SOLUCAO - Problema muito estranho (morre do nada)

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Fabio Ferreira
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Domingo 07 2004f Novembro 2004 06:03:50 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

SOLUCAO - Problema muito estranho (morre do nada)

Mensagem por Fabio Ferreira »

Desculpem abrir um novo topico, mas acho que meu primeiro post se perdeu quando deu "pau" no site. Finalmente consegui resolver meu problema. So para relembrar.....o Corsa (1.0 Wind) morria somente quando pegava um engarrafamento mais ou menos quando chegava na temperatura de acionamento da ventoinha e dava trabalho para pegar denovo. Se deixasse ele parado durante horas ligado parado ele nao morria. Bom, levei em uma oficina e foram feitos os seguintes diagnosticos.

1 - Medicao de pressao da bomba. NAO ERA PROBLEMA*
2 - Foi passado o scan e nao encontrou nenhum erro.
3 - Troca do sensor de acionamento da bomba. NAO ERA PROBLEMA
4 - Limpeza da sonda lambda e do acionador de marcha lenta. NAO ERA PROBLEMA

Coloque um asterisco (*) pois, quando foi medido a pressao da bomba parado na oficina realmente ela estava boa, para o modelo de carro em torno de 1 bar. Mas "acho" que com o transito a bomba esquentava e de alguma maneira nao enviava combustivel ao motor...RESULTADO trocando a bomba de combustivel (R$ 180,00, marca VTO, em Salvador) depois de mais ou menos dois meses de idas e vindas a oficina o problema foi resolvido. Agradeco tambem a alguem que desde o primeiro post disse que era bomba, desculpe por nao lembrar quem foi, mas como fui "mao de vaca" e nao queria gastar com a bomba fui tentando eliminar os possiveis problemas, no final tive que abrir a mao, mais valew.

Fabio Ferreira


brunno1.8t
:: Millennium ::
Mensagens: 154
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 09:06:30 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunno1.8t »

é issu ai velho tinha te falado qdo acontece issu é BOMBA!!! hahahahaha :wink:
Corsa 1.8T 0.9BAR
HIS + Dosador HP
MasterPower .42.48
Escap 2.5" 1 Abafador
A soma dos fatores a cima são iguais a 228cv de pura adrenalina!!!!
!!SAL_Performance!!


Speed Boy
:: GSI ::
Mensagens: 2344
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 08:24:57 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Speed Boy »

Fala Fabio! aparece no encontro essa quarta feira no hiper do iguatemi! a
abraços!
Direction System, Gearbox, Breaks and Shocks Moderator
Blue Label Corsa C Hatchback Owner
Tópico das atualizações
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=


Alex_pr
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Quarta-feira 09 2006f Agosto 2006 02:37:34 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Alex_pr »

INACREDITAVEL, o meu tb, após 9 meses de problemas (começaram em DEZEMBRO) finalmente resolvi... no mue já tinha troca sensores de tudo quanto é coisa, rele da bomba, fiz limpeza de bico e até troquei o bico... ai ontem voltando do centro de CTBA o carro morreu umas 20 vezes... então vi que a coisa tava feia mesmo. Fui no mecânico e troquei hj, paguei R$180 na BOMBA da DELPHI e R$30 de MOB... agora o corsinha tá redondo.

Só espero que não aumente o consumo, hehe... pois antes mesmo com a bomba defeituosa fazia 12,5KM/L na cidade e 16KM/L na Estrada....


Fabio Ferreira
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Domingo 07 2004f Novembro 2004 06:03:50 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fabio Ferreira »

Pessoal,

Apos 5 meses de alegria com o Corsinha andando na boa, SEM MORRER NO TRANSITO, o problema voltou. Agora ja nem sei mais se o problema esta na bomba de combustivel ou sei la o que. Nao acho que uma bomba de combustivel de pau com 5000 km rodados. Ja to p..to da vida denovo. Ja andei trocando o sensor de temperatura, filtro de gasolina (com 5000 de uso) e fiz limpeza do bico injetor. Alguem pode me dar mais uma LUZ.

Valew,

Fabio Ferreira


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

Fabio Ferreira escreveu:Pessoal,

Apos 5 meses de alegria com o Corsinha andando na boa, SEM MORRER NO TRANSITO, o problema voltou. Agora ja nem sei mais se o problema esta na bomba de combustivel ou sei la o que. Nao acho que uma bomba de combustivel de pau com 5000 km rodados. Ja to p..to da vida denovo. Ja andei trocando o sensor de temperatura, filtro de gasolina (com 5000 de uso) e fiz limpeza do bico injetor. Alguem pode me dar mais uma LUZ.

Valew,

Fabio Ferreira
Cara,

Tem que verificar sua bomba e também a peneirinha dela, o pré-filtro, se não está entupido... ele entupido pode estar provocando o sobreaquecimento da bomba por forçar ela e diminuindo sua vida útil.

Verificar também pressão e vazão de combustível na linha.

Agora nos diga: o carro simplesmente morre? Como ele morre? Ele engasga, sei lá... pode ser outra coisa... a luz de injeção acende? Pra pegar parece que tá afogado, ou parece que tá sem combustível? São muitas possibilidades...

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


Fabio Ferreira
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Domingo 07 2004f Novembro 2004 06:03:50 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fabio Ferreira »

Havia esquecido, tambem troquei o pre filtro. O problema acontesse assim: no transito anda e para, quando mais ou menos chega a temperatura que liga a ventoinha, ele morre e fica piscando a luz de injecao. As vezes consigo andar alguns metros com o carro pulando mais que boi "brabo" engasgado, outras vezes ele morre e logo pega na chave outras vezes demora um tempao ate pegar denovo. Ja cheguei a abrir a tampa da injecao quando ele demora a pegar e realmente nao joga gasolina no corpo de borboleta. Tenho desconfianca de algumas coisas, chicote eletrico que pode estar com algum defeito mas ja medi a tensao no conector na boca do tanque e deu 9,25 Volts (+/-). Centralina com defeito, talvez???? Mas sao tudo desconfiancas pois o unico momento que ele morre e no transito anda e para e coincidencia ou nao quando ele ferve. Do mais o carro nao falha, acabei de fazer uma viagem de 2000 km e o carro nao morreu, engasgou ou qualquer coisa do tipo, detalhe fui viajar sabendo do problema. De manha pega na primeira etc etc. Ja medi pressao, vazao, scan, teste lampejante bla, bla, bla tudo OK. Nao sei mais o que faco. Seria muito simples resolver o problema, passar para frente, mas gosto e quero ficar com o carro. Agradeco se alguem me ajudar.

PS: Corsa Wind 96/96 8V.

Fabio Ferreira


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

O seu é EFI?

Olha, como vc falou que não está "jogando" gasolina, então é bem capaz de ser problema na bomba novamente... você está usando álcool?

Se ele fica piscando a luz de injeção então algum erro tem gravado nela, acho bom passar um scanner tipo Raster pra saber se gravou alguma coisa.

Já vi acontecer esse problema com carro com problemas de aterramento, tem um aterramento que vai da massa (chassis) para o motor do carro, esse aterramento tava mal "preso" e de vez em quando dava mal contato, causando falhas.

Você já testou seu alternador? Pode estar com problemas.... como você cita que quando a ventuinha arma, o carro morre, pode ser problema nele ou em algum periférico dele... se ele não estiver aguentando carga, a ventuinha liga e a tensão do carro cai bastante, podendo dar pane na injeção.

Problema na centralina não acredito que seja não. Muito difícil acontecer.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


Fabio Ferreira
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Domingo 07 2004f Novembro 2004 06:03:50 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fabio Ferreira »

O carro e EFI sim e nao estou usando alcool. Quanto ao alternador levei em uma casa de baterias e o cara testou o alternador medindo a tensao nos polos da bateria com o voltimetro e disse que estava carregando a bateria, tava bom, nao sei se e desse jeito que se verifica o alternador. Tambem verificou a amperagem, ai ja foi com um aparelho maior, que nao sei o nome, e dah um estalo, tambem disse que tava bom. Quanto a gravacao do erro, acho que nao vai ter nada. pois o pisca pisca da lampada da injecao e quando o carro fica "engasgando" morrendo e ligando, pra mim acho que e isso mesmo pois o carro esta ligando e desligando num intervalo muito curto, por isso pisca, e alem disso ja passei "n" vezes o scaner e nao acusou nada, tambem fiz o teste lampejante em casa e so deu codigo 12 que e normal.
Onde se localiza (+/-) o aterramento do motor que voce falou para eu dar uma olhada, pode ser isso. Quero verificar o maximo de coisas em casa antes de levar nos "profissionais da area". Ja gastei a base de uns R$ 500,00, 8 meses de canseira e os "profissionais" nao sabem me dizer o que o carro tem, ainda bem que nao sao medicos.

Valew,

Fabio Ferreira


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

Fabio Ferreira escreveu:O carro e EFI sim e nao estou usando alcool. Quanto ao alternador levei em uma casa de baterias e o cara testou o alternador medindo a tensao nos polos da bateria com o voltimetro e disse que estava carregando a bateria, tava bom, nao sei se e desse jeito que se verifica o alternador. Tambem verificou a amperagem, ai ja foi com um aparelho maior, que nao sei o nome, e dah um estalo, tambem disse que tava bom. Quanto a gravacao do erro, acho que nao vai ter nada. pois o pisca pisca da lampada da injecao e quando o carro fica "engasgando" morrendo e ligando, pra mim acho que e isso mesmo pois o carro esta ligando e desligando num intervalo muito curto, por isso pisca, e alem disso ja passei "n" vezes o scaner e nao acusou nada, tambem fiz o teste lampejante em casa e so deu codigo 12 que e normal.
Onde se localiza (+/-) o aterramento do motor que voce falou para eu dar uma olhada, pode ser isso. Quero verificar o maximo de coisas em casa antes de levar nos "profissionais da area". Ja gastei a base de uns R$ 500,00, 8 meses de canseira e os "profissionais" nao sabem me dizer o que o carro tem, ainda bem que nao sao medicos.

Valew,

Fabio Ferreira
O ideal pro seu caso, pra verificar o alternador, é instalar um voltímetro e um amperímetro provisoriamente no seu carro, e monitorar eles, durante a viagem, até que o problema aconteça. Isso vc mesmo pode fazer, com o auxílio de um multímetro e um cabo, passando-o pra dentro do carro e ligando o multímetro.

Uma coisa legal também é instalar um logger na injeção, pra ver o funcionamento do injetor e como o carro "está" no funcionamento normal e no momento do erro... então o profissional vai juntar os dados em uma planilha e conseguir analisar alguns possíveis problemas na alimentação.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”