[DÚVIDA] - Qual óleo usar no 1.0 16v? Sintético ou Mineral?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Trancado
edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

corsomovel escreveu:questao de gosto, mas é fato q algum dia estaresmo todos no sintetico pelo petroleo ser um recurso natural esgotavel :P
eu naum sei se estarei vivo qdo isso acontecer, talvez eu jah tenha virado pretoleo
serah?

:lol:
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8


New Corsa
:: Millennium ::
Mensagens: 104
Registrado em: Segunda-feira 17 2005f Janeiro 2005 07:34:03 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por New Corsa »

Essa vai para o MAtheus C20XE...
para eu saber se um óleo é mais fino eu considero a numeração q tá antes do w?

qto menos o número mais fino o óleo? Exemplo 15W40 mais fino que um 20W50?
Novo Corsa VHC
- A/C
- DH
- VE, TE
- Rodas de Liga do Astra Sunny
- MP3 Kenwood KDC-MP562
- Faroletes
- por enquanto é só pessoal....


Matheusc20xe
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sexta-feira 15 2005f Abril 2005 10:33:57 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Matheusc20xe »

Essa vai para o MAtheus C20XE...
para eu saber se um óleo é mais fino eu considero a numeração q tá antes do w?

qto menos o número mais fino o óleo? Exemplo 15W40 mais fino que um 20W50?
É preciso considerar ambos.

A numeração antes do W indica a viscosidade desse óleo no inverno, e a numeração após o W indica a viscosidade desse óleo no verão.

Quanto menor for o número antes do W, menos viscoso o óleo será, ou seja, melhor irá se adaptar ao inverno. E após o W também, quanto menor for o valor após o W, mais o fino o óleo será, porém, nesse caso, significa que ele tem menor tolerância a climas quentes.

Então, se vc mora em uma região quente na maior parte do ano, com inverno fraco(que não caí muito a temperatura), vc deve se atentar mais ao valor elevado após o W, sem precisar se preocupar em ter um óleo fino para o inverno.

Nesse caso acima, poderia se enquadrar óleos como 20W40, 20W50, 20W60..

Já em regiões onde se tem maior parte verão porém inverno com temperaturas mais baixas, deve se atentar a ter um óleo de menor viscosidade para o período frio, então o multiviscoso na faixa de 15W40 por exemplo seria uma boa pedida.

E nas regiões onde o clima é mais ameno, porém estável, sem quedas e sem temperaturas elevadas, um óleo com multiviscosidade de 5W40 por exemplo seria interessante.

E para regiões de inverno rigoroso, onde demanda um óleo pouquíssimo viscoso, uma multiviscosidade de 0W30 seria perfeito.


E veja como esta a tecnologia. Para vc ter um óleo 5W40 por exemplo, ele tem de atender pouca viscosidade para o inverno(pois um óleo muito viscoso no inverno, vira pasta), mas tbm ser capaz de manter uma viscosidade considerável quando estiver em clima quente(para não virar 'água' e dar queda de fluxo no deslocamento na bomba), ou seja, é literalmente multiviscoso..

Antigamente tínhamos aqueles óleos monoviscoso "SAE 40", "SAE 50".. ou seja, eram óleos desenvolvidos apenas para operar em climas quentes(em paises onde o clima era frio, tinha apenas a viscosidade winter, isso é 30W, 20W, 15W..), e obrigava o proprietário fazer trocas de óleo conforme o clima de seu país mudava no decorrer das estações do ano(apesar de muitos ignorarem na época), hoje isso é puro passado. Ainda existe óleos monoviscosos a venda, mas acho que ninguém mais usa em motores(assim espero!), e sim apenas para lubrificar máquinas e sistemas de transmissão elementares.


Abraços,


Matheus S. Almeida


New Corsa
:: Millennium ::
Mensagens: 104
Registrado em: Segunda-feira 17 2005f Janeiro 2005 07:34:03 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por New Corsa »

Matheusc20xe escreveu:
Essa vai para o MAtheus C20XE...
para eu saber se um óleo é mais fino eu considero a numeração q tá antes do w?

qto menos o número mais fino o óleo? Exemplo 15W40 mais fino que um 20W50?
É preciso considerar ambos.

A numeração antes do W indica a viscosidade desse óleo no inverno, e a numeração após o W indica a viscosidade desse óleo no verão.

Quanto menor for o número antes do W, menos viscoso o óleo será, ou seja, melhor irá se adaptar ao inverno. E após o W também, quanto menor for o valor após o W, mais o fino o óleo será, porém, nesse caso, significa que ele tem menor tolerância a climas quentes.

Então, se vc mora em uma região quente na maior parte do ano, com inverno fraco(que não caí muito a temperatura), vc deve se atentar mais ao valor elevado após o W, sem precisar se preocupar em ter um óleo fino para o inverno.

Nesse caso acima, poderia se enquadrar óleos como 20W40, 20W50, 20W60..

Já em regiões onde se tem maior parte verão porém inverno com temperaturas mais baixas, deve se atentar a ter um óleo de menor viscosidade para o período frio, então o multiviscoso na faixa de 15W40 por exemplo seria uma boa pedida.

E nas regiões onde o clima é mais ameno, porém estável, sem quedas e sem temperaturas elevadas, um óleo com multiviscosidade de 5W40 por exemplo seria interessante.

E para regiões de inverno rigoroso, onde demanda um óleo pouquíssimo viscoso, uma multiviscosidade de 0W30 seria perfeito.


E veja como esta a tecnologia. Para vc ter um óleo 5W40 por exemplo, ele tem de atender pouca viscosidade para o inverno(pois um óleo muito viscoso no inverno, vira pasta), mas tbm ser capaz de manter uma viscosidade considerável quando estiver em clima quente(para não virar 'água' e dar queda de fluxo no deslocamento na bomba), ou seja, é literalmente multiviscoso..

Antigamente tínhamos aqueles óleos monoviscoso "SAE 40", "SAE 50".. ou seja, eram óleos desenvolvidos apenas para operar em climas quentes(em paises onde o clima era frio, tinha apenas a viscosidade winter, isso é 30W, 20W, 15W..), e obrigava o proprietário fazer trocas de óleo conforme o clima de seu país mudava no decorrer das estações do ano(apesar de muitos ignorarem na época), hoje isso é puro passado. Ainda existe óleos monoviscosos a venda, mas acho que ninguém mais usa em motores(assim espero!), e sim apenas para lubrificar máquinas e sistemas de transmissão elementares.


Abraços,


Matheus S. Almeida
Valew pelas informações...
Novo Corsa VHC
- A/C
- DH
- VE, TE
- Rodas de Liga do Astra Sunny
- MP3 Kenwood KDC-MP562
- Faroletes
- por enquanto é só pessoal....


Antonildes
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 24 2011f Agosto 2011 03:28:19 PM
Localização: Teresina - PI
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Antonildes »

Que óleo usar no corsa 1.6 16 v 99-00? :(


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Aqui: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... &start=730
Nessa página mesmo tem a resposta que precisa.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

valeu por pesquisar e encontrar esse topico bem antigo, mas o topico indicado pelo awaked é super completo qnd o assunto é oleo....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”