[DÚVIDA] - Qual óleo usar no 1.0 16v? Sintético ou Mineral?
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eu naum sei se estarei vivo qdo isso acontecer, talvez eu jah tenha virado pretoleocorsomovel escreveu:questao de gosto, mas é fato q algum dia estaresmo todos no sintetico pelo petroleo ser um recurso natural esgotavel
serah?
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente
http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8
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Essa vai para o MAtheus C20XE...
para eu saber se um óleo é mais fino eu considero a numeração q tá antes do w?
qto menos o número mais fino o óleo? Exemplo 15W40 mais fino que um 20W50?
para eu saber se um óleo é mais fino eu considero a numeração q tá antes do w?
qto menos o número mais fino o óleo? Exemplo 15W40 mais fino que um 20W50?
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É preciso considerar ambos.Essa vai para o MAtheus C20XE...
para eu saber se um óleo é mais fino eu considero a numeração q tá antes do w?
qto menos o número mais fino o óleo? Exemplo 15W40 mais fino que um 20W50?
A numeração antes do W indica a viscosidade desse óleo no inverno, e a numeração após o W indica a viscosidade desse óleo no verão.
Quanto menor for o número antes do W, menos viscoso o óleo será, ou seja, melhor irá se adaptar ao inverno. E após o W também, quanto menor for o valor após o W, mais o fino o óleo será, porém, nesse caso, significa que ele tem menor tolerância a climas quentes.
Então, se vc mora em uma região quente na maior parte do ano, com inverno fraco(que não caí muito a temperatura), vc deve se atentar mais ao valor elevado após o W, sem precisar se preocupar em ter um óleo fino para o inverno.
Nesse caso acima, poderia se enquadrar óleos como 20W40, 20W50, 20W60..
Já em regiões onde se tem maior parte verão porém inverno com temperaturas mais baixas, deve se atentar a ter um óleo de menor viscosidade para o período frio, então o multiviscoso na faixa de 15W40 por exemplo seria uma boa pedida.
E nas regiões onde o clima é mais ameno, porém estável, sem quedas e sem temperaturas elevadas, um óleo com multiviscosidade de 5W40 por exemplo seria interessante.
E para regiões de inverno rigoroso, onde demanda um óleo pouquíssimo viscoso, uma multiviscosidade de 0W30 seria perfeito.
E veja como esta a tecnologia. Para vc ter um óleo 5W40 por exemplo, ele tem de atender pouca viscosidade para o inverno(pois um óleo muito viscoso no inverno, vira pasta), mas tbm ser capaz de manter uma viscosidade considerável quando estiver em clima quente(para não virar 'água' e dar queda de fluxo no deslocamento na bomba), ou seja, é literalmente multiviscoso..
Antigamente tínhamos aqueles óleos monoviscoso "SAE 40", "SAE 50".. ou seja, eram óleos desenvolvidos apenas para operar em climas quentes(em paises onde o clima era frio, tinha apenas a viscosidade winter, isso é 30W, 20W, 15W..), e obrigava o proprietário fazer trocas de óleo conforme o clima de seu país mudava no decorrer das estações do ano(apesar de muitos ignorarem na época), hoje isso é puro passado. Ainda existe óleos monoviscosos a venda, mas acho que ninguém mais usa em motores(assim espero!), e sim apenas para lubrificar máquinas e sistemas de transmissão elementares.
Abraços,
Matheus S. Almeida
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Valew pelas informações...Matheusc20xe escreveu:É preciso considerar ambos.Essa vai para o MAtheus C20XE...
para eu saber se um óleo é mais fino eu considero a numeração q tá antes do w?
qto menos o número mais fino o óleo? Exemplo 15W40 mais fino que um 20W50?
A numeração antes do W indica a viscosidade desse óleo no inverno, e a numeração após o W indica a viscosidade desse óleo no verão.
Quanto menor for o número antes do W, menos viscoso o óleo será, ou seja, melhor irá se adaptar ao inverno. E após o W também, quanto menor for o valor após o W, mais o fino o óleo será, porém, nesse caso, significa que ele tem menor tolerância a climas quentes.
Então, se vc mora em uma região quente na maior parte do ano, com inverno fraco(que não caí muito a temperatura), vc deve se atentar mais ao valor elevado após o W, sem precisar se preocupar em ter um óleo fino para o inverno.
Nesse caso acima, poderia se enquadrar óleos como 20W40, 20W50, 20W60..
Já em regiões onde se tem maior parte verão porém inverno com temperaturas mais baixas, deve se atentar a ter um óleo de menor viscosidade para o período frio, então o multiviscoso na faixa de 15W40 por exemplo seria uma boa pedida.
E nas regiões onde o clima é mais ameno, porém estável, sem quedas e sem temperaturas elevadas, um óleo com multiviscosidade de 5W40 por exemplo seria interessante.
E para regiões de inverno rigoroso, onde demanda um óleo pouquíssimo viscoso, uma multiviscosidade de 0W30 seria perfeito.
E veja como esta a tecnologia. Para vc ter um óleo 5W40 por exemplo, ele tem de atender pouca viscosidade para o inverno(pois um óleo muito viscoso no inverno, vira pasta), mas tbm ser capaz de manter uma viscosidade considerável quando estiver em clima quente(para não virar 'água' e dar queda de fluxo no deslocamento na bomba), ou seja, é literalmente multiviscoso..
Antigamente tínhamos aqueles óleos monoviscoso "SAE 40", "SAE 50".. ou seja, eram óleos desenvolvidos apenas para operar em climas quentes(em paises onde o clima era frio, tinha apenas a viscosidade winter, isso é 30W, 20W, 15W..), e obrigava o proprietário fazer trocas de óleo conforme o clima de seu país mudava no decorrer das estações do ano(apesar de muitos ignorarem na época), hoje isso é puro passado. Ainda existe óleos monoviscosos a venda, mas acho que ninguém mais usa em motores(assim espero!), e sim apenas para lubrificar máquinas e sistemas de transmissão elementares.
Abraços,
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Aqui: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... &start=730
Nessa página mesmo tem a resposta que precisa.
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valeu por pesquisar e encontrar esse topico bem antigo, mas o topico indicado pelo awaked é super completo qnd o assunto é oleo....
Rua não é disputa, é convivência.
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