1.6: Como chegar aos 110 cvs ???

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Cara, to muito atoa aqui em casa, dai resolvi jogar a preparação que disse ai em cima no Dyno2003 e comparei os gráficos com o original. Para o corsa 1.6 tenho bastante dados tecnicos, então a simulação é bem realista. Simulei para álcool, taxa de 13:1, escape menos restritivo, neste caso aumento do diametro depois do coletor p/ 2 1/4" e abafador menos restritivo, se possível tb retirada do catalizador, o coletor continua original. Parte de acerto de ponto e injeção, já é considerado pelo programa. Então remapeamento tb está incluído. Olha no que deu.

Imagem

Abaixo do gráfico tem a legenda das curvas. Sem pontilhados é a preparada, com pontilhados é a original. O resultado é muito bom, ganha-se muito em torque e a max continua na mesma faixa de rpm original, o que é execelente, muito torque em baixa. A potência tb continuou na mesma faixa de rotação, com a máx prolongando até 6000 rpm, a potência máx saltou para 112 cv. Enfim teve muito ganho de torque e potencia na mesmas rpm originais!

No seu caso ainda terá maiores ganhos pelo filtro esportivo e um remapeamento mais forte (caso queira).

Cara, se te interessar, posso simular tb para outros comandos de válvulas, coletor de admissão 4X1, etc. Outras pessoas que tiverem interesse tb, podem pedir... Tenho dados de comandos 272, 276 e 280, p/ o corsa.

Falow.


tartaruga
:: Super ::
Mensagens: 85
Registrado em: Segunda-feira 02 2006f Outubro 2006 01:15:52 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tartaruga »

o meu é 1.6 Turbo uso cambio de 1.0 e acho q ele aguenta mais potencia q eu tenho ainda, pra dragrace ta otimo


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Opa Weverton beleza. Po legal a simulação. Nesse ponto q eu queria chegar, só q tenho uma restrição quanto a taxa. Perguntei pro rapaz da retifica indicada pelo meu mecanico e ele desaconselhou a rebaixar, devido a ser irreversível e devido a temperatura pq este motor vai trabalhar no GNV a maior parte do tempo, aí aquecerá demais segundo ele. Pistão a alcool já li aqui no site q tem sob encomenda, mas perguntei pro vendedor da Accioly e o cara disse q não existe. Então vai ser no chip pra alcool+potencia, 4x1 usado mesmo e escape de 2 pol sem catalizador. O comando apesar q vou ter q comprar um novo mas acho q vou no original mesmo. Será q da pra fazer esta simulação?


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

rogdigue escreveu:Opa Weverton beleza. Po legal a simulação. Nesse ponto q eu queria chegar, só q tenho uma restrição quanto a taxa. Perguntei pro rapaz da retifica indicada pelo meu mecanico e ele desaconselhou a rebaixar, devido a ser irreversível e devido a temperatura pq este motor vai trabalhar no GNV a maior parte do tempo, aí aquecerá demais segundo ele. Pistão a alcool já li aqui no site q tem sob encomenda, mas perguntei pro vendedor da Accioly e o cara disse q não existe. Então vai ser no chip pra alcool+potencia, 4x1 usado mesmo e escape de 2 pol sem catalizador. O comando apesar q vou ter q comprar um novo mas acho q vou no original mesmo. Será q da pra fazer esta simulação?
Blz? Deixa eu separar em dois paragrafos:

- Gostaria muito de saber até onde é verdade esse problema de aquecimento das câmaras ao usar GNV. Venho procurando informações sobre isso a algum tempo e não acho nada convincente. Faltam pesquizas nesse sentido. O que andei percebendo é que o GNV, por ser um gás, não resfria as câmaras de combustão, cabeçote e válvulas, assim como faz os combústíveis líquido. Acabando que esses partes trabalhem em temperatura mais elevada. Outro fato é qto maior a taxa de compressão maior a eficiência térmica que se consegue tirar da combustão do GNV, sendo a taxa ideal dele na casa do 16:1. Nessa taxa seria mais eficiente que a gasolina e o álcool, produzindo maior potencia que os dois últimos. Que a maior taxa aumenta a temperatura tb é fato. Dai GNV e aumento de taxa elevaria a temp., mas o que dizer dos VHC(12,6:1) que usam GNV, estão rodando por ai a todo momento. Olha um trecho que achei na net: "De acordo com o engenheiro mecânico Bruno Loyola, gerente de desenvolvimento técnico para a América Latina da Landi Renzo, empresa italiana especializada em sistemas para gás natural, os motores que melhor se adaptam ao GNV são os produzidos pela Chevrolet. “A montadora utiliza bons cabeçotes e válvulas resistentes. No caso do 1.0 VHC, a alta taxa de compressão favorece o desempenho com gás”.". Qto ao seu caso, na dúvida, deixa a taxa com está, pelo menos vc tem maiores garantia de segurança.

- Qto a essa preparação que vc citou, rempeamento + álcool + coletor 4 X1, escape 2" e retirada do catalizador. Primeiro tenho que deixar claro que este software não trabalha com dados específicos do sistema de exaustão, como diametro da tubulação de escape, etc, o que se faz é escolher o modelo geral do escape e ele trabalha de forma otimizada, no seu caso escolhi a opção que indica a troca por coletores modificados, abafadores de menor restição, mudança do diametro da tubulção e retirada de catalizador. Dai as medidas e modelos seriam próximas do que vc citou. Qto ao diam. da tub. é bom estudar a possibilidade de usar 2 1/4", em preparações aspiradas até 150 cv é o que costuma dar mais resultados.
Bem, voltando ao assunto principal, o resultado foi esse:

Imagem

- Como vc pode ver, a potencia máxima foi p/ 109 cv, tb com ganhos de potencia e torque em todas faixas em relação ao original, só que o torque max subiu p/ um RPM maior. O uso do coletor compensou em partes a taxa deixada original, mas o ganho de potencia foi menor e o torque foi menor ainda.

- Rapaz, considere um margem de segurança de 10% nesta simulação, prinicipalmente neste caso, já que o software considera um escape mais otimizado possível, e no seu caso, é bem provável que não vai ser assim.

É isso ai. Precisando dá um toque ai. Falou.


Responder

Voltar para “Motor e Preparação”