Bom, vou explicar com linguajar meio técnico, meio leigo, para ficar bem claro.eduardo.sic escreveu:É isso que me pergunto.... qual a vantagem em oferecer resistencia?Cyberprobo escreveu:Qual seria a vantagem de oferecer resistência a passagem da corrente? Não havia nenhum fio no centro do cabo?eduardo.sic escreveu: Olá Cyberprobo, eu desmontei um cabo e é o seguinte, existe uma expiral com milhoes de voltas do começo até o fim do cabo, uma malha bem fininha, não sei que materia é aquele, mas é ele que oference a "resistencia" a condução da eletricidade, é como se fosse um resistor mesmo, a minha ideia é ligar um cabo com resistencia quase zero.
em relação aos carros carburados o problema não era no cabo e sim na falta de bom "consensador" ou "capacitor" para absorver o descarga eletrica gerada na hora que a bobina era desenergizada.
eu coloquei o fio no lugar dos cabos do meu corsa e o som continuou normal. sem aquele zimmmmmm, que dava nos carros antigos.
no centro do cabo de vela não ha um fio como um fio te tomada, existe sim uma expiral com um milhão de voltas ate chegar o final do cabo, deve ser de algum material resistivo, não sei quel. so sei que é fininho.
esse lance de detonar a injeção acho que nao precede não, senão mesmo com o resistivo correria o risco pq a centelha de alta tensão ta sendo liberado da mesmo forma, talves com alguns Voltas a menos por causa do cabo, mas se a ideia é aumentar a faisca, acho que esse é o caminho + economico..
e ao gente, opinem ae...
O cabo comum gera, devido à grande corrente que o transpõe, um campo eletromagnético que interfere no funcionamento dos aparelhos eletrônicos existentes no carro. No caso de carros carburados, o principal aparelho sempre foi o rádio, que como já citado, "seguia" a rotação do carro, devido não ao centelhamento, mas sim à interferência eletromagnética. O papel do cabo resistivo é minimizar esse campo, evitando a interferência em:
* rádio (som) e aparelhos audiovisuais
* central de controle (ECU)
* barramentos de dados do carro
* sensores, atuadores e bicos injetores
* ABS, controles de tração
* Direção Eletro-Hidráulica
* etc.
por isso que hoje em dia não é mais necessário instalar filtro no rádio, por exemplo, mas veja que o rádio é o de menos, pois os outros sistemas do carro são muito sensíveis e podem sofrer com a interferência, ou diretamente, ou ao longo do tempo. Isso também se procede para cabos de qualidade duvidosa, mesmo que resistivos.
Como já dito, a qualidade da faísca interfere no processo inicial de combustão, não na combustão em si, portanto, uma boa regulagem do veículo tratá bem mais benefícios que simplesmente aumentar a centelha, seja colocando velas de eletrodos múltiplos, seja colocando kits mágicos de ignição superpotente.
[]s