Sobre a retirada de catalizador.

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
MaxDoCorsa
:: Piquet ::
Mensagens: 225
Registrado em: Quarta-feira 16 2005f Março 2005 01:49:35 AM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Sobre a retirada de catalizador.

Mensagem por MaxDoCorsa »

Ae galera penso num seguinte. Já e´claro que se retirar o catalizador o Torque máximo vai pra cima fazendo o carro perder torque em baixa devido a falta da contrapressão. Mas se eu retirar o catalizador e soldar tipo uma meia-lua de metal tampando metade ou quase metade no buraco de saída do escapamento e colocando uma ponteira pra esconder será que resolveria a contrapressão fazendo o carro voltar ao torque original ou quase isso ?.. se sim quanto % deveria tapar ?.
É PQ acho que meu catalizador já era, e não to muito afim de comprar outro porque é muiiito caro. !!
CORSA 1.0. É "MIL" MAS É "MEU". !! !! !!


Avatar do usuário
slins
:: Super ::
Mensagens: 53
Registrado em: Segunda-feira 16 2005f Maio 2005 02:21:35 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por slins »

num sei naum velho....soh sei q eu tirei o catalisador da minha pickup e ela ficou boa de andar sim....ela ta andando mais...e o esquema q eu fiz foi o seguinte o cara rasgou o catalisador no meio ai tirou tudo de dentro...ai depoiis soldou e fico 10 viu....


FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

O meu esquema foi o mesmo do Slins, porém, o carro continuou a mesma coisa.
Só o barulho mudou.

Eu acho que colocar meia lua, além de perder o objetivo que é justamente o de jogar o torque um pouco pra cima, vai gerar turbulência no escape a piorar o desempenho.

Me corrijam se eu estiver falando asneira
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

depende do estrangulamento, o torque pode vir bem cedo, em contrapartida vai ter muita contrapressao e gerar muito aquecimento, o giro nao vai subir, pq nao tem como escoar os gases da queima
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


alepaiga
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Quinta-feira 03 2005f Fevereiro 2005 04:03:13 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alepaiga »

tira ele fora duma vez, solda um cano reto no lugar e já era, é a solução mais simples e barata


Avatar do usuário
MaxDoCorsa
:: Piquet ::
Mensagens: 225
Registrado em: Quarta-feira 16 2005f Março 2005 01:49:35 AM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MaxDoCorsa »

alepaiga escreveu:tira ele fora duma vez, solda um cano reto no lugar e já era, é a solução mais simples e barata
Vejam bem.,,meu motor é originalzão, então meu objetivo não é elevar o torque, e não quero ficar esticando mais pra sentir esse gostinho esportivo do torque em alta sabe ?.. o motivo é apenas retirar o catalizador PQ o mesmo já era, e ganhar "UM POUQUINHO" de rendimento só pra ele ficar mais solto em baixa, e por isso penso que seira interesante tapar sei lá...25% pelo menos da saída do escap. Será que esses 25% Vai gerar turbulência, o quanto que um catalizador original "estrangula" o escapamento pra gerar contrapressão ?..
CORSA 1.0. É "MIL" MAS É "MEU". !! !! !!


Zap
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Segunda-feira 05 2004f Julho 2004 11:08:32 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zap »

Max, será que essa contra-pressão gerada pelo catalisador é tão significativa assim no regime de torque máximo no motor?
Ao meu ver, mas não posso afirmar com certeza absoluta, o regime de torque de um motor é pouco influenciado por isso e tem muito mais a ver com a relação R/L de construção do mesmo. O torque máximo de um motor é parâmetro de projeto dele e tem relação direta com a cilindrada e o diâmetro e o curso dos pistôes. Leva-se em consideração a restrição que os gases de escape vão impor, mas isso influencia muito mais a potência, podendo elevar o giro mais rapidamente ou não, do que a faixa rotação para um torque máximo...
Se eu falei besteira, me corrijam por favor, pois é um assunto que eu gostaria de estar bem informado também...

Abraço...
Carlos Eduardo (Zap)
Pick-up Corsa Sport 1.6 MPFI (2003)


Avatar do usuário
LEO.UFF (Kreator)
:: Piquet ::
Mensagens: 204
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 01:42:25 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

Meu corsa é 1.0 mpfi.
tirei o catalisador e fiz uma limpeza no silenc. final (pq ele tava todo podre por dentro, cheio de pó de ferrugem), ou seja, to sem catalisador, silenc. interm. novo, e o silenc. final praticamente oco. Meu carro ficou bem estranho de saida mas ganhou nas esticadas e de veloc. final, e um ronco tb. Vou trocar o silenc.final essa semana pra ver se da uma melhorada em baixa pq ficou bem escroto :P


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

kreator escreveu:Meu corsa é 1.0 mpfi.
tirei o catalisador e fiz uma limpeza no silenc. final (pq ele tava todo podre por dentro, cheio de pó de ferrugem), ou seja, to sem catalisador, silenc. interm. novo, e o silenc. final praticamente oco. Meu carro ficou bem estranho de saida mas ganhou nas esticadas e de veloc. final, e um ronco tb. Vou trocar o silenc.final essa semana pra ver se da uma melhorada em baixa pq ficou bem escroto :P
8V ou 16V?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


luis fernando_dm
:: Piquet ::
Mensagens: 258
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 12:32:01 AM
Localização: Gravataí - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luis fernando_dm »

O MEU TÁ SEM CATALIZADOR, SEM INTERMEDIÁRIO E COM UM TURBÃO NO FINAL. PRA QUEM CURTE AQUELAS REDUZIDAS TODO MUNDOI FICA OLHANDO, QUERO COLOCAR UM FILTRO ESPORTIVO PRA DIXAR O RONCO MAIS GROSSO E JA ERA...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”