16v, e independente se 1.0 ou 1.6..... Só não entendo como ficaria a furação pra transmissão (correias, tensores, etc.) no 16v e no 8v, se o bloco for o mesmo, acho que aí não procede... E tem um carinha aqui no clube que tem um EFI com bloco de VHC, então aí deve ficar ok.

Não vejo muito motivo pra não conseguir abrir o motor do 1.0 pra 1.4, em outro tópico estávamos conversando sobre abrir o 16v pra 1.4, e teria que fazer a cabeça do pistão especial, além das alterações citadas. Claro que tem que remapear a injeção também, direto na máquina, pois os parâmetros vão ficar bem "não convencionais".

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
Corsa_Rula
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Mensagem por Corsa_Rula »

willedu escreveu:
Corsa_Rula escreveu:Teoricamente dá, mudando os pistões e o vira, o problema é que vai ficar casca de ovo... vai ser difícil achar alguma retífica disposta a fazer o serviço e dar garantia.
Tem que ver também se não vai pegar em algum duto de óleo ou água... os blocos dos motores F1 não são 100% idênticos como se diz, por exemplo, o VHC tem um duto de água que inviabiliza abrir ele.
Seria legal se alguém que tem acesso aos blocos comparasse o do 1.0 com o do 1.6, e visse se a furação (galerias) são iguais. Eu sei que o bloco do EFI 1.0 é diferente do EFI 1.4, pois as juntas não são intercambiáveis (não é só pelo diâmetro da câmara, mas também pela furação das galerias). Tentei uma "coxambra" uma vez e o que aconteceu foi misturar água no óleo ehehhee. Deu o maior trabalho pra limpar depois.

Agora dizem as más linguas que os blocos dos MPFI são iguais, independente se 8 ou 16v, e independente se 1.0 ou 1.6..... Só não entendo como ficaria a furação pra transmissão (correias, tensores, etc.) no 16v e no 8v, se o bloco for o mesmo, acho que aí não procede... E tem um carinha aqui no clube que tem um EFI com bloco de VHC, então aí deve ficar ok.

Não vejo muito motivo pra não conseguir abrir o motor do 1.0 pra 1.4, em outro tópico estávamos conversando sobre abrir o 16v pra 1.4, e teria que fazer a cabeça do pistão especial, além das alterações citadas. Claro que tem que remapear a injeção também, direto na máquina, pois os parâmetros vão ficar bem "não convencionais".

[]s
Lembro que li uma vez no Celta Clube que o máximo que conseguiram abrir um 1.0 MPFI foi para 1.2, mais do que isto as paredes dos cilindros ficariam muito finas... e com o VHC sem chance pois ele tem uma galeria de água que não permite qualquer abertura.
itanium
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Corsa_Rula escreveu:
willedu escreveu:
Corsa_Rula escreveu:Teoricamente dá, mudando os pistões e o vira, o problema é que vai ficar casca de ovo... vai ser difícil achar alguma retífica disposta a fazer o serviço e dar garantia.
Tem que ver também se não vai pegar em algum duto de óleo ou água... os blocos dos motores F1 não são 100% idênticos como se diz, por exemplo, o VHC tem um duto de água que inviabiliza abrir ele.
Seria legal se alguém que tem acesso aos blocos comparasse o do 1.0 com o do 1.6, e visse se a furação (galerias) são iguais. Eu sei que o bloco do EFI 1.0 é diferente do EFI 1.4, pois as juntas não são intercambiáveis (não é só pelo diâmetro da câmara, mas também pela furação das galerias). Tentei uma "coxambra" uma vez e o que aconteceu foi misturar água no óleo ehehhee. Deu o maior trabalho pra limpar depois.

Agora dizem as más linguas que os blocos dos MPFI são iguais, independente se 8 ou 16v, e independente se 1.0 ou 1.6..... Só não entendo como ficaria a furação pra transmissão (correias, tensores, etc.) no 16v e no 8v, se o bloco for o mesmo, acho que aí não procede... E tem um carinha aqui no clube que tem um EFI com bloco de VHC, então aí deve ficar ok.

Não vejo muito motivo pra não conseguir abrir o motor do 1.0 pra 1.4, em outro tópico estávamos conversando sobre abrir o 16v pra 1.4, e teria que fazer a cabeça do pistão especial, além das alterações citadas. Claro que tem que remapear a injeção também, direto na máquina, pois os parâmetros vão ficar bem "não convencionais".

[]s
Lembro que li uma vez no Celta Clube que o máximo que conseguiram abrir um 1.0 MPFI foi para 1.2, mais do que isto as paredes dos cilindros ficariam muito finas... e com o VHC sem chance pois ele tem uma galeria de água que não permite qualquer abertura.
realmente com uma compressão daquelas se ñ tivesse resfriamento bom detonava na hora...
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