1.6: Como chegar aos 110 cvs ???

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Blackout
:: Millennium ::
Mensagens: 108
Registrado em: Terça-feira 01 2004f Junho 2004 02:21:44 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Blackout »

GSI T escreveu:Meu GSI está com algo em torno de 290cv e 30 kgf de torque, uso um câmbio de corsa 1.0 EFI (eu achava que era do 1.6 mpfi) com diferêncial do GSI, mas como todos os câmbios dos corsas são de uma mesma família, assim todas as engrenagens são intercambiáveis e suas resistências equivalentes. Eu já quebrei um câmbio igual a esse que está hoje, mas na ocasião estava destracionando de segunda marcha em uma ondulação no asfalto e na época o carro tinha 230cv. Me desculpe mas dizer que 110 cv são muito para um câmbio do corsa 1.0 é falta de conhecimento técnico.

Totalmente, mas os cambio de 1.o nao tem a mesama resistencia nao, ja desmontei o de 1.0 e o 1.6 o de 1.6 tem os pinhoes bem mais robustos, quanto a potencia pode ter certeza que o carro tinha, sim, e agora com motor 2.0 nem se fala, e outra nao era soh meu carro nao , varios corsas e pick up corsas qeu eu conheço com mais de 220 cv o cambio durou bastante, soh quebra mesmo quando pega ondulaçao , ai nao tem jeito.

Cambio de gm eh bem mais forte que de ap, como eu disse ele tem coeficiente de seguranaça 2 para durar 5 mil horas de trabalho, se tu socar 230 cv logico que vai durar bem menos, mas que dure 1000 horas de trabalho, isso nao eh quebrar rapidinho, agora de pegar ondulaçao em plena carga ai pode ir de uma vez
Corsa 1.? T ihaihaih
Tenho varias peças do coras 1.0 e 1.6 pra vender precisando de algo mande MP.
Blackout
:: Millennium ::
Mensagens: 108
Registrado em: Terça-feira 01 2004f Junho 2004 02:21:44 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Blackout »

pedropaulo escreveu:
Blackout escreveu:
daviddiniz escreveu:Cara troca esse câmbio. Com 110cv o câmbio original vai abrir o bico muito rápido. Coloca um de Astra 2,0 ou o do Corsa 1,6.
Afff cada asneira que eu tenho que ouvir, meu amigo tinha uma pick up corsa turbo com 230 cv e o cambio durou mais de um ano, 110 cv num cambio de mil eh mais do que toleravel nao vai quebrar por potencia nunca, mo maximo vai diminuir um pouco as horas de vida, estou no quinto ano de engenharia entao ja estudei essas coisa, existe uma expressao matematica que calvula isso, geralmente as empresas calculam os componentes para durar 5 mil horas de trabalho, mas condições mais severes diminuem o tempo de vida dos componentes.

MEU cosras tem motor 2.0 turbo e cambio de 1.6 se fosse assim ia quebrar na primeira acelerada ja que o carro tem mais de 300 cv.

Quem quiser mais arrancada, e nao se importar em perder final e um consumo maior pode colocar cambio de 1.0 sem problema (se o carro tiver ateh uns 150 cv) mais que isso começa a ficar ruim eh melhor cambio do 1.6.

Cambio de astra eu vou usar daqui alguns meses, pq vou beirar 400 cv no meu carro e ai sim o cambio de 1.6 nao vai aguentar, cambio de astra aguenta em medis 450 cv se usado moderadamente
ou vc tá tendo sorte ou intao a sua embreagem está ruim ou o seu carro nao tem está potencia ( nao duvidando ) ,

veja essa alfa 164 24v com 220 cv originais, o cara aspirou e tirou 300 cv dela e tava com embreagem de 1200 lbs,

no sinal ele acelerou ate 7 mil rpm de 1 marcha e soltou quando enterrou a 2 marcha o cambio fundiu,

lembra-se q o cambio da alfa 164 é o mesmo do marea turbo e tempra turbo, ou seja é "feito" para virar 30 kg de torque e em media 250 cv originais, o do corsa 1.6 foi feito para aguentar 12 kg de torque e 92 cv,

tenho um amigo q é engenheiro mecanico formado em sao carlos, e ele me disse q o cambio é subdimensionado para o dobro de torque e potencia

cambio do corsa 1.6 na teoria aguentaria 200 cv e 25 kgf de torque
cambio da alfa aguentaria cerca de 500 cv e 60 kgf de torque,

veja as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

1 A minha embreagem gruda na hora
2 Cambio nao eh subdimensionado e sim dimensionado,
3 Cada carro é um carro, e cada um tem o coeficiente de segurança que a montadora usou
4,Ccambio de corsa eh f13 e nao f12,
5 Pratica é diferente da teoria mesmo eu sendo quase engenheiro, tenho que admitir que eh, vc executa milhoes de calculos mas na hora de por na pratica sempre haverá variações
Corsa 1.? T ihaihaih
Tenho varias peças do coras 1.0 e 1.6 pra vender precisando de algo mande MP.
DeivyMunhoz
:: Moderador ::
Mensagens: 1933
Registrado em: Quinta-feira 11 2003f Dezembro 2003 11:54:37 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DeivyMunhoz »

Também vou trocar o motor, vou colocar um 1.6 e vou manter o cambio do 1.0, ando mais dentro da cidade mesmo. Já ouvi relatos que fica mt bom, ai quando eu for turbinar coloco o cambio do 1.6.
PrEsA
:: Super ::
Mensagens: 61
Registrado em: Segunda-feira 29 2004f Novembro 2004 05:34:14 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por PrEsA »

Brigas a parte:

Tenho um corsa 1,6 turbo ano 96.

Já quebrei duas vezes a segunda marcha (!!). Um antes do turbo e outra depois. As duas foram com destracionada em ondulaçao + embreagem de cerâmica.

Dica do engenheiro responsavel pela validação dos cambios na GM. Carcaça de cambio original e miolo do cambio do astra flex. O cambio é testado a 20kgfm. Logo suporta um turbo, com as devidas ressalvas.

Tem que trocar todo o miolo e diferencial. Tem que trocar o rolamento que vai apoiado na carcaça (nao sei se é do primário ou secundário). Para o velocimetro tem que colocar uma parte do cambio 1,do corsa, que é diferente desta do Astra.

Segundo o eng responsável o cambio do corsa tem somente a primeira marcha retificada, enqto o do Astra tem até a quarta. Logo para o mesmo tamanho de engrenagem, a do Astra é mais resistente.

Ps. Com o cambio do astra vc tem relações mais longas, hehehe, o que eu sinto falta no corsa, pois a 200km/h ele está a mais de 6k e ainda tem MUITO folego para subir....
PrEsA - Geração Turbo Team
Blackout
:: Millennium ::
Mensagens: 108
Registrado em: Terça-feira 01 2004f Junho 2004 02:21:44 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Blackout »

PrEsA escreveu:Brigas a parte:

Tenho um corsa 1,6 turbo ano 96.

Já quebrei duas vezes a segunda marcha (!!). Um antes do turbo e outra depois. As duas foram com destracionada em ondulaçao + embreagem de cerâmica.

Dica do engenheiro responsavel pela validação dos cambios na GM. Carcaça de cambio original e miolo do cambio do astra flex. O cambio é testado a 20kgfm. Logo suporta um turbo, com as devidas ressalvas.

Tem que trocar todo o miolo e diferencial. Tem que trocar o rolamento que vai apoiado na carcaça (nao sei se é do primário ou secundário). Para o velocimetro tem que colocar uma parte do cambio 1,do corsa, que é diferente desta do Astra.

Segundo o eng responsável o cambio do corsa tem somente a primeira marcha retificada, enqto o do Astra tem até a quarta. Logo para o mesmo tamanho de engrenagem, a do Astra é mais resistente.

Ps. Com o cambio do astra vc tem relações mais longas, hehehe, o que eu sinto falta no corsa, pois a 200km/h ele está a mais de 6k e ainda tem MUITO folego para subir....
Eh amigo se pegar ondulaçao em plena carga até cambio reto quebra(dependendo da ondulaçao e potencia do carro) , eu pelo menos nao to brigando com ninguem, mas fico puto quando pessoas fazem afirmaçoes sem ter o devido conhecimento e passa informações erradas para os outros, quem nao conheçe o assunto, se ninguem corrige a informação o cara vai querer trocar o cambio pq vai achar que nao aguenta 110 cv um cambio de 1.0, eu rodei com 150 cv mo era com cambio de 1.0 e ele nunca quebrou, fora outras pessoas que eu conheço que andaram com mais de 200 cv por um bom tempo, quebrar um dia quebra ateh original quebra, mas dai a dizer que vai embora rapidinho eh o cumulo
Corsa 1.? T ihaihaih
Tenho varias peças do coras 1.0 e 1.6 pra vender precisando de algo mande MP.
itanium
:: Champ ::
Mensagens: 446
Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 06:43:03 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por itanium »

ainda bem q aki só tem gente fina... se fosse orkut ou coisa do genero ia aparecer uns trocentos fdms falando sobre cambio vw, motor ap blablabalbalbalblablal ahh q saco viu...


e com relação a segurar até 20kgmf, realmente, se vc usa até o máximo, ele vai estragar, um dia mas vai !


qq vcs axam da F17 ? :)
Corsa Sedan Super 1.0 8v
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Beleza, vou de cambio mil mesmo, ate pq a grana ta curta e o 1.6 vai precisar de manutençao antes de rodar.
JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Meu carro tem 181cv na roda (213cv no motor...).

Rodei 01 ano com câmbio original do 1.6 e nunca tive dores de cabeça: só trocava o óleo dele a cada 15.000km e sempre utilizava redutor de atrito da Bardhall.

...depois reescalonei o mesmo, sendo que utilizei algumas peças dele mesmo. Rodo a 06 meses, também sem dores de cabeça.

Esses câmbios GM são muito bons, deixam no chinelo uma tranqueiras VW...

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Opa, vou mandar este topico pra cima pq ainda to procurando a receita pra chegar nos 110 cv, pode passar um pouquinho. Lembrando que é um Corsa Wind 96 q vai receber um 1.6, cambio mil, combs vai ser alcool e GNV. Precisará trocar comando, daí dá pra aproveitar e colocar um mais forte (???). Como o motor está desmontado, pode aproveitar e trocar pistoes pra alcool, se existir. E TBI, será q arrombar ajuda? Vamo lá galera são só 18 cv, ajuda aí q vai servir pra varias pessoas.
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

rogdigue escreveu:Opa, vou mandar este topico pra cima pq ainda to procurando a receita pra chegar nos 110 cv, pode passar um pouquinho. Lembrando que é um Corsa Wind 96 q vai receber um 1.6, cambio mil, combs vai ser alcool e GNV. Precisará trocar comando, daí dá pra aproveitar e colocar um mais forte (???). Como o motor está desmontado, pode aproveitar e trocar pistoes pra alcool, se existir. E TBI, será q arrombar ajuda? Vamo lá galera são só 18 cv, ajuda aí q vai servir pra varias pessoas.
No álcool vai ser fácil. Não sei se existe pistão do 1.6 a álcool, senão deve ser feito o aumento da taxa de compressão para 12,5 ou 13:1 através do rebaixamento do cabeçote mesmo. O remapeamento deverá ser feito para acerto do ponto e injeção. Filtro esportivo mais escape menos restritivo, que pode ser feito através da retirada do catalizador e um só abador esportivo, para os 110 nem vai precisar de coletor 4x1 nem mudança do diametro da tubulação. Tb não é preciso mudança de comando de válvulas por um mais bravo, mas se puser seria bom pois seria beneficiado pelo aumento da taxa. Tb não é preciso aumentar a TBI. Resumindo, para os 110 cv, a receita que te indico é alcool + taxa de 13:1 + rempeamento + filtro esportivo + escape menos restritivo. Falow.
Responder

Voltar para “Motor e Preparação”