Super Ignição da CM Racing / Alguem tem o q falar?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Re: Aproveitando...

Mensagem por willedu »

eduardo.sic escreveu:
Cyberprobo escreveu:
eduardo.sic escreveu: Olá Cyberprobo, eu desmontei um cabo e é o seguinte, existe uma expiral com milhoes de voltas do começo até o fim do cabo, uma malha bem fininha, não sei que materia é aquele, mas é ele que oference a "resistencia" a condução da eletricidade, é como se fosse um resistor mesmo, a minha ideia é ligar um cabo com resistencia quase zero.

em relação aos carros carburados o problema não era no cabo e sim na falta de bom "consensador" ou "capacitor" para absorver o descarga eletrica gerada na hora que a bobina era desenergizada.

eu coloquei o fio no lugar dos cabos do meu corsa e o som continuou normal. sem aquele zimmmmmm, que dava nos carros antigos.
Qual seria a vantagem de oferecer resistência a passagem da corrente? Não havia nenhum fio no centro do cabo?
É isso que me pergunto.... qual a vantagem em oferecer resistencia?

no centro do cabo de vela não ha um fio como um fio te tomada, existe sim uma expiral com um milhão de voltas ate chegar o final do cabo, deve ser de algum material resistivo, não sei quel. so sei que é fininho.

esse lance de detonar a injeção acho que nao precede não, senão mesmo com o resistivo correria o risco pq a centelha de alta tensão ta sendo liberado da mesmo forma, talves com alguns Voltas a menos por causa do cabo, mas se a ideia é aumentar a faisca, acho que esse é o caminho + economico..

e ao gente, opinem ae...
Bom, vou explicar com linguajar meio técnico, meio leigo, para ficar bem claro.

O cabo comum gera, devido à grande corrente que o transpõe, um campo eletromagnético que interfere no funcionamento dos aparelhos eletrônicos existentes no carro. No caso de carros carburados, o principal aparelho sempre foi o rádio, que como já citado, "seguia" a rotação do carro, devido não ao centelhamento, mas sim à interferência eletromagnética. O papel do cabo resistivo é minimizar esse campo, evitando a interferência em:

* rádio (som) e aparelhos audiovisuais
* central de controle (ECU)
* barramentos de dados do carro
* sensores, atuadores e bicos injetores
* ABS, controles de tração
* Direção Eletro-Hidráulica
* etc.

por isso que hoje em dia não é mais necessário instalar filtro no rádio, por exemplo, mas veja que o rádio é o de menos, pois os outros sistemas do carro são muito sensíveis e podem sofrer com a interferência, ou diretamente, ou ao longo do tempo. Isso também se procede para cabos de qualidade duvidosa, mesmo que resistivos.

Como já dito, a qualidade da faísca interfere no processo inicial de combustão, não na combustão em si, portanto, uma boa regulagem do veículo tratá bem mais benefícios que simplesmente aumentar a centelha, seja colocando velas de eletrodos múltiplos, seja colocando kits mágicos de ignição superpotente.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

willedu escreveu:Bom, vou explicar com linguajar meio técnico, meio leigo, para ficar bem claro.

O cabo comum gera, devido à grande corrente que o transpõe, um campo eletromagnético que interfere no funcionamento dos aparelhos eletrônicos existentes no carro. No caso de carros carburados, o principal aparelho sempre foi o rádio, que como já citado, "seguia" a rotação do carro, devido não ao centelhamento, mas sim à interferência eletromagnética. O papel do cabo resistivo é minimizar esse campo, evitando a interferência em:

* rádio (som) e aparelhos audiovisuais
* central de controle (ECU)
* barramentos de dados do carro
* sensores, atuadores e bicos injetores
* ABS, controles de tração
* Direção Eletro-Hidráulica
* etc.

por isso que hoje em dia não é mais necessário instalar filtro no rádio, por exemplo, mas veja que o rádio é o de menos, pois os outros sistemas do carro são muito sensíveis e podem sofrer com a interferência, ou diretamente, ou ao longo do tempo. Isso também se procede para cabos de qualidade duvidosa, mesmo que resistivos.

Como já dito, a qualidade da faísca interfere no processo inicial de combustão, não na combustão em si, portanto, uma boa regulagem do veículo tratá bem mais benefícios que simplesmente aumentar a centelha, seja colocando velas de eletrodos múltiplos, seja colocando kits mágicos de ignição superpotente.

[]s
Tava esperando quem iria colocar essa resposta, completíssima!!!

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


eduardo.sic
:: Rodeio ::
Mensagens: 659
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 02:30:03 AM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por eduardo.sic »

willedu escreveu:
eduardo.sic escreveu:
Cyberprobo escreveu: Qual seria a vantagem de oferecer resistência a passagem da corrente? Não havia nenhum fio no centro do cabo?
É isso que me pergunto.... qual a vantagem em oferecer resistencia?

no centro do cabo de vela não ha um fio como um fio te tomada, existe sim uma expiral com um milhão de voltas ate chegar o final do cabo, deve ser de algum material resistivo, não sei quel. so sei que é fininho.

esse lance de detonar a injeção acho que nao precede não, senão mesmo com o resistivo correria o risco pq a centelha de alta tensão ta sendo liberado da mesmo forma, talves com alguns Voltas a menos por causa do cabo, mas se a ideia é aumentar a faisca, acho que esse é o caminho + economico..

e ao gente, opinem ae...
Bom, vou explicar com linguajar meio técnico, meio leigo, para ficar bem claro.

O cabo comum gera, devido à grande corrente que o transpõe, um campo eletromagnético que interfere no funcionamento dos aparelhos eletrônicos existentes no carro. No caso de carros carburados, o principal aparelho sempre foi o rádio, que como já citado, "seguia" a rotação do carro, devido não ao centelhamento, mas sim à interferência eletromagnética. O papel do cabo resistivo é minimizar esse campo, evitando a interferência em:

* rádio (som) e aparelhos audiovisuais
* central de controle (ECU)
* barramentos de dados do carro
* sensores, atuadores e bicos injetores
* ABS, controles de tração
* Direção Eletro-Hidráulica
* etc.

por isso que hoje em dia não é mais necessário instalar filtro no rádio, por exemplo, mas veja que o rádio é o de menos, pois os outros sistemas do carro são muito sensíveis e podem sofrer com a interferência, ou diretamente, ou ao longo do tempo. Isso também se procede para cabos de qualidade duvidosa, mesmo que resistivos.

Como já dito, a qualidade da faísca interfere no processo inicial de combustão, não na combustão em si, portanto, uma boa regulagem do veículo tratá bem mais benefícios que simplesmente aumentar a centelha, seja colocando velas de eletrodos múltiplos, seja colocando kits mágicos de ignição superpotente.

[]s
Eu discordo, essa interferência nos carros carburados ocorria em função de um campo eletro-magnético gerado pelo enrolamento primário da Bonina, e não pelo enrolamento secundário.

vocês podem olhar um esquema elétrico de um carro desses que vão ver que o capacitor o qual mencionei não fica no radio e sim na bobina na parte primária, afim de amortizar essa descarga.
Corsa, uma verdadeira paixão.


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

eduardo.sic escreveu:...
Eu discordo, essa interferência nos carros carburados ocorria em função de um campo eletro-magnético gerado pelo enrolamento primário da Bonina, e não pelo enrolamento secundário.

vocês podem olhar um esquema elétrico de um carro desses que vão ver que o capacitor o qual mencionei não fica no radio e sim na bobina na parte primária, afim de amortizar essa descarga.
Bom, não sou só eu que penso assim:

http://www.webmecauto.com.br/servicos/serv01_01.asp

Observe em especial:

Os cabos de ignição possuem um sistema de resistência para diminuir as interferências eletromagnéticas causadas pela alta tensão do circuito. Essa resistência pode estar incorporada ao cabo de duas maneiras: Por terminal supressivo ou cabos supressivos.

A bobina dos carros novos já é preparada para isolar, e a ausência de distribuidor colabora na redução da interferência eletromagnética. O cabo também colabora para o processo. Só citei o cabo justamente pq os outros componentes já estão preparados e dificilmente alguém pensa em trocar a bobina por outra. ;)

Só pra citar, existem cabos supressivos e resistivos. No caso do corsa, é supressivo, mas ele também possui a resistência interna citada.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


rmoliveira
:: Rodeio ::
Mensagens: 790
Registrado em: Quinta-feira 22 2004f Abril 2004 09:22:48 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rmoliveira »

AÊ!

Ressuscitando o tópico, alguém usou a tal da ignição CM Racing? Quais foram os resultados?

Se eu socar uma bobina MSD ou Accel da vida no meu pobre EFI, no lugar da bobina será q tenho melhora de desempenho??


VALEU!!

Rodrigo
Ex.Corsa 1.0L EFI 95 (Agora de "Corsão"!): http://www.corsaclube.com.br/forum/prof ... file&u=726#
Corsa Clube Bahia


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

rmoliveira escreveu:AÊ!

Ressuscitando o tópico, alguém usou a tal da ignição CM Racing? Quais foram os resultados?

Se eu socar uma bobina MSD ou Accel da vida no meu pobre EFI, no lugar da bobina será q tenho melhora de desempenho??


VALEU!!

Rodrigo
Não usei não, mas sinceramente, vc não terá ganhos no seu "pobre EFI" não, existem muitas outras alterações que podem ser feitas no seu EFI que custam o mesmo que uma ignição dessas e rendem mais cvs.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


rmoliveira
:: Rodeio ::
Mensagens: 790
Registrado em: Quinta-feira 22 2004f Abril 2004 09:22:48 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rmoliveira »

OI Willedu,

VC poderia dar exemplos o q faria com essa grana (tirando turbo, Deua é mais) p/ tirar uns cavalinhos? Tava vendo no Celta Clube e o pessoal fala muito bem desta ignição.


VALEU!!

Rodrigo
Ex.Corsa 1.0L EFI 95 (Agora de "Corsão"!): http://www.corsaclube.com.br/forum/prof ... file&u=726#
Corsa Clube Bahia


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

rmoliveira escreveu:VC poderia dar exemplos o q faria com essa grana (tirando turbo, Deua é mais) p/ tirar uns cavalinhos? Tava vendo no Celta Clube e o pessoal fala muito bem desta ignição.
Talvez por isso nenhum Celta andou na minha frente em 02 anos de turbo...

CM Racing = LIXO

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


Leonardo Gonçalves Secco
:: Rodeio ::
Mensagens: 788
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:11:14 AM
Localização: Feira de Santana - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

JotaMarcelo escreveu:Talvez por isso nenhum Celta andou na minha frente em 02 anos de turbo...

CM Racing = LIXO

JMarcelo
hahahahahahahaha


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

rmoliveira escreveu:OI Willedu,

VC poderia dar exemplos o q faria com essa grana (tirando turbo, Deua é mais) p/ tirar uns cavalinhos? Tava vendo no Celta Clube e o pessoal fala muito bem desta ignição.


VALEU!!

Rodrigo
Bom,

Vejamos... daria pra deixar o motor com uma tx de compressão boa pra álcool, abrir a vazão do bico original e mandar álcool pra dentro dele, dando uma regulada no ponto. Só isso já vai dar mais força que a tal ignição.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”